InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (28)

Rafael Aguiar desafia Leandro de Búzios a disputar fora do tapetão e diz que Búzios não gosta de truculência; Rafael Peçanha joga a toalha e sai do PT; Magdala Furtado fortalece grupo com integrantes do PCdoB; Marcelo Magno no lançamento do 'Alfabeto Cabista'; Vantoil Martins em entrega na Cidade do Idoso; Bia de Guga em conexão com Iguaba; Servidores cobram piso nacional a Lívia de Chiquinho; Manoela Peres e Welberth Rezende figuram no prêmio de cidade empreendedora; Fabiano Horta amplia integração da segurança pública... E muito mais!

“CHEGA DE TAPETÃO”

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (28) começa por Búzios, onde numa semana pra lá de tumultuada, com trocas de ações de impugnação de candidaturas, MPE representando contra candidato por conta de propaganda extemporânea e hoje, o prefeito interino Rafael Aguiar (PL) divulgou um vídeo lançando um desafio ao adversário, Leandro de Búzios (SDD), para que ele dispute na urna. “Mais uma vez você está judicializando a eleição. Já tirou Alexandre e meu pai (Miguel Pereira) no tapetão, e agora, mais uma vez, está recorrendo à justiça para tentar assumir a Prefeitura. Para com isso. A população não aguenta mais essa instabilidade política que você insiste em causar toda eleição. Deixa o povo decidir”, disparou. E mais, disse que Búzios não gosta de gente truculenta como ele. “Nosso povo gosta de amor, de carinho, de humildade, de cuidado. E isso você não pode dar. E tem mais: não é mudando de nome que você vai mudar seu comportamento”, disse, lembrando que o adversário abandonou a assinatura “Leandro do Bope” e passou a ser Leandro de Búzios. O pré-candidato do Solidariedade não quis comentar o assunto. Ainda sobre Rafael, ele estará no próximo RC Cast, na terça-feira (2), para falar sobre esse e outros assuntos.

PETIÇÃO NA JUSTIÇA

E pra botar mais fogo nessa lenha, os advogados do prefeito afastado, Alexandre Martins (REP) entraram como uma petição na justiça, nesta quinta-feira (28), questionando o fato da campanha do prefeito interino, Rafael Aguiar ter, supostamente, perdido prazo para apresentação de certidões que são fundamentais para o registro de candidaturas. Por outro lado, entramos em contato com Rafael que negou a perda do prazo e garantiu que seus advogados cumpriram todas as exigências. Segundo ele, a apresentação de certidões foi “integralmente cumprida” e a ausência de certidões se deu por uma falha no sistema de registro de candidatura. Em relação a certidão de filiação partidária, segundo Rafael, não seria obrigatório apresentá-la, uma vez que a Justiça Eleitoral detém essas informações no sistema. “A fatídica petição busca criar fatos para alimentar a imprensa com desinformação e beira a litigância de má fé que será devidamente tratada no momento oportuno”, completou.

INAUGURAÇÃO DE COMITÊS

Falando no balneário mais eletrizante do Brasil, Leandro de Búzios (SDD), juntamente com seu candidato a vice, Fellipe Araguez (MDB), inaugurou, nesta quarta (27), os comitês no trevo da Barbuda e na Rasa. O evento parecia até o dia da eleição, tamanha era a euforia dos participantes, com muitas bandeiras e abraços. Mas, como já publicamos aqui, há grande possibilidade de Leandro, assim como Rafael, disputarem sub judice, já que ambos têm ações de impugnação de candidaturas.

PROJETO APROVADO

O presidente da Câmara de Armação dos Búzios, Josué Pereira (PRTB), em conjunto com os vereadores, aprovou nesta quinta-feira (28) o projeto de Revisão Geral Anual do Salário dos Servidores Municipais. O PL estabelece aumento de 4,49%, baseado no IPCA do período de março de 2023 a fevereiro de 2024. Segundo a proposta, a revisão será concedida a agentes políticos, empregados públicos, servidores efetivos e em comissão do executivo e do legislativo, incluindo contratados por tempo determinado, inativos e pensionistas. As despesas serão cobertas por dotações previstas na Lei Orçamentária. A revisão geral anual, direito constitucional, visa compensar perdas financeiras causadas pela inflação ao longo de um ano. O projeto, de iniciativa do Poder Executivo, aguarda sanção e entrará em vigor após publicação no Boletim Oficial, retroativo a 1º de março de 2024.

PEDIU EXPLICAÇÕES

Falando ainda sobre o legislativo, o vereador Aurélio Barros (PATRI), agora oposição, fez um requerimento pedindo a convocação do chefe de Gabinete da Prefeitura, Ronan Rodrigues, para prestar informações sobre contratos de duas empresas do ramo da construção com o executivo. Não soubemos se houve alguma denúncia mas, segundo o parlamentar, o objetivo “é garantir a transparência e a prestação de contas dos recursos públicos, garantindo que os contratos celebrados entre o poder público e as empresas privadas estejam em conformidade com a legislação vigente e em benefício do interesse público”. No documento, Aurélio pede a descrição dos serviços prestados, valores de contratos e aditivos, relatórios de pagamentos, entre outros.

JOGOU A TOALHA

Em Cabo Frio, o pré-candidato a prefeito, Rafael Peçanha, jogou a toalha e se desfiliou do PT nesta quinta-feira (28). Deve ir pro Rede Sustentabilidade. O pré-candidato vinha lutando pra garantir a pré-candidatura pela sigla, principalmente depois que sua adversária, a atual prefeita – e pré-candidata e reeleição –, Magdala Furtado (PV), caiu nas graças do presidente Lula (PT) quando esteve em Brasília em fevereiro, e se filiou ao Partido Verde. E aí o caminho foi se estreitando. A única alternativa seria buscar abrigo em outro partido para se manter na disputa. A gente tentou falar com Rafael várias vezes durante esta quinta, mas não conseguimos.

EXECUTIVA MUNICIPAL

Falando em PT, nesta quarta (27) a Federação Brasil da Esperança (PT-PV-PCdoB) reuniu-se em Cabo Frio para eleger sua executiva municipal provisória. O resultado não poderia ter sido pior para a prefeita, pois foi eleito como presidente da federação Ricardo Cardoso, presidente municipal do Partido dos Trabalhadores. Ricardo e todo o diretório municipal do PT cabo-friense apoia a pré-candidatura de Rafael Peçanha e fazem oposição a Magdala. Sem falar na formação de nominata de candidatos a vereador. A base do governo está perdida e desesperada, com os prazos estourando dia 6, já que o PT deixou claro que fará questão do uso das suas vagas, que são ampla maioria na Federação, não dando espaço a nenhum candidato ligado à Magdala. Muita gente do grupo da prefeita tá dormindo no Rivotril.

DE TERNO VERMELHO

Quem também buscou abrigo em outro partido, mas para fortalecer a pré-candidatura de Magdala, foi o vereador Átila Motta, que saiu do Avante e agora está com o PCdoB (que cavalo de pau foi esse?) A notícia deixou muita gente incrédula nos grupos de whatsapp, muitos incrédulos, outros fazendo a maior zoação com a notícia. Átila estava com dificuldade para se abrigar em legendas do núcleo da prefeita. Inclusive, na semana passada, a gente deu aqui, vereadores foram quase às vias de fato por causa da nominata da sigla de Magdala, o PV. Segundo nossas fontes, Roberto Jesus (MDB) não queria que Átila disputasse a eleição para vereador no mesmo partido. Com esse movimento surpreendente, Átila consegue articular junto a executiva municipal e estadual do partido, fazendo parte agora da federação. Procurado, Átila disse que “é um soldado de Magdala e estará sempre ao lado dela para construir uma candidatura viável para reeleição da prefeita”. Em tempo, quem também se filiou ao Partido Comunista do Brasil foi o ex-secretário de Saúde de Cabo Frio, Carlos Ernesto Dornellas.

COBRANÇA CARA A CARA

Teve reunião da Comissão de Educação da Câmara, nesta quarta-feira (27), para cobrar da secretária da pasta no executivo, Rejane Jorge, que medidas estão sendo tomadas quanto às “saunas” de aula, onde alunos da rede municipal sofrem com as altas temperaturas e os ares-condicionados sequer foram instalados ou não funcionam. Também foram cobradas a falta de extintores de incêndio e ausência de auxiliares de classe para alunos PCD’s, que por conta disso ainda não conseguiram começar o ano letivo. Segundo apuramos, os estudantes ainda vão sofrer um tempo sem a climatização ideal, já que os equipamentos devem ser instalados somente no segundo semestre, início do inverno. Quanto aos extintores, serão colocados mês que vem. Já o chamamento dos auxiliares de classe começa a partir de segunda-feira (1º). A ver.

CANCELADO POR FALTA DE PAGAMENTO

O vereador Adeir Novaes (PDT) soltou um vídeo, agora à noite, bastante contrariado (pra não dizer “p” da vida), dizendo que a sexta edição do “Motoshow Tamoios”, que começaria nesta quinta (28), não vai mais acontecer. Isso porque a prefeita Magdala não depositou a emenda impositiva voltada para o evento, de autoria do parlamentar. O prazo para depositar a verba era hoje, o que não ocorreu. Vergonha alheia, que chama? Veja o vídeo acima.

ALFABETO CABISTA

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), participou nesta quarta-feira (27) do lançamento do projeto “Alfabeto Cabista”, promovido pela secretaria municipal de Educação. O evento foi direcionado às equipes diretivas da rede municipal e contou com uma apresentação de esquete que introduziu o “Abecedário Cabista”. A iniciativa visa resgatar e valorizar a cultura e tradição local, utilizando palavras típicas da região. O objetivo é não apenas fortalecer o vínculo com a história do município, mas também melhorar o aprendizado dos alunos, dentro do compromisso nacional pela alfabetização infantil. O Alfabeto Cabista é uma proposta lúdica que busca promover o entendimento do dialeto local como parte integrante da identidade e do território da população.

NOTÍCIA FRESQUINHA

Continuando em Arraial, tivemos acesso a uma pesquisa fresquinha para a corrida de outubr. Não podemos revelar os dados, mas o que dá pra falar é que embora o ex-prefeito Renatão Vianna vai unir todos para derrotar Marcelo, o retrato dessa pesquisa que saiu hoje é que pode juntar que mesmo assim Marcelo tem chances gigantes de renovar o mandato. Outro detalhe importante: o prefeito tem a menor rejeição entre os pré-candidatos.

AGORA VAI

O secretário de Educação de Arraial do Cabo, Bernardo Alcântara, anunciou nesta quarta-feira (27) que a concessionária Enel expandiu a capacidade elétrica na Creche Municipal Vicente Rodrigues, no morro da Boa Vista. Este anúncio representa o primeiro passo para a expansão em outras unidades escolares do município, onde os alunos sofrem com a falta de climatização pela impossibilidade de funcionamento dos ares-condicionados. Bernardo enfatizou a importância desse avanço e reiterou o compromisso em garantir que a empresa cumpra todas as determinações necessárias para atender às demandas da população educacional.

ENTREGA NA CIDADE DO IDOSO

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), e o secretário da Pessoa Idosa e Envelhecimento Saudável, Paulo Rito, realizaram a inauguração do “Pavilhão de Convivência” José Carvalho da Silva, nesta quarta (27). Com uma estrutura de aproximadamente 350m² e 4m de altura, o pavilhão visa proporcionar mais conforto e bem-estar aos idosos, oferecendo um espaço adequado para a prática de atividades ao ar livre. A ampliação tornou-se necessária devido ao aumento do número de idosos inscritos nas diversas modalidades oferecidas pela pasta, que atualmente ultrapassa mais de mil usuários. Paulo falou sobre sua satisfação em participar desse momento, destacando-o como uma conquista para a cidade.

CONEXÃO SÃO PEDRO x IGUABA

Falando na inauguração de Iguaba, quem esteve por lá foi a pré-candidata a prefeita de São Pedro da Aldeia, Bia de Guga, que aliás está num ritmo bastante acelerado nas andanças de pré-campanha. Conversou com prefeito Vantoil, secretários, vereadores e o chefe de Gabinete e herdeiro político de Vantoil, Fabinho Costa. Aliás, a ‘tchurma’ do executivo iguabense tem um bom trânsito prefeito aldeense, Fábio do Pastel (PL). Será que rolou ciumeira aí?

CADÊ O PISO NACIONAL?

A prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (REP), acompanhada da secretária de Governo e pré-candidata a prefeita, Daniela de Lívia, realizou uma reunião com os professores da rede pública municipal. O objetivo do encontro foi discutir o reajuste salarial, concedendo um aumento de 4%, além de regularizar a regência e a produtividade dos profissionais. No entanto, segundo a carta aberta divulgada pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Araruama nesta quinta-feira (28), há uma cobrança para que a prefeita implemente o piso nacional dos professores, uma medida que ainda não foi adotada pela cidade. Eles ressaltam que muitos professores aguardam há mais de 5 anos pelo enquadramento de formação, enquanto outros recorrem à justiça em busca da aplicação correta das gratificações. Além disso, o sindicato destaca que esses profissionais enfrentaram dificuldades em 2021, tendo seus pontos cortados e não recebendo o abono Fundeb. Mesmo com a sinalização de readequação salarial, os professores ainda enfrentarão uma defasagem de, no mínimo, 33%. O sindicato considera a situação ultrajante, especialmente diante do orçamento previsto de R$ 1 bilhão para 2024, contrastando com a incapacidade do governo em garantir o pagamento do Piso Nacional do Magistério aos docentes.

MPF PEDE EXPLICAÇÕES

O MPF pediu explicações à prefeitura de Saquarema e ao Conselho Municipal de Saúde sobre uma suposta suspensão de serviços públicos para fins político-eleitorais, no dia 15 de março, quando o ex-presidente Bolsonaro esteve na cidade. Explicando, houve uma representação junto ao órgão relatando que a administração pública teria cancelado inclusive atendimentos médicos do SUS e exigido o comparecimento de servidores àquele evento. O despacho é do procurador da República Leandro Mitidieri, que deu 15 dias para os esclarecimentos.

PRÊMIO PREFEITURA EMPREENDEDORA

Em Saquarema, a prefeita Manoela Peres (PL), juntamente com a Rede Lagos, foi agraciada nesta quarta-feira (27) com o prêmio SEBRAE Prefeitura Empreendedora, durante a XII Edição da premiação. O reconhecimento foi concedido em virtude do projeto Lagos 2030, uma iniciativa que visa o desenvolvimento territorial alinhado às metas de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Saquarema representou um grupo de 10 municípios, incluindo Araruama, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Silva Jardim. A prefeita destacou o empenho de cada um na conquista desse prêmio. Além disso, agradeceu ao Sebrae pela parceria que tem gerado transformações significativas em Saquarema e em outros municípios. O prêmio representa um importante reconhecimento do esforço e dedicação das administrações locais em promover o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável em suas comunidades.

MACAÉ NO PRÊMIO SEBRAE

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CID), também marcou presença no evento do prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. A cidade recebeu reconhecimento na categoria de ‘Compras Governamentais’, destacando-se entre os municípios participantes. Com essa conquista, Macaé foi selecionada para representar o Estado do Rio de Janeiro na final nacional, que ocorrerá em Brasília no próximo mês. Em seu discurso, o prefeito agradeceu ao Sebrae e aos parceiros locais pelo apoio na conquista do prêmio, incluindo a Secretaria de Educação, Desenvolvimento Econômico e a Secretaria de Compras. Rezende ressaltou o esforço da equipe municipal, que trabalhou incansavelmente para alcançar esse resultado, destacando que Macaé não participava do prêmio há mais de uma década, tornando esta vitória ainda mais significativa.

CENTRO DE OPERAÇÕES E INTEGRAÇÃO DO SISTEMA

Em Maricá, o prefeito Fabiano Horta (PT) participou da inauguração do Centro de Operações Integradas (COI) de Itaipuaçu, acompanhado pelos secretários de Proteção e Defesa Civil, Fabrício Bittencourt, e de Governo, Joãozinho Maurício. O COI, em Itaipuaçu, operará 24 horas por dia para atender as demandas dos 3º e 4º distritos (Inoã e Itaipuaçu). O centro abrigará equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, proporcionando suporte aos projetos realizados na orla, como o Marola Certa, bodysurf e beach & Fitness, equipado com viaturas, barcos e jet skis. Além disso, os agentes da Defesa Civil atuarão em tempo integral na região, reduzindo o tempo de resposta e iniciando o serviço de vistoria 24 horas nos distritos. No mesmo dia, Horta oficializou a integração do sistema do Centro de Operações de Maricá e do Centro Integrado de Operações de Segurança com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, visando coibir a criminalidade na cidade e proporcionar mais segurança aos munícipes e visitantes. Essa medida reflete o compromisso da administração em garantir um serviço de qualidade e tranquilidade para a população de Maricá.

DESISTIU?

O deputado federal e vice-presidente nacional do PT, Washington Quaquá não deverá ser candidato a prefeito em Maricá. O nome que desponta agora é do deputado estadual Renato Machado, que pediu o direito de ser candidato, já que ele é deputado. Mas tem uma parte do PT que gostaria que Joãozinho Maurício, que é o secretário de Governo, assumisse, então, a chapa pra manter o PT governando Maricá, diante de tanta prosperidade.

IMPEACHMENT DE BRAZÃO

A bancada do PSOL na Alerj, representada por Renata Souza, Flávio Serafini, Dani Monteiro, Yuri Moura e prof. Josemar, junto às vereadoras Mônica Benício e Cunha, enviou à ministra Maria Thereza de Assis Moura, presidenta do Superior Tribunal de Justiça, pedido de instauração de processo para apuração do impeachment de Domingos Brazão, hoje Conselheiro do TCE. Brazão é um dos acusados pela autoria no que é considerado por muitos o maior crime político da história recente do país, a execução da vereadora Marielle Franco. “Com a deflagração da Operação Murder Inc., que levou à prisão preventiva dos mandantes dos assassinatos de Marielle e Anderson Gomes e à prisão de Domingos Brazão, não é coerente com o interesse público da resolução do caso que o acusado possa seguir no gozo dos benefícios do cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas estadual, nem tampouco condiz com a eficiência e moralidade do próprio órgão. Foi solicitado, portanto, que a Corte Especial do STJ, possa processar e julgar Domingos Brazão pelos crimes de responsabilidade imputados”. A propósito desse assunto, nesta semana Renata Souza criticou a omissão do governador Cláudio Castro (PL) que nãos e pronunciou, em momento algum, sobre a prisão dos Brazão.

***Por causa do feriado desta sexta-feira (29), a próxima edição da coluna Boca Miúda sairá na segunda-feira (1º). Uma feliz Páscoa a todos.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo