InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (28)

Miguel Alencar participa da posse de Barroso como presidente do STF e faz articulações importantes em Brasília; Magdala Furtado patina nas agendas, mas participa com Vantoil Martins e Fábio do Pastel da Caravana Federativa; A culpa, o crime e a imprensa: o imbróglio da semana em Araruama envolvendo Lívia, Chiquinho, emissora de TV, Penha e Oliveira; Manoela Peres acusa suposta fake news sobre estupro em escola; Marcelo Magno de olho na estrutura de festival; Câmara buziana avalia lei do piso da enfermagem; Visita da Comissão UE-Brasil em Maricá; E muito mais...

TÁ EM TODAS

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (28) começa com a movimentação sagaz do presidente da Câmara de Cabo Frio, Miguel Alencar (UNIÃO). O parlamentar está em Brasília, conforme o leitor da coluna já sabe, e participou, nesta tarde, da cerimônia de posse do novo presidente do STF, Ministro Luís Roberto Barroso. Além disso, Miguel tem tido uma agenda robusta que vem, inclusive, bypassando a prefeita do município, Magdala Furtado (PL). Declaradamente pré-candidato a prefeito no ano que vem, Alencar tem ido em pontos estratégicos para sanar problemas antigos de Cabo Frio, em áreas como o esporte, setor no qual a cidade tem os ginásios às traças, e no saneamento básico. Para isso, chegou a ter uma agenda com o Ministro dos Esportes, André Fufuca, e com o secretário de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Leonardo Picciani. Nessa ida a Brasília, o vereador de Cabo Frio conseguiu verbas para reformas do Teatro Municipal e da Igreja de São Benedito, para o Carnaval e ainda abriu diálogo para possibilidade de parceria com o Ministério do Esporte para ajudar Cabo Frio na reconstituição de um ginásio poliesportivo. Fechamentos políticos importantes para o desenvolvimento da cidade, viu?

PASSOS TÍMIDOS

Enquanto isso, fato é que a prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado, tem patinado em suas articulações e agendas. A chefe do Executivo não parece conseguir imprimir ritmo às suas ações governamentais e às articulações políticas que são necessárias para não apenas governar, mas pensar em uma continuidade do governo. Afinal, Magdala já se anunciou pré-candidata à eleição no ano que vem. Apesar desse panorama geral não tão animador, nesta quinta-feira (28), a chefe do Executivo esteve no Rio, no evento da Caravana Federativa, ação com o objetivo de acessibilizar serviços do Governo Federal ao Estado. A cerimônia contou com a presença de várias autoridades da Região dos Lagos, falaremos sobre ainda nesta coluna, e também com o governador Cláudio Castro (PL) e o vice, Thiago Pampolha (UNIÃO). “Estou participando da Caravana Federativa, do Governo Federal. Essa é uma iniciativa muito bacana que visa aproximar as instâncias de governo, facilitando a execução de projetos de interesses da população”, escreveu Magdala em uma rede social.

JULGAMENTO DE VEREADORES

Os vereadores de Cabo Frio Jean da Autoescola e Josias da Swell, ambos do PL, respiraram aliviados na tarde desta quinta-feira (28). Por um placar de 4 a 3, os desembargadores do TRE-RJ aceitaram o recurso protocolado pela defesa deles no processo que condenou o partido por fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2020. À coluna, Jean da Autoescola declarou que sempre acreditou que não houve fraude na nominata do PL. “Não esperava um julgamento diferente, foi apenas um insucesso de uma candidata e, isso, a Justiça reconheceu. Estou muito feliz com o resultado, sempre confiei na Justiça”, declarou. O presidente da Câmara, Miguel Alencar, chegou a publicar uma mensagem em apoio aos vereadores após o resultado do julgamento nesta tarde: “Amigos, seguimos unidos em prol de Cabo Frio”.

NOVELA INTERMINÁVEL DO AEROPORTO

Parece não ter fim a celeuma envolvendo a concessão do Aeroporto Internacional de Cabo Frio. Desta vez, a informação que a coluna recebeu é de que o contrato atual terminará no próximo dia 18 de outubro e, sem nova licitação e sem as devidas providências pela Prefeitura, o transporte de passageiros em vôos internacionais, assim bem como o transporte de cargas internacionais podem ser suspensos já no mês que vem. A denúncia que recebemos é que a prefeita do município está inerte e a eventual suspensão “virá a causar enormes prejuízos ao Aeroporto de Cabo Frio, aos setores de Turismo do município e arredores, a centenas de empresas e microempresas, além do comércio, assim como a empresas de carga de Macaé”. Com isso, milhares de pessoas poderiam vir a perder seus empregos. Que coisa, hein? A gente lembra que o processo de licitação do Aeroporto foi suspenso pela Justiça ainda no governo de José Bonifácio (PDT).

COMITIVA IGUABENSE

A gente volta a falar sobre a Caravana Federativa, evento no Expo Mag, no Rio, com o objetivo de levar atendimento e apoiar os governos locais na implementação de programas como o Minha Casa Minha Vida, Novo Mais Médicos, Brasil Sorridente, entre outros, de acordo com os desafios de cada localidade. A ação reuniu prefeitos e secretarios dos municípios do Estado do Rio, como o chefe do Executivo de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID). O prefeito esteve acompanhado dos secretários de Educação e Governo, Jales Lins; de Planejamento, Eron Bezerra; e de Desenvolvimento Econômico e Urbano, Wallace Martins, além do presidente do PrevIguaba, Rogério Maia. À coluna, Jales comentou que a ocasião foi organizada pelo secretário Nacional de Assuntos Federativos, André Ceciliano. Para Lins, “é sempre bom participar desse tipo de evento, pois nos aproxima do Governo Federal e cria um canal mais ágil para destravar projetos importantes para o município”. Wallace Martins corroborou com o colega de governo, declarando que foi um “evento bem produtivo”. O secretário comentou ainda que a comitiva aproveitou para verificar o andamento dos convênios vigentes, junto ao Ministério das Cidades – obtendo respostas positivas – e conversaram com a superintendência da Caixa Econômica Federal, para pedir agilidade em alguns projetos do município.

SÃO PEDRO PRESENTE

Quem também marcou presença no evento na capital foi o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL). Em busca de mais oportunidades para o município e dando continuidade ao diálogo firmado com os governos estadual e federal, o chefe do Executivo levou o secretário de Obras, Fernando Frauches, a assistente técnica da secretaria de Saúde, Suely Osório; a secretária-adjunta da Atenção Primária à Saúde, Jaqueline Tinoco; a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Regina Araújo, e a coordenadora do Centro de Reabilitação, Fernanda Suzarte. “Foi um evento muito produtivo, o Governo Federal colocou o corpo técnico de cada Ministério à disposição para poder tirar todas as dúvidas e colaborar com as prefeituras. Achei uma iniciativa muito interessante e parabenizo todos os envolvidos”, comentou Fábio do Pastel.

MARIO FLAVIO NO RC CAST

O 106º episódio do RC Cast recebeu, nesta quinta-feira (28), o secretário de Meio Ambiente e Pesca de São Pedro da Aldeia, Mario Flavio Moreira. Com vasta experiência na área e passagens pelas prefeituras de Cabo Frio e Maricá, ele falou um pouco sobre a conquista da tão sonhada Bandeira Azul para Praia das Pedras de Sapiatiba. Vale a pena conferir.

TERCEIRIZAÇÃO DA CULPA

A prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (REP), esperou mais de 24 horas após as denúncias infindas de bandidos decretando toque de recolher na cidade para falar alguma coisa. Já não bastasse o silêncio sepulcral por mais de um dia, quando postou seu pronunciamento, nesta quarta-feira (27), optou por seu caminho seguro de sempre: terceirização de culpa. A prefeita falou que a responsabilidade era do Estado, por meio das polícias Militar e Civil, que a PF e o Ministério da Segurança Pública estão demorando para autorizar a Guarda Municipal a se armar e, apenas no fim do vídeo, disse que protocolou um ofício pedindo uma reunião com o governador, Cláudio Castro (PL), para tratar do assunto. Sobre isso, sempre importante lembrar. A segurança pública é responsabilidade do Estado. Ok, todos nós sabemos disso. Mas por que ela espera chegar nesse ponto para, pela primeira vez em sei lá quanto tempo, procurar uma agenda com o governador? Onde está a prefeita da cidade que não vai atrás das autoridades competentes na prevenção dos crimes e fatos assim? A impressão é que, quando foge a alçada da megalomania solitária da chefe do Executivo, a ação e o diálogo só aparecem em última opção. No meio do fogo cruzado, cabe a população agonizar.

A “CULPA DA MILÍCIA” E A IMPRENSA

Enquanto a prefeita fala de menos, há quem fale demais, caso do primeiro-cavalheiro de Araruama, Chiquinho da Educação (MDB). Em um vídeo publicado nas redes sociais, o ex-prefeito culpabiliza, pela ação do toque de recolher, a milícia e, mais especificamente, opositores ligados a grupos milicianos. A afirmação poderia ser encarada como bravata eleitoral, afinal, é de praxe que uma pessoa ligada a um governo em exercício, culpe os problemas da cidade em “intriga da oposição”. Só que nisso, até a imprensa comete seus deslizes. Imediatamente após repercutir a fala de Chiquinho, que disse ter recebido a informação por um áudio, a Inter TV declarou que procurou os vereadores da oposição, Oliveira da Guarda (MDB) e Penha Bernardes (PL), para se posicionar com relação à fala do ex-prefeito. Em momento algum, Francisco Carlos Fernandes Ribeiro mencionou o nome dos dois. E, mesmo que fosse indireta para o casal, eles não são, nem de longe, os únicos oposicionistas da cidade. Além disso, Penha é uma mulher grávida, que passou, há menos de um ano, pela perda de uma filha. Após ser colocada em exposição em rede regional com essa pecha que a Inter TV colocou, sem muita razão aparente, a vereadora passou mal, quase foi parar no hospital. Afinal, não é o tipo de acusação que se espera vir, ainda mais, de um veículo de comunicação. O casal de vereadores usou a tribuna da Câmara, conforme mostra o vídeo abaixo, para se posicionar respondendo a Chiquinho, mas tomando um partido do que nem mesmo o ex-prefeito disse, e sim do que uma emissora interpretou. Cabe bem a reflexão do ponto que está chegando o nível especulativo da imprensa na Região dos Lagos. Cadê a sensibilidade?

DANDO O QUE FALAR EM SAQUÁ

O assunto da semana em Saquarema é uma denúncia do ex-deputado estadual Paulo Melo (MDB) de que um estupro em uma escola municipal foi abafado pela Prefeitura em 2021. O caso teria ocorrido na E.M. Almerinda da Rocha Magalhães, no bairro São Geraldo. No caso, uma criança teria introduzido uma caneta em outra criança na unidade escolar. Na época, a família registrou um boletim de ocorrência. No entanto, os familiares relataram que não tiveram apoio no caso pelo Poder Público. Nas redes sociais, a prefeita Manoela Peres (PL), disse que não costuma responder e nem comentar esse tipo de notícias que ela afirma que é falsa. “Isso me deixou com um nojo tão grande, que precisei gravar esse vídeo”, declarou. De acordo com a chefe do Executivo, o exame de corpo de delito descartou a evidência de estupro e a ausência de violência ou ato libidinoso.

DE OLHO NA ESTRUTURA

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), acompanhou, nesta quinta-feira (28), a montagem do 1º Celebra Arraial. O chefe do Executivo estava com Max Magalhães, diretor de Eventos do município, e Izaac Olegario, que participa da organização do evento juntamente com o Conselho de Ministros e Pastores Evangélicos de Arraial. A programação começa nesta sexta (29), com a cantora Midian Lima e, no sábado (30), terá a apresentação de Sarah Beatriz. A programação começa, nos dois dias, a partir das 19h, com DJ Carlinhos e pregação de pastores, no largo do Estádio Barcelão.

VISITA DO LÍDER DE GOVERNO

Por falar em Marcelo, nesta quarta-feira (27), o prefeito se reuniu com o líder do Governo na Câmara, Ayron Freixo (REP). Por telefone, Ayron disse à coluna que a conversa foi ótima. Eles tiveram uma reunião, junto do chefe de Gabinete de Marcelo, Ramon Plácido, para tratar sobre as obras do Parque das Garças e Parque das Gaivotas, indicação de Ayron. A intervenção contempla recapeamento asfáltico, drenagem, ciclovia, calçadão e iluminação. O vereador disse que o prefeito o elogiou, afirmando que está gostando da forma como Freixo tem feito essa interface do Poder Executivo com a Câmara de Arraial do Cabo. “Estou fazendo o meu papel, fiel e firme ao governo e aos avanços da cidade”, declarou Ayron.

REUNIÃO COM CENTRO DE CIDADANIA LGBTQI+

Ayron Freixo também contou à coluna que esteve, nesta quinta-feira (28), no Centro de Cidadania LGBTQI+, que atende a Região dos Lagos e tem sede em Arraial do Cabo. Conversando com Théo Silveira, que é o coordenadore do espaço, Freixo contou que está dando o que falar na cidade que teve a Conferência Estadual da Criança e do Adolescente na capital, e todas as propostas inclusivas no que diz respeito às questões LGBTQI+, a presidente do Conselho da Criança e da Adolescente de Arraial do Cabo, Rita Márcia Jorge Pereira, votou contra. Todas as propostas foram aprovadas com imensa margem de vantagem e ela acabou derrotada, revelando que tem uma postura um tanto quanto homofóbica. Essa atitude irritou bastante Théo Silveira e os militantes do movimento LGBT da cidade. Quem também participou da reunião foi o conselheiro tutelar Rodolfo Vianna. Apesar dele ter sido destacado para ser o delegado na Conferência Estadual da Criança e do Adolescente, ele não pôde participar porque, segundo o que se comenta lá no Centro de Cidadania, ele foi vetado pela tal Rita Márcia Jorge Pereira. Que coisa, hein? É homofobia que fala?

ANÁLISE NA CCJR

A Câmara de Armação dos Búzios iniciou, nesta quinta-feira (28), a tramitação do Projeto de Lei 104/2023, que estabelece e fixa os valores do repasse complementar do piso nacional da enfermagem em âmbito municipal. A proposta de iniciativa do prefeito, Alexandre Martins (REP), será analisada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). O piso contempla os enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares da enfermagem. Os valores estão em conformidade com a Lei Federal 14.434/2022, considerando a carga horária de 44 horas semanais: enfermeiros (R$4.500,00), técnicos de enfermagem R$3.325,00), e auxiliares da enfermagem (R$2.375,00). De acordo com o projeto, os beneficiários fazem juz aos valores retroativos recebidos pela administração pública, a contar de maio de 2023.

INTEGRAÇÃO EM MARICÁ

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), recebeu uma comitiva do projeto Diálogos União Europeia-Brasil. Segundo o chefe do Executivo, em registro nas redes sociais nesta quarta-feira (27), o grupo veio para conhecer os programas que garantem a segurança alimentar da população. Na visita, eles estiveram no Restaurante Municipal Mauro Alemão, na Fábrica de Desidratados, na Fazenda Municipal Joaquin Piñero e na Praça Agroecológica de Araçatiba. “Protocolo a parte, levamos os integrantes da comitiva para uma visita na FLIM, onde eles sentiram a energia da multiculturalidade do evento e alegria do povo maricaense. Plantamos mudas. São pequenas árvores que representam o plantio de um futuro melhor, mais conciente e sustentável para toda a humanidade”, arrematou o prefeito.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo