BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (28)

Festival da Lagoa promete agitar Arraial do Cabo em dia de luto; Zé Bonifácio comemora chegada de novas empresas; Alexandre Martins na expectativa de julgamento; Fábio do Pastel recebe misses no gabinete; Gestão de Vantoil Martins deixa Iguaba 'toda ok' no 'SPC das prefeituras' pela primeira vez em 20 anos; Araruama na expectativa pelo festival de jazz e vinho... E muito mais!

1042

FESTIVAL DAQUELES

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (28) começa pelo festival que promete agitar o turismo e a economia dos distritos de Arraial do Cabo neste fim de semana: o “1º Festival da Lagoa”. Cercado de expectativas por parte da administração municipal, o evento terá Davi Sacer nesta noite de abertura e segue até domingo (31), com atrações como Israel Novaes e Tiee, no Campo Beira-Mar, em Figueira. O prefeito Marcelo Magno (PL) conferiu a estrutura montada para o evento pela manhã junto com o chefe de Gabinete, Bernardo Alcântara. Na visão do prefeito, o evento vai ser uma boa oportunidade para fomentar as atividades nos distritos e prestigiar os moradores da região. O trabalho de montagem da estrutura do evento foi intensificado ao longo dessa semana e conferido de perto pelo diretor de Eventos de Arraial do Cabo, Max Magalhães. Segundo ele, o evento já faz parte do calendário oficial da Prefeitura e será realizado no distrito de Monte Alto no ano que vem.

LUTO NO CABO

Infelizmente, o dia que deveria ser de festa total em Arraial do Cabo nesta quinta-feira (28) começou mais triste. Um dia após completar 83 anos de vida, Geraldino Farias Neves, conhecido por todos em Arraial do Cabo como Cravinho, passou mal em casa e faleceu ao chegar no Hospital Geral de Arraial do Cabo (HGAC). Vereador por dois mandatos e político muito prestativo e popular, Cravinho foi eleito por Cabo Frio e Arraial do Cabo, na década de 1980. O velório do ex-vereador foi na Câmara de Arraial do Cabo e seu sepultamento no Cemitério Princesa Izabel. Cravinho era esposo da professora Elizabeth Plácido, pai de Erika e Ronnie Plácido – atual coordenador da Comunicação de Arraial do Cabo -, e deixa seis netos. A coluna Boca Miúda e Portal RC24h prestam suas condolências e estima os mais sinceros sentimentos à família de seu Cravinho, incluindo nosso estimado colega Ronnie Plácido.

COMEMOROU NOVAS EMPRESAS

De Arraial, a gente segue para Cabo Frio, porque o prefeito José Bonifácio (PDT) publicou um vídeo nesta quinta-feira (27) dando boas-vindas a quatro novos empreendimentos inaugurados na cidade. Um deles fica em São Cristóvão, outro em São Bento e dois na Passagem. De acordo com o chefe do Executivo, serão 400 novos empregos gerados com as empresas. Além disso, no vídeo, o prefeito informou que o processo de concessão do Mercado Municipal Sebastião Lan à iniciativa privada foi finalizado e que serão 59 lojas no local com geração de 300 empregos na cidade. O prefeito convidou empreendedores a investirem em Cabo Frio e reforçou a necessidade que o município tem que atrair empresas turísticas para assumir atividades comerciais e revitalizarem pontos da cidade, como o Forte São Mateus e o Canto do Forte.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

O mandato do vereador de Cabo Frio Davi Souza (PDT) iniciou a prestação de contas das ações legislativas na cidade de uma maneira diferente nesta quarta-feira (27). Um fusca amarelo vai percorrer os principais bairros de Cabo Frio, reproduzindo um áudio com a atuação do parlamentar. O mandato também vai promover ações de panfletagem pela cidade, com a presença de Davi, que é candidato a deputado federal. Nesta quinta (28), o gabinete móvel esteve no Jacaré. Para sexta (29), o cronograma prevê a ação no Centro de Cabo Frio.

‘NÃO FOI CONVITE, FOI CONVOCAÇÃO’

O procurador do Ministério Público Federal (MPF), Leandro Mitidieri, foi o entrevistado do 18º RC Cast, nesta quinta-feira (28), quando falou dos inúmeros casos de ações que envolvem agressão ao Meio Ambiente, assunto no qual tem sido protagonista nos últimos tempos. Mas o assunto principal mesmo foi a questão do risco do avanço de empreendimentos imobiliários em áreas de conservação ambiental. Inclusive, segundo Mitidieri destacou, o estado do Rio é campeão em destruição de dunas, com destaque para Cabo Frio, que até hoje tenta emplacar construção dentro das dunas do Peró. Nesse contexto, Mitidieri vai presidir uma audiência pública no próximo dia 12 de agosto para tratar da expansão do estacionamento do shopping Park Lagos. E que esse encontro é justamente para entender como foi autorizada uma obra em área de vegetação nativa. “A gente precisa entender como é esse projeto, nenhum estudo de impacto foi apresentado até agora”, disse ele. Quanto à participação da Prefeitura nessa audiência – o executivo não mandou nenhum representante nas duas anteriores -, o procurador explicou que desta vez não foi convite, mas sim uma convocação. Confira a entrevista na íntegra, imperdível.

RC CAST DA PRÓXIMA SEMANA

Falando em RC Cast, semana que vem tem bate-papo político novamente. Na terça-feira (2) a entrevista será com o deputado federal Julio Lopes (PP), que está em seu quinto mandato e tem sido presença constante em Cabo Frio. Foi ele quem articulou, por exemplo, a volta do Festival de Marisco, que começa nesta sexta (29), está sempre pela Região dos Lagos, ajudando a trazer eventos que movimentem o turismo e economia locais. E na quinta-feira (4) será a vez de, Janio Mendes (PDT), que é o principal conselheiro do prefeito cabo-friense, José Bonifácio (PDT), já foi diretor financeiro da Alerj, local para onde pretende voltar caso seja eleito este ano.

JULGAMENTO DO PREFEITO

Em Armação dos Búzios, só se fala na data do julgamento da ação contra o prefeito, Alexandre Martins (REP), que pode culminar na perda de mandato por abuso de poder econômico nas eleições de 2020. A data prevista é 9 de agosto. Ao Portal RC24h nesta quinta-feira (28), Alexandre lembrou que Búzios vem de uma história recente de muita instabilidade política e lamentou a situação, mas disse esperar logo resolver toda essa questão para que a cidade possa progredir, seguir em frente. É, aquilo, né, minha gente, ninguém merece esse clima instável. Vamos combinar.

REUNIÃO DE ALTA CÚPULA EM BÚZIOS

Ainda na península, nesta quinta-feira (28), teve reunião em um hotel entre o presidente do DER-RJ, Herbert Marques, com representantes de vários seguimentos no balneário para esclarecer o término da obra do trecho que corresponde o posto de combustível da Marina até o Pórtico. Segundo Herbert, em até duas semanas o trecho estará definitivamente asfaltado. Participaram da reunião o prefeito internino de Búzios, Miguel Pereira (PL), o secretário de Turismo da cidade, Dom, o deputado estadual e ex-secretário de Turismo do Estado, Gustavo Tutuca (PP), o presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo, o secretário de Segurança Pública de Arraial do Cabo, Leandro Alex, o presidente do Sindisol, Thomas Weber, além de entidades civis, engenheiros, arquitetos e sociedade civil.

TUDO EM DIA NA PRINCESINHA

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), comemorou a situação do município no CAUC, conhecido como “SPC das prefeituras”. Em postagem nas redes sociais nesta quarta-feira (27), Vantoil disse é a primeira vez, após quase vinte anos, que a cidade está completamente quite. “Essa ótima notícia nos garante a possibilidade de firmar convênios de qualquer natureza com o Governo Federal e celebrar contratos de financiamento com instituições financeiras sob a forma de empresa pública, como a Caixa Econômica Federal”, explicou Vantoil. O prefeito afirmou que essa nova realidade deixa Iguaba ainda mais bem-vista na praça e em “outro patamar”. “Parabéns à nossa secretaria de Fazenda, na pessoa do nosso secretário Jorgino Fabiano e a toda sua equipe”, escreveu Martins. Tá com moral a princesinha, hein?

DEU BOM

A reunião promovida pela secretária de Turismo, Esporte e Lazer de Iguaba Grande, Carla Valle, e pelo vereador da cidade Marcelo Durão (PL) para as candidaturas a deputado estadual de Gustavo Tutuca (PP) e a federal de Chiquinho Brazão (Avante) foi muito bem-sucedida nesta quarta-feira (27). Segundo os organizadores, deu mais de 1.000 pessoas. Está dando um bafafá tremendo na cidade, já que teria tido mais público que as reuniões do deputado federal Gutemberg Reis (MDB) e do estadual Comte Bittencourt (CID) na mesma cidade, nos últimos dias. Embora lideranças de outras cidades tenham comparecido levando gente, Marcelo Durão afirmou que conseguiu articular a ida de mais de 500 pessoas só de Iguaba. O livro de presença teve mais de 850 assinaturas, porém há relatos de que pessoas ficaram do lado de fora e não chegaram a entrar no salão, mas acompanharam tudo.

PASTEL RECEBE MISSES VENCEDORAS

Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) recebeu em seu gabinete as aldeenses Heloísa Lessa – que foi eleita por unanimidade Miss Rio de Janeiro, e as irmãs Rabechy Constantino e Toia Constantino, que foram as vencedoras nas categorias Miss Baby e Miss Talento, respectivamente. “É um orgulho ver os nossos jovens brilhando lá fora. Só temos que parabenizar o projeto Miss São Pedro da Aldeia por revelar e impulsionar tantos talentos da nossa cidade”, destacou o prefeito. As jovens seguem para a disputa do Miss Brasil no final do ano.

JAZZ E VINHO

Em Araruama, o massivamente divulgado Wine Jazz Festival começa nesta sexta-feira (29). Como a gente tem falado aqui na coluna Boca Miúda, a Prefeitura abriu o bolso e liberou verba para colocar outdoor em vários pontos do Estado e encheu de institucional na programação de uma emissora de TV local tradicional da região. Divulgação daquele jeito megalomaníaco que a gente já conhece. A prefeita Lívia de Chiquinho (PP) esteve, com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Araruama, Danieli Correa Braz, verificando os detalhes do evento na Praça João Hélio nesta quinta (28). O festival vai até domingo (31) com nomes de grande reconhecimento do Brasil e do exterior nos gêneros jazz e blues. Também haverá espaço para gastronomia e, lógico, vinhos, como pressupõe o nome do evento. A entrada é gratuita.

AQUILES EM ARARUAMA

Apesar de um certo senhor do gogó por aí ter dado um cano no plano de se filiar ao PSD para concorrer às eleições, o candidato a deputado federal Aquiles Barreto (PSD) não perdeu seu núcleo na cidade. Na última terça-feira (26), inclusive, Aquiles participou de uma reunião com o time de sua campanha que está se formando em Araruama, capitaneado pela vice-prefeita Raiana Alcebíades. “Nessa caminhada como candidato a deputado federal estamos recebendo esse grande apoio da Raiana, todo meu respeito e carinho com o trabalho que ela vem desenvolvendo em Araruama, com toda certeza ainda caminharemos juntos em muitas campanhas”, escreveu. Aquiles informou que vai fazer dobradinha na cidade com o pré-candidato a deputado estadual Chiquinho da Educação (UNIÃO), que também prometeu apoio em Araruama ao pré-candidato a federal Carlos Russo (PODE). É aquela surubaiada difícil de assimilar mesmo. Afinal, se fosse fácil e compreensível, não seria política em Araruama.

DE VOLTA AO JOGO

Quarta colocada na corrida pela Prefeitura de Araruama em 2020, a empresária Hérika “da Virtuosa” Passos foi confirmada pelo PL como candidata a deputada estadual neste ano. Apadrinhada pelo Federal Carlos Jordy (PL), as redes sociais da candidata tem sido pautadas pelo alinhamento às ações do presidente Jair Bolsonaro (PL). Inclusive, Hérika concorreu em Araruama em 2020 sob acusações de que seria uma candidata fantasma pelo PSL, mesmo partido que elegeu o presidente da República em 2018. Seguidora fiel, hein? Os outros pré-candidatos a deputado estadual de Araruama são Chiquinho da Educação e Oto Santos (PCdoB), mas ambos ainda não tiveram as candidaturas registradas no TSE, processo que deve ser feito até 15 de agosto, de acordo com o calendário eleitoral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui