BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (27)

Aquiles resenha com Vantoil Martins, com vice de Araruama e quer Chumbinho; Subsecretário estadual vistoria obras de convênios pela Região dos Lagos; Fábio do Pastel vai pra zona rural; Zé Bonifácio em Tamoios; Molon em Cabo Frio nesta sexta; PMs chamam ex-capitão de safado; Alexandre Martins reúne Prolagos; Vereadores e seus patrões em Araruama; Chuva de auxílio em Saquarema... E muito mais!

1130

RESENHA COM VANTOIL

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (27), começa com rolê do secretário Especial de Integração Metropolitana da cidade do Rio de Janeiro, Aquiles Barreto (PSD), pela Região dos Lagos. Aquiles esteve, junto com o assessor especial, Arildo Mendes, em Iguaba Grande, onde foi recebido pelo prefeito, Vantoil Martins (CID), para apresentação do Programa Integra Rio. Pelo telefone, o prefeito contou que foi uma visita de cordialidade. Na ocasião, o vereador iguabense Paulo Rito (CID) declarou apoio a Barreto na pré-candidatura dele a deputado federal e levou Aquiles para tomar um café e fazer aquela resenha. Vantoil disse que Barreto tem um carinho especial por Iguaba e que devolveu a gentileza, dando boas vindas e declarando que Iguaba recebe bem todos que lutam pelo bem da população. Mas, nos bastidores, até onde a coluna soube, a verdade é que Aquiles quer é cativar o apoio do prefeito. Afinal, que pré-candidato a deputado não quer dar aquela esfregada de braço em prefeito com 85% de aprovação popular nas pesquisas de opinião nas ruas? Quem não quer um cabo eleitoral de luxo desses? E como Aquiles é jeitoso, sabe como é…

NAMORO COM CHIQUINHO

Além do encontro com Vantoil, Aquiles se encontrou no Rio, no dia anterior, com a vice-prefeita de Araruama, Raiana Alcebíades (PSC), e o primeiro-cavalheiro do município, Chiquinho da Educação. A visita da comitiva araruamense à capital contou, inclusive, com uma entrevista do prefeito carioca, Eduardo Paes (PSD) ao jornalista Arlindo Júnior. No bate-papo, como dá para ver pelo grafismo na imagem acima, ficou meio que apalavrado que Chiquinho será candidato a deputado estadual pelo PSD, fazendo dobradinha em Araruama com Aquiles Barreto. Saboneteiro e escorregadio como poucos, Chiquinho, nessa pré-campanha, já namorou com Patriota, flertou com União Brasil, paquerou o PT, mas parece ter casado mesmo é com o partido de Dudu Paes, com direito a arte pronta e tudo: #ChiquinhoNoPSD. Nessa seara, há até uma conversa correndo por aí de que Eduardo estará na inauguração da polêmica Escola Bílingue, em sessão solene de aniversário de Araruama, dia 5. Com Chiquinho, só esperando para ver mesmo, mas fiquemos de olho. Afinal, cada dia é um dia…

SEDUZINDO CHUMBINHO

Voltando a falar de Aquiles e com outro “inho” da Região dos Lagos, o secretário especial de Paes está buscando uma articulação para fazer uma dobradinha também em São Pedro da Aldeia. “O sonho da vida dele” é trazer o ex-prefeito aldeense Cláudio Chumbinho (UB) para o grupo político dele e o apoie para ser o federal em São Pedro da Aldeia. Mas o detalhe, é que chumbinho também quer ir para Brasília, sentar em uma das 513 cadeiras. Aquiles, “sedutor” disse que faria de tudo para concretizar esse sonho. Mas o que seria esse “de tudo”? É o que o povo quer saber. Tem quem diga até que na mesa está a possibilidade de Chumbinho assumir a secretaria de Aquiles no Rio enquanto este estiver em campanha. Será que o ex-prefeito aldeense topa? Ficamos no aguardo dos próximos capítulos.

VISTORIA EM IGUABA

Voltando a Iguaba, Vantoil Martins também recebeu o subsecretário estadual de Cidades, Paulo Cleffs, que estava acompanhado do assessor regional da secretaria, Adriano José Mattos. Por lá, realizaram vistoria nas obras em andamento previstas em convênios firmados com o Estado, como a pavimentação da Alfeu Ferreira, da estrada do Arrastão, e a Zona Especial de Negócios (ZEN). Vantoil, que não é bobo nem nada, até porque combinado não sai caro, aproveitou para pedir apoio para construção de novo acesso ao município, ligando a estrada do Sal à RJ-124 (ViaLagos). Outro ponto visitado foi a Praça nova da Estação, local onde será construído o Teatro Municipal. A obra é parte do projeto de convênio firmado, entre a prefeitura e o estado, cujo repasse estava suspenso há oito anos (época de Grasiella Magalhães). Após prestação de contas do atual governo e aprovação dos documentos pela secretaria das Cidades, o convênio será reativado e poderá voltar a receber os repasses para a execução da obra. “Como sempre digo, queremos colocar Iguaba Grande em uma posição de destaque em todo o estado e isso só é possível porque trabalhamos firme para manter as contas públicas em dia. Estamos organizando todos os convênios que estavam parados quando assumimos e estamos fazendo a coisa pública andar com seriedade. Esse é o nosso objetivo, trazer dignidade para a população através de obras que beneficiem o morador, o comerciante e toda a região”, destacou Vantoil. A vistoria também foi acompanhada pelo secretário da Agência de Desenvolvimento, Marcello Costa, e pelos vereadores Luciano Silva (CID), Marciley Lessa (PL) e Marcelo Durão (PL).

CLEFFS NA ALDEIA

Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL), receberia nesta quinta-feira (27), o secretário de Cidades, Uruan Cintra. Contudo, ele testou positivo para a COVID-19 e enviou o subsecretário de Articulação Regional, Paulo Cleffs, que chegou à Aldeia assim que saiu de Iguaba, acompanhado do assessor regional Adriano Mattos. O encontro teve como objetivo o alinhamento de ações em parceria com o governo estadual, como o Convênio de Material de Pavimentação e o Programa Somando Forças. O grupo realizou uma visita técnica às obras do bairro Rua do Fogo, onde 11 ruas estão recebendo serviços de pavimentação e drenagem. Na ocasião, também foram visitados os bairros Vinhateiro, Bela Vista e Estação. O início das obras nos bairros aguarda a assinatura do convênio entre o prefeito e o governador Cláudio Castro (PL), que deverá acontecer em fevereiro. O encontro contou com a participação dos secretários aldeenses de Governo, Luiz Fernando Gomes Junior, e de Urbanismo e Habitação, Fernando Frauches, além do chefe de Gabinete de Fábio, Moisés Batista, e o assessor especial Edmilson Bittencourt.

BIQUEIRAS NA ZONA RURAL

Por falar em São Pedro, cerca de 250km de vias na área rural aldeense começaram a receber melhorias com serviços de patrolamento, drenagem e colocação de bica corrida em pontos estratégicos. As ações foram iniciadas nesta quarta-feira (26), na Estrada da Flexeira, por meio do programa Estradas Agro RJ. A iniciativa está alinhada ao compromisso do governo Fábio do Pastel de levar qualidade ao dia-a-dia dos moradores e trabalhadores das localidades mais afastadas da região central. Veículos pesados já atuam na região da Flexeira, como patrol, trator com grade aradora, retroescavadeira, pá mecânica e rolo compactador. Segundo a Prefeitura, a iniciativa beneficiará centenas de famílias e produtores rurais aldeenses. No primeiro dia, o prefeito, Fábio do Pastel (PL), acompanhou os trabalhos e disse que “isso é motivo de muita gratidão e felicidade”.

SUBSECRETÁRIO NO CABO

Além de Iguaba e São Pedro da Aldeia, o subsecretário das Cidades, Paulo Cleffs, também passou por Arraial do Cabo, onde visitou a obra do Mirante Oscar Corrêa Pita Fialho, na Prainha. Cleffs foi recebido pelo prefeito, Marcelo Magno (PL). Durante a visita, o representante do governador Cláudio Castro (PL), disse ao prefeito que a previsão de inauguração da obra (inicialmente, prevista para 30 de dezembro) é de 30 dias, dependendo das condições climáticas. Na RJ-140, em Arraial do Cabo, o DER também executou obra de contenção de encosta em frente ao Mirante. “É uma obra de grande repercussão para o município, por isso sou grato ao governador por tudo o que tem feito por Arraial”, disse Marcelo.

VIVA A NATUREZA!

De Cabo Frio, deixando de lado (só por uns minutos) os problemas (que não são poucos) diários os quais enfrentam que mora ou trabalha aqui, podemos clichezar com o dito “uma imagem vale mais que mil palavras”. Num momento de descontração em meio ao trabalho em Tamoios, como acontece toda terça-feira, o prefeito José Bonifácio (PDT) comemora com moradores a reforma da Praça de Santo Antônio. Na ocasião, num ato simbólico, Zé plantou mudas de ipê para marcar a liberação da área. A praça fica na Rua Juscelino Kubitschek. Na ocasião, também estiveram presentes também a secretária de Agricultura e Pesca, Katyuscia Brito, a secretária adjunta de Meio Ambiente em Tamoios, Rosângela Magalhães, o secretário adjunto de Mobilidade Urbana em Tamoios, Betinho Araújo, a coordenadora de Pesca em Tamoios, Solange Meireles, e o vereador Oséias de Tamoios (PDT).

SEM CONVERSÃO EM PECÚNIA

A Prefeitura de Cabo Frio publicou um decreto no Diário Oficial desta terça-feira (25), suspendendo, de forma excepcional, “a conversão em pecúnia dos períodos de licença-prêmio e férias já adquiridos e não-gozados”. O documento ainda estabelece que o servidor público deve tirar as férias vencidas e licenças adquiridas antes de requerer aposentadoria. Inclusive, este será requisito para o processo previdenciário e o servidor que não o fizer, de acordo com o decreto, terá o processo suspenso pelo Ibascaf. O documento foi assinado em 17 de janeiro pelo prefeito, José Bonifácio (PDT), e entrou em vigor na data de publicação.

‘MENINOS, EU VI’

“Meninos, eu vi”, o bordão de Juca Pirama, da novela O Salvador da Pátria, logo veio à cabeça quando esta redatora que vos escreve justamente viu. Mas o quê? Em um restaurante simples com uma comida boa em Cabo Frio, um grupo grande de policiais desceu de duas Patamos para almoçar e um deles disparou: “O Diogo Souza é um safado. Aquilo é um ladrão! Ele me roubou”, falou em alto em bom som para quem quisesse ouvir. Os companheiros de farda concordaram e comentaram algo do gênero. Quem te viu, quem te vê, hein?! Nada como um dia após o outro. Esse, que hoje não é mais capitão da polícia, candidato derrotado que ambicionava a Prefeitura em 2020, é apontado agora por ex-colegas como ladrão. Virou isso daí na boca do povo. Vale salientar que esses policiais, provavelmente, fazem parte daquele grupo de mais de 1.800 vítimas – boa parte, policiais do 25º BPM – da Spartacus, empresa de Diogo, apontada como esquema de pirâmide. Que fase, hein?

MOLON EM CABO FRIO

O deputado federal e pré-candidato ao Senado Alessandro Molon (PSB) teve a agenda em Cabo Frio divulgada. Conforme a coluna antecipou, Molon estará na cidade a partir desta sexta (28). O primeiro compromisso é uma reunião com o prefeito cabo-friense, José Bonifácio (PDT), seguido participa de uma entrevista para o pool RC24h, O Dia e Rádio Costa do Sol FM. O último compromisso é a conferência na Associação Atlética Cabofriense, às 18h. No sábado (29), Molon visita a Bandeira Azul na Praia do Peró às 8h, depois faz um tour pela Rua dos Biquínis, na Gamboa, e fecha a manhã na edição da Feira do Produtor Rural em um shopping no bairro Novo Portinho, às 10h. Na parte da tarde, Molon vai à Fazenda Campos Novos e encerra a visita na praia do Pontal do Santo Antônio, em Tamoios.

ALEXANDRE COM PROLAGOS

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), recebeu, nesta quarta-feira (26), o presidente da Prolagos, Pedro Freitas, para uma reunião. O encontro contou com os secretários de Obras, Saneamento e Drenagem e vice-prefeito, Miguel Pereira (PL), e o titular da pasta de Ambiente, Pesca e Urbanismo, Evanildo Nascimento. Na pauta, os pontos de despejos de esgotos que estão saindo nas praias, a rede separativa, a falta de água em alguns bairros e o Fundo do Meio Ambiente para investir em obras de saneamento básico. Segundo o gestor, a rede separativa será estendida a todo município. “Nosso projeto é sanear a cidade 100%, e pra isso estamos realizando várias reuniões com os órgãos responsáveis para tentar fazer tudo nos próximos anos. É inadmissível ter esgoto sendo jogado nas praias”, disse Alexandre. De acordo com o vice-prefeito e secretário de Obras, Miguel Pereira, desde outubro de 2021 mais de 157 residências já foram notificadas ao redor da Lagoa de Geribá. “Estamos trabalhando em conjunto com a secretaria do Ambiente. Nossas equipes estão nas ruas todos os dias identificando e notificando as ligações clandestinas. Vamos alcançar esgoto zero em Búzios”, esclareceu Miguel.

PELO RIO UNA

Ainda falando de preservação ambiental na península, nesta quarta-feira (26), os secretários de Turismo, Dom de Búzios, e o do Ambiente, Pesca e Urbanismo, Evanildo Nascimento e o vereador Gugu de Nair (DEM) participaram de uma reunião na sede da secretaria de Turismo com o diretor adjunto de Segurança Hídrica do INEA, Felipe Freitas e a assistente Técnica do INEA Mayara, para debaterem as questões técnicas referente ao Rio Una. Na pauta, ficou decidido a medição da qualidade da água e o mapeamento do esgoto que é depositado no Rio Una por parte do INEA para as devidas providencias por parte dos representantes da Prefeitura. Na ocasião, o secretário de Turismo buziano agradeceu ao diretor de Segurança Hídrica e Qualidade Ambiental, Hélio Vanderlei, por sempre atender e resolver as demandas do governo em prol de Búzios.

‘MEUS PATRÕES’

Em Araruama, terra em que a prefeita tem 100% (se não, quase isso) do legislativo ao seu lado, um passarinho verde que mora numa árvore frondosa que tem perto da Câmara Municipal veio nos contar um bastidor pra lá de esquisito. Não sei se ‘esquisito’ é bem a palavra. Fato é que, segundo teria ouvido esse passarinho, os ditos vereadores se referem à Lívia de Chiquinho (PP) e ao primeiro-cavalheiro, Chiquinho da Educação, como “meus patrões”. Ora, patrão é dono de comércio ou estabelecimento prestador de serviço, que manda e o funcionário cumpre a tarefa, caso contrário pode até ser mandado embora. Seria esse o caso?

CHUVA DE AUXÍLIO

Desde que explodiu aquele escândalo da licitação milionária para serviços de consultoria em Saquarema, não para de aparecer “bolsa” no município. Com a gestão arranhada pela opinião pública por conta do ocorrida, a Prefeitura anunciou, recentemente, moeda social Saquá, Programa Municipal Educação Solidária, Bolsa Atleta, ou seja, projeto social pra tudo que é gosto. Uma generosidade sem tamanho. Muito bem. Tem que repartir a prosperidade de Saquarema com o povo mesmo. Nada mais justo, afinal toda essa verba é para o população mesmo, e não para as empresas que faturam esses acertos milionários.

PRATA DA CASA

E tem prata da casa da região eleito para a vice-presidência da Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar). Vladimir Macedo, conselheiro vice-presidente da Agenersa, já passou por diversos municípios da Costa do Sol, prestando serviços como secretário, consultor, assessor de várias prefeituras, como Cabo Frio, Macaé e Rio das Ostras. Parabéns, Vladmir, e, sem dúvida nenhuma, quem ganha com isso é a qualidade do serviço público, porque Vlad é um profissional conhecido por ter muita dedicação em sempre observar o lado mais carente, mais fragilizado nas relações entre concessionárias e a população. Boa sorte e sucesso!

REAJUSTE DO PISO

O presidente Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira (27) que reajustou o piso salarial para professores de todo o país em 33,24%. Com isso, o piso passa de R$ 2.886 para R$ 3.845. A lei do piso salarial dos professores, sancionada em 2008, estabelece que o reajuste é feito anualmente, no mês de janeiro (clique aqui para ler na íntegra) . Setores do governo debatiam até a noite desta quarta (26) qual deveria ser o tamanho do reajuste. Esse anúncio está repercutindo muito mal e traz enorme preocupação para governadores, prefeitos e secretários na Região dos Lagos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui