27/12/2024 — 10:10
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (26)

Serginho anuncia comando da Ordem Pública e vistoria o caos da UPA; Magdala Furtado vai pra Portugal? Alexandre Martins discute nova sede dos Bombeiros; Empresário move ação contra Lívia de Chiquinho e Daniela de Lívia; Arraial do Cabo na capa do jornal; Fabinho Costa faz nova indicação; Fábio do Pastel no Natal; Washington Quaquá terá 38 secretarias; ACS de Saquarema esperam que Manoela Peres pague o incentivo... E muito mais!

Compartilhe

ÁRDUA MISSÃO

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (26) começa por Cabo Frio, onde o prefeito eleito Serginho (PL) anunciou mais um secretário de sua equipe e que vai comandar a pasta que terá um dos trabalhos mais árduos no início de seu mandato, que é a Ordem Pública. Para a missão, será nomeado o tenente-coronel Leandro dos Santos Carvalho, o qual será responsável, entre outros, dos ordenamentos do espaço urbano e da das praias e o fluxo do trânsito. Fora a segurança da cidade como um todo. Função nada fácil diante de uma cidade virou “terra de ninguém”, assolada pelo abandono da prefeita Magdala Furtado (PV). É aguardar pra ver quais serão as medidas iniciais do choque de ordem.

CONSTATOU O CAOS DE PERTO

E bem no dia de Natal, dia de celebrar a solidariedade e o amor ao próximo, o que Serginho constatou foi o descaso total e completo de um equipamento de saúde essencial à população, que é a UPA. Ele esteve no Parque Burle e se deparou com infraestrutura caindo aos pedaços, banheiros insalubres e sem condições de uso, fora a lista imensa de insumos que faltam, o básico para atendimento está em falta. “É urgente um choque de ordem na saúde, que será prioridade a partir das 10h do dia 1º de janeiro. Lastimável ver a saúde de Cabo Frio nesse estado, apesar dos milhões já gastos. O desafio é grande, mas não vamos fugir dele”, declarou. Serginho também foi até a Praça Porto Rocha, onde o coreto se tornou abrigo para pessoas em situação de rua. Ele sentou-se ao lado de alguns deles e avisou que aquela situação não vai continuar a partir de 1º de janeiro. “Vamos oferecer tratamento, trabalho e um local adequado para acolhê-los, tirando essas pessoas das ruas e dando uma chance de recomeçar”, afirmou.

VIOLAÇÃO A DIREITO FUNDAMENTAL

Ainda sobre o caos na saúde em Cabo Frio, a justiça determinou, nesta quarta (25), o bloqueio de bens da prefeita Magdala e do seu secretário de Saúde, Bruno Alpacino, que descumpriram a liminar que exigia a regularização imediata dos serviços de saúde no município. Também fixou multa de diária de R$ 100 mil a ambos, por dia de descumprimento, totalizando até agora R$ 500 mil. A liminar é do último dia 19, atendendo a ação civil pública movida pelo MP. Na decisão, a Justiça já havia determinado que o município restabelecesse o atendimento integral em hospitais, UPAs e unidades básicas, garantindo a presença de medicamentos, insumos e equipes completas. No entanto, inspeções realizadas pelo MPRJ, em conjunto com o Cremerj – e pelo próprio Serginho (como na nota acima) -, comprovaram o descumprimento das determinações, deixando a população exposta a condições precárias de atendimento. A medida visa não apenas punir os responsáveis, como assegurar que os cidadãos tenham acesso a serviços de saúde dignos e adequados, especialmente em um período crítico de alta demanda devido ao aumento populacional durante as festividades de fim de ano.

Magdala Furtado e os filhos, Júnior Amorim e Jéssica Furtado

MAGDALA EM PORTUGAL?

Ainda sobre Magdala, tem muuuuita gente querendo saber se ela realmente está em Portugal ou, talvez, numa cidadezinha da região serrana do Estado, onde teria adquirido um haras. A informação tem rodado a cidade e grupos de whatsapp há muitos dias. Até onde sabemos, a filha da prefeita, Jéssica Furtado, é quem estaria em terras portuguesas preparando a ida da mãe para lá. Do jeito que a coisa tá, a situação surpreenderia ‘zero’ pessoas.

IGUALDADE RACIAL E LGBTQIA+

O futuro secretário de Cultura de Cabo Frio, Carlos Ernesto, o Carlão, fez uma reunião nesta quinta (26), no Teatro Municipal, e apresentou a equipe que irá trabalhar com ele nos próximos anos. E um dos setores mais aguardados é justamente a Promoção da Igualdade Racial, cuja escolhida foi Eliamar Reis; para assumir a Superintendência LGBTQI, Carlão convidou Bárbara Barrozo, que foi a primeira empresária a investir no primeiro evento de cultura LGBTQI, há 20 anos. O nome de Bárbara foi elogiado por unanimidade por todo o grupo, assim como Eliamar, que também foi uma aclamação. Importante lembrar que esses dois setores eram conduzidos por homens em gestões anteriores. Agora serão duas mulheres empoderadas para atuarem nestas áreas estratégicas e que lidam diretamente com movimentos sociais e de realização de eventos. E ainda falando sobre teatro municipal, local da reunião, Carlão assegurou que as movimentações e articulações políticas para realizar um convênio com o governo do Estado para a reabertura do local em janeiro. Outra novidade é que o espaço volte a ter curso de atores, músicos e outras atividades culturais.

MAIS DE 360 ANOS DE HISTÓRIA

O presidente da Câmara Municipal de Cabo Frio, Miguel Alencar (União), convidou a imprensa para o lançamento do livro “Câmara de Cabo Frio: Mais 360 anos de História”. O evento acontece nesta sexta-feira (27), às 18h, no plenário da sede do legislativo. De autoria do historiador e pesquisador José Correia, o livro conta a história da nossa cidade pela ótica dos acontecimentos da Casa de Leis. Cabo Frio é o sétimo município mais antigo do Brasil e a história do legislativo por vezes se mistura à fundação da cidade. “Registrar a nossa história nas páginas de um livro é um marco importantíssimo para Cabo Frio. É necessário entender quem fomos no passado para desenharmos o nosso futuro como cidade”, comemorou Miguel.

NOVA SEDE À VISTA

Em Armação dos Búzios, o prefeito reeleito Alexandre Martins (REP) voltou a trabalhar nesta manhã de quinta (26) pós-Natal com mais fôlego que nunca. Acompanhado do secretário de Obras, Lucas Lima, ele recebeu o comandante do Corpo de Bombeiros da península, major Jefferson Porto, para discutirem a construção de uma base da corporação no bairro da Marina. O projeto ainda está em fase inicial, mas a ideia é que a sede seja completa.

INGRESSOU COM AÇÃO

Em Araruama, o ex-candidato a prefeito e empresário, Sérgio Ribeiro (DC), aproveitou a véspera de Natal, na última terça-feira (24), para dar distribuir presentes em diversos bairros. Ele virou o “Papai Noel” por um dia. Paralelo a isso, Sérgio não desliga da política na cidade. E olha que está dando o que falar o que ele disse em suas redes sociais nesses dias sobre o MP ter entrado com uma denúncia de abuso de poder político e econômico contra a prefeita eleita, Daniela de Lívia (MDB), e sua vice, Verônica Januário (NOVO). A chapa delas pode ser cassada. Que “presentão” de Natal é esse hein Daniela? Mas o caldo engrossou pro lado da atual prefeita, Lívia de Chiquinho (PODE), também. Sérgio ingressou com outra ação, pela falta de informação no Portal da Transparência, que está desatualizado.

NA CAPA DO JORNAL

“Eleita em 2023 como Capital Nacional do Mergulho, desbancando destinos como Fernando de Noronha, o município viu a busca de turistas pela atividade crescer uma média de 70%, de acordo com a da Associação dos Mergulhadores de Arraial do Cabo (AMA)”. O trecho é da matéria intitulada “Arraial do Cabo é convite ao mergulho, com águas cristalinas e vida marinha”, do jornal EXTRA, edição desta quarta-feira, 25 de dezembro, falando sobre a cidade comemorar o aumento no turismo. Essa foi a segunda reportagem da cidade em uma semana. No último dia 20, o município saiu na capa do mesmo jornal, mostrando uma parte de Arubinha, nome popular da Ponta da Acaíra, que fica na lagoa de Araruama, para ilustrar que a cidade tá e tem atraído inúmeros visitantes. A matéria em questão fala sobre o município ter alcançado a classificação A no mapa brasileiro do turismo. Não à toa, né galo?

REUNIÃO DE ALINHAMENTO

Falando em Arraial, o prefeito reeleito Marcelo Magno (PL) se reuniu, nesta quinta-feira (26), com parte de sua equipe, para alinhar os trabalhos nesta reta final de 2024 e azeitar a máquina pra entrar 2025 com o pé direito. Participaram o vice-prefeito eleito, Diego Silveira (MDB), a chefe de Gabinete, Suellen Rodrigues, e os secretários de Governo, Thiago Fantinha; de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer, Bernardo Alcântara; e de Desenvolvimento Social, Trabalho, Renda e Direitos Humanos, Ramon Plácido.

MAIS MUDANÇAS

O prefeito eleito de Iguaba Grande, Fabinho Costa (CID), continua promovendo mudanças para o início de seu mandato e não pretende parar por aí. Muitas outras novidades ainda estão por vir. A ex-candidata a vereadora, Silvana Grimauth (SDD), será a nova diretora do Centro de Atendimento Materno Infantil. Fabinho conhece bem Silvana, com quem já trabalhou nas últimas eleições. Além disso, Fabinho já anunciou alguns secretários. Um dos nomes que gerou bastante repercussão foi o convite feito por Fabinho ao prefeito Vantoil Martins (CID) para assumir a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Urbano. Vale ressaltar que Vantoil já está de olho nas eleições de 2026. Seu partido o deseja como pré-candidato a deputado estadual, e é possível perceber que ele não ficará parado até lá. Para ele, isso representa um ótimo sinal.

PASTEL NO NATAL

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), aproveitou a véspera de Natal, na última terça-feira (24), para celebrar a data com a família e os amigos: “Feliz Natal! Que seja um dia de muita alegria ao lado das pessoas que ama. Que a esperança que Jesus nos trouxe ilumine sua vida neste dia”. Enquanto isso, Fábio já se prepara para a reta final de seu primeiro mandato como prefeito. Ele está de olho no seu segundo mandato. É, Pastel tem andado assim ultimamente, com um olho nas obras de inauguração e outro no seu próximo mandato.

PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Ainda na Aldeia, a prefeitura realizou uma ação conjunta entre a secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, a Marinha do Brasil e o serviço de Educação e Responsabilização do Homem da secretaria de Estado da Mulher na BAeNSPA. O evento reuniu cerca de 200 militares para discutir os processos socializadores de meninos e homens relacionados à violência contra as mulheres. A programação incluiu uma apresentação conduzida por Luciana Oliveira, coordenadora do CEAM Daiana Borges, que explicou o funcionamento do centro. Foi exibido um vídeo institucional sobre o combate à violência contra a mulher. Paulo Sarcon, representante do serviço, realizou uma palestra sobre violência contra a mulher na perspectiva masculina, abordando o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher, celebrado em 6 de dezembro. No encerramento, a capitão de corveta Marcelle Laureano entregou um certificado a Paulo e Luciana presenteou-o com o livro “O Sal da Laguna: Sua História e Seu Museu”, de Geraldo Ferreira e Jacyr Mattos da Silva. Também estiveram presentes a diretora do Departamento de Direitos Humanos, Indiara Falcon, e a advogada do CEAM, Nathália de Oliveira.

COM O PÉ DIREITO

Já em Maricá, o prefeito eleito Washington Quaquá (PT) inicia o mês de janeiro nos próximos dias com o “pé direito”. Ele volta a governar a cidade depois de oito anos. Para isso, contará com um recurso que, em sua época, era inimaginável. Para 2025, o orçamento municipal previsto é de R$ 7 bilhões. Quaquá contará com uma estrutura administrativa composta por 38 secretarias, cinco autarquias e duas empresas públicas. Quem comandará as pastas com maior volume de recursos serão Márcio Jardim e Francisco Lameira. O primeiro é um maranhense que continuará no cargo de secretário de Educação. Márcio já comandou a secretaria de Comunicação e também exerceu o cargo de secretário Estadual de Esportes no Maranhão, no governo de Flávio Dino, agora ministro do STF. O segundo nome é o arquiteto que comandará a SOMAR, responsável pelas obras públicas do município. Lameira tem 16 anos de prefeitura e, desde 2019, ocupa a diretoria Operacional de Parques e Jardins da própria SOMAR. Por falar em mandato, Quaquá foi eleito com 91.789 votos nas eleições e exerce atualmente o cargo de deputado federal desde 2023. Antes de assumir como prefeito, ele terá que renunciar ao mandato no Congresso Nacional, que iria até 2026. Quaquá assumirá o cargo de prefeito no dia 1º de janeiro, em uma cerimônia aberta ao público marcada para iniciar às 17h, na quadra do CEPT Zilca Lopes da Fontoura, no Centro.

“NA BRONCA” COM MANOELA

E por falar de Saquarema, a prefeita Manoela Peres (PL) está deixando o governo com um “pé na lama”. Ela está deixando a cidade “a ver navios”. E é isso que está fazendo em relação aos Agentes Comunitários de Saúde. Manoela até agora não pagou para eles. E olha que essa verba é do governo federal. Embora o Ministério da Saúde tenha disponibilizado recursos para esse fim, os profissionais locais ainda não receberam o pagamento. Saquarema tem uma situação financeira boa, só neste ano arrecadou um dinheirão nos royalties de petróleo. E pior, ainda deixa de pagar diversos funcionários em relação aos outros setores, como já havíamos divulgado na coluna “Boca Miúda” nos últimos dias. Um desses casos foi em relação ao atraso no vale-alimentação para os terceirizados da JP Serviços. É, Manoela, o povo tá na “bronca”.

Redação
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo