BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (26)

Encontro para criar consórcio intermunicipal de saúde reúne Alexandre Martins, José Bonifácio, Marcelo Magno, Vantoil Martins, Fábio do Pastel, Marcelino Borba e representantes de Saquarema, Araruama e Casimiro de Abreu em Búzios; vereadora de Araruama relata nova ameaça de morte; Maricá completa 208 anos com solenidades; secretária de Educação sabatinada na Câmara em Búzios; requerimento cobra explicações sobre falta de obras em estrada de Cabo Frio; Chumbinho e Garotinho cumprem agenda no Jardim Esperança; e muito mais...

999

CONSÓRCIO DA SAÚDE

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (26) começa pelo assunto que agitou as prefeituras da Região dos Lagos durante a manhã: enfim a criação do Consórcio de Saúde da Baixada Litorânea em um hotel de Búzios. Com a participação especial do secretário Estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, marcaram presença o anfitrião eleito vice-presidente do consórcio, Alexandre Martins (REP), prefeito de Búzios; José Bonifácio (PDT), de Cabo Frio; Fábio do Pastel (PL), de São Pedro da Aldeia; Marcelo Magno (PL), de Arraial do Cabo; Vantoil Martins (CID), de Iguaba Grande; e Marcelino Borba (PV), de Rio das Ostras. Manoela Peres (UNIÃO), chefe do Executivo de Saquarema, foi eleita presidente do grupo. Ela, no entanto, não esteve presente por conta de compromissos acadêmicos e mandou a subsecretária de Saúde do município, Ana Paula Duarte. Lívia de Chiquinho (PP), prefeita de Araruama, não foi e enviou a secretária de Saúde, Ana Paula Bragança. Assim como Ramon Gidalte (PDT), chefe do Executivo de Casimiro de Abreu, que mandou o titular da pasta, Lucas Maia de Almeida Veiga Amaral. As falas dos presentes foram uníssonas e o consórcio, esperado há décadas, deve marcar um novo momento da área na região, viabilizando investimentos e recursos para a saúde.

ZÉ DE VOLTA

O evento surpreendeu ainda por marcar o retorno de José Bonifácio, que havia testado positivo para a Covid-19 no começo da semana. Agoniado para voltar ao trabalho, Zé não escondeu a satisfação de ver o consórcio intermunicipal de saúde ganhar forma e até admitiu o fracasso de não ter feito o projeto sair do papel em seus mais de 40 anos de vida pública. “Fiz questão de vir aqui justamente para manifestar a todos os meus colegas prefeitos e aos presentes a minha confianã de que a coisa vai sair”, disse Bonifácio à coluna. O prefeito ficou mais afastado dos outros, em um canto e usou máscara o tempo todo. Durante sua fala, antes do anúncio da escolha de Manoela, Zé ainda declarou voto em Alexandre Martins para ser o presidente do consórcio. Será que o chefe de Gabinete de Bonifácio, Mirinho Braga, arquiadversário político de Martins curtiu essa?

ANFITRIÃO E MILITANTE DA CAUSA

Sem dúvidas, é compreensível o apontamento de Zé. Alexandre Martins batalhou muito para viabilizar o consórcio e foi articulador responsável pelo projeto deixar o papel. Com muita habilidade, teve maturidade ao demonstrar foco, agradeceu o voto de Bonifácio, disse que até aceitaria um cargo de vice, mas que o papel de presidir os trabalhos devia ser de uma mulher. E não qualquer uma, mas Manoela Peres. À coluna, Alexandre se disse muito satisfeito de ver o evento. “Demonstração de muita força e união para melhorar a qualidade da saúde na região através do consórcio”, pontuou Alexandre. O prefeito de Búzios explicou que o consórcio vira uma personalidade jurídica como se fosse um município de todos, o que facilita para receber repasses, administrar um hospital ou até mesmo construir um para atender toda a região.

PASTEL PRESENTE

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel, fez uma fala sobre a importância do momento. À coluna, ele defendeu o consórcio, elogiando a união entre os municípios. “A gente precisa de um hospital de grande porte na Região dos Lagos, é muito pacientes que a gente transita para outras cidades. Então, um consórcio para nossa região é de extrema importância. Estou muito confiante. A informação do secretário de Estado é que realmente vai sair”, disse Pastel. O prefeito chegou a ser cogitado para assumir a presidência do consórcio, mas disse que não porque já está ocupando o cargo no Consórcio Lagos-São João. “Me deixa feliz e satisfeito de saber que somos um grupo de prefeitos. Muito importante estar unido”, concluiu Fábio.

PREFEITO CONFIANTE

De Iguaba Grande, Vantoil Martins se disse muito confiante com o consórcio. Ele destacou a união das nove cidades, que chamou de G9, para fazer o projeto sair do papel. Um dos problemas recorrentes enfrentado por Iguaba é a transferência de pacientes do município para outras cidades. O consórcio deve ser um ganho nesse sentido, na visão de Martins. “[O secretário de Estao de Saúde] assumiu o compromisso de ter uma participação efetiva, sobretudo, no que diz respeito ao financiamento das ações voltadas para a saúde e todos sabemos que as cirurgias eletivas são uma pedra no sapato”, apontou Vantoil. Enquanto a coluna entrevistava Martins, um grande amigo dele passou e disse “esse é gente boa”. Esse parceiro em questão é o prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno, que sempre mostrou bastante entrosamento com o alcaide iguabense.

‘MOMENTO HISTÓRICO’

Por falar no chefe do Executivo de Arraial do Cabo, Marcelo Magno considerou o resultado da reunião maravilhoso. Em entrevista, MM declarou nunca ter visto um movimento como este na região e disse que é um momento histórico. “Toda a região tem a ganhar. Estou torcendo muito para que isso dê certo e pode contar com o município de Arraial do Cabo sempre”, declarou Marcelo.

INDEPENDENTE DAS ELEIÇÕES

O secretário de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Dr. Alexandre Chieppe, comentou à coluna a visão do governo atual sobre consórcios e defendeu a ferramenta como uma forma de oferecer mais a população com menos recursos financeiros, já que se trata de união e “solidariedade regional”. A estruturação desses mecanismos, segundo Chieppe, é uma prioridade da secretaria atualmente e ele acredita que haverá continuidade independente dos resultados das eleições de outubro por ser algo “que ultrapasse as questões das barreiras políticas”.

AMEAÇA DE MORTE

A vereadora de Araruama, Penha Bernardes (PL), relatou ter sofrido uma ameaça de morte nesta quarta-feira (25). A declaração foi feita na sessão da Câmara desta quinta (26). Segundo Penha, ela estava com a filha pequena no fim da tarde fazendo compras quando recebeu ligação de um número não identificado. “Você e seu marido [Oliveira da Guarda] estão achando que vocês têm peito de aço? Aguardem para ver o que vai acontecer”, disse a voz masculina a Penha, de acordo com a vereadora. A parlamentar disse ter saído apavorada e corrido para casa. Oliveira também já tinha recebido seis ligações do número não identificado. O caso foi registrado na 118ª DP. Essa não é a primeira vez que a vereadora sofre ameaças e intimidações. Em outra sessão na Câmara, ela revelou há alguns meses que o marido da prefeita Lívia (PP), o Chiquinho da Educação já teria lhe dito que “era para ela estar morta”. Outra ocasião, ela se sentindo ameaçada foi à delegacia quando um ex-secretário, esteve no local para tentar intimidá-la. Penha que está grávida, vive dias infernais depois que decidiu seguir pelo caminho da oposição ao governo municipal. Isso não é vida para ninguém, muito menos para uma gestante. Nem parece que Araruama é um município de um país dito democrático. O nome disso na teoria da sociologia é “mandonismo local”. Estamos de olho…

MARICÁ 208 ANOS

A Prefeitura de Maricá iniciou a comemoração oficial pelo aniversário de 208 anos da cidade nesta quinta-feira (26) com o hasteamento das bandeiras do município, do estado e do Brasil em frente ao paço municipal, no Centro. O prefeito, Fabiano Horta (PT), participou da solenidade, que teve o cerimonial da Guarda Municipal e um coral formado por alunos de três escolas da rede municipal de ensino: Antônio Rufino (Gamboa), Rita Sampaio Cartaxo (Itaocaia Valey) e Barra de Zacarias (Barra de Maricá). Em seguida, foi realizada a missa solene na igreja matriz de Nossa Senhora do Amparo. “Só faz sentido construir uma cidade se ela for para as pessoas, para todas elas. O sentido é o das oportunidades, da inclusão, do acolhimento e do valor da vida, do cuidado com o outro. É isso que buscamos em Maricá e é também um chamado coletivo para estarmos nas ruas, convivendo com nossas diferenças”, afirmou o prefeito. Mais tarde, tem show da Vanessa da Mata na orla da Lagoa de Araçatiba.

SABATINA NA CÂMARA

A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia de Búzios, Carla Natália Gomes, foi sabatinada pelos vereadores da península nesta quinta-feira (26). O objetivo era fazer uma prestação de contas referente ao trabalho realizado em 2021 e o planejamento da secretaria para o ano de 2022. A sessão teve mais de 3 horas de duração.

DE OLHO NAS PROMESSAS

A Câmara de Cabo Frio aprovou, na sessão desta quinta-feira (26), um requerimento que solicita ao Governo do Estado informações sobre a obra de asfaltamento da Estrada Nelore, prometida pelo governador Cláudio Castro (PL) ainda em 2021. No documento aprovado por todos os vereadores, o autor, Davi Souza (PDT), lembra que, durante a inauguração dos voos da Itapemirim no Galeão, Castro chegou a afirmar que o asfaltamento da estrada seria prioridade,e seria financiado com recursos da venda da Cedae. Segundo o pedetista, “vai dignificar a ligação viária entre Arraial do Cabo, Cabo Frio, Búzios e demais municípios da região”.

CHUMBINHO COM GAROTINHO

O ex-prefeito de São Pedro da Aldeia Cláudio Chumbinho (UNIÃO), que é pré-candidato a deputado federal, cumpriu agenda nesta quarta-feira (25) na região do Jardim Esperança, em Cabo Frio, com o pré-candidato ao Governo do Estado Anthony Garotinho (UNIÃO). Chumbinho escreveu nas redes sociais que a parceria entre os dois vai render muitos frutos. O ex-governador Garotinho, por sua vez, publicou um vídeo nesta quinta (26) dizendo que não existe estado do Rio de Janeiro sem olhar pro interior. “Infelizmente o atual governador vê as pessoas do interior como número. Ele está sempre de passagem. É preciso fortalecer e dar incentivo à produção dos que lutam pela sobrevivência das famílias”, cutucou Anthony.

RESENHA DE VOLTA

Aquela tradicional resenha do almoço dos vereadores de Arraial do Cabo está de volta. Nesta quinta-feira (26), o prato servido foi costela com batata. Todos os vereadores participaram, com exceção do presidente do Legislativo, Ângelo Shogum (UNIÃO), que precisou fazer um procedimento bucal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui