25/09/2025 — 21:01
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (25)

Compartilhe

COMISSÃO VOTOU PELA REJEIÇÃO

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (25) começa por Araruama, onde nesta quinta-feira (25), entrou em pauta na Câmara Municipal, a leitura do relatório da Comissão Permanente de Orçamento e Finanças, que acompanhou o parecer do Tribunal de Contas do Estado e foi direto: recomendou a rejeição das contas da ex-prefeita Lívia de Chiquinho referentes ao ano de 2023. Nenhum vereador quis se pronunciar depois da leitura do relatório. E o clima era de leitura de atestado de óbito, diziam alguns. Pelo rito da casa, Lívia deveria ter mandado um procurador para defender sua versão dos fatos. Mas ninguém apareceu. Como se diz no popular, quem cala consente. Será que faltou argumento ou já jogaram a toalha? Outro detalhe foi que o presidente da comissão, Amigo Walmir (REP) — que não faz muito tempo era líder do governo de Lívia — assinou a rejeição junto com os colegas Carlinhos de Deus (CID) e Júlio César Coutinho (MDB). Tudo registrado, preto no branco. Agora é esperar até terça-feira (30), quando os vereadores vão votar e a decisão vai ser à vera. Mas, pelo andar da carruagem, a batata de Lívia está assando, e bem rápido.

RESENHA NOS BASTIDORES

Falando nos bastidores da política araruamense, hoje não faltou resenha. O vereador Oliveira da Guarda (União), vascaíno assumido, apareceu com a barba recém-pintada — ainda manchada — e virou alvo imediato das brincadeiras do colega Elói Ramalho (SDD), que não perdeu a chance de puxar aquela pilha tradicional e garantir o registro. Aliás, o que também movimentou o cenário foi a nomeação da ex-vereadora Penha Bernardes, esposa de Oliveira, para Vice-Presidência do Detran-RJ. Em publicação nas redes sociais, ela agradeceu ao governador Cláudio Castro (PL) pela confiança. “Seguimos firmes, com responsabilidade e dedicação, para servir ainda melhor a população fluminense”.

PARECER PRÉVIO CONTRÁRIO

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) emitiu parecer prévio contrário à aprovação das contas de governo da ex-prefeita Magdala Furtado referentes ao exercício de 2024. O documento, elaborado pelo Conselheiro Relator Thiago Pampolha Gonçalves, seguiu as recomendações do Corpo Instrutivo do TCE-RJ e do Ministério Público de Contas, representado pelo Procurador-Geral Vittorio Constantino Provenza, que identificaram irregularidades na gestão. Segundo o relatório, a ex-prefeita descumpriu normas de responsabilidade fiscal e de gestão pública, comprometendo áreas como educação, previdência e equilíbrio financeiro do município. Foram apontados desequilíbrio financeiro, aumento de despesas com pessoal em período vedado, contratação de despesas sem disponibilidade de caixa, não aplicação do mínimo constitucional de 25% na educação, pagamento de dívidas com recursos de royalties do petróleo e repasse incompleto das contribuições previdenciárias ao RPPS, contribuindo para déficit atuarial. Com a comunicação expedida, Magdala terá prazo para apresentar defesa antes do julgamento final pelo TCE. Após a decisão, o parecer será encaminhado à Câmara Municipal de Cabo Frio, que deve deliberar sobre a aprovação ou rejeição das contas. O resultado do processo pode afetar a elegibilidade da ex-prefeita em futuras eleições.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

A Câmara Municipal de Cabo Frio realizará, nesta sexta-feira (26), às 15h, a Audiência Pública de prestação de contas da Prefeitura, com apresentação do Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO) e de Gestão Fiscal (RGF), referentes ao 4º bimestre e ao 2º quadrimestre de 2025. Conduzida pela Secretaria de Fazenda e pela Controladoria-Geral do Município no Plenário Oswaldo Rodrigues dos Santos, a iniciativa atende ao artigo 9º, inciso 4º, da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000), garantindo transparência e acompanhamento da gestão financeira por vereadores e cidadãos.

ENTREGA DO REURBE

O secretário de Habitação de Arraial do Cabo, Ayron Freixo, se reuniu nesta quinta-feira (25) com o prefeito Marcelo Magno (PL) e a chefe de Gabinete, Suellen Rodrigues, para tratar dos últimos detalhes da entrega do Primeiro ReurbE no município. O ReurbE é um processo que regulariza áreas urbanas, garantindo direitos de propriedade aos moradores. Ayron comentou sobre a entrega: “A regularização vai oferecer segurança e garantir os direitos de propriedade para os moradores”.

NOVA CRECHE

Falando em Marcelo Magno (PL), ele esteve no Centro para conferir de perto o início das obras do novo Jardim de Infância Emília Corrêa de Macedo. Ele foi acompanhado pelo vice-prefeito Diego Silveira (MDB), pela vice-diretora Roberta Medeiros e pelo secretário de Educação, Bernardo Alcântara. Marcelo destacou a importância da obra: “Teremos uma creche com berçário e uma quadra poliesportiva coberta. O novo prédio vai passar de 12 para 24 salas de aula e funcionará em tempo integral! Também vamos ter 8 salas para a nova creche municipal, além de instalações modernas com acessibilidade, climatização, enfermaria, salas de leitura, artes e estimulação, auditório e muito mais.” O prefeito tem acompanhado cada etapa da obra, que está em fase de terraplanagem, mostrando de perto seu compromisso com a educação e a comunidade. “Parabéns a todos os servidores e a comunidade escolar por essa grande conquista!”, completou Marcelo.

GOLE DE FANTINHA

E o Eduardo Paes (PSD) está com um gás danado para ser governador do Estado do Rio de Janeiro. Parece até uma Coca-Cola. Tudo bem que, nesse momento, ele deu uma pausa para tomar um “golinho de Fantinha”, né? Paes parou para foto repousando a cabeça no peitoral musculoso de Thiago Fantinha, secretário de Governo de Arraial do Cabo e irmão do prefeito Marcelo Magno (PL). O detalhe ficou na legenda publicada por Fantinha: “Uma das maiores lideranças do Brasil. Seguimos Eduardo Paes”. Olha, minha gente, e agora? Que situação ficou o prefeito Marcelo Magno, hein? De um lado, Rodrigo Bacellar conta com o apoio do prefeito. Do outro, o irmão Thiago Fantinha já deixou claro quem é o seu favorito — e, pelo visto, ele repousa candidamente no lado esquerdo do seu peito.

SEMINÁRIO ESTADUAL

A secretária da Mulher de Búzios, Daniele Guimarães, participou nesta quarta-feira (24) do Seminário Estadual de Autonomia Econômica das Mulheres, promovido pela Secretaria de Estado da Mulher no Sebrae, na capital. Ela apresentou as ações do município e destacou as Casas da Mulher Buziana. “Contamos com duas unidades que oferecem mais de 30 cursos em parceria com Senac, Sebrae e Firjan. Muitas mulheres já abriram seus negócios e conquistaram independência financeira”, afirmou.

ALTERAÇÃO DO PROJETO

A Câmara Municipal de Búzios analisa o Projeto de Lei 165/2025, apresentado pelo prefeito Alexandre Martins (REP), que propõe a criação de um fundo voltado ao desenvolvimento de políticas de mudanças climáticas e sustentabilidade. Na sessão legislativa desta quinta-feira (25), a Comissão de Meio Ambiente apresentou o Projeto de Emenda Modificativa 10/2025, que altera trechos do projeto original para definir o caráter deliberativo do Conselho Municipal de Clima e Sustentabilidade. A mudança garante a participação do conselho na gestão do fundo, que ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Clima e Sustentabilidade.

BATE-BOCA NA CÂMARA

O vereador de São Pedro da Aldeia, Jackson Souza (PODE), bateu boca com o dono de uma página de rede social, um blogueiro, durante a sessão legislativa desta quinta-feira (25). Foi baixaria para todo lado. Para completar, ainda surgiram acusações sobre supostas milícias digitais organizadas por ele. Que confusão envolvendo o nome do vereador. Está no olho do furacão. Que fase, hein, Câmara de São Pedro?

CASAMENTO COMUNITÁRIO

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Iguaba Grande, Cláudia Souza, está muito orgulhosa do Casamento Comunitário que acontecerá no Mirante Dona Célia nesta sexta-feira (26). Com toda a pompa e circunstância, a celebração promete entrar para a história. Será um momento de muita emoção naquele espaço tão bonito, que já vem recebendo diversas visitas de turistas e agora também servirá como cenário patrimonial do casamento comunitário de Iguaba. Claudinha é só sorrisos e corações.

PROJETO DE REFLORESTAMENTO

O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), começou o dia tomando aquele cafezinho e aproveitou para anunciar uma boa novidade: participou de uma reunião com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, para apresentar um projeto de reflorestamento em Maricá e região. O objetivo é colocar Maricá na linha de frente das iniciativas de sustentabilidade, alinhada à COP-30, mostrando como o Brasil pode ensinar o mundo a cuidar do meio ambiente. O encontro contou ainda com a presença de nomes importantes como a ex-ministra Tereza Campello, o ex-senador Tião Viana, a jurista Carol Pronner, Cristina Vargas e seu amigo Mineirinho. Depois, Quaquá participou de um almoço com o presidente da Codemar, Celso Pansera, organizado por João Paulo Rodrigues, do MST. Entre os planos discutidos estão a aquisição de propriedades para projetos de agroecologia e ações de reflorestamento, garantindo que Maricá seja cada vez mais verde e sustentável. Com a COP-30 chegando, a cidade se prepara para o futuro, com mais oportunidades, renda e qualidade de vida para todos.

TRAÇANDO ESTRATÉGIAS

Falando em Quaquá, ele fez uma visita rápida a Brasília nesta quinta-feira (25) para se reunir com a comitiva do PT e começar a traçar a estratégia da campanha do presidente Lula. Na reunião, marcaram presença o presidente nacional do PT, Edinho Silva, o vereador Hadesh (PT), o deputado estadual Renato Machado (PT), o presidente do Diretório Municipal do PT de São Paulo, Laércio Ribeiro, e o ex-prefeito de Petrópolis, Rubens Bontempo. “A prioridade máxima do PT é reeleger o presidente Lula para seu último mandato como presidente da República! E para isso não vamos medir esforços. Para continuar avançando e melhorando a vida dos brasileiros só há um número e um caminho. É Lula 13 de novo, com a força do povo!”, afirmou Quaquá, mostrando mais uma vez seu empenho e dedicação para fortalecer o partido.

BLUES, ROCK E FEIRA DE TURISMO

O secretário de Esporte, Lazer e Turismo de Saquarema, Rafael Badá, está na contagem regressiva — e não só para o Saquá Blues Rock Festival, que estreia nos dias 26, 27 e 28 de setembro, na Praça do Coração, mas também para uma ponte aérea importante para a cidade. Nesta quarta-feira (24), ele foi às redes sociais convidar a população para três dias gratuitos de blues, rock e cultura, prometendo transformar o coração da cidade em um palco vibrante a céu aberto. Quem acompanha o tom das postagens de Badá tem notado que elas estão cada vez mais com cara de discurso de pré-campanha, trazendo a desconfiança de que ele estaria se preparando para disputar uma cadeira de deputado em 2026. Questionado por telefone, Badá garantiu que não é candidato. Porém, soltou uma novidade: está embarcando para Buenos Aires, onde vai representar Saquarema na FIT, a maior feira internacional de turismo da América Latina.

AUDIÊNCIA PÚBLICA DO PPA E LOA

O secretário de Planejamento e Gestão de Macaé, Wagner Motta, participou nesta quarta-feira (24) de audiência pública no Paço Municipal para apresentação do Plano Plurianual (PPA 2026-2029) e da Lei Orçamentária Anual (LOA 2026). Foram mostrados indicadores como inflação, desemprego e Selic, além de estimativas de receitas — recursos próprios, previdenciários e Royalties — e despesas dos Poderes Executivo e Legislativo. Os eixos incluem Saúde, Educação, Segurança, Obras, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente, entre outros. Também foi apresentada a segunda edição do programa “Você é o Prefeito”, que destinará R$ 100 milhões em melhorias com participação popular. Neste ano, há espaço kids para envolver crianças e adolescentes.

APROVAÇÃO DOS REQUERIMENTOS

Na sessão desta quarta-feira (24), na Câmara Municipal de Macaé, os vereadores Marvel Maillet (PV) e Cesinha (CID) trouxeram demandas de moradores de diferentes partes da cidade. Foram aprovados requerimentos ao Executivo sobre mobilidade, infraestrutura, saúde animal e saneamento. Marvel pediu convênios com clínicas veterinárias para ampliar atendimento a animais em vulnerabilidade e a extensão do ponto final da linha Macaé-Bicuda até a ponte Chico Coelho, destacando dificuldades de moradores e idosos. Tico Jardim (CID) solicitou estudo de segurança no local devido a trecho perigoso. Maillet também requereu manutenção do campo de grama sintética no Morro de Santana. Cesinha pediu explicações sobre possíveis cobranças indevidas na tarifa de esgoto, solicitando investigação da concessionária e ressarcimento caso haja irregularidades.

Redação
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias