22/12/2024 — 03:17
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (25)

Fábio do Pastel vai lançar pedra fundamental do hospital municipal; Magdala Furtado encontra Bia de Guga e vai à formatura; 'Cafezinho com a Renata' vem aí; Alexandre Martins e Miguel Pereira na contagem regressiva; Vantoil Martins e Fabinho Costa inspecionam obras do PIM; Ambiente de Arraial formaliza entrega de licença ambiental; Empresária de Araruama movimenta política com podcast; Continua repercutindo intolerância religiosa de vereador de Maricá; Manoela Peres faz reunião para o Carnaval e Paulo Melo dispara contra secretariado... E muito mais!

Compartilhe

HOSPITAL MUNICIPAL E ESCOLA ESPECIAL

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (25) começa pela entrevista exclusiva com o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), que anunciou o lançamento da pedra fundamental do hospital municipal, o qual deve ocorrer até 5 de fevereiro. Com investimento de R$ 17 milhões, a unidade vai funcionar em anexo ao pronto-socorro e já teve as obras iniciadas. Segundo o chefe do executivo aldeense, ele quer fazer um megaevento e vai convidar prefeitos, deputados e outras autoridades. O local vai dobrar de tamanho, passando dos atuais 1.900 metros para 4 mil metros. Serão dois centros cirúrgicos que vão diminuir a fila das cirurgias eletivas, que atualmente precisam de regulação do Estado. “Aí fica transferindo o paciente para determinada cidade, mas agora tudo vai ser feito aqui”. Outro destaque é a construção da Escola Municipal de Educação Especial, como publicamos aqui recentemente, cujo contrato com a empresa responsável pela obra foi assinado dias atrás. “Quando chegamos à frente da Prefeitura, eles (alunos) estavam num galpão e nós retiramos ele desse local e alugamos um espaço muito mais humanizado. Já assinamos o contrato com a empresa, para dar início à obra desse colégio. Vai ser o lado da Faetec. Pais e alunos estão super ansiosos e eu também”, disse ele, que no momento da entrevista estava acompanhado do secretário de Governo, Luiz Fernando Junior, do chefe de Gabinete, Moisés Batista, e do procurador-geral do município, Peter Samerson. O prefeito destacou que a Emesp deve ficar pronta até julho. Golaço de Pastel, que tá tirando do papel dois equipamentos dos setores que mais interessam à população, que é saúde e educação.

PRESTIGIOU EX-FUNCIONÁRIO

Ainda sobre Fábio do Pastel, nesta quarta (24) ele fez questão de prestigiar o restaurante do ex-funcionário e amigo, Alan e de sua esposa Rose. Alan trabalhou para Fábio durante muitos anos, antes dele virar prefeito. “Vi o Alan começando a empreender, depois de trabalhar durante anos comigo no Pastel & Cia (ele fazia aquelas pizzas maravilhosas). Hoje tenho a alegria de testemunhar o grande empresário que se tornou”, destacou Pastel. Gratidão, que chama?

REUNIÃO NA BASE AÉREA NAVAL

O secretário municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano, Fernando Frauches, participou, nesta quarta-feira (24), de uma reunião na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA). Durante o encontro, discutiram-se as obras de drenagem, pavimentação e ampliação da Estrada da Boa Vista, conduzidas por meio do Programa Governo Presente nas Cidades. Além de Frauches, estiveram presentes o comandante da BAeNSPA, capitão de mar e guerra Robertson Diogo Melo; o superintendente de Fiscalização da secretaria estadual das Cidades, Pedro Ferreira; o assessor da pasta, Adriano Mattos, e o representante da empresa responsável pela execução das obras, o engenheiro Ronaldo Araújo.

MAGDALA E BIA DE GUGA

Falando em São Pedro da Aldeia, a prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (sem partido), se encontrou com a ex-vereadora e pré-candidata a prefeita aldeense, Bia de Guga nesta quarta (24). Bia disse que foi inusitado, mas despertou a desconfiança porque alguns secretários da Magdala estão apoiando o ex-prefeito Cláudio Chumbinho (REP) naquele município. O procurador-geral de Cabo Frio, Davi Figueiredo, por exemplo, é amigo pessoal de Chumbinho, que inclusive esteve na festa de 50 anos de casamento dos pais do Davi.

PROJETO DEFESINHA

Esta quinta (25) foi o dia do encerramento da 1ª edição do Projeto Defesinha Verão 2024, em Cabo Frio. Além das 120 crianças e adolescentes inscritos e seus responsáveis, a solenidade também contou com a participação de autoridades municipais e dos parceiros do projeto. Estiveram presentes: a prefeita Magdala Furtado, o secretário de Segurança e Direitos Humanos, André Magalhães, o vereador Ruy França (CID), o coordenador regional da Defesa Civil da Baixada Litorânea, tenente-coronel Fábio Gonçalves e o superintendente de Defesa Civil de Cabo Frio, Marcus Dothávio. Cada um recebeu um troféu das mãos das crianças.

CAFEZINHO COM A RENATA

O Portal RC24h está lançando um quadro novo, o Cafezinho com a Renata. A estreia será nesta sexta (26) com o deputado estadual Yuri Moura (PSOL) e o vereador Davi Souza (PDT). Yuri está em seu primeiro mandato como deputado, é natural de Petrópolis e foi o vereador mais votado do município em 2020. O Cafezinho com a Renata terá um formato compacto, com os principais assuntos que o internauta quer saber, bem no estilo “pinga-fogo” ou “café quente no bule”.

ESGOTAMENTO EM CEM BRAÇAS

Em Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) e o vice, Miguel Pereira (PL), que também é secretário de Obras e Saneamento do balneário, estão na contagem regressiva para o início das obras de esgotamento sanitário do bairro Cem Braças. A intervenção significa saneamento básico para a região e o fim do problema de esgoto nas praias. Eles se reuniram com o Consórcio Intermunicipal Lagos São João e representantes das empresas vencedoras da licitação para discutir questões técnicas antes dos trabalhos começarem. Agora vai.

A RAPOSA E AS UVAS

Ficamos sabendo que Leandro do Bope, pré-candidato à prefeito de Búzios, quer ver o capiroto, mas não quer ver a dupla Mirinho Braga/Joãozinho Carrilho. Isso porque Mirinho tentou de todas as formas levar Bope para o famoso blocão que está se preparando para enfrentar Alexandre Martins nas eleições. Esse blocão tem Joãozinho, Mirinho, Robinho Mota e a ex-vereadora Gladys Nunes. Porém, Leandro do Bope não quis fechar e nem o ex-prefeito André Granado, embora não signifique que André e Leandro estejam juntos. Estão separados, mas mais separados ainda desse blocão. Fato é que Mirinho tentou de mil e uma maneiras convencer Leandro a ele fazer parte desse grupo. E, diante da negativa, eles fizeram a linha ‘fábula da Raposa’. Ou seja, “essas uvas estão verdes”, agora o Leandro não vale nada. E andam falando mal dele pelas esquinas. Esse disse-me-disse foi bater no ouvido do policial que está ‘virado no jiraya’. E, embora esteja fazendo campanha a oposição de Alexandre, dizem que preferem manter uma distância mais que segura de Joãozinho e Mirinho. Que coisa, hein? E tem mais, essa “distância segura” diz muito porque lá na praça Santos Dumont andam dizendo pra Leandro que se ele colar com Mirinho/Joãozinho, vai perder voto.

PIM NO BAIRRO DA BANDEIRA AZUL

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID), acompanhado do chefe de Gabinete e secretário de Segurança e Ordem Pública, Fábio Costa, esteve no bairro Ubás nesta quarta-feira (24). O objetivo da visita à localidade – cuja praia é detentora do título Bandeira Azul – foi supervisionar a chegada das manilhas para o início das obras de drenagem e futura pavimentação. Vantoil enfatizou os resultados positivos do Programa Iguaba Melhor (PIM), que completará dois anos em breve. Ele mencionou a realização de mais de 50 km de obras de drenagem e pavimentação, além de diversas iniciativas, como reformas de postos de saúde e escolas, construção de novas escolas, e melhorias em praças e ginásios esportivos. A prioridade, segundo o prefeito, é atender às demandas urgentes, como drenagem e pavimentação, visando minimizar os impactos das fortes chuvas na comunidade.

TRATAMENTO PARA A PRAIA DO PONTAL

O secretário do Ambiente e Saneamento de Arraial, Jorge Oliveira formalizou a entrega da licença ambiental à Enel, que fará a implementação elétrica da elevatória de tratamento de resíduos na Praia do Pontal. O documento libera a instalação da parte elétrica da elevatória. O próximo passo é a instalação completa da infraestrutura. Ainda não há data de conclusão da obra.

REUNIÃO DE ALINHAMENTO

O vereador e presidente da Câmara de Arraial do Cabo, Pedro Cajueiro (União), recebeu nesta quinta-feira (25) a subsecretária municipal de Saúde, Carla Kakau, que é pré-candidata a vereadora. O encontro teve como foco a discussão de propostas políticas que moldarão o cenário eleitoral este ano. Carla busca fortalecer sua pré-campanha, antevendo uma eleição acirrada neste ano, em que as movimentações estão apenas começando. A reunião também contou com a presença dos vereadores Tayron Carlos (União), Davi Pancinha (PV), Ângelo Shogum (PL), Ayron Freixo (REP) e Cleyton Barreto (PV).

2º ENCONTRO ECUMÊNICO

A prefeitura de Arraial do Cabo realizará, na próxima terça-feira (30), o 2º Encontro Ecumênico. O evento é dedicado ao combate à intolerância religiosa em alusão ao marco do dia 21 de janeiro. A prefeitura convida todos os líderes religiosos, membros ou simpatizantes para o encontro.

BUSCANDO APOIADORES

A empresária de Araruama, Verônica Januário, tem dedicado parte de seu tempo a conduzir entrevistas em seu podcast, o “PodCafé”. A empresária e proprietária do Café Capri tem buscado a participação de diversos políticos, visando discutir propostas que moldarão o cenário eleitoral de 2024. Na busca por mais apoiadores, Verônica quer fortalecer seu grupo – o médico Marcelo Amaral e o ex-vereador Rone Rossy – como uma terceira via este ano.

Reprodução internet

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NA CÂMARA

Em Maricá, a fala do vereador Ricardinho Netuno (PR) na última sexta (19) em suas redes sociais está repercutindo e gerando muita discussão no meio político da cidade. No polêmico vídeo publicado às vésperas do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa (21), Netuno declarou que a prefeitura de Maricá estaria ensinando “macumba” nos cursos. Alegando quebra de decoro, os vereadores Igor Corrêa (PCdoB), Hadesh (PT), Dr. Felipe Auni (PSD), Cemar (Avante) e Xandi de Bambuí (PCdoB) protocolaram um pedido de cassação ao seu mandato. A ex-vereadora e secretária de Economia Solidária, Andréa Cunha também se posicionou e repudiou o comportamento do vereador: “Desde de 2003, foi incluída no currículo oficial das redes de ensino fundamental, a obrigatoriedade da temática ‘História e Cultura Afro-Brasileira’. Obviamente, quando o vereador em questão utiliza o termo ‘macumba’, o faz de forma pejorativa, associando-o a alguma atividade ‘do mal’, o faz para a manutenção do preconceito em relação às religiões e crenças de matrizes africanas, disseminando ódio e intolerância religiosa, nesse caso, por motivação política. Isso mostra também o seu total desconhecimento sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional”. A secretária acrescentou que “a prefeitura de Maricá não ensina ‘macumba’ para os alunos, mas o que ela faz é cumprir a lei ao trabalhar história e cultura afro-brasileira.”

SALDO POSITIVO NO MEIO AMBIENTE

Maricá tem muito o que comemorar o avanço em vários setores da cidade e o Meio Ambiente é um deles. Um balanço da pasta revelou que 2023 foram centenas de fiscalizações, abrangendo denúncias de obras irregulares, supressão vegetal e descarte irregular de resíduos. O secretário de Cidade Sustentável, Helter Vianna, e sua equipe conduziram 451 operações, destacando-se 55 operações conjuntas que resultaram na demolição de 176 construções. Além disso, iniciativas educacionais foram implementadas, incluindo dezenas de visitas guiadas sobre educação ambiental. Maricá avançou no ICMS Ecológico, alcançando a 14ª posição ano passado, com ênfase nas áreas de Proteção Ambiental das Serras de Maricá e Refúgio da Vida Silvestre, garantindo o 2º lugar estadual em Unidades de Conservação Municipal. Maricá destina aproximadamente 33% de sua área total para estas unidades.

PREPARATIVOS PARA O CARNAVAL

Saquarema se prepara para os dias agitados do Carnaval e por causa disso a prefeita Manoela Peres (PL) conduziu uma reunião, nesta quarta (24), com representantes de diversas secretarias para definir os detalhes da organização do evento. Os preparativos finais abrangem a coordenação dos blocos, a gestão do trânsito, serviços de manutenção, a implementação de ações para proteção das mulheres, além de garantir atendimentos de urgência e emergência nos Postos de Saúde e no Hospital.

PREOCUPADO COM FORASTEIROS NO COMANDO

Ainda sobre Saquarema, o ex-deputado e pré-candidato à prefeito, Paulo Melo (MDB), criticou a atual gestão em declarações divulgadas nas redes sociais nesta quinta-feira (25). Melo destacou sua preocupação com a presença de secretários vindos de fora, afirmando que quase metade é forasteiro. Ele questionou a capacidade desses gestores em compreender as necessidades da população, enfatizando a importância de priorizar profissionais locais para os principais cargos municipais. Vale ressaltar que Paulo competirá nas eleições contra o grupo político de Manoela, que indicará a subsecretária de Educação, Lucimar Vidal, para participar da pré-campanha visando o cargo de prefeita.

Redação
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo