22/12/2024 — 13:36
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (25)

Zé Bonifácio diz 'não' a sítio arqueológico; Roberto Jesus participa do RC Cast; Marcelo Magno inaugura placa do 'paraíso das baleias'; Mudança no secretariado de Vantoil Martins gera chiadeira; Lívia de Chiquinho participa de roda de conversa sobre Lei Maria da Penha enquanto renúncia de seu marido repercute na Câmara; os destaques do Legislativo de Búzios e São Pedro da Aldeia... E muito mais!

Compartilhe

ZÉ DIZ NÃO A SÍTIO ARQUEOLÓGICO

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (25) começa por Cabo Frio, onde o prefeito José Bonifácio (PDT) disse que não vai autorizar a instalação de um sítio arqueológico – museu ao ar livre – proposto pelo historiador Elísio Gomes durante audiência pública que aconteceu no colégio Miguel Couto, no dia 12 de agosto, convocada pelo procurador do Ministério Público Federal (MPF), Leandro Mitidieri e diante da presença de ambientalistas e sociedade civil. A declaração de Zé Bonifácio aconteceu durante coquetel de lançamento oficial do encontro “Viagens Históricas – Convergências entre Turismo, Patrimônio e Educação”, no Sesc da cidade, na noite desta quarta-feira (24). A proposta do sítio foi uma das medidas compensatórias que surgiram durante a audiência, que discutiu o projeto de ampliação da área de estacionamento do shopping Park Lagos. A superintendência do shopping topou, o MPF achou de bom tom, os ambientalistas concordaram, mas Zé vetou. Gomes argumentou que a Prefeitura não vai ter custo nenhum, já que é o shopping quem vai arcar com a despesa. Mesmo assim, o chefe do executivo disse que o município não vai se responsabilizar pela manutenção desse espaço. O local onde ficaria o museu ao livre é numa área que está, atualmente, abandonada nas proximidades do empreendimento. Pobre cidade rica.

‘A PREFEITURA DE CABO FRIO TEM FUNCIONÁRIOS FANTASMAS, SIM’

Continuando em Cabo Frio, o vereador Roberto Jesus (MDB) deu entrevista ao 26º RC Cast. Jesus está no primeiro mandato e é considerado um dos vereadores mais atuantes do município. O interesse pela vida pública apareceu quando ainda fazia a faculdade de Direito e hoje é um fiscalizador incansável dos atos do executivo. Falando nisso, o vereador disse com todas as letras que a prefeitura de Cabo Frio “tem funcionários fantasmas, sim”. “Teve inclusive um médico que acabou confessando a mim que tinha vínculo com a Prefeitura mas não cumpria jornada de trabalho”, contou. Também abordou a conivência de Zé Bonifácio à degradação ambiental, ao não comparecimento dele em audiências públicas e criticou o PCCR. Confira na íntegra, tá imperdível.

MOVIMENTAÇÃO ELEITORAL

Continuando em Cabo Frio, a sexta-feira (26) vai ter grande movimentação eleitoral com diversas atividades do PSOL e da UP. Pela manhã, o candidato a presidente pelo Unidade Popular, Léo Péricles dará entrevista a uma TV local, depois almoça no Quilombo, faz caminhada no Manoel Corrêa e à noite participa do lançamento da candidata a deputada estadual Chantal (UP), no bairro Palmeiras. Já a militância do PSOL fará o primeiro comício do partido na cidade. Será às 18h, na Praça Porto Rocha, com as presenças do vereador carioca e candidato a deputado federal Tarcísio Mota, da deputada estadual candidata à reeleição, Renata Souza, do deputado federal Glauber Braga e do candidato a deputado federal Chico Alencar.

CERIMÔNIA DE POSSE ADIADA

Por motivos de ordem burorática, foi adiada a posse do prédio da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em Cabo Frio, que aconteceria nesta sexta-feira (26). Ainda não há nova data prevista e, segundo a assessoria de comunicação do Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro, da Uerj, assim que for reagendada, a imprensa será informada.

MUDANÇA GEROU CHIADEIRA

Em Iguaba Grande, está dando o que falar a dança das cadeiras que o prefeito Vantoil Martins (CID) vai fazer. Nesta quarta-feira (24), ele reuniu o secretariado para anunciar as mudanças. Entre elas, Carla Valle sai da pasta de Turismo e assume a Saúde; Valdeci Junior, que era da Saúde, vai para a Administração; Miqueias Gomes, antes titular da Administração, segue para o Meio Ambiente; já o agora ex-titular do Meio Ambiente, Vinícius Lavalle, assume a Cultura. Quanto à secretaria de Turismo, ainda não é sabido quem vai comandar. Fato é que tais modificações geraram uma chiadeira danada não só dentro da Prefeitura como na Câmara de Vereadores também, segundo a coluna ficou sabendo. É aguardar pra ver.

O PARAÍSO DAS BALEIAS

Ainda é temporada de avistamento de baleias em Arraial do Cabo e nesta quinta-feira (25), o prefeito Marcelo Magno (PL) e o secretário de Turismo, Marco Simas, participaram do ato de inauguração da placa de avistamento de baleia no mirante do pontal do Atalaia. O município cabista passar a ser oficialmente o paraíso das baleias. A instalação do equipamento foi da Funtec Ambiental, presidida por Maycon Victorino, e secretaria do Ambiente e Saneamento. O objetivo é chamar atenção dos visitantes para esse período. A placa contém informações sobre as espécies que são mais vistas nas águas cabistas e um QR Code que direciona para a cartilha de avistamento de baleias, um guia completo sobre o assunto. Lembrando que além do mirante, Arraial do Cabo também possui outros pontos onde é possível chegar a pé e avistar o show desses seres marinhos fantásticos. A temporada de migração acontece de julho a agosto.

RODA DE CONVERSA

Em Araruama, foi realizada nesta quinta-feira (25) uma Roda de Conversa organizada pelo CRAM sobre os 16 anos da Lei Maria da Penha e sua importância no combate à violência contra mulher. Participaram a prefeita da cidade, Lívia de Chiquinho (PP), além de autoridades como Dr. Rodrigo Leal, juiz da 2ª Vara Cível da Comarca de Araruama; a delegada da Polícia Civil Drª Sandra Ornellas; a assistente social Marisa Chaves; a coordenadora do Movimento de Mulheres de São Gonçalo, Cristiane Pereira; a advogada Danielle Marques, da Comissão da Mulher IAB; a Guarda Civil Ana Claudia, da Patrulha Maria da Penha; e a Cabo Gloria, da Patrulha Maria da Penha da Polícia Civil. Nas redes sociais, Lívia parabenizou a coordenadora do CRAM Araruama, Drª Fabrícia Nogueira, e a equipe da unidade.

AINDA SOBRE CHIQUINHO

Na mesma sessão em que a Câmara de Araruama aprovou o projeto de lei que prevê o reajuste salarial dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de endemias nesta quinta-feira (25) a pauta mesmo continuou sendo a desistência da candidatura de Chiquinho da Educação (UNIÃO) a deputado estadual. O vereador Oliveira da Guarda (MDB) comentou o posicionamento incisivo do deputado estadual Marcos Abrahão (AVANTE) sobre Chiquinho e chegou a zoar que o ex-prefeito de Araruama e primeiro-cavalheiro do município iria passar 30 dias preso dentro de casa, com medo do deputado. Cumprimentando o ex-vereador Gabriel Vargas (PP), que estava presente na sessão, Oliveira disse que era ele o único candidato a deputado estadual do município. Sobre a candidatura substitutiva da vice-prefeita da cidade, Raiana de Chiquinho (PSD), a base não demonstrou estar tão otimista. O vereador Amigo Walmir (PP), por exemplo, disparou: “Eu já tenho escutado que voto de Chiquinho é dele, ninguém tira, não adianta. Mas não sei se encaminha para outro. A gente escuta tanta coisa na rua, fica até preocupado, mas seja o que Deus quiser”. Vai vendo…

CORAL MUNICIPAL

O prefeito Alexandre Martins (REP) enviou para a Câmara Municipal, nesta quinta-feira (25), Projeto de Lei que trata da criação do Coral Municipal de Armação dos Búzios. O PL 83/2022 foi encaminhado para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação na sessão legislativa desta quinta (25). Entre as finalidades estão a promoção do intercâmbio cultural e a representação do município nos eventos comemorativos. Conforme o projeto, o Coral será órgão vinculado ao Gabinete do prefeito. As atividades dos coralistas não serão remuneradas, mas o Poder Executivo fica autorizado a custear despesas de alimentação e transporte local aos integrantes do coral – nas apresentações fora do município – e cursos musicais. Os gastos correrão por conta de verba orçamentária própria, suplementada se necessário. Se o projeto for aprovado, o executivo deverá regulamentar a lei no prazo de 30 dias de sua publicação, estabelecendo – entre outras – as regras para seleção dos integrantes e periodicidade dos processos seletivos.

CULTURA PARA TODOS

Continuando em Búzios, o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico do município, Luís Romano, pediu à coluna o contato do historiador Elísio Gomes, de Cabo Frio, que Zé Bonifácio “botou pra correr”. Romano quer apresentar o projeto de construção do Museu de Búzios e trocar ideias com Gomes para colocar o empreendimento para a frente. “Acho o trabalho dele maravilhoso e quero salvaguardar esse trabalho que ele tem feito em Búzios e região”, frisou. Dois pesos e duas medidas que chama? Enquanto um bota pra correr o historiador que quer fazer um belo trabalho de cultura aliado à preservação ambiental, o outro corre atrás desse mesmo profissional para promover a história do balneário buziano. Aliás, Romano também contou sobre um outro evento que ele está organizando. Será o 2º Encontro de Cultura Popular, de 24 a 27 de novembro. “Vamos mostrar essa brasilidade de Armação dos Búzios, a diversidade cultural, os povos tradicionais”, disse ele, por telefone, nesta quinta (25), quando voltava da capital, segundo ele, “cheio de novidades”. “Vai ter a participação de outros municípios RJ e também de outros estados. Será um grande evento”.

EXCESSO DE CABEAMENTO NOS POSTES

Na manhã dessa quinta-feira (25), a 8ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de São Pedro da Aldeia, regida pelo Presidente da Casa Denilson Guimarães (SDD), foram relatados pelos vereadores a falta de manutenção nos postes do Município. Também, em Sessão Extraordinária foi aprovado o Projeto de Resolução, da Mesa Diretora, que regulamenta a veiculação de propaganda eleitoral nas dependências da Câmara Municipal de São Pedro da Aldeia.

Redação
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo