24/04/2025 — 22:59
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (24)

Alexandre Martins: Câmara emperra projetos do executivo; Fabinho Costa volta com tudo após o feriadão; Comoção na Aldeia: Fábio do Pastel lamenta morte de servidor; Secretaria de Educação de Cabo Frio desmente fake; Daniela Soares recebe SOS Lagoa: foi a primeira vez que Ong conversa com o executivo em 14 anos; Audiência Pública vai discutir PPA de Arraial do Cabo; Lucimar Vidal recebe secretário de Estado; Quaquá enaltece segurança da cidade; Carlos Augusto volta de Brasília com a mala cheia de novidades; Welberth Rezende confere central de medicamentos... E muito mais!

Compartilhe

FACA NO PESCOÇO

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (24) começa por Armação dos Búzios, onde o prefeito Alexandre Martins (REP) vem passando por dificuldades quando o assunto é a aprovação de projetos do executivo pela Câmara de Vereadores. Hoje, por exemplo, foi colocada em votação uma suplementação orçamentária no valor de R$ 22 milhões. A última aprovação aconteceu dia 17 de fevereiro e o prefeito tem se queixado que os parlamentares estão colocando a “faca no pescoço” dele para aprovar as suplementações orçamentárias. Esses recursos são importantíssimos para garantir, entre outros, o serviço de hemodiálise, coleta de lixo, atendimento na saúde, além da alimentação para pacientes e servidores da Secretaria de Saúde. É um curioso que esse projeto de lei foi apresentado para hoje a suplementação, mas o vereador Felipe Lopes (DC) apresentou um substitutivo que garante mais 30 dias, pelo menos, para dar a resposta ao executivo, o que estrangula o governo municipal. Mas o que mais chamou a atenção nem foi o substitutivo, mas que o vereador Victor Santos (MDB) desceu do muro e parou de disfarçar, virou oposição. Porque a votação estava empatada até que Victor se decidiu. Uma verdadeira forquilha para Alexandre Martins, que ainda não sabe como é que vai fazer para pagar por aqueles serviços.

SOB PRESSÃO

Nos corredores da Câmara o comentário é que essa pressão para cima do prefeito buziano é porque tem um determinado vereador de olho na Secretaria do Ambiente e Urbanismo. E que tal edil tem feito um jogo pesado pra tirar a pasta das mãos de Evanildo Nascimento. Diante disso e para tentar entender essa decisão do vereador Victor Santos de entrar para a oposição, tentamos contato com ele, várias vezes, na tarde desta quinta, mas ele não respondeu aos chamados. Que coisa, hein? Se Alexandre já estava passando dificuldade com essa oposição, agora que o presidente da Câmara, assumidamente, compõe o grupo que vem colocando pressão no prefeito, depois do dia de hoje ninguém mais tem dúvida do cenário que se agiganta no entorno de Alexandre Martins. Prova de que Alexandre está sendo extremamente pressionado para entregar a cadeira de Evanildo, é que a oposição aprovou, nesta quinta, um requerimento convocando o secretário para prestar esclarecimento sobre a pasta de meio ambiente na Câmara. Será que o prefeito vai ceder? Porque enquanto Alexandre não entregar a secretaria do Ambiente ao grupo da oposição, não vai conseguir fazer passar nada na Câmara. É aguardar as cenas do próximo capítulo.

TRIO PARADA DURA

Ainda neste cenário de pressão em cima de Alexandre Martins, vale considerar que tanto o presidente do legislativo buziano, Victor Santos, quanto os vereadores Dida Gabarito (PL) e Aurélio Barros (SD) estavam no palanque de Alexandre quando disputaram a eleição para vereadores. Isso é o que mais o tem deixado indignado, porque o prefeito ajudou os candidatos e agora recebe de volta mais uma “traição”. Esta é mais uma das inúmeras decepções que o chefe do executivo já sofreu, mas agora em dose tripla.

OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO

O prefeito de Iguaba Grande, Fabinho Costa (CID), voltou aos trabalhos com tudo nesta quinta-feira (24), depois do feriadão, para conferir de perto as obras de pavimentação na Rua Lafaiete Cabral, no Arrastão das Pedras: “Acabamos a Rua Ubatã e estamos hoje nessa rua. O asfalto está sendo contemplado e, como eu disse, a gente está criando uma malha viária para chegar em todos os cantos de Iguaba e tornar a cidade cada vez melhor para se viver”. Inclusive, foi nesse bairro que ele fez a primeira obra de pavimentação do mandato dele. A previsão é que essas ruas totalizem cerca de 2 km de drenagem e pavimentação. Fabinho segue firme, vendo cada pedaço de rua virar pista. Porque nada como uma boa camada de asfalto para mostrar serviço.

TRISTEZA NA ALDEIA

Em São Pedro da Aldeia, o clima é de tristeza e comoção por causa da morte do servidor Rogério Laurentino, o Zera, de 41 anos, que foi atropelado quando transitava de bicicleta às margens da RJ-140, nesta quinta-feira (24). Ele deixou esposa e dois filhos, um menino de 10 e uma garotinha de 5 anos. Nas redes sociais, moradores, amigos e autoridades da administração municipal lamentaram a perda. Em seu Instagram, o prefeito Fábio do Pastel (PL) disse que Rogério era uma designer talentoso e responsável pelas artes que ajudavam a levar informação e cuidado à população aldeense, por meio do site e das redes sociais da Prefeitura. “Zera foi muito mais do que um profissional dedicado. Era um ser humano generoso, sensível e sempre pronto a contribuir, com carinho, em tudo o que fazia. Sua criatividade, alegria e compromisso deixaram marcas importantes no nosso trabalho e no coração de todos que conviveram com ele. Neste momento de dor, peço a Deus que conforte sua família, amigos e colegas de trabalho. Que todos encontrem força na fé e nas boas lembranças que ele nos deixa. Seu legado de amizade e dedicação permanecerá vivo entre nós”.

TIROTEIO NO TANGARÁ: EDUCAÇÃO DESMENTE FAKE

Em Cabo Frio, recebemos a informação de que teve tiroteio no Tangará e que a Secretaria de Educação estaria obrigando que os alunos permanecessem na escola, não queria liberá-los. Entramos em contato com o secretário de Educação, Alfredo Gonçalves, o qual respondeu, de maneira enfática, que era mentira. Ele disse que os diretores têm autonomia para decidir quando deve ou não liberar os alunos e que ele “não é louco” de querer obrigar aluno a ficar dentro de sala se a situação no bairro é arriscada. Ele disse que o papel da SEME é dar apoio ao diretor caso este identifique que não há condição de ter a aula. Conversamos, ainda, com o diretor de uma das escolas do bairro, Fabiano Xavier, que acrescentou que tal decisão (de liberar) é tomada de forma coletiva – entre as escolas e a Seme. Quando falamos com ele por telefone, passava das 17h e ele ainda estava na instituição. “O aluno precisa estar na escola, ele precisa merendar, mas antes de qualquer coisa ele precisa ter a segurança garantida, assim como os funcionários também. Nós estamos há 15 dias sem ônibus no bairro, a Salineira não tá subindo e nem Uber, então até os funcionários têm dificuldade para virem trabalhar. Temos um contato direto com a Secretaria de Educação e não fazemos nada sem passar pela Secretaria. Outro ponto a se levar em conta é que alguns servidores, neste caso, precisam ser liberados porque moram em áreas de conflito”, explicou Fabiano. Fato é que alunos foram liberados e a Secretaria de Educação ainda mostrou um print do professor Fabiano desmentindo a informação do SEPE Lagos, sindicato dos Profissionais da Educação.

1º ENCONTRO DE GESTORES DE CULTURA

Cabo Frio será palco, na próxima terça-feira (29), do 1º Encontro de Gestores de Cultura da Baixada Litorânea, reunindo representantes dos dez municípios da região para debater políticas públicas e fortalecer a articulação cultural local. O evento acontece das 14h às 18h, no Hotel Malibu, com entrada voltada para gestores e agentes culturais convidados. A iniciativa visa promover o diálogo entre os municípios, fomentar parcerias estratégicas e impulsionar a implantação dos Sistemas Municipais de Cultura — o chamado “CPF da Cultura”: Conselho, Plano e Fundo de Cultura. Segundo o titular da pasta em Cabo Frio e presidente da Mesa Diretora de Cultura da Região da Baixada Litorânea, Carlos Ernesto Lopes, o Carlão, o encontro será uma oportunidade de alinhar diretrizes e compartilhar boas práticas. “Queremos estimular a troca de experiências entre os gestores, estabelecer diretrizes para o fortalecimento do CPF da Cultura, buscar caminhos para captação de recursos e construir um plano de ação regional colaborativo”, afirmou Carlão.

SOS LAGOA

Depois do feriadão da Semana Santa com a cidade cheia, a prefeita de Araruama, Daniela Soares (PL), entre um evento e outro — e até uma feijoada —, retornou à rotina. Assim que chegou, já estava pronta para a reunião. Recebeu em seu gabinete Marah Christina, uma das responsáveis pelo SOS Lagoa. O encontro tratou de ações na lagoa e no meio ambiente. Em 14 anos, foi a primeira vez que Marah entrou no gabinete de uma prefeita. Os anteriores não abriam nem a porta: “Isso, para mim, é uma grande honra, e estou me colocando à disposição para ajudar no que for preciso, tanto no meio ambiente quanto na lagoa”, disse Marah.

BUSCANDO RECURSOS

O prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto (PL), não parou com sua agenda política nem mesmo no feriado prolongado, estando em Brasília para buscar recursos e investimentos na área da saúde. Foi assim que aconteceu na última terça-feira (22). Quem também esteve com ele nessa missão foi a primeira-dama e secretária municipal de Gestão, Márcia Almeida. Por lá, Carlos se encontrou com o deputado federal Dr. Luizinho (PP) e com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha – imagem acima -, para discutir formas de conseguir parcerias e recursos do Governo Federal para a área. Dentre os projetos apresentados por Carlos, destacam-se o plano de ampliação e modernização do Hospital Municipal, a compra de novas ambulâncias e UTIs móveis, além da construção de um Centro Avançado de Hemodiálise e de novos postos de saúde no município: “Cuidar das pessoas é uma prioridade da nossa gestão. A saúde estava abandonada e estamos começando um trabalho de reconstrução que já está melhorando a prestação de serviços para a população”. E pensam que acabou? Que nada! O prefeito buscou apoio e foi até o gabinete do deputado federal Otoni de Paula (MDB). Ele aproveitou para elogiar o Carlos: “Ele é o melhor prefeito do estado do Rio”. Logo em seguida, reuniu-se com o secretário de Relações Institucionais, André Ceciliano. No encontro entre eles, foi discutida a luta pelo Novo PAC, que envolve projetos robustos e estratégicos que mais impactam a vida das pessoas, como saúde, segurança, infraestrutura e agricultura. E pra fechar com “chave de ouro”, Carlos se encontrou com o deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL). Que correria foi essa em pleno feriadão, hein, Carlos? Haja fôlego!

PPA 2026-2029

Em Arraial do Cabo, a Prefeitura vai realizar, nesta sexta-feira (25), audiência pública de elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029. Será a partir das 15h, na Câmara Municipal. O PPA é um instrumento de planejamento de médio prazo que estabelece as diretrizes, objetivos e metas da administração pública municipal para os próximos quatro anos.

SEGURANÇA EM HARMONIA

Em Maricá, o prefeito Washington Quaquá (PT) usou suas redes sociais para exaltar a atuação da segurança pública da cidade, com relação à prisão de um homem envolvido num duplo homicídio no Espírito Santo e que foi detido na cidade. Agentes do PROEIS conseguiram capturar o elemento depois que ele entrou na cidade com um carro roubado e o veículo foi detectado pelas câmeras de monitoramento da secretaria de Segurança Cidadã, que acionou os policiais. “Segurança tem que ser assim: trabalho conjunto, com união da Guarda Municipal, do PROEIS e do sistema de câmeras do nosso Centro de Integração de Operações em Segurança Pública. E ainda vamos trazer mais 7 mil câmeras com inteligência artificial pra melhorar esse monitoramento”, garantiu ele, que também vai colocar a Guarda Municipal armada. É isso, trabalho em equipe aliado à tecnologia, merece os elogios mesmo.

PARQUE TECNOLÓGICO

A prefeita de Saquarema, Lucimar Vidal (PL), recebeu, nesta quinta-feira (24), o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes, e a subsecretária Renata Sphaier para apresentar o Colégio Gustavo e o Campo de Aviação, local escolhido para receber o Parque Tecnológico. Também esteve presente o secretário de Relações Institucionais, Antonio Peres. Lucimar falou sobre o novo empreendimento: “Saquarema está no radar do Estado para receber a primeira universidade de inteligência artificial do Rio de Janeiro, um passo gigantesco para o futuro da educação, da inovação e do desenvolvimento do nosso município.” Enquanto isso, seguem as obras. Lucimar voltou ao ritmo dos trabalhos e está de olho no que vem mais por aí.

VISTORIA NA CENTRAL DE ABASTECIMENTO

Em Macaé, o prefeito Welberth Rezende (CID) apareceu na Central de Abastecimento da Secretaria de Saúde nesta quarta-feira (23) para realizar uma vistoria. Ele foi até lá para ver os insumos com os próprios olhos e lembrar que não podem faltar. Conversou com os responsáveis e reforçou que é importante manter a vigilância acesa na rede municipal de saúde. Disse: “Estamos vendo aqui todos os estoques. Quero dizer que estaremos, em breve, publicando a ampliação da nossa Remume, a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais. Faço questão de verificar de perto o funcionamento das unidades”. Welberth sempre anda de olho, fiscalizando tudo.

Redação
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias