QUASE LÁ, FALTA MUITO POUCO
A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (24), começa por Arraial do Cabo, onde o prefeito Marcelo Magno (PL) esteve com o secretário de Obras do município, Pedro Caju, fazendo uma vistoria na obra de contenção e Mirante da Prainha. A visita foi acompanhada do diretor de Obras e Conservação Regional 2, José Milton, e o assessor regional da secretaria das Cidades, Adriano José Mattos. Por telefone, perguntei se ele estava orgulhoso. “Muita coisa, né? Quem trabalha, Deus ajuda”, disse o prefeito. Marcelo explicou que faltam pequenos detalhes, mas as obras serão interrompidas agora, por conta do Carnaval feriadão. Na quinta-feira (3) pós Carnaval, será colocada mais uma camada de asfalto na base do mirante. Algumas pinturas também serão feitas, detalhes mínimos. Pelo que o prefeito pode perceber na vistoria de hoje, ele acredita que, no mais tardar, até o dia 7 de março o projeto esteja totalmente concluído. Disse ainda que quer trazer o governador Cláudio Castro (PL) entre o dia 8 e 12 de março, mas ainda não conseguiu confirmação. Marcelo não esconde de ninguém a ansiedade de entregar esse projeto, que era uma luta da população de arraial e do governo cabista.
CIDADE LOTADA
Outro assunto que Marcelo adiantou é que há quatro dias a cidade estava com 90% da hospedagem ocupada, segundo dados da secretaria de Turismo, mas ele acredita que agora já está lotada. O prefeito de Arraial reafirmou que a cidade deve receber mais de 250 mil pessoas por dia durante o Carnaval, visto que no último fim de semana, foram 140 mil no sábado e outros 140 mil no domingo. “Facilmente Arraial vai bater as 250 mil pessoas por dia (incluindo os turistas que fazem o bate-volta). Marcelo vai ficar no município para acompanhar toda essa movimentação. “Vou passar o Carnaval no Cabo”, garantiu ele.
BLOCO DOS EDIS NA RUA
Enquanto isso, os vereadores de Arraial do Cabo parecem já ter colocado o bloco na rua, mesmo sem carnaval permitido no município. É que apenas quatro dos nove foram na sessão legislativa desta quinta-feira (24), portanto, mais uma vez, não houve sessão por falta de quórum. Apenas o presidente da Casa, Shogum (PSL), e os vereadores Ayron Freixo (REP), Galego (REP), e Rogério do Taí (PSL) compareceram. Será que a turma já engatou ritmo de Carnaval ou foi só coincidência?
CARNAVAL NA PENÍNSULA
Por falar em Carnaval, conversei com o prefeito interino de Búzios, Miguel Pereira (PL), para saber como está a movimentação no balneário às vésperas do Carnaval. Ele contou que está tudo tranquilo, que o time está coeso e que ele tem uma “turma boa, que está ajudando bastante”. Apesar do feriadão ter expectativa de lotar a cidade, “anteontem a taxa de ocupação já estava em 90% e hoje deve ter superado os 95%”, garantiu que está tudo pronto para receber o turista.
SERÁ QUE FOI CIÚMES?
Falando nisso, uma reunião que Miguel fez na terça (22) sobre o Carnaval deu o que falar pelo fato do secretário de Turismo, Dom não ter sido chamado a participar. Questionado sobre isso, o prefeito interino disse que não se tratou de uma reunião com todos os secretários. “Só para esclarecer, fizemos uma reunião que não era de secretariado, era reunião de serviços públicos – para tratar da limpeza – e de ordem pública – para cuidar da parte de trânsito. Apenas um encontro para definir essa parte. Como não teremos Carnaval de rua, ele não era peça chave”. E não foi só o Dom que não esteve na reunião, Gabinete, Fazenda, Saúde também não foram chamados. Ele disse que o que pode ter acontecido é da situação ter gerado ciúmes, mas que ele está tranquilo e não foge do foco dele, que é “trabalhar ao máximo” para que Búzios tenha um Carnaval tranquilo. “Vou ligar para o Dom e convidá-lo para um almoço e pedir perdão, mesmo que eu não tenha feito nada de caso pensado, quero esclarecer isso pessoalmente, às claras”.
UNIBÚZIOS APROVADO
Nesta quinta-feira (24), foi aprovado, por unanimidade, na Câmara de Búzios, o Projeto de lei do Programa de Assistência Universitária UNIBÚZIOS. O PL segue para sanção e publicação no Boletim Oficial. O objetivo do programa é conceder auxílio financeiro aos alunos matriculados no ensino superior que preencham os requisitos da lei. A matéria substitui a Lei da Ajuda de Custo Universitário. De acordo com o PL, o benefício será pago mensalmente nos 12 meses do ano. O valor, o quantitativo de beneficiários contemplados e a forma de repasse serão estabelecidos em Decreto do prefeito.
NÃO É NÃO
Ainda em Búzios, a Secretaria Municipal da Mulher e do Idoso realiza, nesta sexta-feira (25), às 14h na praia de Geribá, a Campanha “Não é Não”. A idealização do projeto é o combate ao assédio sexual, que em datas de festividades como o feriado do Carnaval, tem um número elevado de incidências. A equipe estará no local realizando a abordagem de orientação quanto ao tema e informando sobre as medidas cabíveis de penalidades relativas à importunação sexual, que é crime e pode gerar pena de 1 a 5 anos de reclusão. Para denúncias em caso de assédio sexual as vítimas poderão ligar para o Disk 180 ou 190 da Polícia Militar.
CONSELHO EMPOSSADO
Em Cabo Frio, o prefeito José Bonifácio (PDT) participou, nesta quarta (23), da cerimônia de posse do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), que ainda contou com a presença do vereador Felipe Fernandes e outras autoridades. Com a atual composição, os conselheiros titulares e suplentes ocupam as vagas pelo prazo de dois anos. A primeira reunião do Conselho acontecerá na quarta-feira (9). Na ocasião será definida a mesa diretora. “Peço a ajuda de vocês como aliados nessa luta, para que possamos fazer a lei que oficializa a inclusão da cultura e história afro-brasileira na rede ser implantada e efetivamente aplicada nas escolas cabo-frienses. É necessário que nossas crianças e jovens conheçam a cultura e a importância dos negros na nossa história e na nossa sociedade. É uma forma ainda mais forte de apresentar a representatividade e de reforçar os ideais de respeito e reconhecimento”, disse o prefeito cabo-friense.
________________
NOVA COMISSÃO
A Câmara de Cabo Frio vai instalar uma Comissão Especial de Análise, Atualização e Fiscalização das Leis Ambientais. O Projeto de Resolução que criou a comissão foi assinado por um terço dos vereadores e aprovado na sessão ordinária desta quinta-feira (24). A comissão será composta por cinco membros e terá como prazo o término da legislatura, conforme artigo 18 do Regimento Interno. A necessidade do grupo leva em conta as constantes alterações nas leis ambientais federais, que devem ser debatidas e fiscalizadas em âmbito municipal.
INJEÇÃO DE R$ 5,7 MILHÕES: CARNAVAL COM DINDIM NO BOLSO
Em Iguaba Grande, tal como antecipamos aqui na coluna, a Prefeitura efetuou, nesta quinta-feira (24), o pagamento de fevereiro e com um extra, já que o salário chegou com reajuste de 14,58%, referente à data base do funcionalismo. O aumento foi aprovado na Câmara, por unanimidade, na sessão de terça (22). Já que não vai ter Carnaval, pelo a menos grana no bolso para curtir em casa uma despensa e geladeira cheias está garantida. E não só os servidores estão rindo de orelha a orelha, claro, como também a economia local, que terá R$ 5,7 milhões circulando na cidade.
IMBRÓGLIO DA SALINEIRA
A situação tumultuosa entre a Prefeitura de São Pedro da Aldeia e a Auto Viação Salineira continua reverberando nesta quinta-feira (24). A empresa emitiu uma nota informando que em uma reunião com o município no dia 14 de fevereiro ficou acertado que a empresa teria até 29 de abril para “atestar os prejuízos provocados pelo desequilíbrio econômico financeiro do contrato de concessão e implementar uma medida cabível para viabilizar o sistema de transporte coletivo por ônibus na cidade”. Ou seja, deu até o fim de abril para continuar operando no município. O que a coluna apurou é que, na verdade, a empresa blefou com a Prefeitura para conseguir barganhar, por exemplo, perdão daquela dívida que a vereadora Mislene de André (SDD) deflagrou que a Salineira tem com a Prefeitura de São Pedro. Fato é que o município não parece lá tão satisfeito com a situação e vai tentar resolver de uma maneira ou de outra. Possibilidades como, por exemplo, assumir o transporte público na cidade não estão fora do baralho. Fontes ligadas ao prefeito, Fábio do Pastel (PL), dizem que ele já está careca de esperar e a paciência tá quase acabando.
TACANDO ÁGUA NAS CHAMAS DO PARLAMENTO
A turma que preparou pipoca e toda a cerimônia para acompanhar mais um capítulo da do folhetim “Parlamento em Chamas” na sessão da Câmara de Araruama nesta quinta-feira (24) acabou frustrada. É que os protagonistas da trama, os vereadores Penha Bernardes (PL) e Oliveira da Guarda (MDB) não compareceram. Segundo apurou a coluna, Penha, que está grávida, passou mal e avisou que iria se atrasar. O pulo do gato foi o movimento da direção contrária: o presidente da Câmara, Júlio César Coutinho (PSC), já chegou avisando que iria adiantar a sessão. Em vez de 10h20, horário em que a sessão vinha sendo realizada, começou às 10h. Com isso, vetou qualquer possibilidade de Penha e Oliveira chegarem a tempo para continuar com seus posicionamentos.
DESLIZADA PELO SILÊNCIO
O que se vê é um claro movimento na cidade para silenciar o que tem sido dito por Penha e os acontecimentos que tem ocorrido na Câmara. Isso pode ser evidenciado, por exemplo, pela ausência de comentários sobre o assunto vindos de Chiquinho da Educação e da esposa dele, Lívia Bello (PP), que, em inauguração de asfaltamento nesta quinta-feira (24), nada falou da situação. Um deslize notável da estratégia ocorreu durante a fala de do irmão de Penha, Luiz do Táxi (PL), na sessão da Câmara, quando disse: “sei que combinamos que ninguém falaria hoje, mas…”. Ou seja, aí está o movimento para que a sessão acabasse o mais rápido possível. O presidente Júlio César Coutinho, inclusive, chegou a justificar que era por conta da inauguração de asfalto, mas, para bom entendedor, meia atitude basta.
SALÁRIO NA CONTA
Em relação à entrega das ruas asfaltadas no bairro da Pontinha pela Prefeitura de Araruama, para não dizer que não teve nada de novidade, além da presença cada vez mais notável em discursos da vice-prefeita Raiana Alcebíades (PSC), a prefeita disse que sairia dali direto para fechar a folha de pagamento e depositar o salário dos servidores públicos antes de sexta-feira (25). Movimentação parecida com outros municípios da região, tudo, é claro, para o servidor passar o feriadão de Carnaval com dinheiro na conta.
LEI PAULO GUSTAVO: R$ 5,3 MILHÕES PARA A REGIÃO DOS LAGOS
A Câmara Federal aprovou nesta quinta-feira (24) um projeto de lei que determina à União que faça o repasse de R$ 3,8 bilhões a estados e municípios para aplicação em ações de socorro ao setor cultural, afetado pelas restrições adotadas durante a pandemia do novo coronavírus. O texto já havia sido aprovado pelo Senado em novembro de 2021 mas voltará a ser analisado pela Casa porque sofreu modificações de conteúdo na Câmara. A proposta, de autoria do senador Paulo Rocha (PT-PA), foi batizada de “Lei Paulo Gustavo”, em homenagem ao ator e humorista que morreu em maio de 2021, vítima da Covid-19. O PL prevê cerca de R$ 140,5 milhões para o estado do Rio, sendo destes R$ 5.376.220,33 para os municípios da Região dos Lagos. Cada município receberá os seguintes valores: Araruama R$ 1.096.977,29; Arraial do Cabo R$ 275.634,38; Búzios R$ 311.639,11; Cabo Frio R$ 1.839.958,85; Iguaba Grande R$ 263.400,43; São Pedro da Aldeia R$ 832.139,47 e Saquarema R$ 756.470,80.