back to top
sábado, setembro 7, 2024
InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (23)

O rompimento definitivo de Marcelo Magno e Andinho; A repercussão do áudio de Chiquinho da Educação contra Dr. Luizinho nas ruas e na Câmara; José Bonifácio participa da Semana Teixeira e Sousa, as articulações de Marquinho junto a possível 3ª via em Cabo Frio e o' jantar romântico' de Miguel Alencar e João Maurício; Vantoil de olho nas obras de macrodrenagem; Secretário apresenta nova sede de pasta a Alexandre Martins; Fábio do Pastel em busca de novo empreendimento para São Pedro... E muito mais!

LAÇOS ROMPIDOS

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (23) começa com o rompimento definitivo entre o prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), e seu então aliado de primeira hora Andinho. Já fazia um tempo que o ex-prefeito da cidade vinha se assanhando, fazendo reuniões políticas, recebendo lideranças. Enfim, agora é para valer. A informação de bastidores é que a pá de cal na relação foi os vereadores reprovarem as contas de Andinho, que considerou o ato uma manobra de Marcelo para miná-lo, apesar do prefeito negar qualquer interferência na decisão dos edis. Com o rompimento do grupo político, o vice-prefeito de Arraial e irmão de Andinho, Deivinho, deve deixar a presidência do Porto do Forno. Aliás, mesmo inelegível e com as contas reprovadas, Andinho já se anuncia como pré-candidato a prefeito e, inclusive, teria se reunido com Renatinho Vianna e Ton Porto (PDT), mas isso não conseguimos confirmar. Será que vem frente ampla por aí? A conferir essas voltas que a terra dá…

SUPERVISÃO DE CONSTRUÇÕES

Por falar em Marcelo Magno, o prefeito publicou um vídeo nesta quinta-feira (23) ao lado do secretário de Segurança, Leandro Alex, e do superintendente da Defesa Civil, Marcelo Fernandez. A comitiva estava vistoriando as obras dos postos salva-vidas que estão sendo construídos nos distritos e na área central da cidade. Segundo o prefeito, as estruturas serão a garantia da prevenção de afogamentos e salvamentos. Ao todo, serão dez novos postos, que possibilitarão uma fácil identificação visual e mais ampla, permitindo um melhor monitoramento das áreas dos banhistas. As novas estruturas vão oferecer aos guarda-vidas abrigo do sol, vento e chuva, com melhor condição de trabalho e resposta mais eficiente nos salvamentos. “Além de uma maior proteção e segurança para os moradores e turistas, essa entrega é uma valorização dos nossos servidores”, definiu Marcelo.

É EITA ATRÁS DE VIXE

Continua repercutindo o áudio vazado do ex-prefeito de Araruama, Chiquinho da Educação, publicado na coluna Boca Miúda desta quarta (22), onde ele xinga o secretário estadual de Saúde, Dr. Luizinho, de miliciano. Por meio de sua assessoria, o secretário disse que: “Isso nao tem menor cabimento. Sou médico, ortodopedista, atuo nessa área há 20 anos e minha vida sempre foi pautada pelo trabalho. Isso é coisa de quem não tem o que fazer e fica espalhando fakenews”. Chiquinho proferiu as mesmas palavras contra um repórter que denunciou o caos na UPA da cidade. “Olha a matéria desse imbecil”, diz num trecho do áudio. Na visão do marido da prefeita Lívia de Chiquinho (PP), a imprensa seria controlada pelo secretário, ao quem também chamou de vagabundo. O comportamento de Chiquinho causou surpresa e indignação na classe política. O ex-vice-prefeito, Dr Marcelo Amaral comentou sobre a postura do marido da prefeita. “Me deixou indignado. A gente tem que saber respeitar as pessoas”, disse.

POSICIONAMENTO NA CÂMARA

Aliás, o áudio também ecoou na Câmara Municipal. A vereadora Penha Bernardes (PL) usou parte do seu tempo de discurso na sessão desta quinta-feira (23) para repudiar os ataques feitos ao secretário de saúde do Estado. Penha relembrou o histórico de Chiquinho e disse, inclusive, que o ex-prefeito chegou a caminhar pelas ruas de Araruama pedindo votos para Luizinho em outros tempos. A vereadora afirmou que não votou em Luizinho e nem o apoiou, mas relembrou que o secretário Estadual de Saúde é médico e deputado federal eleito, enquanto Chiquinho sequer é elegível para disputar as eleições. Confira o posicionamento no vídeo acima.

LEI POLÊMICA APROVADA

Ainda falando da Câmara de Araruama, os vereadores aprovaram, nesta quinta-feira (23), os polêmicos projetos de lei que tratam do reajuste salarial dos professores e do auxílio-alimentação para algumas das profissões da área da Educação. A vereadora da oposição, Penha Bernardes (PL), relembrou que o município deveria, de acordo com os reajustes do Piso Nacional do Magistério, conceder 48,19%, referentes aos aumentos de 2022 e 2023. No entanto, vai conceder apenas 14%, sendo 7 neste ano e os outros 7 no ano que vem. Além da defasagem, a vereadora argumentou que o projeto de lei do auxílio-alimentação de R$ 1 mil segrega os servidores da pasta, já que não é para todos. O voto a favor da parlamentar se deu por conta da medida não deixar de ser um avanço. Aliás, o Sindicato dos Servidores Municipais está de olho na situação e tem uma assembleia geral marcada para esta noite. Vamos acompanhar os próximos capítulos dessa história.

MAIS UMA BAIXA NA CÂMARA

A propósito, o vereador araruamense Sargento Raimundo (PT) foi comunicado da decisão do TRE que cassou seu mandato. Portanto, já na sessão desta quinta-feira (23), ele não participou mais como parlamentar da Casa. O partido de Raimundo foi condenado por conta de supostas candidaturas laranja para preencher a cota feminina da nominata nas eleições de 2020. Com a decisão, todos os votos recebidos pela legenda foram anulados. O presidente da Câmara de Araruama, Nelsinho do Som (PSC), disse à coluna que recebeu um ofício da Justiça Eleitoral com a determinação da cassação de Raimundo e comunicando a Casa Legislativa para esperar uma recontagem de votos para que um novo vereador seja empossado. A situação é parecida com a do ex-vereador Sérgio Murilo (REP). Na ocasião, a recontagem de votos permitiu que Rodolfo Buda (PSC) retornasse à Câmara. Na mesma ação que cassou o mandato de Raimundo, o presidente do PT de Araruama, Deco Bernardes, tornou-se inelegível por 8 anos. Desde 1º de março deste ano, ele ocupa a secretaria Municipal de Meio Ambiente. A coluna tentou contato com o Sargento Raimundo, mas não obteve resposta.

TAVA RUIM E PODE FICAR PIOR

Ainda sobre essa questão do áudio vazado de Chiquinho da ‘Educação’, ele faz questão de frisar que o repórter está enganado e que a saúde de Araruama está uma maravilha, incluindo a UPA. Mas não é bem assim. Há tempos que matérias sobre a população reclamando das dificuldades na saúde pública araruamense vêm sendo divulgadas, não só no Portal RC24h como em outros veículos. Um exemplo mais recente foi veiculado em reportagem desta quinta (23), com um final triste, infelizmente. O que só prova que o clamor da população é legítimo, verdadeiro.

ZÉ NA SEMANA TEIXEIRA E SOUSA

Em Cabo Frio, o prefeito José Bonifácio (PDT) participou do segundo dia da 32ª Semana Teixeira e Sousa. Na ocasião, a programação teve uma roda de conversa literária e declamação de poesias na Tenda Cultural, que está montada na Praça Porto Rocha, no Centro. No mesmo local, a Feira Literária, que conta com a participação das entidades do segmento e de autores locais, também foi um dos pontos altos da programação. No fim da tarde, no palco da Tenda Cultural, a artista plástica Fava Silva apresentou a performance “Demarcação: Uma força que nos alerta”. A 32º Semana Teixeira e Sousa segue até o dia 28 de março.

VAI DAR CASAMENTO?

Continuando em Cabo Frio, o presidente estadual do PT, João Maurício, jantou com o presidente da Câmara cabo-friense, Miguel Alencar (UNIÃO), na Passagem, nesta quarta (22), logo após sair da sede do Portal RC24h, onde foi o entrevistado do RC Cast. No cardápio, claro, as eleições 2024. Miguel contou que debateram várias pautas, entre elas, irem a Brasília juntos a fim de buscar espaço e ajudar a cidade da melhor forma possível. “Ele é a pessoa que vai ajudar nessa abertura. Falamos de política estadual e municipal, Maricá como referência em gestão, e ele representa isso. Temos muito alinhamento político”, disse Miguel. Na entrevista, Joãozinho já havia elogiado Miguel (veja o trecho aqui) e lembrou que o PT decidiu, em resolução de sua executiva municipal, que vai lançar candidatura própria. Miguel, por sua vez, tem dito que não está gostando nada dessa polarização entre Dr Serginho (PL) e Marquinho Mendes (MDB), e que se for da vontade geral da nação ele coloca o nome dele à disposição para furar essa bolha. Já o PT, está em busca de um nome robusto para representar a sigla. Será que vai dar casamento após esse “jantar romântico”?

MM PESCADOR

A propósito da presença do presidente estadual do PT em Cabo Frio, nesta quarta (22), quando também participou do RC Cast, quem apareceu logo após a entrevista foi o ex-prefeito Marquinho Mendes (sem partido). Marquinho, como todo bom pescador, fica esperando a garoupa descer das ondas e jogar a rede. Depois de Paulo Melo (MDB) e Magdala Furtado (PL), ontem foi em cima de Joãozinho Maurício. Segundo ele nos confidenciou ao pé do ouvido, quer que Miguel Alencar (UNIÃO) seja seu vice – e não candidato a prefeito – com as bênçãos do PT. A turma de petistas (de toda Região dos Lagos) que esteve aqui junto com Joãozinho não nos deixa mentir. Quando questionado sobre o ‘desejo’ de MM, Miguel respondeu apenas um “kkkk” no whatsapp. Se essa resposta significou sim, não ou talvez, não deu pra decifrar.

PREVENÇÃO A ENCHENTES

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), acompanhou, nesta quinta-feira (23), o início das obras de macrodrenagem no bairro Iguabela. No local, as três pontes no canal serão substituídas por novas galerias, visando uma maior vazão de água durante as fortes chuvas. Ao lado de seu chefe de Gabinete, Fábio Costa, Vantoil parabenizou o secretário de Obras, Alexandre Freitag, e a subsecretária Dayana Monteiro, assim como a toda a equipe.

REUNIÃO NO DER

Ainda sobre Iguaba, o secretário municipal de Planejamento, Eron Bezerra, esteve nesta quinta-feira (23) no Departamento de Estradas de Rodagem (DER), no Rio, com o comandante-geral do BPRv do Estado, coronel Carmo, com a coronel Priscila e o presidente do DER, Pedro Henrique Ramos. Na pauta, a devolução do antigo local do BPRv em Iguaba e a ida da corporação para o novo prédio, construído pela Prefeitura. A previsão é que em abril já estejamos fazendo essa permuta para que a gente possa ter uma segurança maior. Porque a partir desta transferência, a gente elimina várias entradas que existem antes do BPRv e que possibilitam fuga de meliantes”, explicou Eron.

APRESENTAÇÃO DE SECRETARIA

Em Armação dos Búzios, o secretário de Pesca, Agricultura e Esportes Náuticos, Uriel da Costa Pereira, mais conhecido como Uriel da Saúde, apresentou ao prefeito Alexandre Martins (REP), nesta quinta-feira (23), a nova sede da secretaria. O evento contou com a participação de diversas autoridades municipais. Na ocasião, Uriel agradeceu ao chefe do Poder Executivo pela oportunidade de comandar uma pasta tão importante para a cidade. Ele também fez questão de agradecer a presença dos pescadores presentes no evento e se colocou à disposição para colaborar com as demandas da categoria. O prefeito disse que essa pasta foi criada para atender, principalmente, os pescadores do município.

REUNIÃO COM SEBRAE

Ainda em Búzios, o prefeito Alexandre Martins teve uma reunião, nesta quarta-feira (22), com as secretarias de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico e Meio Ambiente e Urbanismo e a coordenadora regional do SEBRAE, Ana Cláudia Melo Vieira. O encontro foi marcado para apresentar discussões que viabilizam políticas públicas a nível regional para cidade. De acordo com a coordenadora responsável por apresentar o projeto Líder, trata-se do maior e mais estratégico programa de políticas públicas do SEBRAE. Com três mil lideranças pelo país, desde 2007. O programa traz encontros mensais, palestras com lideranças públicas e privadas, mesas de planejamento estratégico regional. O evento do projeto Líder será realizado no dia 13 de abril a partir das dez da manhã e contará com autoridades políticas da Região dos Lagos.

REVISÃO DE SALÁRIOS

Ainda na península buziana, a Câmara Municipal aprovou, nesta quinta-feira (23), o projeto que concede a Revisão Geral Anual dos salários e vencimentos dos servidores municipais no percentual de 6%. A matéria do Poder Executivo foi aprovada em regime de urgência especial, e a lei passará a produzir efeitos a partir do dia 1º de março. Conforme o Projeto de Lei, a revisão abrange os salários e vencimentos básicos dos agentes políticos, servidores ocupantes de cargo efetivo e em comissão, contratados por tempo determinado dos Poderes Executivo e Legislativo, sendo extensiva aos inativos e pensionistas. O percentual foi fixado em decorrência da inflação acumulada de 5,71%, apurado pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) no período de janeiro de 2022 a janeiro de 2023. Assegurada pela Constituição Federal, a revisão geral anual visa promover a reposição de perdas financeiras provocadas pela inflação no período de um ano.

NOVO EMPREENDIMENTO NA ALDEIA

Em São Pedro da Aldeia, nesta quinta-feira (23), o prefeito Fábio do Pastel (PL) recebeu no gabinete o proprietário das Lojas Caçula, Eduardo Cassio, conhecido como Duda da Caçula. O encontro marcou um primeiro contato de prospecção entre as partes, destacando São Pedro da Aldeia como uma área de interesse da rede para instalação de uma nova unidade da Caçula na região. Na oportunidade, foram debatidas questões relacionadas ao comércio local, ao crescimento econômico da cidade e possíveis locais para instalação da loja. Participaram da reunião os secretários de Governo, Luiz Fernando Gomes Jr., e de Desenvolvimento Econômico, Claudio Viviani, o diretor de Desenvolvimento Econômico, Sandro Bouth, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Denilson Guimarães (SDD), além de representantes das Lojas Caçula.

BANCO DE ALIMENTOS

Ainda em São Pedro, Fábio do Pastel recebeu, nesta semana, o diretor do Centro de Abastecimento da cidade (CEASP), Marcio Piratello, para uma apresentação relacionada ao projeto “Banco de Alimentos”. Durante o encontro, foi debatida a viabilidade de implantação e estruturação do projeto no município, além de alinhar estratégias de logística. O “Banco de Alimentos”, iniciativa apresentada pelo CEASP, tem como objetivo oferecer um destino a toneladas de alimentos que não tenham mais valor comercial, embora possuam perfeitas condições de consumo. A previsão é de que o projeto piloto contemple apenas o município de São Pedro da Aldeia. Estiveram presentes na reunião os secretários de Governo, Luiz Fernando Gomes Jr.; de Desenvolvimento Econômico, Claudio Viviani; de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, Thiago Ribeiro; de Assistência Social e Direitos Humanos, Diana Alves; o diretor de Desenvolvimento Econômico, Sandro Bouth, e o chefe de gabinete, Moisés Batista.

Redação
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo