InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (22)

Alexandre Martins tem audiência com Cláudio Castro; Entrevista de Magdala Furtado continua repercutindo em Cabo Frio; Novos vereadores diplomados; Rafael Peçanha no RC Cast; Vantoil Martins lança obras em São Miguel; Fábio do Pastel de volta à Aldeia; Andinho na mira do TCE; Vereador de Araruama na peleja contra a cobrança de sacolas plásticas; Manoela Peres palestra em evento pré-WSL... E muito mais!

AUDIÊNCIA COM GOVERNADOR

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (22) começa com Armação dos Búzios por conta de uma agenda do prefeito, Alexandre Martins (REP), e do secretário municipal de Pesca, Agricultura e Esportes Náuticos, Uriel Costa, com o governador Cláudio Castro (PL) e o secretário Estadual de Governo, Bernardo Rossi. A audiência foi no Palácio Guanabara, no fim da tarde de quarta (21). Segundo Uriel, o prefeito reivindicou a UPA da Rasa e também pediu as obras da Estrada da Fazendinha. Além disso, Alexandre requereu o BPTur, que é a Polícia Turística, para Búzios, e solicitou uma unidade do BPRv na entrada da Fazenda Campos Novos, ali nos acessos a cidade. A reunião durou, mais ou menos, uma hora. Castro disse que ama muito Búzios e falou que vai trabalhar para viabilizar esses pedidos do Alexandre.

AMIGO DA EDUCAÇÃO

Ainda falando sobre Búzios, o prefeito Alexandre Martins recebeu, nesta quinta-feira (22), uma homenagem no 76º Fórum de Dirigentes Municipais de Educação. Na ocasião, o chefe do Poder Executivo Municipal foi agraciado com o Certificado Prefeito Amigo da Educação. O evento, que teve início neste dia 21 de junho, no Hotel Atlântico Búzios, tem entre os objetivos a troca de experiência entre os dirigentes em relação as ações bem sucedidas no que tange a de prevenção e de segurança nas unidades escolares. Neste mesmo evento, o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia de Búzios, Rodrigo Ramalho, foi eleito para compor a mesa diretora da União dos Dirigentes Municipais da Educação do Rio de Janeiro (Undime-RJ).

EMPODERADAS EM BÚZIOS

A secretaria da Mulher de Búzios, em parceria com o governo do Estado do Rio de Janeiro, inaugurou, nesta quarta-feira (21), o polo do Projeto Empoderadas, no bairro Rasa, voltado ao combate à violência de gênero. O projeto, que foi inaugurado pela secretária, Daniele Guimarães, funcionará na Casa da Mulher Buziana. Empoderadas é um projeto direcionado à prevenção e enfrentamento à violência de gênero, e mostra às mulheres quais são as principais situações de risco de violência e de que forma prevenir e sair delas através de técnicas esportivas de defesa. A superintendente do projeto é a lutadora de jiu-jitsu e MMA, Érica Paes, especialista em Segurança Feminina e faixa preta, 5° grau; e ex-atleta profissional de MMA. A inauguração do polo contou com a presença de várias autoridades do município, como o vice-prefeito, Miguel Pereira (PL), e o presidente da Câmara, Rafael Aguiar (REP).

DESVIANDO O FOCO

Continua rendendo a entrevista da vice-prefeita Magdala Furtado (PL) dada ao RC Cast na última terça (20). O governo montou força-tarefa com imprensa parceira e com discurso na Câmara, tentando emplacar uma narrativa que parece não ter aderência nas ruas. O questionamento de Magdala é sobre aqueles que usam a ausência do prefeito José Bonifácio (PDT) no comando da Prefeitura para fazer negócios escusos, por isso ela disse ter feito requerimento solicitando informações sobre licitações e contratos. Empresários denunciam, não é de hoje, esquemas escabrosos como venda de folha de pagamento da saúde, superfaturamento de shows, gastos desmedidos com setores dos mais diversos, adesão infinita a atas de outras cidades, entre outros escândalos que pipocam no canal de denúncia do RC24h. Também não é de hoje que os vereadores da oposição,como Roberto Jesus (MDB) e Carol Midori (PP), protestam contra essa falta de transparência na Câmara. Dizer que Zé governa porque vai de vez em quando a uma inauguração ou aparece, vez por outra, na Prefeitura, é subestimar a inteligência da população coletivamente.

PERGUNTAS QUE NÃO CALAM

Magdala também denunciou o organograma dela como vice e sua sala na sede do executivo: onde estão esses servidores? Ela disse que são fantasmas. E quem ocupa a sala dela? Onde está esse espaço? Por que esse grupo do PDT tem tanto medo de Magdala? Essas são algumas perguntas que mereciam respostas. Curioso é que ela era tudo de bom na campanha. Após o grupo do PDT assumir, os postos chaves ficaram com aqueles que eles diziam que não teriam cargo e a vice foi isolada, completamente, com seis meses de governo. Se alguém souber responder essas perguntas que o faça, queremos entender como uma pessoa querida vira uma “grileira bandida” em menos de seis meses. Aliás, é muito comum que mulheres que lutam por seus direitos sejam transformadas em “bruxas”, em “bandidas”. Tem sido assim ao longo da história da humanidade. E esse tipo de prática diz muito mais sobre quem espalha esse tipo de narrativa do que o fato em si. O pessoal me chamou a atenção dizendo o seguinte, que talvez o medo dessa turma de Magdala é perceber que ela pode despontar no cenário político e se tornar uma nova liderança. E eles não costumam gostar disso. Vide o que fizeram com Davi Souza, Rafael Peçanha, Aquiles Barreto, Jefferson Vidal. Então, por que eles têm medo de Magdala? Será porque temem que ela se torne uma liderança política na cidade?

CONFIRA COMO FOI A ENTREVISTA DE RAFAEL PEÇANHA NO RC CAST

Falando em RC Cast, o entrevistado do 86º episódio, nesta quinta-feira (22), foi o secretário adjunto de Ciência e Tecnologia e pré-candidato a prefeito de Cabo Frio pelo PT, Rafael Peçanha. Entre os assuntos, falou o porquê de sua volta à política. Nas perguntas enviadas por internautas, foi questionado haveria possibilidade de abrir mão da candidatura, como fez no pleito de 2020 que elegeu José Bonifácio (PDT). Ainda na entrevista, Rafael citou, em sua opinião, sobre os erros e acertos do prefeito cabo-friense. Confira na íntegra, no site do RC.

_______________

VEREADORES DIPLOMADOS

Em um ato virtual, nesta quinta-feira (22), o TRE emitiu os diplomas de Ruy França (CID) e Átila da Ótica (Avante), os novos vereadores de Cabo Frio. Em publicação nas redes sociais, Átila comentou que teve uma reunião com o presidente da Câmara, Miguel Alencar (UNIÃO), e a posse dos nobres edis está marcada para a próxima quinta (29). Nas redes sociais, Ruy agradeceu a “Deus, minha família e a todos os eleitores que acreditaram e votaram em mim”. Ele também convidou a todos para comparecerem a posse do mandato, na próxima semana. Ruy França e Átila da Ótica foram eleitos vereadores após a cassação dos mandatos de Vincius Corrêa (PP) e Vanderson Bento (PTB) pela Justiça Eleitoral por suposta fraude a cota de gênero cometida pelos partidos deles nas eleições de 2020.

ORDEM DE INÍCIO DE OBRAS

Em Iguaba Grande, o prefeito, Vantoil Martins (CID), esteve no bairro São Miguel nesta quinta-feira (22) e deu a ordem de início para duas novas obras – da nova creche e de uma quadra poliesportiva no bairro – e ainda lançou a pedra fundamental da construção de uma UBS da região. Uma grande comitiva acompanhou o prefeito, com o secretariado em peso presente nas ações. Estiveram lá Rogério Maia, presidente do Previguaba; os secretários Wallace Martins, de Desenvolvimento Econômico e Urbano; Miquéias Gomes, da Cultura; Jorgino Fabiano, da Fazenda; Vinícius Lavalle, do Meio Ambiente; Jales Lins, de Educação e Governo; Vagnei Lessa, de Agricultura e Pesca; Fábio Costa, chefe de Gabinete e Segurança e Ordem Pública; Valdeci Junior, de Administração; e Carla Valle, da Saúde. Além deles, o vice-prefeito, Alexandre da Farmácia (PL), marcou presença, assim como os vereadores Silvana Grimauth (CID), Pastor Mauro (PL), Junior Bombeiro da Saúde (MDB), Alan Rodrigues (MDB) e Elifas Ramalho (PP).

DE VOLTA À ALDEIA

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), chegou de Brasília nesta quinta-feira (22). Por volta das 12h, ele já estava no Rio de Janeiro. Ao longo dessa semana, Fábio esteve na capital federal, onde se reuniu com parlamentares da bancada federal do Rio de Janeiro para captar recursos e investimentos para a cidade, além de apresentar as demandas do município. O prefeito também foi recebido, conforme você leu na coluna, pela ministra do Turismo, Daniela Carneiro, e pelo secretário de Assuntos Federativos da Presidência, André Ceciliano. Entre os vários projetos do município, está a captação de recursos para o projeto Orla Centro/Pitória. Fábio foi recebido pelos deputados federais Gutemberg Reis (MDB), Max Lemos (PDT), Aureo Ribeiro (SDD) e Altineu Côrtes (PL). Também participaram das reuniões o secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano aldeense, Fernando Frauches, e os assessores Felipe Macedo e Ney Prevatto. O prefeito aldeense tem volta marcada à capital federal no dia 4 de julho para apresentar alguns projetos ao ministro das Cidades, Jader Filho.

VEREADOR MAU PAGADOR?

O cenário político em São Pedro da Aldeia está pegando fogo. É que nesta semana, o vereador Isaías do Escolar (PROS) brigou com um prestador de serviço de uma das empreiteiras contratadas pela Prefeitura, como publicamos na coluna da última terça (20). Segundo apurado pelo jornal O Dia, Isaías se dirigia para uma fiscalização de obra em uma das diversas escolas em reforma na cidade, quando começou a filmar o prestador de serviço, que não consentiu com a gravação. O caso foi parar na delegacia, subindo inclusive à esfera da Polícia Civil. Um dos fatos que chamou a atenção foi o acirramento político advindo desse fato, uma vez que o vereador foi flagrado algumas vezes com opositores ao prefeito Fábio do Pastel (PL), como a ex-vereadora Bia de Guga que está conversando com o também ex-prefeito aldeense, Cláudio Chumbinho (REP). Será que se ele não fosse vereador iria ter essa colher de chá pra ele? Procurado pela coluna, Isaías se defendeu e disse que o imóvel cujo tributo está atrasado pertence à ex-esposa. Além disso, mês passado, a defesa do vereador entrou com recurso, na primeira instância, visto que o caso do IPTU já prescreveu (mais de dez anos) e pede, entre outros, que o CPF dele seja retirado dos cadastros restritivos de crédito.

ANDINHO NA MIRA DO TCE

O ex-prefeito de Arraial do Cabo Wanderson Cardoso de Brito, o Andinho, está, novamente, na mira do TCE. Um acórdão, assinado pelo conselheiro do órgão Marcelo Verdini Maia, dá determinações após uma grave denúncia envolvendo a obra do Teatro Municipal de Arraial do Cabo, localizado na Praça do Sindicato. De acordo com os dados revelados, o valor total da obra foi estimado em R$ 4.848.973,87. No entanto, apenas 10% desse valor, o equivalente a R$ 1.286.366,73, foi de fato executado. Surpreendentemente, o montante de R$ 2.935.880,60 foi executado indevidamente, representando um desvio significativo de recursos públicos. Segundo o TCE-RJ e o MP-RJ, a empreiteira responsável pela construção do teatro, a Redemasther Construção Civil e Empreendimentos Imobiliários EIRELI, terá que se justificar e apresentar sua defesa em um prazo de 15 dias. Além disso, os agentes públicos envolvidos também foram citados na decisão, incluindo o Fiscal da Obra, José Roberto Jung, e o então secretário de Obras, Adiel Almeida dos Santos. Conforme estabelecido pelo TCE-RJ, caso não haja uma defesa adequada ou pagamento do valor indevidamente executado no prazo determinado, a empreiteira e os responsáveis poderão ser obrigados a ressarcir o município de Arraial do Cabo. A decisão do TCE inclui uma comunicação aos agentes públicos que ocuparam o cargo de Prefeito Municipal e Ordenador de Despesa, no caso, Andinho e Luciano Farias Aguiar, bem como o prefeito, Marcelo Magno (PL), para que tomem ciência dessa situação.

TREINAMENTO PARA AGENTES

Conforme você leu na coluna Boca Miúda desta quarta-feira (21), a Prefeitura de Arraial do Cabo está de olho na Bandeira Azul para a Ponta da Alcaíra e até assinou, com a Prolagos, um Termo de Cooperação Técnica que coloca a concessionária como um dos parceiros para a conquista deste selo de excelência. Nesse sentido, nesta quinta (22), o município teve um treinamento para os agentes que irão coletar as primeiras amostras de água na Ponta da Alcaíra, passo essencial para a obtenção do selo Bandeira Azul no local. Ao todo, serão 40 recolhimentos ao longo do monitoramento, sendo a primeira na próxima terça (27). A qualidade da água será analisada para verificar se o local segue os critérios necessários para ser enquadrado no programa que premia praias, marinas e embarcações de turismo pela sua gestão ambiental e segurança.

NA PELEJA DAS SACOLAS

O vereador de Araruama Elói Ramalho (PSD) apresentou, na sessão desta quinta-feira (22), um novo Projeto de Lei na Câmara determinando o fim da cobrança das sacolinhas plásticas em estabelecimentos comerciais da cidade. “Não abro mão [dessa lei]. Os vereadores me apoiam nessa questão aí. Na vez passada, o projeto foi engavetado na CCJ. Eles entenderam que o ex-vereador Raimundo [Sargento Raimundo, PT] tinha colocado um projeto parecido. E aí, tiraram o meu de pauta”, relembrou. Ramalho disse que provou a legalidade do projeto, que é o mesmo aprovado em Iguaba Grande. “Vários vereadores disseram que vão votar a favorável”, declarou o parlamentar. Na época em que propôs a lei, Elói era um “moleque político”, nas palavras da prefeita Lívia de Chiquinho (PP) e de seu marido, Chiquinho da Educação (MDB). Será que agora, que ele é vice-líder de Governo, a matéria vai conseguir a sanção?

Manoela Peres na WSL Academy, nesta quinta-feira (22)

INAUGURAÇÃO DO CRAS NA EXPECTATIVA DO MUNDIAL DE SURFE

A Prefeitura de Saquarema inaugurou, nesta quinta-feira (22), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Porto da Roça. A unidade vai atender os moradores do Gravatá, Mombaça, Areal, Jardim, Morro da Cruz, Porto Novo, Vila, Itauna, Nova Itaúna, Leigo, Guarani e Verde Vale. As expectativas no município, agora, se voltam para a etapa brasileira do Mundial de Surfe, que começa nesta sexta (23). Inclusive, nesta quinta, Manoela Peres (PL), a prefeita, conduziu uma palestra no evento WSL Academy.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo