InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (21)

CPI da Covid em Cabo Frio sai de cena sem mostrar a que veio; Zé Bonifácio se reúne com pastores; Fábio do Pastel não aparece para audiência do MPF sobre merenda e São Pedro leva zero da Firjan; Ayron Freixo dá conselho na tribuna; Alexandre Martins quer manter Paulo Freire; Vantoil Martins acompanha comemoração das crianças; Mais um vereador araruamense vai deixar a base de Líva; Prefeito baiano visita Maricá para ver projetos sociais; Saúde na berlinda em Rio das Ostras... E muito mais!

É SÓ ISSO, NÃO TEM MAIS JEITO

Acabou-se o que era doce. A CPI da Covid da Câmara de Cabo Frio chegou ao fim oficialmente após a última reunião nesta quinta-feira (21). O prazo para renovar a comissão por mais 90 dias venceu no dia 14. Eram necessárias as assinaturas de seis vereadores, mas apenas o presidente da CPI, Roberto Jesus (MDB), Caroline Midori (DC) e Léo Mendes (DC) assinaram o pedido. Ao longo de três meses, a comissão que pretendia analisar centenas de processos ligados a pandemia, analisou apenas um – e não completamente, diga-se de passagem: os respiradores. A CPI demonstrou show de desarticulação, não mostrou a que veio e não serviu nada além de palco para bravata.

A PIADA PRONTA

Exemplo disso é a própria relatoria da comissão. Ou a falta dela, né? Na melancólica reunião final da CPI, o relator Rodolfo de Rui (SDD), com muita naturalidade, disse que não houve tempo hábil para produzir o relatório, que o documento foi “comprometido” porque foram muitos requerimentos aprovados respondidos pela Prefeitura. Ou seja, para o relator, tinha “muita informação”, o que inviabilizou a produção do texto. O vereador ainda lamentou que não tivesse havido a renovação da CPI, embora não tenha assinado para que a comissão continuasse. Por fim, Rodolfo ainda reclamou que pediu aos colegas da CPI para enviarem apontamentos para ajudar na finalização do relatório, mas apenas Alexandre da Colônia (DEM) fez o dever de casa. Tem como ficar mais 5ª série que isso?

NOS BASTIDORES

Mas o que teria levado essa comissão, tão alardeada, a um retumbante fracasso? Os comentários de bastidor dão conta que o afã do presidente da comissão, Roberto Jesus, de protagonizar a CPI, com direito aquele episódio do galpão da saúde e afins, teria aberto os olhos dos colegas para intenções escusas de que o vereador não queria nada além de palco com investigações que não apontavam nada e não chegavam a lugar nenhum. Dizem, inclusive, que Roberto teria “furado os olhos” de parlamentares. Os colegas de Câmara não teriam tido coragem para peitá-lo porque ele é policial. A gente mesmo já viu a pegada dele em transmissões da Câmara, inclusive, com vereadores como Vanderson Bento (PTB). Pelo sim, pelo não, dizem que foi esse o determinante para o fim anunciado da comissão.

PASTORES COM ZÉ

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT) recebeu nesta quarta-feira (20), 20 representantes do Conselho de Pastores do município para discutir a polêmica do Conselho Municipal de Diversidade Religiosa e Combate à Intolerância. A reunião teve a presença do secretário de Governo cabo-friense, Davi Souza, e do vereador Vanderson Bento (PTB). Ao Portal RC24h, Bento disse que a reunião foi muito boa e que o prefeito escutou as reivindicações feitas pelos pastores. Vanderson contou que vai se reunir nesta sexta (22), com alguns pastores e com Superintendente de Promoção da Igualdade Racial, Manoel Justino, e representante das religiões de matriz africana, para afinar a composição para o Conselho de modo igualitário. Por exemplo, com seis cadeiras para matriz africana e outras seis para o cristianismo, incluindo protestantes, católicos e kardecistas.

FALTOU À AUDIÊNCIA COM MPF

De São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL), se recusou a participar da audiência do Ministério Público Federal, que estava marcada para a tarde desta quinta-feira (21), acerca da ação movida a partir de uma denúncia, feita mês passado, da distribuição de legumes e e frutas impróprios para consumo na merenda escolar. Aliás, o município não teve nenhum representante e, segundo o procurador do MPF, Leandro Mitidieri, vai mandar por escrito qual foi a justificativa para tal. Conforme o procurador, o prefeito não participou por conta da presença de Vinny Mello, que é o autor da representação. “Não se pode vetar a participação do autor da ação. Com essa recusa, que eu não achei correta, vou tomar a medida judicial cabível, já que não tem como conversar com o município. Vamos registrar que o município não participou. Não vai ter mais reunião”, sentenciou Mitidieri. Vale lembrar que essa não é a primeira vez que Pastel se recusa a qualquer tipo de diálogo com Vinny, o autor da ação. Recentemente, quando iria acontecer uma audiência do prefeito com a população do Campo Redondo, por conta das explosões nas pedreiras, o prefeito também retirou o time de campo.

NOTA ZERO

Saiu nesta quinta-feira (21), o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), que revelou que quase 70% das cidades fluminenses têm situação fiscal difícil ou crítica. Na Região dos Lagos, São Pedro da Aldeia foi o único município com nota zero em um dos indicadores. Em 2020, a cidade terminou o ano sem recursos em caixa suficientes para fazer frente às despesas postergadas. Por isso, recebeu nota zero em Liquidez, o que influenciou para uma gestão fiscal crítica. Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio e Iguaba Grande estão fora da base devido à indisponibilidade de dados ou inconsistência nas informações declaradas. Ainda sobre a Costa do Sol, na média, a gestão fiscal foi marcada por baixa autonomia e baixo nível de investimentos. Saquarema foi o único com boa gestão fiscal e por isso se destacou. Apesar da baixa autonomia, o município apresentou nota máxima em dois indicadores, no IFGF Gastos com Pessoal e no IFGF Liquidez, e teve alto nível de investimentos. Neste contexto, Saquarema foi a 8ª melhor gestão fiscal do estado do Rio de Janeiro.

‘TODO TODO SE QUERENDO’

Enquanto isso, no Arraial do Cabo, o que a turma do beco da fofoca comenta é que o prefeito, Marcelo Magno (PL), deve ter passado aquele perfume “Chora nos meus pés”. É que o vereador Ayron Freixo (REP) não tem medido esforços para receber e cativar atenção do chefe do Executivo municipal. Em um posicionamento que chegou a impressionar os colegas edis na sessão da Câmara desta quinta-feira (21), o ex-oposicionista usou a tribuna para aconselhar aos vereadores que entrassem em contato com os secretários da Prefeitura antes de criticá-los na Câmara. Isso porque, segundo Freixo, pode ser que os secretários estivessem desenvolvendo ações para sanar o problema e o vereador poderia acabar sendo injusto na colocação. Um zagueirão desses, bicho?

‘PAULO FREIRE É NOSSO’

Em Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) recebeu nesta quinta-feira (21), na praça em frente à Prefeitura, os representantes do Colégio Paulo Freire. Eles trouxeram um termo de compromisso para o gestor assinar, garantindo que o município vai lutar pelo colégio. Alexandre lembrou que o Ministério Público já bateu o martelo obrigando o Estado a assumir o que é de sua competência, mas fez questão de assinar o termo de compromisso e garantiu que fará todo o possível para manter a instituição no município. “É a primeira vez que os representantes do Colégio Paulo Freire me procuram. Sempre estou aberto ao diálogo, vamos brigar juntos, estou assinando este compromisso com vocês, o Paulo Freire não vai para o Estado”, afirmou o prefeito.

SEGUE PLANEJAMENTO DO FIM DE ANO

Que Búzios vai bombar nesta alta temporada, isso ninguém duvida, já demos várias notas sobre como o balneário está retomando a economia, e paralelo a isso, o executivo tem corrido atrás para que o planejamento saia perfeito. São muitos detalhes a se atentar, principalmente no quesito segurança. De olho nisso, o secretário de Turismo, Dom de Búzios se reuniu nesta quarta (20) com o tenente-coronel Torres para definir as estratégias e planejamentos para a legalização da realização dos eventos de fim de ano. Durante o encontro, ficou agendada para o dia 4 de novembro uma palestra para orientar os produtores de eventos do município. O objetivo é que todos estejam aptos a realização de eventos que atendam devidamente todas as normas que regulamentam a atividade.

MÊS DAS CRIANÇAS EM IGUABA

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID) acompanhou na manhã desta quinta-feira (21), uma comemoração relativa ao mês das crianças para aproximadamente 150 assistidos pelo Projeto Monike Azevedo, que conta com o apoio da Prefeitura. O evento foi na quadra da Associação Profissional dos Instrutores de Aprendizagem, de Treinamento, de Formação e Orientação Profissional do Estado do Rio de Janeiro (Apierj) e contou com atividades e palestras sobre sustentabilidade e ensinamentos sobre saúde bucal. “Queremos e motivamos parcerias com a sociedade civil organizada e com a iniciativa privada. O Projeto Monike Azevedo, com mais de 10 anos de fundação em Iguaba Grande, realiza um brilhante trabalho voltado para a criança e ao adolescente. Sempre estaremos de braços dados por possuirmos o mesmo DNA, que é o de investir na criança e no adolescente. Nosso objetivo é cuidar das pessoas”, declarou Martins. “A energia que a gente espalha é a mesma que a gente recebe. Estamos ensinando aos nossos alunos, através do esporte, a prática de compartilhar com o próximo o que não é mais usado, levando alegria a outras pessoas”, disse a fundadora do projeto, Monike Azevedo.

DEIXANDO A BASE

Em Araruama, na sessão da Câmara de Vereadores desta quinta-feira (21), o vereador Elói Ramalho (PSD) fez um pronunciamento dando a entender que está deixando a base do governo. Não houve afirmação direta e contundente, mas para bom entendedor, está bem clara a posição do parlamentar. Elói já vinha se queixando que não recebe a mínima atenção do executivo. Lamentou a questão do Sine, que ele já estava articulando no Estado e ninguém deu a menor bola. Nesta sessão, Elói inclusive já botou um requerimento pra jogo. Quer que o executivo explique bem explicadinho sobre os gastos na saúde. À coluna, ele disse que vai enviar ofício à prefeita Lívia de Chiquinho (PP) cobrando explicações sobre compra de insumos e medicamentos. Se realmente se concretizar sua saída, Elói será o segundo a deixar a base, depois do Amigo Valmir (MDB), que deixou a liderança do governo.

MADRE DE DEUS EM MARICÁ

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), recebeu, nesta quarta-feira (20), Dailton Filho (PSB), prefeito de Madre de Deus/BA. Segundo Horta, o vice-prefeito maricaense, Diego Zeidan (PT), apresentou ao chefe do Executivo do município baiano programas e projetos de Maricá, como a Moeda Mumbuca, os Vermelhinhos e as bikes compartilhadas. “Sempre estaremos aqui para compartilhar nossas boas experiências e políticas públicas transformadoras com outras cidades. É sempre muito gratificante contribuir pela evolução de outras regiões de nosso Brasil e saber que cada vez mais pessoas estão tendo suas vidas transformadas para melhor. Que nossa Moeda Social Mumbuca, o transporte público com Tarifa zero e tantos outros programas sigam sendo inspirações por vida melhor país afora”, escreveu Fabiano.

SAÚDE DE RIO DAS OSTRAS NA BERLINDA

Depois que uma denúncia no Ministério Público feita por um funcionário da Saúde de Rio das Ostras na semana passada (funcionário que foi exonerado logo depois, na mesma semana) parece que uma caixa preta de abriu no município. A denúncia de que uma empresa denominada RG Consultoria e Planejamentos, conhecida também como RG Sistemas e o prefeito Marcelino Borba (PV) estariam envolvidos em uma suspeita de corrupção no pagamento dos serviços prestados foi só o início. Nessa quarta-feira (20), a Comissão Permanente de Saúde na Câmara de Vereadores requereu a convocação de dezenas de funcionários da Pasta para que prestes esclarecimentos, nesta sexta-feira (22), sobre a atuação da empresa RG Consultoria no município. Na convocação é relatado que entre os motivos principais estariam a “prestação de serviços sem cobertura contratual, sua contratação, recebimentos de equipamentos, medições e pagamentos efetuados, ou não”. Entre os convocados estão: Lívia Chelles e Anderson Huguenin, da Procuradoria Geral, Ricardo Silva Lopes, da Secretaria de Controle Interno, e Lenise Maria Pedrosa, da Secretaria de Saúde. O que será que vai sair dessa convocação? Só podemos ter certeza que ainda tem muito cachorro nesse mato. O RC24h acompanha os (intermináveis) desdobramentos.

COMTE EM MACAÉ

Macaé sediou, nesta quinta-feira (21), o Congresso Municipal do partido Cidadania. O evento ocorreu na Câmara Municipal com o objetivo de firmar a liderança da sigla no estado. O prefeito de Macaé e presidente da sigla, Werlberth Rezende (CID), fez a convocação e convidou o presidente estadual do partido e ex-deputado federal Comte Bittercourt. Na pauta do encontro, a eleição de novos diretórios e a discussão da declaração de posicionamento político do partido. Comte também esteve em Cabo Frio nesta quarta-feira. O que será que vêm por aí?

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content