A ORDEM É ARREGAÇAR AS MANGAS
A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (2) começa por Cabo Frio, onde o prefeito Serginho (PL), acompanhado do vice, Miguel Alencar (União), que também é o secretário de Cidade, mal assinaram o termo de posse e deram entrevista, nesta quarta (1º), partiram para o que realmente urge: ordenar a cidade e resolver as pendências financeiras deixadas pela ex-prefeita Magdala. E não foram só os dois, Serginho colocou praticamente todo o primeiro escalão pra começar a trabalhar neste 1º de janeiro. Arrumar a casa é palavra de ordem: nas secretarias, titulares e parte da equipe (que já foi definida) vistoriaram seus departamentos, fizeram limpeza dos espaços e inventário. Trabalho de formiguinha mesmo. Até porque a missão vai ser árdua neste primeiro momento, quando Magdala deixou a administração municipal quase sem nenhum centavo e uma dívida de R$ 64 milhões (veja vídeo abaixo), oriunda da folha de pagamento de dezembro e 13º da Saúde. Além disso, a ausência de homologação dos valores do IPTU, o que impede a arrecadação do imposto no início do ano.
__________________
VISTORIA NAS UPAs
Ainda no dia 1º, Serginho, Miguel e a secretária de Saúde, Beatriz Trindade, realizaram uma vistoria nas duas UPAs, primeiro em Tamoios, no 2º distrito. O trio conversou com pacientes que esperavam atendimento e com diretores técnicos da unidade. “Em médio prazo, vamos trabalhar para melhorar a infraestrutura da UPA, que está muito deteriorada”, declarou o prefeito. Na unidade do Parque Burle, que já recebe obras emergenciais, como a de banheiros que não funcionavam, conversaram com pacientes sobre o tempo de espera de atendimento e não houve reclamações. “Hoje começamos pelas UPAs, mas vamos continuar presentes em todas as unidades para oferecer o melhor atendimento para a nossa população”, declarou Beatriz.
FIZERAM UM “L” PRA DESBLOQUEAR O CELULAR
Agora, uma situação curiosa pra não dizer, no mínimo, inusitada ou absolutamente sem lógica. A secretaria de Comunicação, agora pilotada por Paulo Becker, passou um ligeiro perrengue nesses primeiros dois dias de trabalho. Os acessos às redes sociais, email e celular estavam bloqueados. A equipe vinha solicitando o desbloqueio desde a última semana de 2024, e apesar de obter resposta positiva, ainda havia uma dificuldade, pois não bastavam apenas login e senha, era necessário um código enviado para um e-mail ou telefone associado às contas. E ninguém sabia informar senha ou como desbloquear o celular. E não é que a turma descobriu como desbloquear o telefone? Fizeram um “L” e pronto, celular desbloqueado, já passava do meio-dia desta quinta (2). Desta forma, obtiveram acesso ao e-mail institucional e estão, gradualmente, atualizando as senhas e demais informações necessárias.
FAVAS CONTADAS
Ainda em Cabo Frio, teve eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal, logo após a posse dos vereadores. O presidente da Casa para o biênio 2025-2026 será Vaguinho (PL), o mais votado em 6 de outubro (6.060 votos). A coluna já havia antecipado aqui. Como vice-presidente da Casa, o vereador Vanderlei Bento (União); e como 1º e 2º secretários, Paulo da Paulana (PL) e Jean da Autoescola (PP). Os demais vereadores são: Johnny Costa (PP), Alfredo Gonçalves (REP), Jefferson Vidal (PODE), Rodolfo de Rui (PL), Luís Geraldo (REP), Vinicius Corrêa (PP), Tatá de Tamoios (PRTB), Milton Alencar (PODE), Josias da Swel (PL), André Jacaré (PSB), Oseias de Tamoios (PV), Thiago Vasconcelos (Avante) e Claudinho da Padaria (PODE).
INTEGRANTES DEFINIDOS
A Câmara Municipal de Cabo Frio definiu nesta quinta-feira (2), durante a primeira Sessão Ordinária de 2025, os integrantes das nove Comissões Permanentes do Legislativo, além de seus presidentes e vice-presidentes. Essas comissões são responsáveis por analisar projetos, emitir pareceres, convocar autoridades e realizar audiências públicas. Os presidentes organizam os trabalhos e designam relatores para as matérias. Confira quem são os integrantes das comissões aqui.
LOTAÇÃO ESGOTADA
Em Arraial do Cabo – cidade que completa 40 anos de emancipação em 2025 -, a cerimônia de posse do prefeito reeleito, Marcelo Magno (PL), e seu vice, Diego Silveira (MDB), foi no fim da tarde, na quadra anexa à secretaria de Educação. E quase não coube todo mundo, até porque, no Cabo, se o assunto é política todo mundo quer participar. “Eu sou um soldado dos meus secretários e da população. Arraial do Cabo tem tudo para ser uma referência no estado do Rio de Janeiro não só nas belezas mas também na parte de gestão. A continuidade de um mandato permite dar sequência a projetos e políticas públicas. Essa é a oportunidade de consolidar avanços nas mais diversas áreas, possibilitando uma maior eficiência na gestão pública. Seguimos com planejamento e trabalho”, afirmou Marcelo, que este ano deve investir mais de R$ 200 milhões, principalmente em infraestrutura, educação e turismo.
“A CASA VAI SER DE MUITO DIÁLOGO”
Além da posse de Marcelo e Diego, teve posse dos 9 vereadores e eleição da Mesa Diretora. Foram empossados Rogério Simas (PSD), Alexandre Galego (PL), Ayron Freixo (PL), Rafa Rocha (CID), Professor Tayron (PL), Bruno Carudo (PSD), Arthur Miranda (MDB), Kalico Barros (MDB) e Dieguinho (PL), que é o novo presidente da Câmara Municipal, eleito por unanimidade. “A Casa vai ser de muito diálogo. As portas vão estar abertas para a população, para o prefeito e para os vereadores”, disse Dieguinho no vídeo, confira.
“EU NÃO FICO NO MURO”
Em Armação dos Búzios, o prefeito reeleito Alexandre Martins (REP), e seu vice, Leandro da Rasa (REP), tomaram posse no fim da tarde desta quarta (1º), na Câmara Municipal. A cerimônia foi presidida pela oposição, na figura do vereador Raphael Braga (PRD). Após fazer os agradecimentos, Alexandre destacou que continua para mais um mandato por conta de muito trabalho e saber ouvir as pessoas. Ele também ressaltou o compromisso com a ação direta e a decisão firme no governo. “Ou eu estou dentro ou eu estou fora, ou eu faço ou eu não faço. Eu não fico no muro”. Entendedores entenderão.
CLIMÃO E RESPOSTA À ALTURA
Por outro lado, a sessão de posse do prefeito, vice e vereadores foi marcada por uma polêmica. O vereador eleito Anderson Chaves (REP), que já tinha como certa sua eleição como presidente da Mesa Diretora – demos aqui em primeira mão, inclusive, por ocasião de uma reunião entre vereadores, o prefeito Alexandre e o secretário de Governo, Marcão -, tomou uma puxada de tapete daquelas. Em tom de indignação, disse ter sido enganado por seus pares, os Aurélio Barros (SDD) e Dida Gabarito (PL), os quais, segundo Chaves, o estavam apoiando. “Não precisava disso, fui enganado”. Maior climão (veja o vídeo acima, da Folha de Búzios). Aurélio e Dida foram eleitos como 1º e 2º secretários, respectivamente. Como presidente e vice da Casa foram eleitos Victor Santos (MDB) e Raphael Braga (PRD). Os demais vereadores que tomaram posse foram Josué Pereira (PL), Toni Russo (MDB), José de DJ (PRD), Jô da Saúde (REP) e Felipe Lopes (DC). No entanto, Anderson Chaves não se encolheu diante da suposta “trairagem”. Parabenizou os membros da Mesa e fez questão de dar uma satisfação a seus eleitores – que nas ruas já o chamavam de presidente. “Enquanto a caravana passa, os cães ladram. Continuem latindo, porque aqui não tem perdedor, aqui tem pessoa de palavra”, disparou. Perdeu a eleição, mas não a dignidade.
DIA ESPECIAL
O prefeito Fábio do Pastel (PL) e o vice-prefeito Julio Queiroz (União) tomaram posse em solenidade realizada na Câmara Municipal de São Pedro da Aldeia, para a Legislatura 2025/2028. Marcando o início do segundo mandato de Pastel como prefeito aldeense, a cerimônia foi presidida pelo vereador Márcio Soares (PL) e contou com a presença de autoridades municipais e membros da sociedade civil. Durante seu discurso, o prefeito Fábio do Pastel reiterou o compromisso de sua gestão. “Hoje é um dia muito especial para mim por vários motivos. Gostaria de agradecer à nossa equipe de secretariado que, juntos nesses quatro anos em que trabalhamos, conseguimos uma aprovação de governo muito grande. Sabemos que uma andorinha sozinha não faz verão, então também gostaria de agradecer aos vereadores que fizeram parte deste governo durante os quatro anos. Acredito que todos nós estamos em uma missão de cuidar muito dessa cidade, e, com certeza, nós vamos entregar muito mais obras à população, que merece e precisa do nosso trabalho. Podem ter certeza que eu vou estar trabalhando como nunca por essa cidade, e vamos juntos governar mais uma vez a nossa São Pedro da Aldeia”, declarou.
PRIMEIRA REUNIÃO DO ANO
O secretário de Segurança de São Pedro da Aldeia, Diego Alves, participou nesta quarta-feira (1º) da primeira reunião do ano com Fábio do Pastel e todo o secretariado. O objetivo do encontro foi alinhar as ações para o início do mandato: “Foram debatidos diversos temas, sobretudo os projetos que já estão em andamento”.
SEGUE COM PASTEL
Fábio do Pastel segue com a maioria dos secretários do mandato anterior, afinal, em time que tá ganhando não se mexe. Um desses exemplos é o procurador-geral do município, Peter Samerson. Em sua rede social, Peter agradeceu. “Conte sempre comigo para cuidar desta cidade tão incrível e acolhedora. Que o trabalho continue com o mesmo afinco, com o grupo de gestores que alçou São Pedro em 1º lugar em Transparência no Estado do Rio de Janeiro”.
SESSÃO DE POSSE ACALORADA
Na Câmara Municipal, depois da posse do prefeito, vice e vereadores, a eleição da Mesa Diretora foi bastante acalorada e o clima ficou tenso, com destaque para o debate entre os vereadores Vitinho de Zé Maia (MDB), Paulo Santana (PP) e Fernando Mistura (SDD). Em que pesasse a tensão, o pleito foi finalizado, tendo o vereador Professor Jean Pierre (PL) como presidente. Aliás, Jean Pierre já era uma das apostas mais quentes, como publicamos aqui mês passado, tendo em vista a boa relação dele com Fábio do Pastel. A Mesa será composta, ainda, pelos vereadores Vitinho de Zé Maia, como vice-presidente, Zezinho Martins (REP), como 1º secretário, e Mislene de André (PL), como 2ª secretária. Completam a Casa de Leis, Pedro Abreu (REP), Moisés Batista (SDD), Márcio Soares (PL) e Jackson Souza (PODE). Após a eleição, Jean Pierre destacou a importância do alinhamento entre o legislativo e o executivo. “Não poderíamos permitir que pessoas assumissem o cargo para usar contra o mandato do prefeito Fábio do Pastel”, disse.
POSSE DE FABINHO E MARCILEY
Já em Iguaba Grande, quem também tomou posse nesta quarta-feira (1°) foi o prefeito Fabinho Costa (CID) e o seu vice, Marciley Lessa (PL). Eleitos com 21.274 votos e 95,09% dos votos válidos, o prefeito e seu vice proferiram o juramento e assinaram o termo de posse junto aos vereadores. Os dois, juntamente com os 11 vereadores eleitos, já haviam sido diplomados pela Justiça Eleitoral no último dia 19, oficializando-os e habilitando-os para exercerem seus mandatos. A cerimônia foi presidida pela vereadora Suely do Galpão, conhecida como Dama de Ferro (SDD). Aliás, Fabinho aproveitou para anunciar a composição do secretariado que o auxiliará na gestão da cidade. É, senhoras e senhores, Fabinho vai ter muito trabalho pela frente com os próximos planejamentos. Um dos projetos que já está em sua lista é a inauguração da Ilha dos Dinossauros. Esse projeto está dando o que falar. Positivamente.
ASSUMIU A SECRETARIA
Falando nos secretariados, como já havíamos anunciado, o ex-prefeito Vantoil Martins (CID), assumiu umas das secretarias, a de Desenvolvimento Econômico, Urbano, Trabalho e Renda. Vantoil esteve presente na posse de Fabinho. Aliás, Vantoil deixou dinheiro em caixa para pagar o salário de dezembro que vai sair amanhã. Não saiu antes por causa de problemas técnicos dos dados do próprio banco e está muito satisfeito com o sucesso do Réveillon. Durante a posse, Fabinho aproveitou para anunciar cada secretário, entre eles, Marcello Costa, chefe de Gabinete; Jales Lins, secretário de Governo; Alex Viotti, procurador-Geral; Paulo Sérgio, controlador-Geral; Bruno Rodrigo, secretário de Comunicação; Hérique Corrêa, secretário de Compras, licitações e Transparência; Vinicius Lavalle, secretário de Planejamento e Gestão de Projetos; Marciley Lessa, secretário da Cidade e Desenvolvimento do Interior; Wallace Martins, secretário de Administração; Jorgino Fabiano, secretário de Fazenda; Alexandre Ramos, Secretário de Segurança e Ordem Pública; Junior Guimarães, secretário de Meio Ambiente; Junior Bombeiro, secretário de Proteção Animal e Defesa Civil; Vagnei Lessa, secretário de Agricultura e Abastecimento; Leandro Coutinho, secretário de Pesca; Carla Valle, secretária de Turismo e Lazer; Nickolas Tahim, secretário de Esporte; Alexandre Freitag, secretário de Obras e Urbanismo; Mauro Oliveira, secretário de Serviços Públicos; Camila Lessa, secretária de Educação; Miquéias Gomes, secretário de Cultura; Paulo Rito, secretário da Pessoa Idosa e Envelhecimento Saudável; Claudia Souza, secretária de Assistência Social e Direitos Humanos; Karin Neto, secretária de Saúde.
NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA
Pelo outro lado, todos estavam na expectativa de quem iria comandar a cadeira mais alta do legislativo. O vereador Balliester Werneck (União) foi o escolhido como novo presidente da Câmara. Ele foi oficializado durante um jantar realizado na noite da última terça-feira (31), com a presença de Fabinho e mais nove vereadores. Alan Rodrigues (MDB) assumiu como vice-presidente, enquanto Fabrício Torquato ficou como 2° vice-presidente, Tikinho (PSD) como 1º secretário e Roberto Antunes (CID) como 2° secretário. Balliester foi reconduzido ao cargo de presidente, marcando seu 4° mandato à frente da casa legislativa. Já na cerimônia, que aconteceu ontem, os vereadores eleitos foram empossados. Entre eles, Balliester, Alan, Tikinho, Roberto, Fabrício, Suely, Marcelo Durão (CID), Allefe Martins (CID), Renatinho da Saúde (SDD), Dudu de Natalino (REP) e Luciano Silva (União), que será líder do governo.
POSSE DE DANIELA E VERÔNICA
Já em Araruama, a prefeita Daniela de Lívia (MDB) e sua vice, Verônica Januário (NOVO), tomaram posse nesta quarta-feira (1°) na Câmara Municipal. Ela revelou os nomes que vão compor seu secretariado. Anteriormente, Daniela já havia confirmado o vereador Nelsinho do Som (REP) na pasta de Serviços Públicos. Outra novidade anunciada foi a ex-prefeita Lívia de Chiquinho (PODE), que assumirá o cargo de secretária de Governo. É, pelo incrível que pareça, entra família, sai família, e tudo continua o mesmo. Daniela também divulgou seus demais secretários. Um dos novos integrantes da gestão é o policial militar Pedro Ivo, que será o secretário de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil. A secretária de Fazenda será Ivone Pivanti, e Fabrício Veloso assumirá a pasta de Administração. Da Câmara, a prefeita convidou os vereadores Thiago Moura (CID) para comandar a secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Carlos Russo (PRD) para a secretaria de Meio Ambiente. Já Paulo Cerca, que será o secretário de Governo, também assumirá a secretaria de Obras e Urbanismo. Enquanto isso, Dayse Said, anteriormente responsável pela Fazenda e Planejamento, será secretária de uma nova pasta que engloba exclusivamente a área de Planejamento. Permanecem nos cargos: Kátia Gonçalves, à frente da secretaria de Política Social, Trabalho, Habitação, Terceira Idade e Desenvolvimento Humano; Evelyn Brum, na Procuradoria Geral; Luiza Cristina Vianna, titular da Educação; Cristiane Meireles, chefe de Gabinete; e Sebastião Carvalho, secretário de Saúde.
VEREADORES EMPOSSADOS EM ARARUAMA
Continuando em Araruama, os vereadores também tomaram posse. O vereador Magno Dheco (MDB) foi eleito presidente da Câmara, após vencer uma eleição com chapa única. A nova Mesa Diretora contará com Thiago Pinheiro (MDB) e Amigo Walmir (REP) nas vice-presidências. A 1ª Secretaria ficará com Thiago Moura (CID) e Roberta Barreto (MDB será a 2ª secretária da Casa. Os demais vereadores empossados são: Júlio César Coutinho (MDB), Eloi Ramalho (SDD), Nelsinho do Som (REP), Armando Polati (PRD), Carlinhos de Deus (CID), Diego de Ciraldo (REP), Rodriguinho das Excursões (NOVO), Oliveira da Guarda (União), Aridinho (PL), Anderson Moura (PL) e Fábio da Ração (PDT).
QUAQUÁ TOMA POSSE
O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), tomou posse pela terceira vez nesta quarta-feira (1°). Ao lado do seu vice, Joãozinho Maurício (PT), ele esteve presente na cerimônia, que também teve a divulgação dos secretários municipais. Ao final da cerimônia, foram apresentados dois vídeos: um com os principais projetos de Quaquá e outro com a proposta de um novo hino para Maricá, composto por Moacyr Luz e Paulão 7 Cordas. Também foram empossados os vereadores e vereadoras: Adelso Pereira (AVANTE), Adriana Costa (PDT), Aldair de Linda (PT), André Casquinha (PT), Bambam (PSD), Bubute (PDT), Chiquinho (PL), Danilo Santos (PDT), Deil Machado (AVANTE), Dr. Richard (PV), Felipe Paiva (CID), Filipe Bittencourt (PT), Frank Costa (AVANTE), Hadesh (PT), Hélter Ferreira (PT), Jorge Castor (PT), Marcinho da Construção (PSD), Ricardinho Netuno (PL), Rita Rocha (PT), Rony Peterson (PSD) e Tatai do Sacolão (CID). A cerimônia de posse contou ainda com a presença do ministro da secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo; do ex-prefeito Fabiano Horta (PT); do ex-vice-prefeito e secretário municipal de Habitação da cidade do Rio de Janeiro, Diego Zeidan (PT); dos deputados estaduais Zeidan (PT), Renato Machado (PT) e Verônica Lima (PT); do neto de Fidel Castro, Antônio Fidel; do presidente da Finep, Celso Pansera; do coordenador nacional do Movimento dos Sem Terra (MST), João Paulo; e dos secretários nacionais de Cultura e de Relações Institucionais do PT, Viviane Martins e Romênio Pereira, respectivamente.
POSSE DE LUCIMAR E DR. RAQUEL
Em Saquarema, Lucimar Vidal (PL) foi empossada como a nova prefeita, bem como sua vice, Dra. Raquel (União). A solenidade ocorreu na Câmara Municipal, seguida de uma missa na Igreja Nossa Senhora de Nazareth. A ex-prefeita Manoela Peres (PL) e o ex-secretário de Educação, Antonio Peres, também marcaram presença. O evento oficializou, ainda, a nomeação dos novos secretários. A ex-vereadora Penha Bernardes (PL), grande amiga de Manoela e Lucimar, também compareceu. Durante a campanha eleitoral, Penha recebeu muito apoio das duas. Enquanto isso, em Araruama, praticamente no mesmo horário, o ex-candidato a prefeito Paulo Melo (MDB) esteve acompanhando a posse da prefeita Daniela de Lívia (MDB). É importante destacar que Paulo sempre manteve aliança com o grupo político do ex-prefeito Chiquinho da Educação (PODE). Ele raramente perde eventos importantes e, possivelmente, estará atento à administração de Lucimar, caso ela cometa deslizes. Por sua vez, Lucimar certamente estará vigilante em relação às ações do grupo opositor.
POSSE DOS VEREADORES EM SAQUAREMA
Ainda em Saquarema, também houve a posse dos vereadores eleitos para os próximos quatro anos. A mesa diretora da Câmara está completa, com o presidente Dinei do Raio X (PSD), o vice-presidente Abraão da MelGil (União) e os secretários Pitiquinho (União) e Heber Kilinho (PSDB). Os vereadores empossados foram Welington de Peres (PL), Rafael Badá (SDD), Dra. Renata (PP), Adriana de Vander (SDD), Pedro Ivo (PL), Roberto Ramalho (PL), Elisia Rangel (PSD), Leandro Franco (PSDB) e Vanildo (PP), além de Dinei, Heber e Pitiquinho. Lucimar conseguiu colocar os 13 vereadores eleitos em sua base de governo, o que é fundamental para a aprovação dos projetos da Câmara.
POSSE DE WELBERTH EM MACAÉ
Já em Macaé, quem tomou posse foi o prefeito Welberth Rezende (CID), pela segunda vez, ao lado do seu vice, Fabiano Paschoal (MDB). Já na Câmara, como esperado, a eleição da Mesa Diretora ocorreu com chapa única, que recebeu amplo apoio dos parlamentares presentes. Além de Alan Mansur (CID) na presidência, a nova mesa diretora será composta por Luciano Diniz (CID) como 1º vice-presidente, Cesinha (CID) como 2º vice-presidente, Leandra Lopes (PT) como 1ª secretária e Tico Jardim (CID) como 2º secretário. Os outros parlamentares são Amaro Luiz (PV), Denis Madureira (REP), Dra. Mayara Rezende (REP), Edson Chiquinho (CID), Filipe Machado (CID), Liomar Queiroz (AGIR), Manu Rezende (MDB), Marvel (PV), Paulista (SDD), Professor Michel (CID), Ricardo Salgado (MDB) e Rond Macaé (PSDB).
CARLOS AUGUSTO TOMA POSSE
Quem também não ficou de fora da posse dos eleitos foi em Rio das Ostras. O prefeito Carlos Augusto (PL), e o vice, Dr. Fábio Simões (MDB). A Câmara já tem um novo presidente, Marciel Gonçalves (PL). Os parlamentares que compõem o novo ciclo legislativo são: Marciel Gonçalves (PL), Rodrigo da Aposentadoria (PDT), Neco da Saúde (PP), Léo Tatá (União), Uderlan Hespanhol (União), Neizinho (PODE), Robinho (MDB), Betinho (União), Pastor Ronald (PL), São Carlos (SDD), Thiaguinho (CID), Cláudio da Farmácia (MDB), Leandro Almeida (MDB), Braga (PL) e Rapha Ulrick (PP).