InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (2)

José Bonifácio polemiza ao dizer que não viu pobre reclamar do IPTU; O racha na família Bento; O destino de Serginho na Alerj; Miguel Alencar no RC Cast; Rafael Aguiar consegue decisão que o permite seguir na presidência da Câmara de Búzios; As especulações sobre trocas no secretariado de Arraial do Cabo; A agenda corrida de Fábio do Pastel; Cerimônia inicia ano letivo em Iguaba; A foto que incomodou um "tal primeiro-cavalheiro" em Araruama... E muito mais!

QUEM FALA DEMAIS, DÁ BOM DIA A CAVALO

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (2) começa com Cabo Frio e abertura dos trabalhos do Legislativo. O prefeito, José Bonifácio (PDT), esteve na sessão, conforme publicamos nesta quarta (1º), e discursou na tribuna. Na maior parte do tempo, Zé reforçou a importância das instituições democráticas, sobretudo sobre os poderes do Executivo e Legislativo. Acontece que, ao exemplificar a relevância das emendas que os parlamentares fazem aos projetos de lei, o prefeito deu uma declaração polêmica. É que Zé enfiou o dedo na ferida e falou sobre a celeuma criada com o aumento do IPTU – ninguém perguntou, ele que tocou no assunto -, no fim do ano passado, no apagar de luzes da Câmara. Segundo o chefe do Executivo, só tinha gente de alto poder aquisitivo manifestando insatisfação com a medida. Bonifácio afirmou não ter visto nenhum pobre, de bairro humilde, insatisfeito. Confira o vídeo abaixo:

E TEM MAIS…

Na sequência, o prefeito afirmou que disse aos vereadores para ficarem despreocupados, porque toda essa atenção se dissiparia no começo do ano. Agora, o clima é de tranquilidade com relação à questão, na visão de Zé. Acontece que o prefeito cabo-friense parece desconhecer que a cidade tem tantos problemas que fica muito distante se preocupar com o IPTU. O que não é sinal que ela revolte menos a população do que naquela época. Só que, com problemas graves de infraestrutura (buracos), a crise na saúde, escândalos sucessivos de supersalários, fica muito difícil conseguir dar a magnitude devida a todas as questões urgentes e emergentes ocorridas no município. São quase que cortinas de fumaça em meio ao caos generalizado.

“PREFEITO FOI INFELIZ NA COLOCAÇÃO”, DIZ MIGUEL ALENCAR

O entrevistado do 58º RC Cast, realizado nesta quinta-feira (2), foi o presidente da Câmara Municipal de Cabo Frio, vereador Miguel Alencar (UNIÃO). Entre os assuntos do bate-papo, destaque para a crítica que ele fez à fala do prefeito José Bonifácio (PDT) na sessão de abertura do ano legislativo, quando o mesmo afirmou que não há reclamação dos pobres sobre o aumento do IPTU, que esse ano vai chegar a 20% em alguns casos. “O prefeito foi muito infeliz com a colocação. O assunto é polêmico, porque aumentar o imposto sem as melhorias na cidade é complicado (…) Não pode tratar a questão do aumento como apenas uma discussão de ricos. Tem que começar a mostrar porque aumentou (…) E o legislativo tem que cobrar essa entrega de melhorias à população”, disparou Miguel, completando que o orçamento de 2023, previsto em R$ 1,3 bi, deve bater R$ 1,4 bilhão. Confira, na íntegra, a matéria do RC24h.

RACHA NA FAMÍLIA BENTO?

Continuando em Cabo Frio, muita gente comentando que a família Bento está rachada. Vanderlei Bento é “Dr Serginho Futebol Clube” e não abre, inclusive, estava na festa de Dr Serginho, realizada semana passada no clube Tamoyo, por ocasião da entrega da Medalha Tiradentes. Já Vanderson, é Zé Bonifácio (PDT), tanto é que assumiu a secretaria de Obras e tem feito a defesa da reeleição do prefeito, o que tem causado clima delicado no aconchego do lar dos Bento. Isso porque a família tem um potencial quando está unida, tanto que conseguiu quase 4 mil votos para Max Lemos (PROS) – secretário estadual de Infraestrutura e Obras que se reelegeu deputado estadual – no município cabo-friense. Então, natural que todo mundo fique de olho nessa capacidade que eles têm de, juntos, mobilizarem votos de maneira surpreendente, não perdem uma eleiação. A questão hoje é que Vanderson tá com Zé e Vanderlei está com Serginho. Mas tem um detalhe nisso tudo: dizem que o Vanderlei é o cara, digamos, mais sensato da família, uma espécie de bússola, aquele que consegue nortear as decisões familiares. O que será que vai dar isso, lá na frente? E mais, recebemos a informação que Vanderlei pode assumir um cargo no governo do Estado, por indicação de Dr Serginho.

LÍDER DO GOVERNO NA ALERJ

O deputado estadual Dr Serginho (PL), o quinto mais votado nas eleições, foi escolhido, nesta quinta-feira (2) como líder do governo na Alerj. Embora ele tenha sido a opção de Cláudio Castro (PL) para assumir a secretaria estadual de Ciência e Tecnologia, ele deixou o cargo à disposição e assumiu o mandato para poder participar da eleição da Mesa Diretora. Quem será que vai assumir a pasta?

Foto: Ricardo Malagori/Sepe Lagos

REUNIÃO COM O SEPE

O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro, Núcleo Lagos (Sepe Lagos) se reuniu, na manhã de quarta-feira (1º), com representantes da Prefeitura de Cabo Frio. A reunião durou duas horas e tratou, em especial, de dois temas: terceirizações e chamadas de aprovados no concurso de 2020. A conversa estava agendada, com confirmação da Prefeitura por ofício, para acontecer no gabinete do prefeito. Porém, em seguida, o governo transferiu a reunião para a sede da secretaria de Educação (Seme). Lá, José Bonifácio (PDT) não compareceu. A comissão do sindicato foi recebida pela secretária de Educação, Elicéa da Silveira, pelo secretário de Administração, Gustavo Bastos, e pelo secretário adjunto de Assuntos Financeiros da Seme, Alessandro Teixeira.

‘VOCÊS VÃO TER QUE ME ENGOLIR’

O assunto agora é Armação dos Búzios, porque o vereador Rafael Aguiar (REP) conseguiu, nesta quinta-feira (2), uma liminar no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro para continuar na presidência da Câmara. Para quem não se lembra, três vereadores do município ingressaram com uma ação contra a recondução de Rafael Aguiar à chefia do Legislativo buziano. Com o pedido de urgência aceito, o juiz Raphael Baddini, da 2ª Vara, deferiu a ação e determinou que novas eleições para mesa diretora da Câmara de Búzios fossem realizados em até 30 dias. Nos becos dos arredores da Rua das Pedras, o que se comenta é que essa decisão a favor de Rafael é a liminar do “vocês vão ter que me engolir”, fazendo referência ao ex-treinador da Seleção Brasileira Zagallo.

OBRAS EM JOÃO FERNANDINHO

Ainda falando da península, o prefeito Alexandre Martins (REP) esteve, nesta quarta-feira (1º), visitando as obras de reforma da escadaria que dá acesso à praia de João Fernandinho. O local será todo revitalizado, atendendo uma solicitação dos frequentadores da praia. O madeiramento da escadaria estava danificado devido a ação do tempo, acarretando perigo aos frequentadores. A nova escadaria será construída toda de concreto. O local ganhará também um novo espaço para o embarque e desembarque de passageiros, com carga e descarga de material, beneficiando os trabalhadores da praia. De acordo com o gestor, essa intervenção, além de atender as solicitações dos trabalhadores da praia, também trará mais segurança e conforto para as pessoas que frequentam a praia.

TURMA EM POLVOROSA

A turma do “Beco da Fofoca” está bem operante no que diz respeito a possíveis trocas no secretariado do prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL). A coluna tem sido bombardeada de fontes diversas, o tempo todo, com o nome de dois vereadores cotados para assumir pastas do primeiro escalão. Inclusive, os suplentes que assumiriam as vagas no Parlamento já começam a cair na boca da galera, como se a decisão já tivesse sido consumada. O que a coluna apurou, no entanto, é que existe um xaveco muito forte para que as mudanças aconteçam, mas o prefeito, como disse na coluna desta quarta (1º), está sendo muito cauteloso com tomar qualquer atitude. Isso porque, entre as pastas envolvidas, está o Turismo e o período é de pré-carnaval. Ou seja, uma época crucial para a pasta. Por isso, pelas próximas semanas, é dada como certa a continuidade de Marcos Simas na pasta, sem movimentações. Mas, é claro, isso se refere a agora. Para além do carnaval, a aposta é que a mudança pode, sim, ocorrer. Na volta dos trabalhos do Legislativo cabista, em 15 de fevereiro, ao que tudo indica, a composição da Câmara seguirá a mesma, já que suplente só é convocado quando titular pede a licença. C’est fini.

MP EM CIMA

Por falar em Arraial, através de um TAC, o MP acionou a Justiça para pedir para que a Prefeitura resolva o recente cenário de desordem pública na orla da Prainha. A petição do Procurador Leandro Mitidieri pontua a colocação ostensiva de mesas, cadeiras e guarda-sóis na faixa de areia pelos titulares de food trucks, inclusive sem pedido prévio de clientes; a instalação de trailer na área dos pescadores e as condições precárias do calçadão, com poluição na areia. O documento ressaltou que, além de descumprir recomendações do MP, a situação também vai contra um decreto municipal. Em nota, o município disse que, desde 2021, vem intensificando a fiscalização na orla, conscientizando os quiosqueiros da obrigação de cumprir o TAC e busca junto ao Poder Judiciário a realização de um novo TAC. A matéria na íntegra, você confere neste link.

AGENDA DE PASTEL

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), teve um dia com bastante compromissos nesta quinta-feira (2). No período da manhã, no gabinete, Fábio atendeu alguns secretários para alinhamento de ações e se reuniu com o presidente da Prolagos, Pedro Freitas, debatendo assuntos relacionados à cidade. Entre os secretários atendidos, Raimundo Teixeira, de Serviços Públicos; Fernando Frauches, de Obras; Sheila Atalla, de Educação; Paulo César de Souza, de Planejamento e Gestão, e a controladora do município, Danielle Prudente. Na parte da tarde, o prefeito esteve na Rua do Fogo acompanhando o trabalho que está sendo feito pela pasta de Serviços Públicos no bairro.

FEZ HISTÓRIA NA ALDEIA

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia fez uma reverência mais do que justa à jornalista Glória Maria falecida nesta quinta-feira (2), aos 73 anos. Conforme lembrou o município, a repórter fez uma de suas primeiras entradas ao vivo no Jornal Nacional em São Pedro da Aldeia, no ano de 1976. Na ocasião, o assunto era João Batista da Costa, vereador mais novo do Rio de Janeiro. “Temos muito orgulho em saber que fazemos parte da incrível história construída por Glória Maria no telejornalismo brasileiro. Neste momento de dor e consternação, a Prefeitura se solidariza com todos que tiveram sua vida impactada por essa grande profissional e presta condolências à família, amigos e admiradores”, escreveu o município.

ALMOÇO DO TURISMO

O coordenador Estadual de Turismo na Costa do Sol, Carlos Cunha, almoçou, nesta quinta-feira (2), com a nova secretária de turismo de São Pedro da Aldeia, Cláudia Tinoco. Segundo o empresário, o objetivo foi colocar a secretaria de Estado de Turismo à disposição para “valorizar o turismo do interior”. O secretário da pasta, Gustavo Tutuca, foi representado na reunião pelo seu assessor e braço direito na região, Junior Arruda.

ABERTURA DOS TRABALHOS

O secretário de Educação e Governo de Iguaba Grande, Jales Lins, conduziu, nesta quinta-feira (2), a Cerimônia de Abertura do Ano Letivo de 2023 no município. O encontro foi no auditório da Apierj e contou com toda a equipe técnica da secretaria de Educação e com o corpo docente da rede. “Gostaria de agradecer a todos os presentes e reafirmo mais uma vez o nosso compromisso com a educação de Iguaba Grande. Estamos preparando um retorno às aulas cheio de novidades”, disse Lins.

FOTO DA DISCÓRDIA

Uma foto dos vereadores de Araruama Oliveira da Guarda (MDB) e Penha Bernardes (PL), em Brasília, com o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin (PSB), deixou muita gente raivosa no município. É que o “tal do primeiro-cavalheiro” tratou de articular suas páginas instrumentalizadas para fazer juízo de valor sobre uma possível incoerência de Penha e Oliveira posarem com o vice de Lula (PT). De acordo com a construção, eles seriam quase que bolsonaristas mudando de rota conforme o vento. A bem da verdade, a gente lembra que, no ano passado, Penha disse ao RC Cast que estava com Lula e Oliveira chegou a ligar para a nossa equipe, às vésperas do pleito, para dizer que também votaria no petista. Diferente de oportunistas baratos que chegaram até a convocar coletiva de imprensa para anunciar que coordenaria campanha de presidenciável e, no desenrolar do jogo, mudou completamente de espectro político. Mas é aquilo, tem gente que é traíra mesmo, não tem palavra. Engana prefeito de capital, leva esculacho de deputado em campanha de reeleição, é do jogo. Há políticos conhecidos e outros que merecem o ostracismo por não servir nada além de jogo sujo, chacota e incoerência.

NO PÉ DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

O Sindicato dos Servidores Municipais de Araruama voltou a pedir intervenção do Poder Judiciário contra o Executivo de Araruama. Mais uma vez, por conta dos servidores efetivos da Educação. Segundo a entidade, apesar de parecer que a chefe do Executivo, Lívia de Chiquinho (PP), teria dado um passo para a implementação da Gestão Democrática no município, mesmo com um atraso de 6 anos do prazo máximo dado pelo Ministério da Educação, o que se viu foi um modelo fake de democracia, em que “a prefeita se empenha de todas as formas de manter o controle autoritário sobre a sua pasta mais rentável”. O documento pontua supostas manobras para prejudicar o servidor efetivo, como iniciar o processo consultivo no período de férias. Aquela história, né? Tem gente que até quando dá uma dentro, se olhar direito, foi fora.

REPERCUTIU MAL

Eles até apagaram os comentários ruins, mas o print é eterno, né, minha gente? O secretário de Educação de Saquarema, Antônio Peres, fez uma live para anunciar que estava doando um terreno de 30 mil m² para uma universidade privada. O que não faltou foi gente protestando na postagem. Teve quem dissesse que há muita gente sem ter onde morar, que o local poderia ser usado para isso, que o terreno deveria ter sido doado a universidade pública, em vez de uma privada rica. Enfim, os comentários são realmente para fazer qualquer gestor refletir, até os mais arrogantes. Será que serviu para o Dr. “Big Boss“, todo-poderoso de Saquarema pensar, nem que seja um pouco? Provavelmente, não. Mas vamos dar o benefício da dúvida.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo