Início Boca Miúda BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (1º)

Búzios terá Via Sacra nesta Sexta-feira Santa; Alexandre e Romano conversam em off; MP apura denúncia de ‘rachadinha’ de ex-vereadora; Zé Bonifácio e Janio Mendes com secretário de estado da Agricultura; Bonifácio paga salário adiantado e fecha convênio com Estácio; Arraial do Cabo tem mais um dia de tensão Covid; Servidor vai ter que contribuir mais em Iguaba, e prefeitura também; Fábio do Pastel dá plantão na tenda de triagem; Lívia de Chiquinho de olho na vacinação e na Magalu; E muito mais!

VIA SACRA VIRTUAL

A prefeitura de Armação dos Búzios vai realizar a celebração da Via Sacra nesta sexta-feira (2) da Paixão. Mas, por conta da pandemia, ela será apresentada de maneira virtual, pela primeira vez em 20 anos. O secretário municipal de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico, Luiz Romano – que é católico-apostólico-romano – fez questão de manter a celebração, de maneira segura, sem perder o brilho do rito e o valor da tradição. A Via Sacra será on line e foi gravada no morro da histórica Capela de Sant’Anna, na Praia dos Ossos. A transmissão acontece a partir das 19h, na página da Pascom (Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Anna e Santa Rita de Cássia). Os atores são membros da comunidade católica de Búzios. “O trabalho ficou belíssimo e eles seguiram todos os protocolos de segurança”, garantiu o secretário. Aliás, na tarde desta quinta (1º), Romano se reuniu para almoçar com o prefeito Alexandre Martins (REP) e trataram das questões que envolvem a Semana Santa no balneário. Mas aproveitaram o ensejo para conversarem sobre a reconstrução do processo econômico da península pós-pandemia, bem como o fortalecimento de calendário de eventos, conscientização da população acerca da importância do turismo e claro, sobre cultura. “Muita cultura”, disse ele à coluna.

A RACHADINHA DE GLADYS

Ainda de Búzios, destaque para matéria publicada no jornal O DIA desta semana, dizendo que o MP está apurando uma denúncia contra a ex-vereadora Gladys Nunes por suposta prática de ‘rachadinha’ entre ela e seus assessores em 2019 e 2020. Os valores arrecadados seriam de 50% a 80% dos rendimentos. Conforme a reportagem, o procedimento investigatório criminal solicita o nome destes assessores, bem como informe se há algum sistema de controle de frequência dos mesmos na Câmara municipal, no prazo de 30 dias. Mas a matéria erra ao dizer que os contratos que ela teve, dos 18 cargos de assessores, foi 2019/2020. Na verdade, esses assessores teriam prestado serviço à parlamentar entre 2016 e 2018, época em que ela era “fechamento” do presidente da Casa à época, o vereador Cacalho.

PARA ALÉM DA PANDEMIA

Distante, porém sempre perto, o ex-deputado Janio Mendes, que é diretor financeiro da Alerj, não abre mão de estar ao lado do prefeito José Bonifácio (PDT), de quem é conselheiro na política, e por que não, na vida. Na imagem, a dupla da política cabo-friense está ladeando o secretário de Estado Agricultura Marcelo Queiroz, a quem fizeram uma visita nesta semana. Na ocasião, conversaram sobre o potencial da área rural do município, que tem a Fazenda Campos Novos como referência histórico-cultural. “Assim tem sido minha rotina, colaborar intensamente com o governo municipal, através das relações construídas no curso da caminhada política”, disse Janio.

CONVÊNIO COM ESTÁCIO

A Prefeitura de Cabo Frio e a Universidade Estácio de Sá celebraram um convênio para a oferta de vagas de estágio curricular obrigatório, destinadas aos alunos da instituição de ensino. As vagas serão ofertadas nas dependências da administração municipal direta, indireta e nas autarquias. O convênio é válido por dois anos, podendo ser renovado mediante o interesse das partes envolvidas. O termo de compromisso, assinado pelo prefeito José Bonifácio (PDT) e pelos diretores da instituição, na presença do presidente da Câmara, Miguel Alencar (DEM), prevê que o período de estágio tenha duração máxima de dois anos, por estagiário, e que a atividade seja supervisionada por um acadêmico e um servidor municipal. Falando em Prefeitura de Cabo Frio, o município liberou, nesta quinta (1º), a antecipação do salário de março para os servidores da Secretaria de Saúde.

TEM MULHER NA PARADA

Mais duas importantes militantes do Movimentos de Mulheres de Cabo Frio e da Região dos Lagos assumiram cargo de destaque no governo José Bonifácio (PDT), em Cabo Frio. Tânia Mury, decana do movimento de mulheres, figura ilustre e de reconhecimento para todas as feministas do estado do Rio de Janeiro – ela é irmã do jornalista Tim Lopes, brutalmente assassinado em 2002 pelo traficante Elias Maluco, no Complexo do Alemão – assumiu a Superintendência de Políticas para as Mulheres. Já Carol Werkhaizer, da nova geração de feministas, deixou a assessoria do deputado federal Marcelo Freixo e se desfiliou do PSOL, e assumiu a Superintendência de Políticas Públicas da secretaria de Assistência Social. Os desafios são enormes para as duas. A vantagem é que capacidade não lhes faltam.

PAINEL SOBRE RACISMO

Após a repercussão da publicação do Sepe Lagos contra o secretário de Educação de Cabo Frio, Flávio Guimarães, com conotações consideradas racistas, o vereador Vanderson Bento (PTB) convocou o 1º Painel Digital sobre Racismo Estrutural. O evento será realizado pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Cabo Frio, que é presidida por Vanderson. O painel será na segunda-feira (5) às 15h, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Câmara e pela Jovem TV. Além do próprio Flávio Guimarães, foram confirmados no evento, a jornalista do Portal RC24h Renata Cristiane, a subsecretária de Direitos Humanos, Heliamar Reis, a advogada Drª Margareth Ferreira, a liderança de Tamoios Marrom Black e o filósofo e historiador professor Moisés.

HOSPITAL SEM LUZ?

A instabilidade na rede elétrica de Arraial do Cabo relatada pelos moradores da cidade nesta quarta-feira (31), também atingiu o Hospital Geral do município, o HGAC. O Portal RC24h foi atrás de informações sobre o assunto e apurou que não houve prejuízos a setores essenciais da unidade, que são abastecidos por um gerador. A explicação é que há um gerador, porém, não consegue manter todo o hospital aceso, o que acaba permitindo que o apagão atinja partes da unidade, como mostra o vídeo que tem circulado nas redes e gerado apreensão nos cabistas. Todavia, além do gerador, foi esclarecido que cada aparelho vital possui uma bateria interna com duração de até duas horas, portanto, mesmo com as quedas de luz, não houve pacientes prejudicados e os aparelhos continuaram funcionando normalmente. Sensação de alívio, né? Ainda mais em momentos como esses, logo após as denúncias de falta de oxigênio, que aliás, o governo se defendeu, mas o MP quer saber mais.

AUMENTO NA ALÍQUOTA DE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA

De Iguaba Grande, os servidores já começaram a ter desconto maior relativo à contribuição previdenciária, já no salário de março, cuja alíquota passou de 11% para 14%, conforme determina a Emenda Constitucional 103/2019, que trata da Reforma da Previdência. Na verdade, esse reajuste já era para ter acontecido, mas a aprovação da Câmara municipal, necessária para que a readequação entrasse em vigor, só aconteceu recentemente. Mas não é só o trabalhador que vai contribuir mais, a Prefeitura também teve o repasse à União aumentado, na mesma proporção. Ou seja, doeu nos dois lados.

‘AME SÃO PEDRO, ORE POR SÃO PEDRO E FIQUE EM CASA’

As palavras são do prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PODE), ao final de uma postagem em sua página. Aliás, Fábio tem dito em suas lives que tem dormido pouco tamanha a demanda da cidade, fora a preocupação. E nesta quinta-feira (1º), um dia após a prefeitura divulgar que a cidade está na semana mais letal do vírus, ele esteve no centro de triagem da Covid, onde passou a manhã. Contou que vistoriou a estrutura e conversou com funcionários para saber o que pode ser melhorado. “A última semana foi triste para nossa cidade. Tivemos um alto número de vítimas para a doença. Deixo os meus sinceros sentimentos a todas as famílias afetadas neste momento difícil”. Nós também prefeito, nós também.

SEPE DE LUTO

O Sindicato dos Profissionais da Educação de São Pedro da Aldeia (Sepe Costa do Sol) informou, nesta quinta-feira (1º), o falecimento da servidora da categoria, Eliane Siqueira, vítima da Covid-19. Segundo a nota de pesar, Eli “sempre será sempre lembrada pela referência de luta, força, coragem, determinação e esperança”. A nota também deixa registrada “a revolta com os governos negacionistas, tanto federal, quanto estadual, assim como o governo municipal”, fazendo críticas ao atual prefeito, Fábio do Pastel (PODE). De acordo com o sindicato, Fábio é responsável pela volta ao trabalho presencial dos profissionais de educação com comorbidades, sem oferecimento dos EPI’s nas escolas, “mesmo sendo alertado via ofício das mortes que poderiam ser causadas por esse ato intransigente e desumano”. O Portal RC24h lamenta o falecimento de Eliane e deseja forças aos familiares e amigos da servidora aldeense.

ACOMPANHOU VACINAÇÃO

A prefeita de Araruama, Lívia Bello (PP), esteve nesta quinta-feira (1º), pessoalmente, acompanhando a vacinação de idosos no município. Foram imunizados aqueles que tem 67 e 68 anos e nasceram entre janeiro e junho. O ponto de vacinação visitado pela chefe do Executivo foi o do Teatro Municipal. A vice-prefeita, Raiana Alcebíades (PSC), esteve ao lado de Lívia na ocasião.

ECONOMIA AQUECIDA

Em relação à economia araruamense, a própria Lívia compartilhou no Facebook vagas abertas no Magazine Luiza, que abrirá uma loja no Centro de Araruama em breve. São dezenas de vagas ofertadas, como vendedor, assistente de vendas júnior, pleno e sênior, líder de estoque, assistente de loja, montador e auxiliar de limpeza. Nas palavras de Lívia, “Araruama vem se destacando e se desenvolvendo com investimentos na cidade”. As inscrições para as vagas estão disponíveis no link.

COLETIVA DA COVID

O vereador araruamense Elói Ramalho (PSD) é mais uma vítima da Covid. Em conversa com a coluna nesta quinta-feira (1º), disse que está há uma semana em casa, desde quando começaram os sintomas (em 24/3), cumprindo isolamento social e se tratando. “Esse vírus é devastador. Os primeiros dias foram tenebrosos, agora estou tratando da febre. Mas estou bem, na medida do possível”, contou. Coincidência ou não, fato é que Ramalho começou a se sentir mal dois dias após ter acompanhado a coletiva com o governador Cláudio Castro (PSC), em Cabo Frio, quando foi anunciado o arrendamento do hospital Unilagos (que até hoje não entrou em funcionamento). Na ocasião, a unidade hospitalar estava bem cheia e houve aglomeração. Aliás, o vereador de Araruama não foi o único que pode ter saído de lá doente. O radialista Ademilton Ferreira, que participou do evento naquele dia, também descobriu que estava com o coronavírus dias depois.

COLETIVA DA COVID II

Ainda sobre a coletiva de Cláudio Castro quando ele anunciou que o Unilagos ia entrar em funcionamento até 26 de março com mais 50 leitos para Covid, a verdade é que ele veio, falou, falou e ainda não cumpriu (ainda), gerou aglomeração, deixou Covid e não abriu um leito sequer. Ou seja, ao menos dois ficaram infectados (que a gente tenha notícia) e nada de bom aconteceu até agora. Agora, imaginem vocês que dias após ter estado em Cabo Frio na coletiva, ele subiu a serra para comemorar o aniversário em Itaipava – mesmo usando os meios de comunicação “implorando” para que as pessoas ficassem em casa. Será que ele e sua equipe também deixaram vírus para trás? E mais, até que essas vagas de UTI cheguem (pelo andar da carruagem), certamente muitos que poderiam ter se tratado já não terão mais chances

BARREIRA A TODO VAPOR

Em Maricá, a expectativa para o feriado da Sexta-feira Santa e Domingo de Páscoa é de muito trabalho nas barreiras sanitárias. Segundo balanço divulgado pela Prefeitura nesta quinta-feira (1º), o município contabilizou 23 mil veículos abordados nos pontos estratégicos de acesso a Maricá só no fim de semana passado, primeiro do ‘superferiadão’ decretado pelo Estado. De acordo com a Prefeitura, não será diferente no fim de semana que se aproxima. “Precisamos frear agora, para não parar depois”, disse o recado do município, que ainda ressaltou que os moradores que precisarem passar pelas barreiras não esqueçam de portar o comprovante de residência.

AJUDA DE CUSTO

Em uma live nesta quarta-feira (31), o prefeito de Macaé, Welberth Rezende (Cidadania), anunciou um pacote de auxílio à população durante o período de pandemia. Segundo a Prefeitura, 9.184 famílias em situação de extrema vulnerabilidade vão receber o auxílio de R$ 130 através do “Cartão Cesta Básica”. Além disso, o município vai conceder um benefício financeiro de R$ 200 chamado “Auxílio Macaé” para 15.312 famílias, também em situação de vulnerabilidade. O prefeito informou ainda que enviou a Câmara um projeto de lei que prevê a reabertura do restaurante popular, oferecendo refeições a custo zero. Segundo Welberth, mais de R$ 96 milhões já foram liberados pela Prefeitura apenas neste ano com o projeto “Bolsa Alimentação”, que visa garantir auxílio aos moradores nessa fase de impactos causados pela pandemia. Os trabalhadores informais não foram deixados de lado nesses pacotes e a Prefeitura afirma que eles terão direito a um auxílio de R$ 500 enquanto durarem as restrições de enfrentamento à pandemia de COVID-19.

**Aos leitores da coluna Boca Miúda, informamos que a nova edição será somente na segunda-feira (5). Nesta sexta-feira Santa, a equipe vai aproveitar para comer chocolate e descansar um pouco. Mas só a coluna. As outras editorias do Portal RC24h vão funcionar normalmente neste fim de semana. Agradecemos pela compreensão.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -

Mais Lidas

Skip to content