InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (1º)

Marcelo Magno entrega praça que ficou oito anos abandonada; Encontro cobra demandas à Enel em Arraial; Magdala Furtado faz mudança de assessor e Câmara retoma trabalhos pós-recesso: CPI dos Eventos vem aí; Iguaba distribui kit didático aos professores; Fábio do Pastel vistoria obra pós-enchente; Golpista se passa pelo secretário de Governo de Búzios para pedir dinheiro; Encontro multipartidário em Araruama; Manoela Peres acompanha inauguração de creche e anuncia aplicativo; Fabiano Horta vistoria tapa-buraco pré-Carnaval... E muito mais!

ENTREGA AGUARDADA POR 8 ANOS

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (1º) começa por Arraial do Cabo, onde o prefeito Marcelo Magno (PL) fez a entrega da Praça Victorino Carriço (antiga praça do Sindicato), no início desta noite. O local estava bem cheio (nem a chuva espantou), a população em peso foi prestigiar, incluindo familiares do poeta que deu o nome ao espaço, como a jornalista Fernanda Carriço e o músico Júnior Carriço. E todos muito animados, por sinal, principalmente a criançada e os ‘jovens’ da melhor idade. Só pra refrescar um pouquinho a memória, a praça foi fechada para obras na época do governo Andinho e teria nela um teatro municipal. No entanto, Andinho terminou o governo com o local fechado por tapumes, que permaneceram por lá ao longo da gestão de Renatinho Vianna, pois não havia dinheiro para isso. Aliás, onde foi parar esse dinheiro? Ninguém sabe, ninguém viu. Marcelo entrou e resolveu botar o projeto pra frente, mas com mudanças. Ao invés de teatro, virou um local de lazer público. Voltando à inauguração, Marcelo disse que semana que vem, dia 8, tem mais entrega, no distrito de Monte Alto, que receberá a Praça Maria Peres. Confira outros registros:

_______________

Imagem aérea dos quiosques da Praça Victorino Carriço

OPOSIÇÃO ATACA

Falando nisso, a oposição a Marcelo Magno parece estar atirando para todos os lados. O Portal RC24h recebeu informações de que o grupo teria entrado na Justiça para que as pessoas que trabalhavam na antiga Praça do Sindicato não tivessem direito à concessão dos novos quiosques. “Os trabalhadores estavam há quase dez anos esperando pra voltar a trabalhar na nova praça. Infelizmente, eles só poderão trabalhar e receber a concessão depois das eleições de outubro”, informou o internauta que preferiu não se identificar. Por outros lado, o ex-prefeito cabista, Andinho, maior opositor de Magno, postou um vídeo dizendo que se trata de fake news do atual governo.

MARCELO MAGNO X ENEL

Falando em Marcelo Magno, nesta quinta-feira (1) ele se reuniu com o coordenador-regional Fernando Brito, e o responsável pelo atendimento às prefeituras, Leandro Freitas, da Enel. O encontro, que aconteceu no gabinete, contou com a presença de secretários municipais e representantes de várias pastas. Na pauta, as demandas das secretarias de Obras, Educação e Saúde, que estão com o processo de conclusão atrasados por parte da empresa, englobando ar-condicionado nas escolas, aumento de carga para o Pronto-Socorro, além de obras públicas e a Praça Fabinho Sorriso para concluir parte do serviço que depende do desligamento da rede de responsabilidade da Enel. Outra pauta cobrada foi o ‘ok’ da concessionária para que a usina de produção de energia solar do município comece a funcionar e, sobre o Carnaval, período em que a cidade recebe milhares de visitantes. Sobre isso, foi acordado que, de forma emergencial, terá equipe na cidade de prontidão para agilizar os serviços. “Cobramos a resolução dos problemas, uma ação que resolva a constante falta de energia e o cumprimento dos pedidos emergenciais da população”, disse Marcelo Magno, que destacou também, a importância da criação de um cronograma para a conclusão das pendências.

SEGURANÇA NO CARNAVAL

Em reunião realizada na secretaria de Segurança Pública de Arraial do Cabo, nesta quinta (31), autoridades traçaram planos operacionais para assegurar o ordenamento da cidade durante o Carnaval. Foram discutidos itinerário dos blocos, gestão do trânsito, fechamento de ruas e medidas de segurança, com atenção ao reforço policial no Centro e nos distritos, contando com apoio da PM. A fiscalização de itens proibidos, como garrafas de vidro, caixas de som e sons automotivos, será intensificada. Participaram do encontro os secretários de Turismo, Júnior Chuchu; de Segurança Pública, Magda Fraga, diretor de Eventos, Max Magalhães, além de representantes da secretaria de Governo e da Posturas.

ATRASO NO PAGAMENTO DO PROEIS

Nesta quinta-feira (1º), dia de retorno do recesso do legislativo em Cabo Frio, o vereador Davi Souza (PDT) usou a tribuna (vídeo acima) para denunciar o não pagamento do CPROEIS, aquele programa estadual onde o policial militar que está de folga pode atuar na segurança municipal, sendo de responsabilidade do município o pagamento por esse serviço. Segundo o parlamentar, a Prefeitura está devendo os salários de dezembro e janeiro. Em plena alta temporada.

CPI DOS EVENTOS E PEDIDO DE IMPEACHMENT

Falando em Câmara, semana que vem, dia 8 de fevereiro, tem abertura da CPI dos Eventos, que quer esclarecer possíveis irregularidades relacionadas às contratações da superintendência de Eventos da Prefeitura. Entre os questionamentos, falta de transparência na contratação de empresas, opacidade na captação de patrocínios, distribuição questionável de pontos de venda para ambulantes, violação de normas relativas a fogos de artifício e suspeitas de sobrepreço na contratação da decoração de Natal. Além disso, por determinação da Justiça, a Câmara também tem que por na pauta um pedido de impeachment que chegou à Casa no início de dezembro, protocolado pelo jornalista Dirlei Pereira, que o justificou com o excesso de cargos comissionados na folha de pagamento, descumprindo a lei municipal e implicando em crime de improbidade administrativa.

JESUS NA SECRETÁRIA DE SAÚDE?

O secretário de Governo de Cabo Frio, Roberto Jesus, estaria envolvido em movimentações nas unidades de saúde. Informações obtidas pela coluna indicam que, na última segunda-feira (29), duas enfermeiras foram demitidas e substituídas por outras duas ligadas ao grupo de Jesus na ESF do Jacaré. Crescem especulações sobre a possível nomeação de Jesus para a Secretaria de Saúde, sucedendo Bruno Alpacino. Conforme destacado anteriormente nesta coluna de quarta-feira (31), Roberto Jesus atendeu à determinação da prefeita Magdala Furtado (sem partido) e inspecionou o Hospital da Mulher (HM) na última terça-feira (30). É intrigante que Jesus tenha vistoriado o hospital no lugar do titular da Saúde até então, o Bruno Alpacino.

MUDANÇA NO 1º ESCALÃO

Ainda em Cabo Frio, a prefeita Magdala Furtado (sem partido) fez mais uma troca dentro do governo. Sai Luciano Régis, que era assessor especial da chefe do executivo (cargo: Assessor I), e entra Emanoel Fernandes, que até então era Assessor II e passa a ser I. Régis passa a ser II. A lembrar, Régis assumiu o cargo logo que Magdala tomou posse como prefeita. No caso de Emanoel Fernandes, seu nome chegou a ser cogitado para a pasta de Governo, atualmente comandada por Jesus, mas não prosperou. Ainda. Pelo andar da carruagem – a ver que Jesus está mais pra Saúde que pra Governo -, tudo pode mudar.

DR SERGINHO NO RC CAST

O deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Cabo Frio, Dr Serginho (PL), foi o entrevistado do 122º episódio do RC Cast, nesta quinta-feira (1º). Falou, entre outros assuntos, de educação e projetos políticos. Sobre a pré-campanha, ele respondeu às provocações de Marquinho Mendes, o qual costuma dizer que “Serginho não cativa o eleitor mas compra o voto dele”. “Manda ele perguntar pra mãe da estudante de Búzios que passou em primeiro lugar na Uerj ou pro jovem que se formou na Faetec se eles votam em mim por dinheiro”. Confira a entrevista na íntegra.

NOVA DATA DE INÍCIO DO ANO LETIVO E KIT DIDÁTICO

A Secretaria de Educação de Iguaba alterou a data do início do ano letivo. Segundo o município a medida visa garantir aos alunos da Rede Municipal de Ensino o retorno às escolas com maior segurança, conforto e qualidade, devido a imprevistos que ocasionaram a extensão do prazo para o término de obras de melhoria realizadas em algumas Unidades Escolares. Previsto para o dia 5 de fevereiro, o início das aulas foi transferido para o dia 19. O município afirmou que o Calendário Escolar já está sendo devidamente reajustado para garantir a oferta dos dias letivos e da carga horária definidos por Lei aos educandos. E falando em início de ano letivo, nesta quinta foi realizado um encontro de boas vindas com os docentes, que foram presenteados com kit didático.

VISTORIA E PAGAMENTO NA CONTA

Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) vistoriou, nesta quarta (31), o serviço de desobstrução de manilhamento às margens da rodovia RJ-140, próximo ao bairro Parque Estoril. Fábio foi acompanhado do secretário de Serviços Públicos, Raimundo Teixeira. A prefeitura informou que, para esta quinta-feira (1), estão programados os serviços de patrolamento, retroescavadeira caminhão de limpeza, roçada, capina, retirada de galhos e inservíveis, saneamento e iluminação. Em tempo, depois daquele barulhão todo, no mês passado, por causa do atraso no salário em virtude de rescisões de contratos, Pastel fez o pagamento adiantado dos servidores públicos, nesta quinta.

O GOLPE TÁ AÍ

O secretário de Governo de Armação dos Búzios, Marcus Vallerius, o Marcão, que fez aniversário nesta quarta (31) – a gente deu aqui na coluna -, recebeu um ‘presente de grego’. Descobriu que estavam se passando por ele no whatsapp pra pedir dinheiro. Simplesmente usaram a foto de Marcão num número com DDD 21, “mas não é meu”, disse ele. O secretário está em São Paulo e fez esse alerta. Inclusive ele já levantou o nome da pessoa e descobriu que o(a) golpista é de Japeri, na Baixada Fluminense. Agora é questão de tempo.

CLIMA DE CARNAVAL CHEGOU EM BÚZIOS

O carnaval em Búzios deu seu pontapé inicial nesta quinta-feira (1) com o animado Bloco da Secretaria do Idoso 60+. Este é apenas o começo de uma folia repleta de energia e diversão. A programação dos blocos de Carnaval no município volta às ruas nesta sexta (2), com o “Não é Não”, que tem concentração na Praça da Armação. Fevereiro mal chegou e o clima carnavalesco já está a todo vapor no balneário!

ENCONTRO MULTIPARTIDÁRIO

Em Araruama, um encontro multipartidário marcou a última terça (30), quando aconteceu um encontro político na Oficina de Ideias do MDB, na Vila Capri. Além de Chiquinho da Educação (MDB) e a prefeita Lívia de Chiquinho (REP), bem como a secretária de Governo e pré-candidata a prefeita, Daniela de Lívia, vários vereadores participaram do evento, que teve como foco a discussão das propostas políticas para as eleições. Estiveram por lá os vereadores Thiago Moura (CID) – ao lado de Chiquinho na imagem -, Amigo Valmir (PP), Diego de Ciraldo (CID), Luiz do Táxi (PL), Magno Dheco (PP), Rodolfo Buda (PSC), Thiago Pinheiro (PL), Roberta Barreto (União) e o vice-presidente da Câmara, Júlio César (PSC).

ALTERAÇÕES EM PROJETO

O presidente da Comissão de Gestão Democrática, Baruc Martins, junto com dirigentes do Sindicato dos Servidores Municipais de Araruama (SSMA), bem como o presidente da entidade, Luís da Saúde, se reuniram com a secretária Municipal de Educação, Luiza Cristina Vianna, para discutir atualizações sobre o projeto de lei de gestão democrática. A reunião foi uma resposta urgente à requisição do MPRJ, que estabeleceu um prazo de 20 dias para a apresentação de respostas sobre a publicação da lei e a constituição da comissão eleitoral. Durante o encontro, houve discordância em relação às alterações propostas pela assessoria jurídica da secretaria, que incluíam a retirada de aspectos como a descentralização financeira, tópicos sobre o Conselho Escolar e a função de Dirigente de Turno do processo consultivo. Ficou acordado que até o dia 9 de fevereiro, a secretaria de Educação produzirá um documento com todas as alterações propostas, detalhadas diretamente na minuta do projeto, para que a Comissão de Gestão Democrática possa comparar e emitir o parecer final. Além disso, em breve, será convocada uma Plenária de Educação pelo SSMA para discutir os próximos passos sobre a gestão democrática nas escolas municipais.

ENFIM, A INAUGURAÇÃO

Em Saquarema, nesta quarta-feira (31), o secretário de Educação, Antônio Peres, participou da inauguração da Creche Maria Eduarda Gonçalves dos Reis, localizada no bairro Verde Vale. Acompanhado pela prefeita Manoela Peres (PL) e pela subsecretária de Educação Lucimar Vidal, que também é pré-candidata a prefeita, o evento marcou a expansão da oferta de vagas para a educação infantil na cidade. A nova creche tem capacidade para atender até 110 alunos das creches I, II, III e IV (crianças de 6 meses a 3 anos e 11 meses), em turnos parcial ou integral, a unidade apresenta instalações modernas, incluindo 5 salas de aula climatizadas, parquinho, fraldário, áreas administrativas, vestiários, cozinha, jardins e hortas sensoriais, 3 solários e sala multiuso, totalizando aproximadamente 860m² de área construída.

APLICATIVO COLAB

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL), anunciou nas redes sociais nesta quarta-feira (31) o lançamento do aplicativo Colab, marcado para a próxima quarta-feira (7). O intuito é facilitar a comunicação entre os cidadãos e os diversos setores do governo, atuando como uma ouvidoria para promover uma participação mais ativa dos munícipes. No vídeo divulgado, a prefeita ressalta que a ferramenta vai centralizar as demandas da população, substituindo a dispersão de solicitações por meio de WhatsApp e redes sociais. E tem mais, as solicitações podem ser desde lâmpadas queimadas a questões relacionadas a parques e eventos culturais.

OPERAÇÃO TAPA-BURACO

Em Maricá, o prefeito Fabiano Horta (PT) realizou uma vistoria na RJ-118, a Estrada de Ponta Negra, nesta quinta-feira (1). Acompanhado pelo Presidente da Somar, Guthyerre Alves, a inspeção visou a execução de serviços como tapa-buraco, limpeza e ampliação de acostamento e britamento. O foco da ação é garantir condições adequadas na estrada, conhecida pela sinuosidade, especialmente durante o Carnaval – período de grande visitação e fluxo. O objetivo é proporcionar um trânsito fluido e seguro para os veranistas e a população local.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo