‘NÃO TEMO A VOTAÇÃO DE SERGINHO’
A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (1º) começa por Cabo Frio e por Marquinho Mendes (sem partido), que foi o entrevistado do RC Cast de hoje. Mais em forma do que nunca, Marquinho afirmou que é candidatíssimo em 2024, desafiou adversários, disse que não teme a votação de Dr Serginho e duvida que Zé Bonifácio vá conseguir reverter o alto índice de rejeição que amarga atualmente. MM afirma que quer voltar a ter e dar orgulho para Cabo Frio e, por isso, será candidato. Inclusive, Marquinho afirma que qualquer apoio é bem-vindo. “Eu acredito que, no futuro, o governo poderá optar por apoiar minha candidatura”. Confira na íntegra.
_______________
VERGONHA ALHEIA
Em Cabo Frio, o vereador Roberto Jesus (MDB) usou a tribuna para mais um capítulo sobre o funcionalismo fantasma dentro da Prefeitura. Jesus vem fiscalizando essa questão há tempos – inclusive teve uma reunião com o secretário de Saúde, Janio Mendes, semana passada – e a coluna já divulgou várias notas sobre esse caso. Desta vez, Jesus colocou o vídeo de uma entrevista que a “diretora” do hospital de Tamoios, Rosane Tito, deu ao pastor Fabrício Valladares, na Jovem TV, assumindo que recebe salário sem trabalhar. Ao fazer as considerações, Jesus quase “teve um troço” durante a sessão, tamanha indignação. Entramos em contato com ela que, visivelmente constrangida, refutou a palavra ‘fantasma’. Disse que chegou a falar com Janio sobre isso semana passada e reforçou que está à disposição da prefeitura. O salário é de quase R$ 7 mil (bruto). Rosane Tito é empresária, tem uma clínica particular em Tamoios, já foi secretária de Saúde, é enfermeira e tem experiência em gestão. “Fico muito constrangida em estar recebendo esse salário sem trabalhar. Mas como sou conhecida, sou alvo de denúncia. E não sou só eu que estou nessa condição, tem muita gente que está na Prefeitura como funcionário fantasma. Já que a saúde de Cabo Frio está um caos, queria ajudar, tenho experiência”, contou ela à coluna. Disse ainda que foi funcionária da prefeitura de Cabo Frio durante 28 anos, mas saiu no governo de Dr Adriano Moreno. Como trabalhou na campanha de José Bonifácio (PDT), o prefeito a colocou para gerir o hospital de Tamoios. A unidade não funciona e ela recebe mesmo sem trabalhar, sendo lotada na secretaria de Saúde. Segundo Rosane, Janio não quer que ela trabalhe com ele. Que coisa, hein?
TEM QUE AUMENTAR EQUIPE
Ainda sobre Cabo Frio, o secretário municipal de Obras, Vanderson Bento esteve no Rio nesta quarta-feira (30). Na ocasião, se reuniu com o secretário estadual de Obras e Infraestrutura, Rogério Brandi, e com o subsecretário de urbanização, Cesar Mariano para tratar das reformas das praças de Cabo Frio, prometidas pelo governador Cláudio Castro (PL). “As notícias são animadoras e espero que num curto prazo as obras comecem”, disse ele. Aproveitamos e questionamos ao secretário sobre a buraqueira nas ruas, que pioraram com as últimas chuvas. Vanderson disse que o trabalho está sendo feito mas a equipe é muito pequena para atender a tantas demandas. É aguardar pra ver.
MANGUE DA OGIVA
Pelo menos uma boa notícia para a cidade de Cabo Frio numa semana de sofrimento e transtornos por conta da chuvarada. Lucas Muller, grande combatente e defensor do Meio Ambiente da cidade, nos informou que o Tribunal de Justiça deferiu, por unanimidade, a tutela de urgência, e suspendeu parcialmente os efeitos da licença concedida pelo INEA ao empreendimento Marina Cabo Frio S.A., que fica na área do Mangue da Ogiva. A sentença foi informada pela desembargadora-relatora do TJ, Andréa Maciel Pachá.
ADIAMENTO COMPULSÓRIO
Em Armação dos Búzios, o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Luiz Romano, mandou avisar que o Encontro de Cultura Popular – que aconteceria a partir desta quinta (1º) – teve que ser adiado por conta dos transtornos causados pelas chuvas na cidade (veja o vídeo acima). A data é semana que vem, de 8 a 11 de dezembro, no Espaço Zanine, e uma nova programação será divulgada nos canais de comunicação da Prefeitura.
RECLAMA À BEÇA
Ainda falando sobre Búzios, mas agora na seara do legislativo, os vereadores cabo-frienses (não todos) deveriam se mirar no exemplo do colega do parlamento buziano, Raphael Braga (DEM). O cara reclama à beça (ele mesmo reconhece, no texto). Como nessa postagem que ele fez no Instagram nesta semana, por conta das chuvas. Não só Búzios mas toda Região dos Lagos sofreu com enchentes, perdas materiais e mais buracos. O vereador botou a boca no trombone dizendo que as obras estão inacabadas ou mal feitas e não aguentaram o tranco. Ah, e outra, disse ainda, em CAPS LOCK, que a população não quer uma cidade badalada (referindo-se ao título dado pela prefeitura à cidade como “a mais badalada do Brasil). Mas os problemas estão sendo sanados desde o último domingo (27). Nesta quinta (1º) mesmo, as águas já haviam baixado bastante, com exceção do bairro Cem Braças, o mais atingido, e Maria Joaquina (ops, esquecemos, Maria Joaquina é Cabo Frio). Raphael bem que poderia dar dicas ao pai, Mirinho, que é chefe de Gabinete da prefeitura de Cabo Frio e deve “sofrer” com a buracada. Imaginem morar numa cidade como Búzios e ter que vir diariamente sacolejar no trânsito cabo-friense para ir trabalhar. Deve ser de doer.
SERÁ?
Aliás, aproveitando que estamos falando desse cruzamento de Cabo Frio com Búzios, perceba que esse print do vídeo de Raphael Braga é muito parecido com o do vereador cabo-friense Davi Souza (PDT), deve ser a mesma pessoa quem produz para os dois. Resta saber se quem faz esse vídeo está trabalhando como funcionário fantasma na prefeitura cabo-friense.
INTERCÂMBIO DA SAÚDE
De Iguaba Grande, destaque para o intercâmbio em prol da Saúde. Os secretários de Planejamento, Eron Bezerra, e de Saúde, Carla Valle, estiveram em Rio das Ostras, nesta quinta-feira (1º). Além da equipe responsável pela pasta no município riostrense, Eron e Carla também se encontraram com o prefeito, Marcelino Borba (PV). “A ideia é trocar experiência, ver o que podemos melhorar em Iguaba nesse setor”, disse o secretário.
TRAVESSIA DAS ÁGUAS
Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) disse que as obras de travessia das águas pela RJ-106, na altura de Praia Linda, devem começar semana que vem. Nesta quinta (1º), começaram os trabalhos de topografia e Pastel foi lá conferir, acompanhado de secretários e assessores. “Entendendo a necessidade desta população que sofreu com os danos causados pela chuva, reuni meus secretários para que façam as medidas administrativas necessárias para iniciarmos as obras”, disse o prefeito.
NEM GUERRA, NEM INTERVENÇÃO
Tem coisas que só acontecem na Região dos Lagos. Em Arraial do Cabo, a população reclamou que ninguém foi avisado que haveria uma operação de treinamento militar (que está em andamento também em Cabo Frio), inciado na noite desta quarta (30). A presença dos agentes fardados e armados, com direito a disparos de fuzil com balas de festim e até granadas assustou muita gente.Testemunhas afirmaram que “era tanto tiro, que a população achava que estava em guerra”. Teve quem acreditasse que seria uma intervenção das Forças Armadas na “guerra contra a ditadura” para impedir que o resultado das eleições fosse respeitado democraticamente. A rede hoteleira de Arraial do Cabo questionou o motivo pelo qual eles não foram avisados para que pudessem, pelo menos, acalmar os hóspedes. De acordo com informações, as prefeituras foram notificadas.
AGENTES DE DESENVOLVIMENTO
Arraial do Cabo participou, nesta quarta-feira (30), do lançamento da Rede de Agentes de Desenvolvimento da Região dos Lagos, que aconteceu em Saquarema. A Rede é uma iniciativa do Sebrae em parceria com prefeituras e instituições privadas de oito municípios. O município cabista foi representado pelos Agentes de Desenvolvimento Letícia Urbano e Carlos Vinícius Dias, da Sala do Empreendedor; e Alex Coutinho, da Secretaria de Administração. Além deles, também estiveram presentes representantes das Secretarias de Turismo, Meio Ambiente, Habitação, Educação, Obras, Eventos, Desenvolvimento Social, Procon, Fundação do Meio Ambiente, Saúde, Posturas, Governo e Serviços Públicos.
SUSTO DE PENHA
Em Araruama, a vereadora Penha Bernardes (PL) passou um baita susto com a pequena Isabela, a Belinha, sua filha mais nova, de cerca de dois meses. Ela está no Rio, onde a bebê teve que ser internada. A história começou na segunda-feira (28), quando a nenenzinha apresentou quadro de resfriado. Ocorre que ao fazer os exames, os médicos constataram uma pneumonia, que não foi evolução do resfriado mas sim em decorrência de bronco-aspiração. “Se não fosse o resfriado, nem sei o que poderia acontecer com minha Belinha”, contou a vereadora. A bebê ainda vai continuar internada para o tratamento.
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE SAQUAREMA
A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (UNIÃO), assinou nesta quarta-feira (30), o convênio referente ao Chamamento Público para o gerenciamento, operacionalização e desenvolvimento do novo Hospital Municipal Nossa Senhora de Nazareth, do Espaço Quimioterápico e do Centro de Imagens, na Cidade da Saúde, no bairro Verde Vale. Além da prefeita, participaram da cerimônia os secretários municipais de Saúde e Educação, João Alberto Teixeira Oliveira e Antonio Peres, respectivamente, e o diretor do Hospital Universitário de Vassouras, Marcelo Paiva. O convênio tem como base o ensino da área de saúde, a pesquisa e o atendimento à população do município. A unidade funcionará como um hospital universitário, oferecendo procedimentos de baixa, média e alta complexidade.
EM BRASÍLIA
O presidente estadual do PT-RJ, João Maurício, está em Brasília, discutindo a PEC e o início do governo Lula. Na noite desta quarta (30), mandou essa foto aí, “de responsa”, com toda a bancada federal do partido e o presidente da Alerj, deputado estadual André Ceciliano (PT). Também estavam lá Benedita da Silva, Washington Quaquá, Dimas Gadelha, entre outros. A propósito de Lula, uma baita festa musical está sendo programada para a posse do petista, inclusive sendo chamada de “Lulapalooza 2023”. Nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Emicida, Ludmila, Pablo Vittar, Tereza Cristina, entre outros nomes nacionais.