InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (18)

Alexandre Martins volta retoma cargo de prefeito e vai chamar Leandro de Búzios para compor chapa em outubro; Os bastidores pós reviravolta; Leandro e Rafael divulgam vídeo após decisão do TSE e prefeito interino antecipa o salário de abril em 2 semanas: improbidade? Climão entre oposição e base na Câmara de Cabo Frio; Fábio do Pastel mega animado com Fest Verão; Vantoil Martins fala sobre a expansão da rede de abastecimento; Secretário de Educação de Arraial é operado no hospital municipal; Penha Bernardes no Inea e Daniela de Lívia com Agir; Fabiano Horta fortalece programa de proteção animal; Manoela Peres fala do combate ao tabagismo; Castro anuncia novo secretário... E muito mais!

ALEXANDRE VAI CONVIDAR LEANDRO PRA COMPOR CHAPA

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (18) começa por Armação dos Búzios, onde muitos apostavam que era mais fácil um camelo passar no buraco de uma agulha do que o prefeito Alexandre Martins (REP) voltar para o cargo. E como disse o advogado Pedro Canellas, que sempre esteve confiante na vitória do seu cliente, “agora tem que ver no buraco da agulha de quem que o camelo vai entrar. Porque o camelo tá voltando pra Búzios agora, com força”. Outros também chegavam a zoar que Alexandre estava “à espera de um milagre”, tal como no título de um clássico do cinema. E não é que o milagre veio? Após 75 dias afastado do cargo por suposto abuso de poder econômico nas eleições de 2020, o TSE decidiu, por 4 votos a 3, deferir o recurso contra a Ação de Investigação Judicial Eleitoral e determinou o imediato cancelamento da eleição suplementar que aconteceria dia 28 de abril. E tem mais. À coluna, Alexandre disse que vai convidar Leandro de Búzios (SDD) para ser vice na chapa, nas eleições de outubro, e se eleito poder trabalhar mais quatro anos à frente da Prefeitura. Depois disso, Alexandre vai apoiá-lo à sucessão. Lembrando que Leandro foi quem entrou com ação contra o prefeito buziano. Mas como bem disse um outro prefeito aqui da Região dos Lagos, “adversário político é adversário político, traidor é traidor”.

“GRAÇAS A DEUS PASSOU. PROVARAM A MINHA INOCÊNCIA”

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), fez uma live logo depois que saiu o resultado de seu julgamento no TSE, que determinou seu retorno à chefia do executivo 75 dias após seu afastamento por suposto abuso de poder econômico nas eleições de 2020. Ele estava no Rio, no momento em que saiu a decisão. No vídeo acima, Alexandre, emocionado, faz um desabafo: “Graças a Deus passou. Provaram minha inocência”. Ele também agradeceu aos advogados Thiago Ferreira e Pedro Canellas “que sempre acreditaram em mim, nunca saíram do meu lado”, completou. Em Búzios, teve até carreata pela vitória de Alexandre. O buzinaço mais parecia final de Copa do Mundo. Veja no vídeo abaixo.

_______________

COM A PALAVRA, OS ADVOGADOS

Os advogados de Alexandre Martins, o ex-procurador-geral de Búzios, Thiago Ferreira, e o Pedro Canellas, advogado que está defendendo ele desde o início do mandato dele, foram a Brasília assistir a sessão do julgamento no TSE. Segundo dr Thiago, todas as decisões foram respeitadas desde a primeira instância. “Mas tínhamos certeza de que a verdade seria restabelecida, como foi. Os votos dos ministros falam por si só”, destacou. Já Pedro Canellas, que chegou a ser tripudiado por Carlos Magno, advogado do autor da ação – Magno fez uma poesia ironizando a tentativa de Alexandre de recorrer mais uma vez -, foi irônico e bem-humorado. Evocou a letra de “Samba da Bênção, de Vinícius de Moraes: “Mas pra fazer um samba com beleza, É preciso um bocado de tristeza, É preciso um bocado de tristeza, Senão, não se faz um samba não”. E Carlos Magno? Também esteve em Brasília para acompanhar a votação pessoalmente, no entanto, antes mesmo que Alexandre de Moraes proferisse seu voto, se retirou do local.

PLOT TWIST: O MILAGRE ACONTECEU

Fato é que a decisão do TSE, nesta quinta-feira (18), provocou uma verdadeira reviravolta no cenário político de Armação dos Búzios. Porque o retorno de Alexandre Martins, mais do que significar a suspensão imediata da eleição suplementar, mostra que aquele milagre que ele tanto esperou, se realizou. Teve gente que tremeu na Prefeitura, o resultado causou pânico. “Desespero total aqui na Prefeitura”, disse uma fonte à coluna. Teve gente que chegou a chorar de nervoso. Muitos foram saindo de fininho. Um outro bastidor contou sobre o clima dentro de uma das secretarias. “Foi um chororô danado, mas os terceirizados ficaram felizes, porque se davam muito bem com Daniele Martins (primeira-dama e secretária da Mulher). Tomava café com a gente, comprava as coisas pra gente comer, excelente pessoa”, disse a fonte, completando que “até a secretária que estava no lugar dela, juntou os panos de bunda e saiu”.

“NOSSA MISSÃO NÃO TERMINA AQUI”

No meio da tarde, Leandro de Búzios (SDD), ex-candidato a prefeito na suplementar, divulgou vídeo nas redes sociais se despedindo da campanha e agradecendo todos que nela se engajaram. “Tudo acontece no tempo de Deus”, disse ele. E completou dizendo que “a nossa missão não termina aqui”. Será que ele vai aceitar o convite de Alexandre?

FALOU DA DECISÃO E PAGOU SALÁRIO ANTECIPADO

O adversário de Leandro, o prefeito interino Rafael Aguiar (PL), também divulgou vídeo falando sobre a decisão, agradecendo aos que se juntaram a ele na campanha e desejando sorte a Alexandre Martins. “Fizemos 40 dias de governo lindos! 40 dias de crescimento para Búzios, de muito amor e respeito entre nós”. No entanto, antes do vídeo de agradecimento, saiu uma postagem no instagram da Prefeitura dizendo que o salário de abril já está na conta. Aliás, antecipadíssimo, visto que ainda faltam duas semanas pra acabar o mês. E aí? Como vai ser o pagamento dos funcionários que irão assumir com a volta de Alexandre Martins? Inclusive conversamos com um procurador para saber se essa antecipação seria legal e ele nos informou que Rafael pode ter cometido dano ao erário público e que isso pode incorrer em crime de improbidade administrativa, o que deverá causar muito problema pra ele. É aguardar pra ver. A propósito, Rafael volta ao legislativo, onde é presidente da Câmara Municipal.

“O SENHOR É UMA DECEPÇÃO NA POLÍTICA”

Falando em Câmara Municipal, em Cabo Frio teve climão na sessão desta quinta (18), durante a votação sobre o veto da prefeita Magdala Furtado (PV) ao PL de Josias da Swell (PL), que oferece merenda aos alunos da rede municipal durante o recesso de julho e nas férias de janeiro. Ao ver o placar, Josias, líder da oposição, constatou que o líder de governo, vereador Léo Mendes (MDB), havia votado para manter o veto, sendo que ambas as partes teriam acordado em derrubá-lo. “Nós apertamos a mão”, destacou Josias, que disse ainda: “O senhor é uma decepção na política. Eu jamais vou apertar a mão de alguém e fazer o contrário”, disparou. Léo Mendes respondeu que entendia o calor da emoção, no entanto afirmou que a decisão caberia a Magdala. “Não vejo como um projeto ruim, mas no entendimento da base não vamos mudar o veto”. Confira no vídeo acima.

HOMENAGEM

Ainda na Câmara cabo-friense, o presidente Miguel Alencar (União) entregou diploma de Moção de Aplausos ao ex-vereador Aquiles Barreto pelos relevantes serviços prestados à cidade. O jovem líder político tem vasta experiência e já transitou pelos poderes legislativo e executivo. Foi vereador em Cabo Frio por dois mandatos (2013 – 2020), presidente da Câmara Municipal (2017 – 2018) e prefeito interino durante a eleição suplementar de 2018. Atuou como um dos coordenadores de campanha do prefeito eleito de Cabo Frio, José Bonifácio. Iniciou o mandato como Secretário de governo e grande articulador político da prefeitura. Comandou ainda a Secretaria Especial de Integração Metropolitana da Prefeitura do Rio de Janeiro. “Nosso elo vem de longa data. Somos amigos de infância, Aquiles é e sempre foi muito importante na minha vida e na minha história política, e hoje pude prestar a ele essa grande homenagem”, disse Miguel. Na ocasião do evento, Aquiles estava acompanhado dos filhos, João Alfredo e Martin, e da mãe, a professora e ex-secretária de Educação de Cabo Frio, Laura Barreto.

CONVIVER E APRENDER

Continuando em Cabo Frio, o pré-candidato a prefeito Rafael Peçanha (Rede), esteve na sede do “Conviver e Aprender”, no Jardim Caiçara, projeto coordenado por mães voluntárias que atendem crianças, adolescentes e jovens com síndrome de down e autismo. “Quando vereador, criei e presidi a primeira comissão de defesa dos direitos das pessoas com deficiência da história da Câmara de Cabo Frio. De lá pra cá, sigo assumindo o compromisso de uma luta que já acontece há muitos anos”, disse.

FEST VERÃO

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), animadíssimo, convocou os moradores para a abertura do 40° Fest Verão, marcada para sexta-feira (19) às 18h, na praia do Centro. O evento promete reunir a comunidade e os amantes do esporte para uma celebração de abertura.

NOVA SECRETÁRIA

Ainda em São Pedro, Fábio do Pastel anunciou, nesta quinta-feira (18), que Diana Alves deixou o cargo de Secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, atendendo a um pedido pessoal da servidora. Pastel falou sobre o trabalho e a dedicação de Diana durante seu período na função. Aline Manhães Rosa, graduada em Serviço Social, foi nomeada para assumir a posição. Antes de assumir como secretária, Aline desempenhou várias funções no setor, incluindo assistente social do CRAS Alecrim, assessora técnica do Departamento das Proteções Sociais, diretora do departamento de Gestão do SUAS e, por último, diretora das Proteções Sociais Básica e Especial.

CHUMBINHO COM PRTB

O ex-prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho (REP), que é pré-candidato ao cargo, realizou uma reunião nesta quarta-feira (17) com os pré-candidatos do PRTB. Durante o encontro, foram discutidas ideias para o futuro da cidade. No mesmo dia, Chumbinho visitou o Recanto do Sol e conversou com os representantes do bairro, acompanhado pelo pré-candidato a vereador, Neném.

EXPANSÃO DA REDE DE ÁGUA

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), juntamente com os secretários de Planejamento, Eron Bezerra, e de Serviços Públicos, Fred Carvalho, acompanhou nesta quarta-feira (17) as obras de expansão da rede de água nos bairros Vila Nova, Arrastão das Pedras e Igarapiapunha. A iniciativa, realizada em parceria com a concessionária Prolagos, tem como objetivo substituir o abastecimento por caminhão-pipa por água encanada nesses locais. Vantoil ressaltou a importância da ampliação da infraestrutura hídrica da cidade para garantir um sistema de abastecimento eficaz e abrangente diante do crescimento contínuo das áreas mencionadas.

CENTRO CIRÚRGICO

O secretário de Educação de Arraial do Cabo, Bernardo Alcântara, utilizou o Hospital Geral do município para realizar um pequeno procedimento cirúrgico, nesta quinta-feira (18). O motivo foi a remoção de um cisto na cabeça. Durante sua visita, Bernardo elogiou o desempenho e a dedicação da equipe hospitalar, ressaltando a importância do profissionalismo no ambiente de saúde.

IMPLEMENTAÇÃO DO LIMPA RIO

A vereadora e pré-candidata a prefeita de Araruama, Penha Bernardes (PL), visitou a sede do Inea, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (18), para entregar uma demanda ao deputado estadual e vice-presidente nacional do União Brasil, Márcio Canella. O deputado atendeu ao pedido e encaminhou ao secretário Estadual de Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, e ao presidente do Inea, Renato Jordão, a solicitação para a implementação do programa Limpa Rio em Araruama. A iniciativa visa melhorar a segurança ambiental e a qualidade de vida da população, através da limpeza e desassoreamento de rios com histórico de transbordamento.

ASSUMIU A SUBSECRETARIA DO AUTISTA

A pré-candidata a prefeita de Araruama, Daniela de Lívia (REP), recebeu nesta quarta-feira (17) o presidente estadual do Agir (partido do autista), Osmar Bria, num encontro que teve como foco o fortalecimento de sua pré-candidatura e a mobilização política na cidade.

PROGRAMA DE PROTEÇÃO ANIMAL

Em Maricá, o prefeito Fabiano Horta (PT) anunciou em seu gabinete nesta quinta-feira (18) uma medida para fortalecer a proteção animal na cidade. O programa conhecido como Mumbucão, destinado a auxiliar os protetores locais, foi ampliado para incluir mais 200 protetores recentemente. Agora, esses novos participantes terão acesso a um auxílio financeiro em Mumbucas para a aquisição de rações, medicamentos, vacinas e consultas veterinárias para os animais sob sua proteção. O auxílio será concedido na mesma proporção dos cem primeiros inscritos, podendo chegar até 1.300 Mumbucas, dependendo do número de animais cuidados por cada protetor. O objetivo da iniciativa é descentralizar e fortalecer os esforços dos protetores, contribuindo para uma política eficaz de proteção animal na cidade. Com essa medida, os 200 novos protetores estarão integralmente cobertos pelo programa Mumbucão.

TRATAMENTO CONTRA O TABAGISMO

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL), visitou nesta quarta-feira (17) a nova sede do Programa de Controle e Tratamento de Tabagismo, localizada na antiga Central de Marcação, em Bacaxá. O tabagismo é uma doença fatal que ceifa mais de 8 milhões de vidas anualmente em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. Reconhecido como uma das principais ameaças à saúde pública, o vício do tabaco requer atenção especializada. A inauguração deste centro especializado destina-se a oferecer suporte necessário para ajudar indivíduos a se livrarem desse hábito prejudicial, que envolve dependência física, química e emocional. Manoela enfatizou a importância de buscar apoio profissional, destacando que muitas pessoas não conseguem superar o vício sozinhas. Ela incentivou os cidadãos a aproveitarem os recursos disponíveis no centro e a incentivarem seus entes queridos a procurarem ajuda.

NOVO SECRETÁRIO DE ESTADO

O governador Cláudio Castro (PL) nomeou, nesta quinta-feira (18), o coronel Marcelo de Menezes Nogueira como novo secretário de Estado de Polícia Militar. O oficial tem 52 anos de idade e está na instituição há 34, tendo comandado diversas unidades, como o 17º BPM (Ilha do Governador), o Regimento de Polícia Montada Coronel Enyr Cony dos Santos, o Comando de Policiamento Especializado, os 1º e 6º Comandos de Policiamento de Área, além de ter coordenado o PROEIS. Castro também fez um agradecimento ao coronel Luiz Henrique Pires, que deixou o cargo.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo