InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (18)

Fábio do Pastel faz aniversário e pede desculpa por fala infeliz; O recado da Câmara para José Bonifácio; A entrevista bombástica de Penha Bernardes ao RC Cast; Vantoil Martins recebe reitor da UFF; A ação de Dia das Mães e contra a pedofilia em Búzios; Câmara de Arraial do Cabo aprova projeto de equiparação salarial; E muito mais...

ANIVERSÁRIO DO PREFEITO

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (18) começa por São Pedro da Aldeia, porque o prefeito, Fábio do Pastel (PL), completou mais um ano de vida. O empresário chegou aos 45 anos e ganhou um abraço de Gilmar, servidor do município, nesta manhã. Nas redes sociais, Fábio agradeceu a todos os funcionalismo público e amigos pelas felicitações e demonstrações de carinho. A coluna deseja a Fábio muita saúde, sucesso e felicidade.

EXPLICAÇÕES E PEDIDO DE PERDÃO

O aniversário do prefeito vem justamente na semana da polêmica em que Fábio disse que queria que “100% dos eventos fossem gospel” em São Pedro. Com relação a fala que gerou bastante burburinho nas redes sociais, Pastel fez uma live na noite desta quarta-feira (17). O prefeito explicou que, na verdade, quis se referir a tranquilidade dos eventos gospel, que costumam terminar cedo, sem confusão e algazarra, facilitando o trabalho da gestão pública. Mesmo assim, pediu perdão para quem se sentisse ofendido com a fala. Fábio errou ao não conseguir se fazer entender no momento. No entanto, é aquilo. Errar é para todos, mas pedir desculpas é para poucos. A fala de Fábio veio de encontro aos anseios e pedidos de reparação dos movimentos sociais. Que o prefeito consiga expressar melhor seus pensamentos a fim de evitar eventuais interpretações equivocadas. Acima, o vídeo com o pedido de perdão de Fábio do Pastel.

NOVO SISTEMA DE CULTURA

Ainda em São Pedro da Aldeia, o Projeto de Lei que prevê a reestruturação do Sistema Municipal de Cultura foi aprovado, em primeira votação, na Câmara Municipal nesta quinta-feira (18). Apesar da polêmica junto a representantes do setor, de acordo com o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, trata-se de uma “grande conquista”. Na sessão da Câmara a representante do Fórum de Cultura Juliane Carvalho usou a tribuna para fazer questionamentos ao Projeto de Lei e pediu por uma nova reavaliação do PL. Já o vereador Jean Pierre (PODE) prestou esclarecimentos sobre o parecer da matéria e Marques usou o seu espaço de fala para frisar sobre a importância da aprovação do Projeto de Lei.

PENHA NO RC CAST

A vereadora de Araruama Penha Bernardes (PL) foi a convidada do RC Cast nesta quinta-feira (18). Entre outros assuntos, a parlamentar voltou a falar sobre a indignação com relação ao escândalo do programa Minha Casa, Minha Vida na cidade. Tem até CPI no radar da vereadora para investigar a suposta entrega de unidades de forma irregular. A vereadora também comentou sobre a situação dos servidores. Aliás, Penha foi um fenômeno de audiência no programa. Antes mesmo de entrar no ar, o vídeo já contava com mais de 100 espectadores a espera da transmissão e trazia diversos comentários manifestando a vontade de colocar Penha como prefeita araruamense na próxima eleição.

BASE SEM COMPOSIÇÃO

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), entregou, nesta quarta-feira (17), o novo Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead) em Tamoios. Todos os vereadores colocaram emendas para reabrir a unidades, mas apenas seis estiveram na inauguração. Entre eles, Alexandra Codeço (REP), Josias da Swell (PL) e Adeir Novaes (REP). Ou seja, quase ninguém da base orgânica do prefeito. Isso revela, de certa forma, um recado claro da Câmara de insatisfação com os rumos da gestão da Saúde do município. Dizem por aí que Janio Mendes, o secretário, sequer atende os parlamentares. Além disso, o titular da pasta tem um projeto de pejotização que envolve um contrato de R$ 90 milhões.

CONTAS DE ADRIANO APROVADAS

Na sessão realizada nesta quinta-feira (18), a Câmara Municipal aprovou, por 13 votos a quatro, as contas referentes ao ano de 2020 da gestão do ex-prefeito de Cabo Frio, Dr. Adriano Moreno (UNIÃO). Vale ressaltar que o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) havia recomendado aos vereadores a reprovação dessas contas. A votação ocorreu de forma secreta, impossibilitando a identificação dos 13 vereadores que as aprovaram e dos quatro que as rejeitaram. Antes da votação das contas, Dr. Adriano utilizou a tribuna da Câmara para se defender, justificando alguns erros de sua administração, como os impactos da pandemia da covid-19 e as dívidas acumuladas pelo município ao longo dos anos, que, segundo o ex-prefeito, remontam a 1960, mas se agravaram durante seu mandato. Nas redes sociais, a vereadora Carol Midori (PP) criticou a aprovação das contas. “Eu não fui conivente com isso e votei pela reprovação das contas de um governo que foi caótico, omisso e incompetente! Mas, infelizmente, mais uma vez, a impunidade venceu!”, concluiu a parlamentar.

AUDIÊNCIA PÚBLICA NO ENEL

A Câmara de Cabo Frio vai realizar, na próxima segunda-feira (22), uma audiência pública para debater a prestação de serviço da concessionária de energia elétrica, a Enel. A reunião acontece às 9h e será transmitida pelas redes sociais da Casa Legislativa. A iniciativa é do vereador Davi Souza (PDT). Foram convidados representantes do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Energia e Economia do Mar, da Procuradoria-Geral do Município, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa), dentre outras autoridades.

REITOR DA UFF PRESENTE

De Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) recebeu, nesta quinta-feira (18), o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Prof. Antonio Cláudio Lucas da Nóbrega. Além dele, estiveram presentes o vice-reitor, Prof. Fábio Passos Barboza, o engenheiro civil Julio Rogerio Ferreira da Silva, que é superintendente de Arquitetura, Engenharia e Patrimônio, o Prof. Mario Ronconi, superintendente de Operações e Manutenção da UFF e o Prof. Daniel, engenheiro elétrico. Junto com Vantoil, os secretários de Planejamento de Iguaba, Eron Bezerra, e Meio Ambiente, Vinícius Lavalle, receberam a comitiva.

EVENTO DE DIA DAS MÃES

A secretaria da Mulher de Armação dos Búzios realizou, nesta quarta-feira (17), um evento em comemoração ao Dia Das Mães, na Praça Zé Paraíba, em Cem Braças. O prefeito, Alexandre Martins (REP), participou da ação. No local, foram ofertados diversos serviços para a população, entre eles: Varal Solidário, Balcão de Empregos, Carteira de Trabalho Digital e Mei, Espaço Beleza da Mulher, Espaço Bem-estar com massagem, aulas de ginástica (Projeto Mulher em Movimento), vacina contra a gripe, Ouvidoria do Gabinete, entre outros. De acordo com a secretária da pasta, Daniele Guimarães, essa ação foi preparada com muito carinho, pensando especialmente nas mães. “Um evento acolhedor, pensando no bem-estar delas. Os serviços oferecidos beneficiam diretamente as mães que têm mil tarefas diárias e não têm tempo. Foi um dia dedicado a elas. É gratificante ver o sorriso de satisfação delas ao receberem os serviços oferecidos”, declarou.

BÚZIOS CONTRA A PEDOFILIA

Ainda em Búzios, a secretaria de Desenvolvimento Social Trabalho e Renda realizou, nesta quinta-feira (18), no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil, uma ação de conscientização, prevenção e combate a pedofilia, em frente ao DPO de Manguinhos. A iniciativa reforça as atividades do Maio Laranja, mês marcado pela campanha que conscientiza a população sobre o combate ao abuso sexual de crianças e adolescente, com panfletos informativo. A ação contou com o apoio da Guarda Municipal e Guarda Mirim para controlar o trânsito durante a abordagem e distribuição dos panfletos. A secretária, Joice Costa, participou da ação.

CRISTIANO MARQUES EM BONITO

O secretário de Turismo buziano, Cristiano Marques, está representando a cidade no evento Inspira Ecoturismo, em Bonito, no Mato Grosso do Sul. O evento teve início no dia 16 e terminará no sábado (20). O evento é uma realização do Ministério do Turismo e da Embratur em parceria com o SEBRAE. Ao todo, mais de 20 estados estão participando. O Inspira Ecoturismo une a visão de mercado, oportunidades de investimentos e cases de sucesso para quem quer investir no setor. Além disso, abrange o conhecimento sobre novos conceitos e boas práticas de gestão pública e privada do Ecoturismo e do Turismo de Natureza.

EQUIPARAÇÃO SALARIAL

O presidente da Câmara de Arraial do Cabo, Pedro Caju (UNIÃO), comemorou, nesta quinta-feira (18), ter comandado a sessão extraordinária que aprovou o Projeto de Lei para equiparação salarial dos professores contratados (salvos do processo seletivo simplificado). A matéria prevê reajuste de 14,95% a Rede Municipal de Ensino. “com a gerência de @alcantara_bernardo “Sinto-me honrado em fazer parte desta aprovação junto com meus colegas de bancada. Fica aqui meu agradecimento ao prefeito Marcelo Magno (PL), que desempenha um papel ímpar junto a valorização profissional dos nossos munícipes sem medir esforços”, escreveu Caju.

HOMENAGEM AOS ENFERMEIROS

A Prefeitura de Saquarema realizou, nesta quarta-feira (17), uma edição do Criança Cidadã homenageando profissionais de enfermagem do município. A E.M. Jardim Ipitangas foi a convidada e os alunos que fizeram a homenagem. “Que orgulho das nossas crianças, sou suspeito a falar, mas que felicidade é poder ofertar junto com toda nossa equipe da educação, um ensino de qualidade”, definiu o secretário de Educação, Antonio Peres. “Eles doam seu tempo e se dedicam tanto pra cuidar da gente! Merecem todas as homenagens”, afirmou a prefeita, Manoela Peres (UNIÃO).

PRÊMIO EDUARDO SERRADO

A vereadora de Macaé Iza Vicente (REDE) protocolou, nesta quarta-feira (17), Dia Municipal do Combate a Homofobia, um projeto de resolução que cria o Prêmio Eduardo Serrano. O objetivo é homenagear pessoas físicas e jurídicas, organizações não-governamentais, entidades, instituições, órgãos públicos e iniciativas que se destacam na promoção da diversidade e garantia de direitos das populações vulneráveis. Eduardo foi um prefeito da cidade eleito em 1959 e cassado no ano seguinte por ser homossexual. “É importante lembrarmos da história de Eduardo e de todos os desafios enfrentados pela comunidade LGBTQIAPN+ para conquistar espaço e respeito na sociedade”, declarou Vicente.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo