InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (17)

Alexandre Martins feliz da vida com as contas aprovadas; Fábio do Pastel se reúne com deputados em Brasília, enquanto pedido de empréstimo da Prefeitura e visita da PF agitam São Pedro; O imbróglio do Café do Trabalhador de Cabo Frio; Magdala Furtado vai até Comsercaf; Vantoil Martins vistoria obras com vereador; As novidades do Turismo em Arraial; Exoneração de Procuradora-Geral vira polêmica daquelas na Câmara de Araruama; Manoela Peres em mais um 'Criança Cidadã'... E muito mais!

CONTAS APROVADAS

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (17) começa com a aprovação das contas de gestão da administração financeira do prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), referente ao exercício de 2021. A votação na Câmara foi unânime e acompanhou o parecer prévio favorável do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). Ao declarar o voto a favor das contas, o presidente da Câmara, Rafael Aguiar (REP), disse que, salvo engano, nenhum prefeito conseguiu o parecer positivo do TCE nos últimos oito anos. Nas redes sociais, Alexandre comemorou a novidade: “Como gestor do nosso município, não há reconhecimento maior. (…). Quando a gente trabalha com responsabilidade, dedicação e respeito aos cofres públicos, colhemos frutos que beneficiam a todo o município”.

REUNIÃO COM A BASE

Por falar em Alexandre Martins, o prefeito esteve reunido com a base parlamentar na Câmara nesta quarta-feira (16). O encontro serviu para tratar sobre desenvolvimento econômico, obras, calendário de eventos, as mudanças recentes no secretariado e pautas que precisam de ajuste. “Por exemplo, a gente precisa organizar melhor esse trânsito depois dessas obras”, pontuou. Durante a conversa, o grupo também discutiu o Degusta Búzios.

PASTEL EM BRASÍLIA

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), esteve em Brasília na quarta-feira (16). Ao lado do secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Fernando Frauches, Fábio reuniu-se com os deputados federais Altineu Côrtes (PL) e Áureo Ribeiro (SDD). O objetivo foi captar recursos e investimentos para São Pedro da Aldeia nas áreas da Saúde e de Infraestrutura. De acordo com o prefeito, as duas foram “excelentes reuniões”.

_______________

Fábio do Pastel em sua posse como prefeito, na Câmara Municipal

EMPRÉSTIMO DA DISCÓRDIA I

A prefeitura de São Pedro da Aldeia enviou à Câmara um Projeto de Lei para solicitar um empréstimo de R$ 17 milhões. Os recursos, segundo o município, seriam destinados à construção da Escola Municipal Especial Pedro Paulo Lobo (EMESPP), escola que atenderá as crianças portadoras de necessidades especiais; à revitalização de uma extensão de mais de 6.600 metros, com recuperação e ampliação do sistema de drenagem, asfaltamento das vias, melhoria no sistema de iluminação pública, além do escoramento de trechos erodidos e obras de intervenções urbanas; e ao financiamento da contratação de uma empresa especializada para geração de energia elétrica, a partir de usinas fotovoltaicas. Nesse sentido, o objetivo é reduzir o custo mensal das despesas com energia elétrica, que, atualmente, está em torno de R$ 1,5 milhão. Quanto ao prazo de pagamento do empréstimo, o município de São Pedro da Aldeia informou que pode ser de até 120 meses, com 36 meses de carência para o pagamento da primeira parcela do financiamento. No entanto, o planejamento fiscal do município é antecipar para o prazo de 72 meses a quitação do financiamento em função da economia média mensal com a geração sustentável de energia elétrica fotovoltaica.

EMPRÉSTIMO DA DISCÓRDIA II

Acontece que a situação do pedido de empréstimo gerou uma repercussão tremenda nos arredores da Praça do Canhão. Tanto é que dizem por aí que os vereadores votariam a matéria, em regime de urgência, nesta quinta-feira (17), mas resolveram enviar o Projeto de Lei do Executivo para análise das comissões. Oposicionistas a Fábio do Pastel, o ex-prefeito Cláudio Chumbinho (REP) e a ex-vereadora Bia de Guga (MDB) chegaram a fazer vídeos criticando o pedido de empréstimo. O ex-presidente da Câmara, Bruno Costa, também se posicionou nas redes sociais questionando alguns pontos do pedido, como o pagamento em dez anos.

POLÍCIA FEDERAL NA ALDEIA

Ainda em São Pedro da Aldeia, a Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (17), um desdobramento da Operação Segurança Legal VII. A ação ocorreu em todo o país com o objetivo de encerrar a atividade de empresas que executam segurança privada sem autorização. Cerca de 502 policiais federais realizam fiscalização para combater empresas clandestinas de segurança privada. Por meio da Procuradoria Geral, a Prefeitura aldeense informou que recebeu, nesta manhã, uma “visita de cortesia de agentes da Polícia Federal”. Segundo a Comunicação, o objetivo foi verificar a validade da licença da empresa que presta serviço de segurança desarmada, cujo licenciamento é de sua competência. “Informamos que nenhum outro fato motivou esta visita; logo, são inverídicas as informações que alegam que a presença dos agentes seria motivada por qualquer outra questão”, concluiu a nota.

ALGUMA COISA ERRADA NÃO ESTÁ CERTA

Em Cabo Frio, continua dando o que falar o adiamento da reinauguração do Café do Trabalhador. Mas o buraco é mais embaixo. Acontece que além da prefeita Magdala Furtado (PL) não ter ficado sabendo de nada sobre o adiamento do evento, anunciado pelo deputado Dr Serginho (PL) – conforme divulgamos aqui nesta quarta (16) -, ela já havia cancelado agenda em Brasília para estar na cidade durante a entrega do equipamento. Segundo fontes da coluna, Magdala iria percorrer alguns ministérios. O Café é um programa de parceria entre os governos estadual e municipal e o combinado era reformar o antigo equipamento, no Jacaré – como foi feito – e reinaugurá-lo. Só que resolveram fazer em outro lugar, próximo dali, na Boca do Mato, com o nome de Café do Povo (veja foto abaixo); observe que a placa indica apenas o governo do Estado e Faetec, sequer menciona a prefeitura. Ninguém entendeu nada. Serginho explicou, em vídeo, que o imóvel cedido por Magdala vai virar o Restaurante Popular – aquele no Jardim Esperança, que era para ter sido inaugurado em 2016 e nunca funcionou efetivamente e hoje, depois de ter sido saqueado e depredado, está abandonado. Essa parte também não foi comunicada ao governo cabo-friense, conforme a assessoria da Prefeita. Que situação, hein?

_______________

VISITA À COMSERCAF

Por falar em Magdala, a prefeita cabo-friense esteve na sede da Companhia de Serviços de Cabo Frio (Comsercaf), no bairro Monte Alegre, no início da manhã desta quinta-feira (17). A chefe do Executivo fez questão de chegar cedo para cumprimentar os servidores. No local, Magdala conheceu as instalações e percorreu todos os setores das áreas administrativa e operacional da autarquia. Durante a visita, a prefeita conversou com os funcionários, ouviu atentamente as sugestões de melhorias e reuniu-se com a presidenta Patrícia Brandão e com o vice-presidente Júlio César Lourenço, para tratar dos projetos da companhia. “Devido à correria na rotina, ainda não tinha conseguido vir aqui depois que assumi, mas hoje fiz questão de chegar cedo para receber os funcionários e dar um abraço neles. O trabalho que fazem é fundamental e eles merecem esse carinho. A Comsercaf é uma das pastas mais importantes para a nossa cidade, pois é a responsável por mantê-la limpa e organizada”, ressaltou Magdala.

ASSUMIU SECRETARIA

A empresária Cris Fernandes publicou nas redes sociais nesta quinta-feira (17) que aceitou o convite de Magdala Furtado para reassumir a secretaria da Pessoa Idosa de Cabo Frio. “Como gerontóloga e profissional responsável por cuidar da qualidade de vida, políticas públicas e principalmente prevenção e promoção da saúde da população idosa de Cabo Frio, sinto-me plenamente apta a aceitar o convite, principalmente por conta do meu histórico nessa pasta, em governos anteriores”, declarou Cris. Fernandes lembrou que, em sua última gestão, foram implantadas cerca de 77 atividades, incluindo aulas de dança, ginástica, hidroginástica, artesanato, fisioterapia e palestras sobre diversos temas.

CONVOCAÇÃO DOS APROVADOS

O chefe do Legislativo de Cabo Frio, Miguel Alencar (UNIÃO), comemorou, nesta quinta-feira (17), uma boa notícia para os aprovados no Concurso Público de 2020 para o cargo de Guarda Marítimo e Ambiental. “Foi publicado há pouco em Diário Oficial o Edital de Convocação para Habilitação e Exame de Saúde. Os convocados devem comparecer no auditório da Prefeitura no dia 1º de setembro. Muito obrigado, prefeita, por entender a nossa luta”, escreveu o vereador. Confira o vídeo acima.

OBRAS EM SÃO MIGUEL

De Iguaba Grande, o prefeito, Vantoil Martins (CID), e o vereador Pastor Mauro (PL) tiraram parte da manhã desta quinta-feira (17) para vistoriar obras no bairro São Miguel. “A futura creche em tempo integral e a quadra de esportes nesta localidade são sonhos virando realidade. Em breve, iniciaremos mais uma quadra poliesportiva e também uma UBS para os moradores do bairro”, escreveu Martins.

INTEGRAÇÃO E NOVIDADES DO TURISMO

Os secretários de Turismo de Arraial do Cabo, Júnior Chuchu; Armação dos Búzios, Cristiano Marques; e Cabo Frio, Paula Pinheiro; voltaram a se encontrar nesta quarta-feira (16) para discutir a integração regional na área. Segundo Chuchu, a reunião do “ABC dos Lagos” foi mais um passo para fortalecer ainda mais esses três destinos. “Divulgar uma rota conjunta para criar planos de viagem na parte internacional e também para outros estados aqui do Brasil, com o objetivo de fazer o nosso turista permanecer mais tempo nessa região”, explicou Chuchu sobre os objetivos da reunião. Além disso, em conversa com a coluna, Chuchu afirmou que Arraial do Cabo saiu na frente no CadasTur e se tornou uma das três cidades do Brasil que já está qualificando seu servidor para ter autonomia na fiscalização do turismo. O objetivo é agir independentemente do Ministério do Turismo e se tornar um parceiro para eles. Até então, o MTur era o único órgão responsável por fiscalizações na área. Nesse sentido, um grupo do Ministério esteve em Cabo para fornecer o treinamento final.

A CELEUMA DA PROCURADORA

Repercutiu na Câmara de Araruama, nesta quinta-feira (17), a exoneração da então procuradora-geral Daniela Camargo. De acordo com a vereadora Penha Bernardes (PL), embora o ato de exoneração tenha sido publicado apenas em 4 de agosto, com efeitos retroativos a partir do dia 2 do mesmo mês, a advogada já se encontrava fora do Brasil para um curso nos Estados Unidos desde 15 de julho. Portanto, ela passou 17 dias no exterior enquanto ainda recebia seus vencimentos como se estivesse exercendo a função de procuradora-geral. A vereadora também questionou como a procuradora, que é concursada para um cargo na secretaria de Educação, conseguiu licença para se ausentar das funções para as quais é efetivada no município, mesmo com tão pouco tempo de posse. Segundo Penha, Daniela foi empossada cerca de quatro ou cinco meses atrás. Tanto a vereadora quanto o também oposicionista Oliveira da Guarda (MDB) questionaram se a prefeita abriria um processo administrativo disciplinar (PAD) contra Daniela, da mesma forma que fez contra 17 guardas civis que chegaram a ficar sete meses sem salários como consequência de um protesto por direitos trabalhistas.

O OUTRO LADO

Em nota, a Prefeitura de Araruama afirmou que a vereadora Penha Bernardes “faltou com a verdade”. De acordo com eles, “a Procuradora-Geral do município não viajou para o exterior no dia 15 de julho” e “a vereadora omite que isso pode ser comprovado, inclusive pela passagem e voo da procuradora”. Em relação ao cargo efetivo, “a procuradora solicitou licença sem ônus para o município, e a contagem do estágio probatório está suspensa. Ou seja, não está causando custos ao município”.

ENCONTRO COM PL E PT

O secretário de educação de Saquarema, Antônio Peres, continua atualizando nas redes sociais suas agendas em Brasília. Nesta quarta-feira (16), quando esteve com o deputado federal Altineu Côrtes (PL), foi recebido também pelo presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, e pelo ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (foto abaixo). Já na parte da noite, ele jantou com o deputado federal Washington Quaquá, que também é vice-presidente nacional do PT, que foi quem intermediou a agenda de Peres com o ministro da educação, Camilo Santana. Aliás, a agenda foi nesta quinta-feira (17). Num vídeo publicado nos stories, ao lado de Quaquá, o político saquaremense afirmou que o objetivo da visita é falar sobre a instalação de uma universidade em Saquarema, com vistas a fazer uma cidade universitária na capital nacional do surf.

_______________

CRIANÇA CIDADÃ

Continuando sobre Saquarema, a prefeita Manoela Peres (PL) participou, nesta quarta (16), de mais uma edição do projeto Criança Cidadã, que reuniu alunos e educadores do Centro Municipal de Educação Menaldo Carlos de Magalhães, do bairro Asfalto Velho. O projeto tem o objetivo de estimular a criança com ações de cidadania, para que possam absorver e praticar, enquanto membros da sociedade. O evento explica a base das funções e deveres dos poderes que regem a constituição. Desta vez, os homenageados foram os os alunos do programa Conexão Universitária. O Criança Cidadã acontece duas vezes ao mês, sempre com uma escola diferente para conhecer a rotina dos órgãos municipais, desenvolvendo noções de cidadania, habilidades e responsabilidades. A criançada ainda teve oportunidade de bater um papo com a prefeita em seu gabinete e puderam saborear um belo lanche. Os estudantes também conheceram a Câmara Municipal. Iniciativa bacana.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo