CHAMA O SÍNDICO!
A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (16) começa por Cabo Frio, onde Serginho (PL), depois que coloca aquele colete escrito “Prefeito” e sai pro expediente, ninguém segura. Em que pese a ânsia da população para que ele resolva tudo “pra ontem” – o que é humanamente impossível dada a lista infinita de problemas deixados pela gestão anterior – o político vem mostrando a que veio. As cobranças são muitas, mas nestes 15 dias de governo, Serginho tem demonstrado que, grande ou pequeno, ele encara o problema de frente e vai resolvendo da melhor maneira possível. Se falta dinheiro, não falta disposição. Pelo menos é o que ele tem demonstrado nesse curto período de chefia do executivo. Não importa se a situação a ser resolvida é na Passagem ou no Manoel Corrêa, ele vai lá e conversa cara a cara com a população. Aliás, os eleitores estão gostando dessa postura de síndico, sinal que estava fazendo falta alguém assim pra comandar uma cidade como Cabo Frio. Tanto é que seus vídeos sobre as ações que têm feito na cidade cresceram exponencialmente em visualizações e compartilhamentos. É só ir na rede social dele pra conferir. Parece que está agradando. Hoje ele comandou uma força-tarefa no Morubá, comunidade do bairro Braga, atrás de acabar com ferros-velhos clandestinos e ordenar o espaço urbano, além de acolher e tratar pessoas em situação de rua e dependentes do crack. Estes últimos são, justamente, os que mais vendem material naqueles estabelecimentos irregulares para manterem o vício. A ação no Braga vai continuar pelos próximos dias. Algumas horas depois, Serginho foi visitar o cemitério Jardim dos Eucaliptos, no bairro Jardim Esperança, com o secretário de Serviços Públicos, Jefferson Vidal, após o mutirão de limpeza no local. Segundo Serginho, foram mais de oito caminhões carregados de entulho e lixo, cerca de 70 toneladas de resíduos.
________________
PROTESTO NO IBASCAF
Depois do protesto da Educação na porta da Prefeitura e na frente da sede do Ministério Público, pedindo a punição da ex-prefeita Magdala e de todos os envolvidos no calote e suposto desvio milionário de verba municipal, ocorrido ontem, nesta quinta (16) servidores da pasta fizeram nova manifestação. Foi frente ao Instituto de Benefícios e Assistência aos Servidores Municipais de Cabo Frio (Ibascaf), onde a categoria protestou contra a proposta de parcelamento dos salários apresentada pelo prefeito Serginho (PL) e exige punição aos responsáveis pelos desvios de recursos ocorridos na gestão da ex-prefeita Magdala Furtado. Durante o ato, o presidente do instituto, Sérgio Aureliano, chegou a falar brevemente no microfone do carro de som do Sepe Lagos, mas se recusou a receber uma comissão de trabalhadores que buscava entregar-lhe um requerimento. O documento solicitava que Aureliano assumisse, por escrito, o compromisso de cumprir as promessas feitas em seu discurso. Após a reação negativa dos manifestantes, Aureliano declarou no microfone que solicitaria ao prefeito que priorizasse o pagamento dos salários antes de quitar os consignados.
FALHA TÉCNICA
Falando em Educação cabo-friense, os vereadores Rodolfo de Rui (PL) e Oseias de Tamoios (PV), estiveram com o secretário Alfredo Gonçalves, para buscar informações sobre as inconsistências identificadas no levantamento de dados durante a análise pré-classificatória do Processo Seletivo Simplificado. O certame tem por fim de criar um cadastro de reserva para a contratação temporária de profissionais de educação básica que atuaram no município. “O secretário explicou que houve uma falha técnica demandada pela empresa contratada para a gestão e operacionalização da plataforma e que a pontuação alcançada por todos os inscritos está preservada e de acordo com as informações pessoais, experiência profissional e de formação acadêmica lançadas no sistema”, disse Rodolfo. A propósito, uma nova listagem será publicada no Diário Oficial.
RECEBEU DEVOLUÇÃO
O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), recebeu nesta quinta-feira (16), em seu gabinete, das mãos do atual presidente da Câmara, Jean Pierre (PP), um cheque de devolução no valor de R$ 1,3 milhão. Quem esteve presente foi o secretário de Governo, Luiz Fernando, do chefe de Gabinete, Fernando Frauches, e do vereador Márcio Soares (PL). O montante é referente ao duodécimo, repassado anualmente pela prefeitura, que não foi executado ao longo do exercício financeiro de 2024. Pastel falou sobre a destinação: “Acabei de receber do Jean a devolução da verba. Chegou em um momento muito importante. Tenho certeza que vai ser muito importante para eles e nós estamos muito felizes com esse ato da Câmara”. Jean também falou: “Estamos retornando esse valor para a prefeitura. Na minha época não se pagava rescisões aos profissionais contratados. Isso foi uma vitória após seu governo”.
NO RIO
O prefeito de Iguaba Grande, Fabinho Costa (CID), esteve no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (16), em busca de recursos para a infraestrutura da cidade. Na ocasião, participou de uma reunião com o secretário de Obras e Infraestrutura do Estado, Uruan Cintra, e solicitou drenagem e pavimentação para 20 ruas, cerca de 8km. Quem acompanhou Fabinho foi seu chefe de Gabinete, Marcello Costa. O prefeito iguabense destacou que o objetivo é garantir melhorias estruturais que promovam segurança e desenvolvimento para a população. “Saí de lá muito esperançoso, já estou firmando o convênio de cooperação técnica e aguardando pra ver se a gente consegue a aprovação do Estado pra essa pavimentação”, destacou Fabinho.
USINA FOTOVOLTAICA
Ainda sobre Iguaba, o secretário de Planejamento, Vinícius Lavalle, e o diretor de Projetos e Captação, Pablo Veras, visitaram a Usina Fotovoltaica da UFF – projeto de energia renovável -, acompanhados por grandes lideranças que impulsionam projetos inovadores e sustentáveis, como o superintendente de Operações e Manutenção da UFF, Mario Roncone, e o administrador do Núcleo Experimental da UFF de Iguaba Grande, Eugênio Soares Câmara, nos apresentaram o importante projeto de energia renovável desenvolvido pela universidade. O objetivo é implantar esse projeto nos prédios públicos municipais.
ASSINOU REURB
Em Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) assinou, nesta quarta-feira (15), mais de 200 títulos de propriedade para famílias buzianas, por meio dos Processos de Regularização Fundiária Urbana do município. O secretário de Ambiente e Urbanismo, Evanildo Nascimento, também esteve presente para a assinatura. As certidões de regularização fundiária urbana são referentes aos núcleos Arpoador e Albatroz 01, além do loteamento Balneário das Rasa. Com a regularização, diversos benefícios serão assegurados aos moradores, entre eles: o direito ao RGI; o direito de doação para seus familiares; a possibilidade de obter empréstimos bancários tendo a casa legalizada como garantia; a valorização do patrimônio das famílias beneficiadas; o reconhecimento público da legalização das residências, com identificação das ruas, quadras e lotes; e o acesso a infraestrutura por meio de obras públicas. Além de Alexandre e Evanildo, participaram do evento o vice-prefeito Leandro da Rasa (REP), o subcoordenador de Habitação Daniel Azevedo, a assistente social Maria Celeste, o técnico em Geoprocessamento Rodrigo Viana e o procurador municipal Alexei Navarro.
PROCESSO SELETIVO
Nesta quinta-feira (16), a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Búzios, Josiani Meira, realizou uma reunião entre a coordenadoria de Trabalho e Renda e representantes de uma empresa atacadista. O encontro teve como objetivo planejar um processo seletivo que oferecerá em torno de 200 vagas de emprego aos moradores do município. As oportunidades serão disponibilizadas tanto a partir do banco de dados do Balcão de Empregos quanto no espaço físico da secretaria, na Rasa. A iniciativa visa facilitar o acesso às vagas e atender de maneira eficiente a população, com foco especial nos que enfrentam maiores dificuldades para ingressar no mercado de trabalho. “Nosso objetivo é conectar os moradores de Búzios a oportunidades reais de emprego, reduzindo desigualdades e promovendo mais dignidade e qualidade de vida. Estamos trabalhando para garantir que esse processo seletivo atenda as necessidades da nossa população”, disse Jô.
CONFERÊNCIA AMBIENTAL
O secretário de Meio Ambiente de Arraial do Cabo, Jorge Oliveira, deu um passo nesta quarta-feira (15) em direção a um futuro mais sustentável. Durante a 5ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, reuniu a sociedade civil, as lideranças locais e especialistas para debater o tema das emergências climáticas. Durante o encontro, Jorge elaborou 10 propostas estratégicas que abordam questões como a redução de emissões de gases de efeito estufa, a descarbonização da economia com inclusão social, e o fortalecimento da governança e da educação ambiental. Entre os destaques, está o protagonismo dos moradores como agentes ambientais, a defesa da pesca artesanal, gestão de resíduos, energia renovável, garantia da participação social em espaços decisórios e o incentivo a soluções locais. As ideias formuladas serão apresentadas na etapa estadual da Conferência, cuja data ainda será divulgada. O evento contou com a participação de instituições e grupos como o IFRJ, Defesa Civil, NEA-BC, Instituto Terra azul, Pescarte e Guarda Mirim. Também estiveram presentes, os secretário de Turismo, Junior Chuchu, e de Segurança Pública, Magda Fraga; e o presidente da Funtec Ambiental, Ronnie Plácido.
DANDO O QUE FALAR
Em Araruama, mais um episódio gerou polêmica e foi amplamente repercutida entre os moradores. A secretária de Governo, Lívia de Chiquinho, não perde uma oportunidade. Desta vez, durante seu próprio expediente, trocou as demandas da administração pública por um descontraído passeio de barco na lagoa de Juturnaíba. Quem também estava presente foi o ex-prefeito Chiquinho da Educação (PODE) e a socialite Val Marchiori. O passeio, descrito por Lívia como “lindo”, foi promovido para apresentar as belezas do local a Val. No entanto, a iniciativa foi muito malvista. Era mesmo prioridade abandonar o gabinete em plena quarta-feira (15) para um passeio de barco, especialmente considerando que a prefeita Daniela de Lívia (MDB) assumiu o cargo no início de janeiro?
ENXUGAMENTO DE CUSTOS E RECADASTRAMENTO
Já em Maricá, o prefeito Washington Quaquá (PT) colocou a mão na “massa” em relação aos beneficiários do Cota 10, que integra o PPT. Ele enxugou os custos e anunciou, nesta quarta-feira (15), a realização do recadastramento. Após o processo, será efetuado o pagamento do benefício aos cidadãos aptos a receber o valor. Quaquá demonstra compreender bem a importância de incentivar o empreendedorismo local: “Eu vou pagar o Cota 10 para quem mora em Maricá e, de fato, empreende na cidade. Para isso, farei um recadastramento. Quem não mora aqui ou quem não empreende não receberá recursos da cidade. Mas quem mora e empreende pode ficar tranquilo, porque eu vou investir no camelô, naquele cidadão que vende na rua, que tem sua barraquinha de cachorro-quente, que faz seu artesanato. Ou seja, todos aqueles que trabalham de fato e empreendem terão apoio da Prefeitura por meio do Banco Mumbuca”. Se falou, tá falado. Ele já havia declarado isso antes de iniciar sua gestão. Quaquá pretende realizar investimentos que fortaleçam o desenvolvimento tecnológico na cidade, reduzindo a dependência dos recursos provenientes dos royalties do petróleo. Além do anúncio do recadastramento, Quaquá também adiantou a criação do programa “O Sol Nasce para Todos”, que permitirá aos moradores obter energia proveniente da luz e do calor do Sol em suas residências. Dá para imaginar que Quaquá ainda trará muitas outras ideias para colocar em pauta. E são muitas, hein?
REAPARECEU PARA CRITICAR
E por falar em Paulo Melo (MDB), o ex-candidato a prefeito de Saquarema finalmente reapareceu em suas redes sociais nesta quinta-feira (16). Mas não foi para falar sobre sua vida pessoal, e sim para dar aquela cutucada na prefeita Lucimar Vidal (PL). Ele comentou sobre as enormes filas para a contratação temporária de professores, que se estendiam de Porto da Roça até o Verde Vale: “Olha, vendo essa fila, acho lamentável. É deprimente. São pessoas que querem trabalhar na educação, um dos setores mais importantes. Num mundo totalmente digital e cibernético, é lamentável que isso não seja feito pela internet. Sabe por quê? Para identificar quem está na fila e se eram favoráveis ou contrários. Vocês nunca viram uma fila de empresários por contratos de R$ 326 milhões do Conexão Universitário, nem pelas obras milionárias realizadas por empresários privilegiados. Lamentável!” A situação não está fácil para Lucimar, hein? Paulo sempre encontra algo para criticar no governo atual, enquanto a prefeita tenta rever seus conceitos e buscar soluções de qualquer maneira. E pelo visto, será assim durante todo o ano.
CALAMIDADE PÚBLICA E EMERGÊNCIA EM SAÚDE
O prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto (PL), decretou Estado de Calamidade Pública e Estado de Emergência em Saúde Pública, nesta quarta (15). A Câmara reconheceu a legitimidade do decreto em votação especial realizada nesta quinta (16). A auditoria independente, realizada por empresa contratada, na Rede Municipal de Saúde, apontou um cenário de grave desassistência à população, que inclui deficiência de profissionais, infraestrutura inadequada e sucateada, interrupção de serviços essenciais, falta de medicamentos, de insumos e materiais, gerando uma fila de espera para realização de procedimentos básicos, exames e cirurgias eletivas. Desde o início da gestão, ao lado da equipe técnica, o prefeito Carlos Augusto Balthazar e o secretário de Saúde, Fábio Simões (imagem acima), vêm percorrendo as unidades, levantando as demandas e conversando com os servidores para identificar as ações emergenciais e prioritárias.
NOVA MISSÃO
O procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Luciano Mattos assume, nesta sexta-feira (17) – data em que encerra a sua gestão no MPRJ -, a função de Assessor Especial de Relações Institucionais da Corregedoria Nacional do Ministério Público. O ato, assinado na quarta (15) pelo corregedor nacional, Ângelo Fabiano Farias da Costa, requisita Luciano Mattos para atuar em seu gabinete em regime de dedicação exclusiva. “Agradeço o convite e a confiança do corregedor nacional para exercer esse relevante cargo no Conselho Nacional do Ministério Público. Espero honrar essa confiança destinando toda a minha experiência institucional para o aprimoramento do Ministério Público. Certamente dedicação não faltará”, afirmou Mattos.