21/01/2025 — 04:22
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (16)

São Pedro da Aldeia comemora seus 407 anos e prefeito enfrenta fake news; secretária de Segurança Pública de Arraial do Cabo se encontra com o secretário de Segurança do Rio de Janeiro; secretário de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios participa de reunião com o Conselho de Políticas Culturais; Vantoil Martins recebe secretário de Compras, Licitações e Transparência, Hérique Corrêa em podcast; Daniela de Lívia realiza reunião com lideranças políticas em Araruama; Fabiano Horta anuncia lançamento das bicicletas 'Vermelhinhas das Crianças' em Maricá... E muito mais!

Compartilhe

PARABÉNS SÃO PEDRO

A Boca Miúda desta quinta-feira (16) começa por São Pedro da Aldeia, que está comemorando seus 407 anos de história, tradição e beleza. As festividades começaram logo pela manhã, com hasteamento da bandeira da cidade na Câmara Municipal, em seguida na prefeitura e depois na Praça Dr. Plinio de Assis Tavares, a Praça do Canhão. Depois aconteceu o Desfile Cívico, uma tradição que a população aldeense adora e participa com muita intensidade. O prefeito Fábio do Pastel (PL), claro, esteve presente e foi muito elogiado pelos eleitores, mas teve algo que tirou o Fábio do sério…

FAKE NEWS

Em pleno aniversário da cidade, passaram a circular áudios fakes, feitos com inteligência artificial, utilizando a voz de Fábio para dizer coisas obscenas para seu ex-chefe de gabinete, Moisés Batista, insinuando que eles teriam uma relação amorosa extraconjugal, já que Moisés é casado, chefe de família e pai de filhos. Desrespeitando inclusive a família do Moisés. Por isso o prefeito decidiu que vai fazer uma live hoje à noite, às 20h30 para tratar desse assunto, que é gravíssimo. Os advogados de Fábio já estão tomando providências e os autores das fake news vão ser responsabilizados, porque ao que parece eles já estão conseguindo mapear de onde se originaram essas notícias falsas. Esse vídeo foi compartilhado em uma página no Facebook chamada “Não Cala São Pedro” e também replicado em grupos de WhatsApp, inclusive por um vereador da oposição – que por sinal, tem um filho gay – durante a Sessão Solene na Câmara. A juíza, os advogados de Fábio e a procuradoria já entraram com uma ação determinando a retirada imediata desse vídeo, desses áudios das redes sociais e também ordenou a quebra de sigilo telefônico do número que está espalhando isso, bem como das pessoas envolvidas. Então, trata-se de um crime federal: fake news e também crime de homofobia.

“A BAIXARIA COMEÇOU”

Mais uma vez, a comunidade LGBT está sendo utilizada como artilharia em um campo de disputa eleitoral, onde o que está sendo levado em consideração é se a gestão é eficiente ou não. Mas bateu o desespero e as pessoas estão partindo para a baixaria. Ao que parece, o prefeito Fábio do Pastel segue muito bem nas pesquisas e a opinião pública já entendeu que será difícil vencê-lo pelo talento; por isso estão partindo para a manipulação da verdade, mentindo, usando inteligência artificial para alcançar seus interesses, que são meramente o quê? Aumentar a rejeição ao Fábio e, com isso, crescer a intenção de votos para os adversários. É uma tristeza que os políticos de São Pedro da Aldeia ainda utilizem esse tipo de estratégia ultrapassada e decadente para tentar vencer a eleição. Porque São Pedro é uma das cidades mais conservadoras da Região dos Lagos. Eles acham que, mexendo com essa temática, que coloca mais uma vez os homossexuais como os principais alvos a serem abatidos, como os leprosos da nova era, conseguirão atingir seus objetivos. É covarde, né? Evidentemente, a oposição está sentindo dificuldade de superar o Fábio no talento e na conquista de votos. Aí parte para o quê? Para a mentira e para a homofobia. Agora os tempos são outros, está bem? É preciso ter cuidado para que esse feitiço não vire contra o feiticeiro.

EDUCAÇÃO EM PAUTA

Em Cabo Frio, a Câmara Municipal de Cabo Frio vai realizar nesta sexta-feira (17), uma audiência pública com o tema “Educação: as principais demandas dos profissionais da Rede Municipal”. A iniciativa é do presidente Miguel Alencar (União). A reunião acontece às 10h e será transmitida pelas redes sociais da Casa Legislativa. Na ocasião, serão debatidos assuntos como convocação dos aprovados no Concurso Público de 2020, criação de vagas de acordo com a demanda real da rede de ensino, pagamento do piso e atualização do Plano de Cargos e Salários, atualização da Lei do Conselho Municipal de Educação, proibição de utilização de celulares e dispositivos eletrônicos pelos alunos nas unidades escolares. Os temas foram propostos pelos profissionais da Educação. Foram convidados representantes das secretarias de Educação, Administração, Fazenda, do Instituto de Benefícios e Assistência aos Servidores Municipais de Cabo Frio (Ibascaf), membros da Comissão de Educação da Casa Legislativa e demais vereadores, da Procuradoria Geral do Município, do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe Lagos), comunidade escolar e imprensa.

SAÚDE AGONIZANDO

Falando em Miguel, o presidente da câmara trouxe para sessão desta quinta-feira (16) uma demandada que está na boca do povo: a falta de médicos para atendimento nas unidades de saúde do município. Nós temos recebido muitas reclamações da população também, somadas a falta de medicamentos, demora para marcação de consultas, entre outros. É como disse uma internauta: “A saúde está agonizando”.

AGRESSORES DE TORNOZELEIRA

Nesta quinta-feira (16), o vereador Átila Motta (PC do B) apresentou um Projeto de Lei que defende o uso de tornozeleira eletrônica por homens autores de violência doméstica e familiar no município de Cabo Frio. Ele afirma que a ideia é que os agressores sejam monitorados eletronicamente. Durante sua fala, o parlamentar destacou que o PL tem como objetivo proteger as mulheres e crianças da cidade, já que esse tipo de agressão fere gravemente os direitos humanos.

REUNIÃO DE ALINHAMENTO

A secretária de Segurança Pública de Arraial do Cabo, Magda Fraga, esteve nesta quarta-feira (15) na capital para um encontro com o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Victor Santos. A reunião teve como objetivo principal discutir questões relacionadas à segurança pública no município. Magda informou que a reunião foi produtiva e que ajudou a estreitar laços entre os poderes municipais e estaduais. Durante a visita, foram discutidas possíveis parcerias para a integração de dados e a implementação do Programa Segurança Presente em Arraial do Cabo. Este programa, gerido pela Secretaria de Governo do Estado do Rio de Janeiro, visa promover ações de segurança pública e reduzir a incidência de crimes, além de realizar ações de apoio social.

ENCONTRO DOS GESTORES

Ainda em Arraial do Cabo, o secretário de Desenvolvimento Social, Wagner Lima Vidal, está participando do encontro dos gestores da política de Assistência Social da Região Sudeste. O 24° Encontro Regional do CONGEMAS ocorre nesta quinta (16) e sexta-feira (17) em Vitória, Espírito Santo. A equipe se uniu a representantes de outros municípios da região para discutir, capacitar e compartilhar experiências na gestão do Sistema Único de Assistência Social. O objetivo do encontro é reforçar o compromisso com o desenvolvimento social e aprimorar a gestão do SUAS. Junto com o secretário, estão representando o município de Arraial do Cabo a Diretora de Vigilância Socioassistencial e Gestão do Trabalho, Amanda Trigueiro; a Diretora de Proteção Social Básica, Dayane Aguiar; a Diretora de Proteção Social Especial, Silvia Paiva; e a Diretora de Gestão do SUAS, Letícia Regadas.

CONSELHO DE POLÍTICAS CULTURAIS

O secretário de Cultura e Patrimônio Histórico de Armação dos Búzios, Alan Martins Câmara, participou de uma reunião nesta quinta-feira (16) com o Conselho de Políticas Culturais. O encontro teve como objetivo alinhar as demandas do conselho e avançar no Plano de Cultura do município. Durante a reunião, foi destacada a importância dos diversos segmentos culturais. A continuidade do Conselho de Patrimônio Histórico também foi um tópico importante, com ênfase na preservação dos bens materiais por meio do tombamento dos bens culturais, históricos e arquitetônicos do município.

SEMINÁRIO NA CÂMARA

A Coordenadoria da Promoção de Igualdade Racial de Armação dos Búzios, liderada pela pedagoga Marta da Costa, marcou presença no III Seminário Abolição da Escravatura, realizado na quarta-feira (15), na Câmara Municipal. O evento contou com a participação da comunidade quilombola da Rasa, representada pelos advogados quilombolas Dr. Luiz Oliveira de Souza, Dra. Gabriele de Souza, Dr. Renato Oliveira e Valmir da Conceição Oliveira. A palestra proferida pela coordenadoria teve como tema “Memórias e Saberes Tradicionais”, destacando a importância das diretrizes curriculares da lei 10.639/03, que aborda o ensino da cultura afro-brasileira nas escolas públicas e particulares do país.

PODCAST DO VANTOIL

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), conduziu o “Vem Com a Gente Podcast” na noite de quinta-feira (16). O programa foi transmitido ao vivo pelo Instagram e YouTube. Após reformulações nos estúdios, o podcast retornou com um novo episódio, que contou com a participação do Secretário de Compras, Licitações e Transparência, Hérique Corrêa. A discussão focou em compras e licitações públicas, com especial ênfase para comerciantes interessados em vender produtos para prefeituras.

AULAS DE HIDROGINÁSTICA

Ainda em Iguaba Grande, a secretária da Pessoa Idosa e Envelhecimento Saudável, Cristiane Rito, anunciou nesta quinta-feira (16) a realização da 1ª aula experimental de hidroginástica no próximo sábado (18) às 8h30. O evento acontecerá no píer, localizado no Centro da cidade. A população que ainda não se inscreveu poderá comparecer à sede da secretaria para se inscrever.

OFICINA DE IDEIAS

A pré-candidata a prefeita de Araruama, Daniela de Lívia (MDB), realizou uma reunião nesta quarta-feira (15) com diversas lideranças políticas para uma Oficina de Ideias no bairro XV de Novembro. Durante o encontro, foi anunciado que Rogério do Supermercado Esperança é um dos pré-candidatos a vice, juntando-se ao Pastor Presidente da Assembleia de Deus, Claudio Alves, que também concorre ao cargo de vice. A adição de Claudio à lista de pré-candidatos a vice acrescenta diversidade à chapa. Estiveram presentes durante o encontro a prefeita Lívia de Chiquinho (REP), a pré-candidata a vereadora Neuzinha Lagos e a vereadora Roberta Barreto (União). Nas redes sociais, o ex-prefeito Chiquinho da Educação (MDB) comentou sobre a oficina: “Que reunião foi essa… que energia foi essa?”

DESCASO NO HOSPITAL DE SÃO VICENTE

A vereadora e pré-candidata a prefeita de Araruama, Penha Bernardes (PL), visitou o Hospital de São Vicente nesta quarta-feira (15) para investigar as queixas dos moradores sobre o aparelho de raio X que está fora de operação há 11 dias. Os residentes afirmaram que estão sendo obrigados a percorrer 15km até a UPA de Araruama para realizar o exame, sem receber transporte de volta. Penha falou sobre a situação e exigiu respostas da prefeita Lívia de Chiquinho (REP) sobre a urgente necessidade de consertar os equipamentos.

DIA DO GARI

A prefeita Manoela Peres (PL), participou nesta manhã, de um café da manhã especial em homenagem ao Dia do Gari, comemorado nesta quinta-feira (16). Na ocasião, os servidores responsáveis pela limpeza da cidade puderam desfrutar de uma mesa recheada de bolos, pães e etc. Manoela aproveitou para agradecer pelo trabalho prestado, o qual ela afirmou que é indispensável.

PARCERIA

A secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca de Saquarema firmou uma parceria com a Universidade de Vassouras para realizar aulas práticas com os alunos do curso de Medicina Veterinária. Este projeto visa proporcionar experiências de campo essenciais para a formação acadêmica dos estudantes. As aulas práticas envolvem diversas atividades, como manejo de animais, diagnósticos clínicos, e práticas de medicina preventiva, todas supervisionadas por professores especializados da Universidade de Vassouras.

‘VERMELHINHAS DAS CRIANÇAS’

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), revelou nesta quinta-feira (16), em seu gabinete, os detalhes sobre o lançamento das bicicletas ‘Vermelhinhas das Crianças’. Com entusiasmo, Horta compartilhou a chegada de uma dessas bicicletas como presente, enquanto discutia os planos para a cidade. Ele anunciou a instalação de 10 estações, cada uma com 100 bicicletas, destinadas às crianças. As estações serão inauguradas a partir do dia 25 deste mês, com uma delas localizada em Inoã, ao lado da Upa, e outra na Praça Orlando de Barros Pimentel. Estas estações serão complementadas por outras ao longo do mês, visando proporcionar às famílias a oportunidade de desfrutar de passeios completos. A previsão é que até o final de junho, Maricá tenha 10 estações em funcionamento, oferecendo acesso às adoráveis ‘vermelhinhas’ para os pequenos residentes da cidade.

Sabrina Sá
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo