DE OLHO NAS OBRAS
A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (15) começa por Arraial do Cabo, onde o prefeito Marcelo Magno (PL) acompanhou, pela manhã, o andamento de duas grandes obras nos Distritos: a construção do mini-hospital de Figueira e o projeto Água Para Todos. Em andamento desde março deste ano, o Água Para Todos prevê ampliar o abastecimento de água potável em Monte Alto e Figueira, iniciando também o atendimento em outros bairros de Arraial do Cabo. Já o mini-hospital de Figueira vai beneficiar a todo os moradores dos distritos com um atendimento mais próximo, com equipamentos de primeira qualidade e todo o suporte necessário para garantir mais dignidade ao cidadão cabista. As obras, das mais esperadas pelos cidadãos do Cabo, fazem parte da meta de Marcelo de fazer de 2022 o “ano dos Distritos”.
__________________
LEIS APROVADAS
Ainda sobre Arraial do Cabo, na sessão da Câmara desta quinta-feira (15), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei de Ayron Freixo (REP) – imagem – que dispõe sobre a nulidade da nomeação ou contratação, para determinados cargos e empregos públicos, de pessoa condenada por crime sexual contra criança ou adolescente. Os parlamentares também votaram e deram anuência ao PL de Juliano do Distrito (PSD), que institui a campanha de valorização da vida denominada “Setembro Amarelo” e o Dia Municipal de Prevenção ao Suicídio no calendário oficial de Arraial do Cabo. As matérias seguem para sanção do prefeito, Marcelo Magno.
ENTREGA DE CARTÕES SUSPENSA
A prefeitura de Cabo Frio e o governo do Estado suspenderam por tempo indeterminado a entrega dos cartões do SuperaRJ, programa estadual de transferência de renda, após o assalto ocorrido na tarde desta quarta (14), na secretaria de Assistência Social, no Braga. Nova data para distribuição será posteriormente divulgada. Na manhã desta quinta-feira (15), o prefeito José Bonifácio (PDT) e o secretário de Segurança, Ruy França, realizaram uma visita à sede da pasta para saber como estão os funcionários após o episódio. O prefeito conversou com a secretária Nilza Miquelotti e com os servidores. Inclusive questionamos aqui, na coluna de ontem, o porquê de não ter uma vigilância fixa no local e de acordo com Ruy França, a segurança do prédio foi reforçada por dois policiais militares do Proeis, que vão ficar na sede da secretaria por tempo indeterminado.
“ME SINTO RESPONSÁVEL PELO SUCESSO E NÃO SUCESSO DO GOVERNO MUNICIPAL”
O vereador cabo-friense e candidato a deputado federal Davi Souza (PDT), de 29 anos. O jovem político, empresário e que está terminando a faculdade de Psicologia, está em seu primeiro mandato na Câmara Municipal, já foi secretário de Governo do atual prefeito, José Bonifácio (PDT) e falou um pouco de sua vida, projetos e o quais as pautas prioritárias levará para Brasília caso seja eleito. Sobre as críticas que tem recaído quanto às prioridades do governo de José Bonifácio (PDT), Davi Souza defendeu o prefeito mas também tomou para si parte da responsabilidade nessa gestão. “Me sinto absolutamente responsável pelo sucesso e não sucesso do governo municipal” (…) Esse desgaste do governo eu assumo porque não me escondo, também tenho responsabilidade”, disse. Ainda nessa seara, ao ser perguntado se pretende ser o sucessor do atual prefeito, disse que não sabe. “O Zé tem direito à reeleição”, brincou ele. Confira a matéria na íntegra.
VAI DAR O CALOTE?
Continuando em Cabo Frio, o pessoal que trabalha nas ruas em campanha para a candidata a deputada federal Carolina Filha de Alair Corrêa (União) tá pra lá de indignado com a postura dela de não pagar seus prestadores de serviço. O Portal RC24h recebeu várias mensagens pedindo ajuda para sensibilizar o coração dela e seus assessores. Segundo os reclamantes, o que foi combinado era o pagamento de R$ 300,00 quinzenais. Acontece que já se foi um mês e ninguém viu a cor do dinheiro até agora. Inclusive a turma prometeu que se não pagarem hoje vão fazer uma manifestação na manhã desta sexta-feira (16) na Avenida Wilson Mendes. A propósito, só pra lembrar mesmo, Carolina teve a candidatura indeferida esta semana, mas vai recorrer no TSE. É eita atrás de vixe.
ENGAJADO, SIM
Dizem as más línguas que o PSOL não estaria engajado de verdade na campanha de Marcelo Freixo ao governo do estado, mas não é isso que está sendo visto nas ruas. Em Campos, Freixo subiu ao palanque apoiado pelas candidatas à reeleição como deputada estadual Renata Souza e para deputada federal, Talíria Petrone, as mais votadas do PSOL do Rio nas últimas eleições e as atuais líderes de suas bancadas, na Alerj e no Congresso Nacional, além do candidato a federal Glauber Braga, e a campista também candidata a federal, Professora Natália. Renata aproveitou a ocasião para falar da gravidade dos impactos da velha política na região e trouxe em sua fala, a questão agrária como um desafio de um novo governo, no combate estrutural à fome, ao desemprego e à crise de moradia no Norte Fluminense.
FÓRUM EM BRASÍLIA
A secretaria de Turismo de Búzios participou, nesta quarta-feira (14), do 4º Fórum CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), na sede do Ministério do Turismo, em Brasília. O evento reuniu autoridades e grandes executivos do mercado com intuito de debater e refletir sobre o estado atual do setor de cruzeiros no Brasil, além de seu futuro, perspectivas e desafios para o desenvolvimento no país. O subsecretário de Turismo de Búzios, Maycon Siqueira, participou dos debates sobre o tema “Destino, Atrações e Receptividade”. Na ocasião, Siqueira divulgou a cidade para os participantes do fórum. Na bagagem, os representantes de Búzios levaram vídeos e fotos dos principais pontos turísticos, da gastronomia, da hospedagem, dos shows, entre outras atrações da península. Também propagou a diversidade de cultura, bem como a receptividade do povo buziano. Participaram da comitiva ainda o secretário de Segurança e Ordem Pública, Sérgio Ferreira, a coordenadora de Turismo, Patrícia Burlamaqui, a gerente de Promoção Turística, Karla Souza e o coordenador Financeiro, Murilo Ferreira Lemos.
PL DO CORAL APROVADO
Continuando em Búzios, a Câmara de Vereadores aprovou o projeto de lei, de iniciativa do executivo, que cria o Coral Municipal de Armação dos Búzios. O PL 83/2022 segue para sanção e publicação. Dentre as finalidades do Coral Municipal estão a promoção do intercâmbio cultural, a representação do município nos eventos comemorativos e a colaboração com as promoções cívico-culturais da Prefeitura. De acordo com o projeto, o coral será órgão vinculado ao Gabinete do Prefeito. As atividades dos coralistas não serão remuneradas, mas o Poder Executivo fica autorizado a custear cursos musicais e despesas com viagens (alimentação e transporte) aos integrantes do coral. Os gastos correrão por conta de verba orçamentária própria, suplementada se necessário.
AUMENTO DO EFETIVO
A Prefeitura de Iguaba Grande assinou um convênio com a secretaria de Estado de Polícia Civil para aumento no efetivo de policiais civis no município. No acordo, a prefeitura vai custear mais 60 policiais através do Regime Adicional de Serviço (RAS), que trabalharão em escala de plantão no município. A proposta é reforçar o trabalho de atendimento na 129ª DP, além de aumentar a produção investigativa da unidade. A assinatura, na terça-feira (13), contou com a presença do prefeito Vantoil Martins (CID), do secretário de Segurança e Ordem Pública e chefe de Gabinete, Fábio Costa, e da delegada titular, Janaína Peregrino.
‘QUEM É O VAGABUNDO?’
O vídeo da colocação do ex-prefeito de Araruama, Chiquinho da Educação (UNIÃO), em um evento político chamando Dr. Marcelo Amaral de vagabundo continua repercutindo na cidade, com direito a resposta do próprio ex-vice-prefeito de Lívia de Chiquinho. Marcelo, que é médico renomado na cidade, disse que não é vagabundo e se disse surpreso com a colocação de Chiquinho, a quem chamou de ex-político sem educação, insensível e sem formação. “Você não aprendeu, apesar de ser uma pessoa bem idosa, a ser gente. Não tenho a capacidade de te direcionar palavras como você falou de mim, mas tenho que concordar o deputado Marcos Abrahão tinha razão”, disparou Marcelo.
REPERCUSSÃO NA CÂMARA
A reação também se deu na sessão da Câmara de Araruama nesta quinta-feira (15). O vereador Elói Ramalho (PSD) defendeu Marcelo Amaral, ressaltando o histórico de trabalho do médico. O vereador Magno Dheco (PP), que organizou o evento em que Chiquinho fez a fala, disse que também não aceita esse tipo de agressão, nem a Dr. Marcelo, nem ao deputado federal Dr. Luizinho (PP), que também foi atacado. A vereadora Penha Bernardes (PL) pontuou que Chiquinho chamou de vagabundo um homem que trabalha e sustenta família, seis filhos e perguntou à Chiquinho “quem paga seu cartão? quem bota comida na sua mesa?”, citando as empresas falidas do ex-prefeito, enquanto Marcelo tem vários empreendimentos na cidade. A parlamentar ainda falou que vai mandar um espelho com um vidro de olho de peroba para Chiquinho. Já Oliveira da Guarda (MDB) disse que tudo que Chiquinho falou serve para ele próprio: “vagabundo, bandido e ladrão”. Enquanto isso, Amigo Walmir (PP) passou pano dizendo que não podemos julgar as pessoas.
CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA
A secretaria de Agricultura, Abastecimento e Trabalho de São Pedro da Aldeia continua oferecendo assistência aos produtores rurais do município. Estão sendo construídos poços que irão beneficiar as famílias agricultoras com a captação de água da chuva. O serviço foi iniciado no Assentamento Ademar Moreira, no bairro São Mateus. Os produtores interessados em receber o serviço devem fazer a solicitação na Prefeitura, por meio de um processo administrativo. O setor de Protocolo funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, na Rua Marques da Cruz, 61, no Centro.
CÂMARA DE SÃO PEDRO
Na 14ª Sessão da Câmara de São Pedro da Aldeia, nesta quinta-feira (15), que foi presidida pelo vice-presidente da Casa Franklin da Escolinha (CDD), foram aprovados Projetos de Lei de autoria dos vereadores Isaías do Escolar (PROS), Fernando Mistura (REP) e Professor Jean Pierre (PODE), que dispõem sobre taxa de isenção para Doadores de Sangue, criação de um aplicativo informativo de transporte Público e instituir a semana Municipal do primeiro emprego. Já Franklin da Escolinha aproveitou para pedir o retorno das atividades do Núcleo de Educação Ozimar da Silveira Maurício, no Campo Redondo, “que se encontra abandonado e de portas fechadas”.