back to top
14/11/2024 — 21:20
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (14)

Tristeza e vergonha alheia como presente dos 409 anos; Sessão Solene de Búzios tem data marcada; Fabinho Costa e comitiva no último dia em Brasília; Fábio do Pastel conquista 'selo diamante' em transparência; Audiência pública discute Meio Ambiente de Arraial; Washington Quaquá reage ao desvio de milhões em Mumbuca; Paulo Melo reaparece; Coleta seletiva terá mais uma audiência em Araruama... E muito mais!

Compartilhe

TRISTEZA E VERGONHA ALHEIA

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (14) começa por Cabo Frio, que fez 409 anos ontem sem absolutamente nada a comemorar. A gente vem batendo nessa tecla diariamente, parece filme repetido, mas a cada dia a constatação de que atual administração simplesmente virou as costas para todos é real. Mesmo. Quem estava em Cabo Frio nesta quarta (13), no dia do aniversário da cidade, que é 7ª cidade mais antiga da nação, se deparou com alagamento pra tudo quanto é lado. E olhem que não chegou a ser um grande temporal, choveu bastante, e o resultado catastrófico reflete bem a negligência da prefeita Magdala Furtado (PV), que não dá as caras desde a derrota de 6 de outubro. Um monte de servidor ainda sem receber, demissões na saúde – que já estava sofrível -, criança comendo mal na escola, concursado não chamado após 4 anos de exame, protesto na porta da Prefeitura. O vídeo abaixo, publicado pela página ‘Tamoios em Foco’, resume bem o sentimento do cabo-friense, seja nativo ou que escolheu viver na cidade: “Tamoios, nossa terra abandonada”, em alusão ao slogan da cidade “Cabo Frio, nossa terra amada”. Isso porque o segundo distrito foi o local escolhido por Magdala para morar e criar seus filhos, imaginem se não fosse. “Parabéns, Cabo Frio, pelos 409 anos de decepção”, debochou um internauta. A esperança agora é a mudança para o novo governo, a partir de 1º de janeiro de 2025. A tarefa será árdua. É aguardar pra ver, não será fácil, mas é possível, tem que ser.

Crédito: Tamoios em Foco

__________________

MISSA COMEMORATIVA

Falando em 409 anos da cidade, o prefeito eleito Serginho (PL) participou da tradicional missa realizada na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, no Centro. A celebração reuniu moradores, autoridades e lideranças religiosas em momento de oração e gratidão pela história e cultura da cidade. Durante a missa, ele expressou seu amor e respeito por Cabo Frio, destacando a honra de estar presente nesta data tão especial. “Como prefeito eleito, sinto-me ainda mais lisonjeado de comemorar o aniversário da cidade que tanto amo. Que Nossa Senhora de Assunção continue abençoando Cabo Frio e guiando nosso trabalho para construir uma cidade cada vez melhor para todos”, declarou.

SESSÃO SOLENE

Em Armação dos Búzios, que na terça (12) completou 29 anos de emancipação, a Câmara Municipal vai realizar um Sessão Solene pela data. Com o tema “Homens importantes que fazem a diferença”, o evento vai homenagear “aqueles que, com trabalho e dedicação, contribuem significativamente para o desenvolvimento e bem-estar da comunidade buziana”. O evento acontece no próximo dia 19, às 18h, no hotel Atlântico Búzios, e vai reunir autoridades e pessoas que colaboram para o desenvolvimento da cidade. No convite postado na página da Câmara (imagem acima), aparece seu Benildo Mota, figura conhecida e muito querida no balneário, morador de São José desde que se mudou para Búzios, em 1972, com a esposa e a filha. Foi eleito vereador em 1988 e sempre foi um poeta de mão cheia, continua escrevendo até hoje, expressando seu amor pela cidade que escolheu viver.

PRÊMIO NO G-20

Com o tema, “Sustentabilidade Ambiental e Urbanística, Búzios 2030”, abordando a implementação do Bandeira Azul, nas praias do Município, a Secretaria do Ambiente e Urbanismo, conquistou o 2º lugar na premiação do Desafios dos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS), no G-20, que está sendo realizado no Centro do Rio de Janeiro, de 14 a 16 de novembro. A cidade concorreu inicialmente com todos os 92 munícipios do Estado do Rio de Janeiro. “Foi muito importante para a Búzios finalizarmos o ano com essa premiação através dos trabalhos da nossa Secretaria, infelizmente eu e o prefeito, não pudemos comparecer no evento, mas enviamos os representantes, os técnicos da Secretaria para nos representar. Com essa premiação existe a possibilidade de alcançar uma verba federal de milhões para investimentos no município”, declarou o secretário da pasta, Evanildo Nascimento.

SERVIÇOS BÁSICOS PARA QUILOMBOLAS

Em ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal homologou acordo entre as partes para assegurar serviços públicos básicos – como água e energia – à comunidade quilombola de Baía Formosa, em Búzios. O município, Prolagos, Incra, Enel e Inea se comprometeram a adotar medidas para viabilizar os serviços aos moradores da comunidade. O acordo homologado é condicionado à readequação de projetos pelas concessionárias e ao licenciamento ambiental. As partes demonstraram disposição para adequar o projeto conforme as exigências ambientais, com Prolagos e Enel assumindo a implementação. Já o Inea e o Município de Armação de Búzios foram designados para aprovar o licenciamento, enquanto o Incra ficou responsável pela listagem inicial de beneficiários. Pelo acordo, ficou determinada a apresentação, em 15 dias úteis, da readequação dos projetos pelas concessionárias ao município e ao Inea, de acordo com a listagem de 52 famílias já cadastradas pelo Incra, que depois poderá ser ampliada para novos cadastrados. Os projetos de readequados deverão conter cronograma para início, execução e conclusão das obras após o licenciamento.

COMITIVA DE VOLTA NESTA QUINTA (14)

As lideranças políticas de Iguaba Grande, encabeçadas pelo prefeito eleito Fabinho Costa (CID), deram continuidade à agenda na capital federal em busca de investimentos para o município. Esta quarta (13) foi marcada por reuniões estratégicas, começando com o deputado Luciano Vieira (REP), que se comprometeu com o envio de emendas voltadas para a pavimentação de ruas. A equipe também esteve no gabinete do deputado Altineu Côrtes (PL), onde discutiram soluções para melhorias na infraestrutura e nos serviços de saúde. Em um encontro especial, os líderes iguabenses se reuniram com o governador Cláudio Castro (PL), que também está em Brasília, fortalecendo o diálogo entre o município e o governo estadual para garantir apoio a futuros investimentos. Também participaram ainda de uma reunião com os deputados Juninho do Pneu (União), Luciano Vieira, além dos prefeitos de Areal, Gutinho Bernardes (PP), de Queimados, Glauco Kaizer (União), e o prefeito eleito de Paraty, Zezé Porto (SDD). O encontro teve como foco a cooperação regional para o desenvolvimento conjunto de projetos. Para encerrar a agenda do dia, houve importante reunião com o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, acompanhados pelo deputado Hugo Leal (PSD). Na ocasião, foi solicitada a instalação de uma unidade de beneficiamento pesqueiro e a dragagem de pontos críticos da lagoa, visando melhorar o acesso dos barcos pesqueiros e fortalecer a economia local. A comitiva retorna a Iguaba nesta quinta (14).

REUNIÃO NO GABINETE

Em São Pedro da Aldeia, o prefeito reeleito Fábio do Pastel (PL) continua com uma agenda bastante movimentada durante esta semana. Para iniciar os trabalhos de quinta-feira (14), ele recebeu logo de manhã no gabinete o coordenador regional de Defesa Civil da Baixada Litorânea, Ten. Cel. BM Marcos Rodrigo Neiva da Silva, e o assessor técnico da REDEC, Subten. José Renato Rodrigues de Miranda. Também estavam presentes o secretário de Segurança e Ordem Pública, Diego Alves, e o coordenador da Defesa Civil, Michel Cavalcanti. O encontro abordou questões relacionadas à Defesa Civil, como a parceria entre as esferas municipal e estadual, as experiências da cidade em momentos de gerenciamento de crise, os eventos promovidos pelo órgão e a importância de cursos técnicos para a qualificação dos agentes. Para Pastel, esse alinhamento é fundamental para uma atuação integrada, permitindo ações cada vez mais coordenadas para atender a população.

CONQUISTA DO SELO DIAMANTE

Falando em Fábio do Pastel, ele celebrou a conquista do Selo Diamante no Radar Nacional da Transparência Pública, concedido aos órgãos que se destacam no quesito transparência: “A conquista deste selo e do primeiro lugar no estado, entre os 92 municípios, é o reconhecimento do compromisso, responsabilidade e integridade da nossa administração”. Quem também destacou essa conquista foi a controladora-geral, Danielle Prudente, e a secretária de Licitações, Vivian Lobo. O município foi o único da Região dos Lagos a receber a maior certificação. Em 2023, a cidade havia recebido o Selo Prata na categoria. A iniciativa é realizada em nível nacional pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil. A pesquisa, que está na terceira edição, tem como objetivo classificar os portais de transparência nas categorias diamante, ouro, prata, intermediário, básico, inicial ou inexistente, de acordo com o índice de transparência alcançado. Neste terceiro ano, no estado, foram avaliadas 191 entidades, incluindo Defensoria Pública, Ministério Público, Tribunal de Contas, Prefeituras e Câmaras Municipais. É, Pastel está mais sorridente que nunca com essa conquista. Na foto, ele aparece com o boneco “Pedrinho”, assistente virtual que atende nos aplicativos de mensagens instantâneas, WhatsApp e Telegram a Prefeitura.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

O secretário de Meio Ambiente de Arraial do Cabo, Jorge Oliveira, participou, nesta quarta-feira (13), de uma audiência pública no Centro Educacional e Cultural Manoel Camargo. A reunião teve como pauta o Programa Municipal de Educação Ambiental, com o objetivo de planejar ações futuras para a educação ambiental. Arraial já possui projetos integrados ao ProMEA, como Mares Limpos, Lixo Fora D’Água, Ambiente Jovem e Sementes do Amanhã. Esses projetos contribuem diretamente para a conservação do ecossistema local e para a melhoria da qualidade de vida. O município é conhecido por sua biodiversidade, com aproximadamente 20 unidades de conservação. Em busca de preservar essa riqueza natural, Jorge tem promovido a conscientização ambiental entre moradores e visitantes, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.

CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO

Ainda no Cabo, a unidade de ESF do Canaã realizou, nesta quinta-feira (14), uma ação especial em alusão ao Novembro Azul, campanha voltada para a conscientização sobre a saúde masculina e a promoção do autocuidado. Durante a iniciativa, foram oferecidas orientações sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A ação buscou reforçar a relevância dos cuidados preventivos para a saúde masculina. Estão previstas novas ações de conscientização em outras unidades do município, conforme o cronograma.

“MARICÁ É O ÚNICO LUGAR EM QUE O SAPO VIRA RATO”

O prefeito eleito de Maricá, Washington Quaquá (PT), foi pra rede social, indignado com a situação de desvio de R$ 64 milhões da moeda social Mumbuca, que culminou com a Operação Escambo, conduzida pelo MP e Polícia Civil, nesta quarta (13). Por conta disso, anunciou que vai reestruturar os programas sociais do município. Entre as ações, Quaquá disse que vai acabar com o PPT, o Programa de Proteção ao Trabalhador, criado após a pandemia. “Maricá é o único lugar que sapo vira rato”, disse ele no vídeo, em alusão ao ex-candidato a prefeito da cidade, Fabinho Sapo (PL), que foi alvo da operação. “Não é possível admitir desvio em dinheiro público em programa social criado para ajudar quem realmente precisa”, disse o prefeito eleito. Além do pente fino nos programas sociais e término do PPT, Quaquá disse ainda que vai pedir apoio da 82ª DP para ampliar as investigações sobre as fraudes “e punir todos os envolvidos no esquema criminoso”.

PRÊMIO NO G-20 II

A prefeita eleita de Saquarema, Lucimar Vidal (PL), comemorou nesta quinta-feira (14), em suas redes sociais, a conquista do prêmio do G20 pela cidade de Saquarema. A cerimônia, realizada na Zona Portuária do Rio de Janeiro, destacou a parceria entre o Governo do Estado e a ONU-Habitat. Saquarema foi reconhecida entre outros 42 municípios, sendo premiada por suas iniciativas inovadoras e de impacto positivo. O reconhecimento internacional foi concedido ao projeto Saquarema 2030, que tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida dos moradores e está em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

DÁ ÁGUA PARA O VINHO

Paulo Melo (MDB), o ex-candidato a prefeito de Saquarema, voltou às redes sociais nesta quarta-feira (13), ressurgindo após semanas de ausência. Na última vez em que apareceu, foi pra disparar contra o governo da prefeita Manoela Peres (PL). Durante toda a eleição, houve comparações de propostas para o plano de governo em relação à prefeita eleita, Lucimar Vidal (PL). Desta vez, ele voltou com um tom mais ameno, sem críticas, e até convidou amigos ausentes para uma conversa: “Nesse tempo que tirei para ler, refletir, pensar… No meu tempo sabático, senti uma saudade tão grande de você que participou da minha vida, de pessoas que tiveram papéis importantíssimos e se afastaram. Pessoas que eu não vejo mais, que não encontro, com quem não tenho contato. Gostaria muito de revê-los e revê-las. Por isso, gostaria que, se possível, entrassem em contato pelas minhas redes sociais. Você foi importante na minha vida”.

COLETA SELETIVA

Em Araruama, uma audiência pública será realizada na próxima segunda-feira (18), às 18h, na Escola Municipal André Gomes, no bairro Bananeiras. O evento é aberto à comunidade local e tem como objetivo discutir a implementação do programa “Coleta Seletiva de Araruama”. O encontro contará com a participação de representantes das secretarias de Meio Ambiente e Obras, além da empresa responsável pela coleta seletiva e moradores da região. Durante a audiência, serão abordados temas como a conscientização da população sobre a separação do lixo, a educação ambiental nas escolas e o cronograma de coleta, que incluirá os trajetos e locais de recolhimento. Este é o primeiro de quatro encontros programados para discutir o tema, que visa promover a sustentabilidade ambiental no município, com a colaboração ativa da população.

Redação
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo