ANDINHO, O FUJÃO
A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (13) começa por Arraial do Cabo, onde a justiça não consegue fazer a citação pessoal ao ex-prefeito Andinho Brito (União) nem com reza braba. Andinho e seu grupo – leia-se o ex-secretário de Ordem Pública de Arraial do Cabo, Márcio Galo, o ex-vereador Ton Porto (PDT) e o pré-candidato a vereador, Marquinho de Nicomedes, foram intimados a excluir de suas redes sociais fake news publicadas no jornal ‘Fala Galo’ contra o governo do prefeito Marcelo Magno (PL). De todos que foram notificados – inclusive teve busca e apreensão na casa do ex-secretário, como publicado aqui na coluna – o único que tem conseguido escapar até agora é Andinho. Aliás, o ex-prefeito está ficando especialista nisso, assim foi na época da votação das contas dele, rejeitadas pela Câmara. Essa tática de fugir do oficial de justiça já é conhecida. Conforme o procurador do município, Daniel Assumpção, que é advogado do PL, partido que entrou com a ação, a referida matéria fake responsabiliza Magno por obras superfaturadas. A notícia falsa significou, nesse caso, “crime contra a honra e a propaganda eleitoral extemporânea negativa, com a finalidade de ofender a honra perante os eleitores e divulgar fatos falso”. Já foram quatro tentativas de citar Andinho e como não surtiu efeito, juíza eleitoral Juliana Gonçalves autorizou, na tarde desta quinta, a tentativa de citação do ex-prefeito por aplicativo de mensagens Whatsapp, para o número diligenciado pelo oficial de justiça, que no caso seria o whatsapp da mãe de Andinho. Que situação, hein?]
COMBATE AO LIXO NO MAR
O secretário de Ambiente e Saneamento de Arraial do Cabo, Jorge Oliveira, liderou uma reunião estratégica focada na criação do Plano de Combate ao Lixo no Mar. O objetivo foi alinhar diretrizes municipais com os planos estadual e nacional, visando solucionar problemas ambientais emergentes, com ênfase na redução do descarte de resíduos marinhos, especialmente plásticos. As propostas discutidas serão formalizadas em um documento submetido ao executivo para análise pública e eventual transformação em legislação. A iniciativa visa beneficiar o ecossistema marinho e comunidades locais dependentes do mar, como pescadores e profissionais do turismo. Jorge, já envolvido em diversas iniciativas ambientais, planeja alinhar suas atividades ao programa estadual a longo prazo.
ATÉ QUANDO?
Em Cabo Frio, a prefeita Magdala Furtado (PV) está deixando a gestão da pasta da Educação correr frouxo, não são raras as denúncias que chegam sobre escolas em péssimas condições e nada está sendo feito. É escola com esgoto jorrando, infiltração e mofo, e por aí vai. Isso porque a secretária Rejane Jorge é professora, imagina se não fosse? Desta vez, o caso é ainda mais grave e foi denunciado por vídeo na rede social do vereador Davi Souza (PP). Uma creche que fica na Rua do Pomar, no bairro Jacaré, onde o telhado está por um fio e corre risco de desabar a qualquer momento. Até quando, prefeita?
“RECICLETAS”
Na última terça (11), o vereador Átila Motta (PC do B) esteve na Comsercaf para uma reunião em conjunto com o biólogo ambientalista, Pedro Belga, o atuante da causa ambiental Rodrigo Macedo, e a presidenta da autarquia, Luanna Buais. Na pauta, possíveis projetos e ações em prol do meio ambiente. Outro assunto foi a implementação das “Recicletas” que já chegaram à sede. O transporte será adesivado, com a sua identificação visível para os moradores de Cabo Frio e sairá as ruas com a função de recolher lixo reciclável. “Esse é um ganho para a população e para a cidade, nossa população precisa ser incentivada a fazer a separação dos lixos, e nossas recicletas podem ajudar nesse incentivo, ao fazerem a coleta seletiva em Cabo Frio”, disse Átila.
MARQUINHO FAZ PRONUNCIAMENTO
Ainda sobre Cabo Frio, a pré-campanha às eleições de outubro comendo solta e o ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB) continua tentando convencer os eleitores de que ele não está inelegível. Por volta das 18h desta quinta-feira (13), divulgou vídeo em seu Instagram, “para acabar de vez com as fake news, estou aqui confirmando minha total elegibilidade”. A gente conversou com Pedro Canellas, especialista em direito eleitoral – e advogado de Alexandre Martins – e, ao que parece, a situação não é bem assim. Segundo Pedro, Marquinho tem o direito de tentar ser candidato, mas deve ter muita dificuldade de registrar a candidatura. “Considerando que ele tem duas contas rejeitadas pela Câmara Municipal de Cabo Frio, quatro já rejeitadas pelo Tribunal de Contas, sendo as duas ainda não submetidas à Câmara, ele tem uma condenação transitada e julgada no TCU, uma ação de improbidade administrativa já julgada em última instância pelo STJ e, enfim, assim como aconteceu na eleição suplementar de 2018 e na eleição de 2020, todos esses anos o Marquinho se lançou candidato no peito e teve o registro indeferido. Então, não seria nenhuma surpresa se, com os problemas que ele ainda tem, isso viesse a acontecer novamente agora em 2024”.
MEIO AMBIENTE EM PAUTA
O 128º episódio do podcast recebeu, nesta quinta (13), o biólogo e presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João, Eduardo Pimenta. Durante o bate-papo, Pimenta comentou sobre o investimento de R$ 450 milhões que os municípios da Região dos Lagos vão receber para obras de saneamento. Também falou sobre outros investimentos previstos nas cidades e defendeu que a Região dos Lagos é um exemplo no quesito tratamento de esgoto para todo o estado do Rio de Janeiro.
QUINTA EM MODO TURBO
Em Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) teve uma quinta-feira (13) em modo turbo. Reuniu sua equipe – pasta de Obras, de Saneamento e Drenagem, entre outros, fez um breve balanço – já são 150 obras em três anos e disse que vai manter o ritmo, nada de desacelerar. Também se reuniu com as marisqueiras, que levaram demandas ao prefeito. Outro encontro foi com representantes da paróquia de Sant’Anna e Santa Rita de Cássia. Ao fim do dia, foi pra Rasa, onde inaugurou a nova sede da secretaria de Serviços Públicos, que já está em funcionamento. Sobre essa entrega, outros detalhes na próxima edição.
PROJETOS DE LEI APROVADOS
Continuando em Búzios, na sessão legislativa desta quinta-feira (13), a Câmara Municipal aprovou quatro projetos de lei que agora seguem para sanção de Alexandre Martins. O PL 79/2023, de autoria do vereador Samuel da Byke (PATRI), cria o Programa “Rua da Brincadeira”, que prevê o fechamento de logradouros públicos aos domingos para atividades de lazer, esportivas, culturais e recreação de crianças e suas famílias. Outro projeto aprovado foi o PL 147/2023, proposto pelo vereador Gugu de Nair (MDB), que altera a Lei Ordinária nº 1.035/2014 para exigir que o Poder Executivo encaminhe à Casa Legislativa cópias dos relatórios das audiências públicas de demonstração e avaliação do cumprimento das metas fiscais com pelo menos uma semana de antecedência. Além disso, foram instituídos o Dia Municipal da Igualdade Racial no calendário oficial de eventos do município, a ser celebrado em 20 de novembro, através do PL 149/2023 do vereador Samuel, e a Semana da Cultura Caiçara, a ser realizada anualmente na segunda semana de março, conforme o PL 19/2024, de autoria do vereador Niltinho de Beloca (SDD).
PROTOCOLO DE INTENÇÕES
O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), formalizou nesta quinta-feira (13) um protocolo de intenções com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro. A assinatura ocorreu na sede da Prefeitura e contou com a presença do secretário municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano, Fernando Frauches, e do presidente do CAU-RJ, Sidney Menezes. O objetivo é fortalecer a cooperação entre as partes para valorizar os profissionais de arquitetura e urbanismo locais, além de promover o ordenamento territorial do município. Durante a reunião, foram discutidas iniciativas conjuntas para fomentar o desenvolvimento e o planejamento urbano da cidade. Pastel apresentou um panorama abrangente do município, abordando aspectos jurídicos, econômicos, sociais e ambientais. Sidney destacou que o próximo passo será a regulamentação da lei de assistência técnica em habitação de interesse social. Esta medida visa estabelecer uma parceria estratégica entre a Prefeitura e o Conselho, com o objetivo de oferecer suporte arquitetônico às famílias de baixa renda do município.
ENCONTRO POLÍTICO
O ex-prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho (REP), pré-candidato a prefeito, participou na última terça-feira (11) de reuniões organizadas pela pré-candidata a vereadora Cátia nos bairros São João e Praia Linda. O foco do encontro foi a discussão de ideias e propostas voltadas para o desenvolvimento da cidade.
VISTORIA NA CAPIVARA
O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), esteve na quarta-feira (12) na Estrada da Capivara, acompanhado pelo vereador Marcelo Durão (PL), realizando uma vistoria. A via recebeu pavimentação, drenagem e iluminação de LED. Bairros como Sapiatiba, Coqueiros e Nova Iguaba foram beneficiados pelas melhorias. Vantoil destacou a contribuição do vereador Marcelo Durão (PL) para o desenvolvimento da cidade, especialmente durante o período em que era secretário de Turismo.
ESCOLA CLÍNICA AUTISMO+
Ainda sobre Araruama, a prefeita Lívia de Chiquinho (REP) visitou nesta quinta-feira (13) as obras da Escola Clínica Municipal Autismo+, destinada ao atendimento dos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino. A inauguração está marcada para o dia 15 de julho, às 16h30. A iniciativa visa proporcionar aos estudantes atendimento especializado no contraturno, visando o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas. A estrutura contará com profissionais como fisioterapeutas, psicopedagogos e psiquiatras, garantindo cuidados abrangentes aos alunos, especialmente aqueles com autismo.
“INFELIZMENTE ELA NÃO GOSTA DE GENTE”
Falando em Lívia, na sessão da Câmara Municipal nesta quinta-feira (13), o vereador Oliveira da Guarda (MDB) falou da sua indignação em relação ao veto da prefeita ao projeto de lei proposto pelo presidente da Câmara, Nelsinho do Som (PSC), para estabelecer um banco de sangue na cidade. Oliveira destacou que o projeto havia sido aprovado por unanimidade nas duas discussões anteriores, envolvendo os 17 vereadores do município. A iniciativa de criar um hemocentro em Araruama foi elogiada pela vereadora Roberta Barreto (União), que mencionou a importância do banco de sangue em sua moção de aplausos. Oliveira dirigiu-se a ela, enfatizando sua decepção com o veto da prefeita Lívia, classificando-o como um ato de covardia que vai de encontro aos interesses e à saúde da população local: “Considero essa atitude uma verdadeira covardia, um ato que vai contra os interesses e a saúde da nossa população. A criação de um hemocentro é fundamental para salvar vidas e garantir que nossa comunidade tenha acesso rápido e eficiente ao sangue necessário em situações de emergência. É lamentável ver que a prefeita parece não valorizar a vida e o bem-estar dos moradores de Araruama. Infelizmente ela não gosta de gente”.
PRÊMIO NACIONAL
A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL), esteve presente na premiação “Prefeitura Empreendedora”, ocorrida nesta quarta-feira (12) em Brasília. O projeto do município foi selecionado para representar os dez municípios da Região dos Lagos na categoria de Governança Territorial. No evento, Manoela dirigiu-se aos secretários e equipes municipais para discutir o trabalho desenvolvido.
PAULO NAS RUAS
Ainda sobre Saquarema, nesta quinta-feira (13), o pré-candidato a prefeito, Paulo Melo (MDB), participou de uma caminhada em Jaconé como parte de sua pré-campanha. O evento contou com a presença da pré-candidata a vereadora, Zenilda, além de diversas lideranças políticas. Durante o encontro, foram ouvidos moradores e comerciantes locais. A finalidade foi analisar as ações realizadas pelo governo da ex-prefeita e deputada estadual, Franciane Motta (União), e discutir as propostas que serão apresentadas nas próximas eleições.
CASA DO TRABALHADOR ITINERANTE
A Prefeitura de Maricá lançou nesta quinta-feira (13) a Casa do Trabalhador Itinerante, um programa para conectar os moradores que buscam uma recolocação profissional com as oportunidades disponíveis no município. A iniciativa da secretaria de Trabalho vai circular pela cidade com oferta de vagas, cadastramento de currículos, orientações jurídicas, vocacionais e de como se comportar numa entrevista de emprego, além de palestras e workshops. Inicialmente serão quatro finais de semana. O programa vai passar por em Itaipuaçu, Centro, Ponta Negra e a orla de Bambuí.