InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (13)

Alexandre Martins, Vantoil Martins, Marcelo Magno, Manoela Peres e Ramon Gidalte se reúnem para lançamento de programa do Sebrae; José Bonifácio não vai a evento, mas marca presença em entrega de viatura para Patrulha Maria da Penha; Os bastidores da invisibilidade de Magdala Furtado e a aprovação de doação de prédio do antigo Pasmed para Bombeiros; Secretário de Educação de Búzios no RC Cast; Joãozinho Maurício em Brasília com Gleisi Hoffmann... E muito mais!

EVENTO RECHEADO

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (13) começa por Armação dos Búzios por conta do evento do Sebrae nesta manhã que reuniu diversas autoridades do Estado. Falando de prefeitos, o lançamento do Programa LIDER foi prestigiado pelo anfitrião, Alexandre Martins (REP), e pelos chefes do Executivo de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), de Saquarema, Manoela Peres (UNIÃO), e de Casimiro de Abreu, Ramon Gidalte (CID). Quem não esteve por lá, mandou representante, como São Pedro da Aldeia, que enviou os secretários de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Viviani, e de Meio Ambiente, Mário Flávio Moreira, Araruama, que enviou a vice-prefeita Raiana Alcebíades (PSD), e Cabo Frio, que enviou o chefe de Gabinete de José Bonifácio (PDT), Mirinho Braga.

UNIÃO PELO BEM DA REGIÃO

Em entrevista, Alexandre Martins falou um pouco mais sobre a iniciativa. “É como se fosse um curso com várias palestras, como uma troca de ideia, de boas práticas, né? Do que deu certo em um lugar, pode dar certo em outros”, disse sobre o projeto. Defensor de uma união da Região dos Lagos para o crescimento, Alexandre disparou: “o que a gente sempre falou, sempre defendeu com os outros prefeitos. A leva de prefeitos que nós temos, na grande maioria, são bons prefeito. Acho importante se fomentar isso. Eu defendo a regionalização do Turismo, do Desenvolvimento, acho importante. A gente não pode crescer isolado. Nós não somos uma Ilha, então a gente tem que ter interagir com os outros municípios”, disparou.

ORDENAMENTO DAS PRAIAS

Ainda tratando de Búzios, nesta terça-feira (11), aconteceu uma reunião na sede da Prefeitura para apresentação do projeto da Marinha para o ordenamento da Praia dos Ossos. O prefeito Alexandre Martins recebeu, das mãos do Capitão de Corveta da Marinha, Rodrigo Dutra, que é Comandante da Delegacia da Capitania dos Portos em Cabo Frio, o projeto que visa garantir segurança aos banhistas, demarcando no mar, com boias, o limite a ser respeitado pelas embarcações de modo a garantir a segurança dos banhistas. Ao receber o projeto, Alexandre disse que o município vai atuar para garantir a segurança e ordenamento no que depender do Poder Executivo municipal. Os secretários de Pesca, Agricultura e Esportes Náuticos, Uriel Costa, e do Ambiente e Urbanismo, Evanildo Nascimento, também participaram da reunião.

Foto: Juan Lessa/Inter TV

REPRESENTADO POR MIRINHO

De volta ao evento do SEBRAE em Búzios, uma ausência sentida foi a do prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT). Apesar da vice-prefeita, Magdala Furtado (PL), estar presente, quem representou Zé foi o chefe de Gabinete dele, Mirinho Braga. No discurso de abertura do evento, Bonifácio foi lembrado por Alexandre Martins, prefeito de Búzios, que pediu palmas ao veterano a quem chamou de guerreiro, destacando que Zé sempre está presente quando pode. No fim da tarde desta quinta-feira (13), José Bonifácio esteve em um evento na Praça Porto Rocha, em Cabo Frio, para entregar a viatura da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal. Os secretários de Assistência Social, Nilza Miquelotti, e de Direitos Humanos e Segurança Pública, Ruy França, Mirinho Braga e os vereadores Roberto Jesus (MDB), que tinha pedido a instalação desta modalidade de patrulhamento, e Miguel Alencar (UNIÃO), presidente da Câmara, também estiveram no local.

A PROFECIA DE SERGINHO

O deputado estadual Dr Serginho (PL), líder de governo na Alerj, também participou do encontro. Ficou durante a abertura do evento e fez uma fala inicial. Nessa fala, Serginho demonstrou uma esperteza política curiosa; ele fez uma deferência às mulheres, mas abriu mão de citar a badalada Manoela Peres (UNIÃO) pra lembrar da vice-prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PL) que estava invisível ao fundo do evento. Foi muito perspicaz, porque, com esse gesto, ele lembrou que, na ausência do prefeito José Bonifácio (PDT), quem deveria estar representando o município de Cabo Frio – pelos interesses da maioria da população que votou -, seria Magdala. Mas, o representante escolhido e inclusive citado pelo cerimonialista foi o chefe de Gabinete, Mirinho Braga. Diante disso, somos obrigados a lembrar que Serginho e seu grupo político – durante a campanha eleitoral de 2020, quando disputou com Zé Bonifácio – não cansava de dizer pelas esquinas e em programas de entrevista onde tivesse oportunidade de ir – que se Zé ganhasse a eleição quem iria mandar na cidade seria Janio Mendes e Mirinho Braga. Dito e feito. E mais, Serginho dizia que Zé não estava 100% curado. A verdade precisa ser dita. Nós, aqui do RC24h, muitas vezes escrevemos sobre esse papo dizendo que tratava-se de mentira, defendendo os argumentos do grupo de Zé – que passa pano pra situação -, que afirmavam que ele estava curado e que Janio e Mirinho não seriam secretários. O que dói é vir aqui reconhecer, de público, que não foi por falta de aviso de Serginho.

DOAÇÃO POLÊMICA

Ainda em Cabo Frio, a polêmica doação do imóvel onde funcionava o antigo Pasmed para o Governo do Estado do Rio de Janeiro foi aprovada pelos vereadores nesta quinta-feira (13). A Comissão de Constituição e Justiça da Casa havia dado parecer contrário à medida proposta pelo prefeito José Bonifácio (PDT). Segundo o vereador Roberto Jesus (MDB), o município não pode doar um imóvel que sequer pertence a ele, já que este está em posse do Ibascaf. Mesmo assim, os vereadores derrubaram o parecer da CCJ e, com isso, o projeto com a doação segue para a sanção de Bonifácio. O plano é que o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro construa, no local, uma policlínica para atender os seus servidores. Inclusive, representantes da classe estiveram presentes na votação do projeto na Câmara. Roberto Jesus votou contra, enquanto Carol Midori (PP) e Vinicius Correa (PP) se abstiveram da votação.

MARCELO MAGNO PRESENTE

Quem também marcou presença no lançamento do Programa LIDER na Região dos Lagos foi o prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL). À coluna, Marcelo (à dir.) declarou que era uma honra participar do momento “até porque aprender nunca é demais”. O prefeito ecoou a fala de Alexandre Martins sobre acabar com o individualismo entre os prefeitos. “É pensar coletivo, até porque entende-se que já foi feito esse curso preparatório para que você tenha a união dos outros prefeito da tua região, para que você consiga. A gente precisa se juntar para que a gente consiga ter mais força, mais voz”, disse Marcelo. O prefeito chegou até a fazer uma analogia para reforçar sua linha de raciocínio declarando que “a lâmpada já foi criada”. “Vamos tentar, de repente, até melhorar coisas que, de repente, a gente não tá enxergando. Está na nossa cara, a gente não tá vendo”, afirmou.

VANTOIL E RAMON GIDALTE EM BÚZIOS

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), estava acompanhado de uma turma forte, incluindo o chefe de Gabinete, Fábio Costa, e da secretária de Saúde, Carla Valle, no lançamento do Programa LIDER nesta quinta-feira (13). Em entrevista à coluna, Martins disse que a iniciativa é espetacular e parabenizou o Sebrae e os representantes das cidades presentes. “Hoje, um grande passo para o desenvolvimento conjunto da nossa região e não cidade por cidade. As expectativas são as melhores”, declarou. Do mesmo partido de Vantoil, Ramon Gidalte (CID), prefeito de Casimiro de Abreu, também estava no evento e declarou: “Eu penso é importante a gente pensar o nosso município de forma regional. Não vai haver crescimento da nossa cidade se não houver o crescimento da região. Foi [uma reunião] muito importante, produtiva. Eu saio daqui muito confiante, muito animado”.

Raquel Trevisan, secretária executiva do CILSJ, ao lado do prefeito iguabense Vantoil Martins, vice-presidente do Consórcio

CONSÓRCIO REPRESENTADO

Aliás, Vantoil é vice-presidente do Consórcio Intermunicipal Lagos São João. Mas ele não era o único representante do CILSJ que estava no evento. A secretária-executiva do consórcio, Raquel Trevisan, fez questão de comparecer, como representante do terceiro setor de produção. “É de extrema importância a participação do consórcio nessa questão que afeta a toda a capacidade de capilarização dos municípios”, disse Raquel, lembrando que o CILSJ representa 13 municípios. “Toda essa questão que envolve a participação, tanto da sociedade cívil, como de empresas, e da gestão pública municipal, é de extrema importância para que a gente consiga conduzir, de maneira eficiente e efetiva”, argumentou. O projeto do SEBRAE tem previsão de durar 8 meses. Questionada sobre o que o consórcio vê para o pós-projeto, Raquel comentou que o consórcio já vem desenvolvendo um trabalho e a perspectiva é alavancar algumas ações e “fazer desse processo que já está em andamento, um processo de evolução, trazer novas perspectivas, fazer com que os municípios enxerguem o consórcio, façam dele uma base de apoio para ações municipais junto com a sociedade civil e também com as empresas”.

ALDEIA EM BÚZIOS

Representante de São Pedro da Aldeia no evento de Búzios desta quinta-feira (13), o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Viviani (à dir.), que saiu do encontro considerando-o muito importante para a região. “O projeto LIDER é o projeto em que a gente vai pensar na região no todo, os 10 municípios. Acho que nós temos que pensar as características de cada município, seus pontos de melhoras, os pontos que nós temos já temos cases de sucesso”, disse. O secretário lembrou a abrangência do encontro para além do Turismo, pensando em Educação, Saúde, Mobilidade. “Acho que chegou momento da gente falar de consciência em rede. O mundo está ligado em rede e nós temos que estar ligados em rede também”, afirmou Viviani.

SECRETÁRIO DE BÚZIOS FALA SOBRE CAMPANHA ANTIBULLYING

Entrevistado desta quinta-feira (13) no 72º episódio do RC Cast, o secretário de Educação de Armação dos Búzios, Rodrigo Ramalho, falou principalmente sobre a conscientização antibullying e antiviolência nas escolas. O município já está em franca campanha nessa questão, envolvendo palestras nas escolas, roda de conversa com professores, alunos e pais de estudantes. “Todos são importantes para manter uma escola saudável. Precisamos criar no adolescente uma consciência educadora. Antigamente havia uma sociedade que não deve existir mais, em relação ao bullying. A evolução tecnológica também agravou essa questão, por conta da internet”, disse o secretário. Confira, na íntegra, no RC24h.

CONGRESSO DO PT

O presidente do PT do Rio de Janeiro e secretário de Governo de Maricá, Joãozinho Maurício, esteve em Brasília e confirmou a presença da presidente nacional da sigla e deputada federal, Gleisi Hoffmann, no seminário estadual petista. O evento será nos dias 5 e 6 de maio para iniciar a trilha das eleições municipais do ano que vem. Além de Gleisi, estão confirmados no seminário, Márcio Macêdo, secretário-geral da Presidência da República, e Alexandre Padilha, ministro-chefe da secretaria de Relações Institucionais da Presidência.

DOR DE COTOVELO

De Araruama, destaque para a dor de cotovelo de Chiquinho da Educação, o inelegível. Ele se sentiu preterido pelo ‘amigo’ ex-deputado e pré-candidato a prefeito de Saquarema, Paulo Melo (MDB), que nesta quinta-feira (13) fez um post em sua rede social durante um almoço com amigos em sua cidade natal. Para quem não lembra, Melo disse, em entrevista ao RC Cast, que mantém diálogo com Chiquinho, para decepção de muitos, e que não tem medo de perder votos por causa disso. Ao que parece, Chiquinho levou a palavra amigo ao pé da letra. Mas é aquela coisa, amigos, amigos, negócios à parte.

QUEM TEM MEDO DA RENATA CRISTIANE?

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (UNIÃO, de vestido bege, na foto) participou do evento LIDER, do Sebrae, em Búzios, mas foi a única que não deu entrevista para a coluna Boca Miúda. Estava blindada por assessores – devia ter uns oito perto dela. E quando me aproximei para entrevistá-la, um desses assessores deu um truque, daqueles mais velhos que andar pra frente: com o telefone em mãos, sinalizou pra Manoela e disse que ela estava atrasada, ao que ela prontamente atendeu e foi-se embora.

DUAS MIL VAGAS

Continuando sobre Saquarema, o secretário municipal de Educação, Antonio Peres, foi na rede social avisar que a prefeitura criou mais 2 mil vagas para o programa Conexão Universitária, que concede bolsas de graduação. Segundo ele, trata-se do maior projeto educacional do município. As inscrições foram abertas nesta quarta (12). Confira aqui como fazer.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo