22/12/2024 — 02:59
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (12)

Novo comentário lamentável de Chiquinho da Educação repercute em Araruama; Magdala Furtado fará comício nesta sexta (13); Rafael Peçanha no corpo a corpo no 2º distrito; Alexandre Martins fala sobre novidade na Saúde; MPE mantém pedido de indeferimento de Andinho; Claudinha Souza animada em campanha de Iguaba; Fábio do Pastel atrai centenas no Recanto do Sol; Lucimar da Educação a pleno vapor; Quaquá deferido pela justiça eleitoral...E muito mais!

Compartilhe

DECLARAÇÃO LAMENTÁVEL, DE NOVO

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (12) começa por Araruama, onde o ex-prefeito Chiquinho “da Educação” (MDB), que mais uma vez fez uma declaração lamentável e racista. Num evento de comício virtual da candidata a prefeita Daniela de Lívia (MDB), ao comentar que o cenário estava bonito, ele veio com essa: “Tá bonito, só tem uma mulher branca, mesmo assim é portuguesa (…) Micaela é branca aonde cara? É preta, chega a ser azul”. A emenda foi ainda pior, visto que a mulherada que estava no palanque – incluindo Daniela, sua candidata a vice, Verônica do Café Capri (NOVO), e a prefeita Lívia de Chiquinho (REP) – ficaram aos risos. O episódio acontece uma semana após um outro comentário, que Chiquinho fez em evento semelhante, ao dizer que a oposição vive sonhando com ele e deve acordar toda molhadinha”. Fica até difícil comentar esse tipo de comportamento, não é mesmo?

ÚNICO A SE POSICIONAR

O único que se posicionou até agora foi o candidato a prefeito, Sérgio Ribeiro (DC), mesmo não sendo um homem negro, mas não é preciso ser negro para lutar contra o racismo. Inclusive, a gente esperou que as candidatas negras da cidade se posicionassem, mas até o fechamento dessa edição ninguém falou nada. Talvez seja por medo mesmo, porque em Araruama todo mundo fica amedrontado quando se trata de Chiquinho. Confira, no vídeo acima, o que Sérgio disse sobre o assunto.

DUPLA DINÂMICA

Ainda sobre Araruama, a vereadora e candidata à prefeita Penha Bernardes (PL) recebeu, na rua XV de Novembro, na noite desta quarta (11), sua maior cabo eleitoral, a prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL). O candidato a vice-prefeito, André Mônica (União), também participou. Já nesta quinta (12), Penha, embalada em sua campanha, aproveitou para caminhar junto com André na Praça da Bandeira. O carro de som passou pelo bairro com a animação característica de Penha, ao mesmo tempo em que divulgava seu plano de governo. Eita correria danada! Sobre o episódio do Chiquinho da Educação, ela ainda não se pronunciou. É claro que ela terá a oportunidade de criticar Chiquinho sobre essa cena lamentável que aconteceu novamente. Como visto, ele nunca se comportará corretamente, fazendo aquelas baixarias que ninguém é obrigado a ver.

RODA DE CONVERSA

A candidata Daniela de Lívia de Chiquinho (MDB) também está na ativa. Nesta quarta-feira (11), ela participou de uma roda de conversa no Parque Mataruna, ao lado do candidato a vereador Rodriguinho das Excursões (Novo). Eles aproveitaram para ouvir as demandas da comunidade. Quanto às caminhadas, mais uma foi realizada no bairro Parati, nesta quinta (12). Ela entregou aos moradores diversas revistas sobre seu plano de governo. Daniela, assim como os outros candidatos, está atenta ao que a pesquisa pode mostrar.

PESQUISA À VISTA

Falando em corrida eleitoral araruamense, identificamos o registro de pesquisa de intenção de voto na cidade. A empresa contratada para o levantamento é a Arrow Pesquisa de Mercado Ltda, que vai entrevistar 1.000 eleitores entre esta quinta (12) e sexta (13). A divulgação acontece na próxima terça-feira (17). A contratante é a mesma empresa. É aguardar pra ver.

COMÍCIO NESTA SEXTA-FEIRA (13)

Nesta sexta-feira (13), a prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PV), candidata à reeleição, fará mais um comício, desta vez na Rua 13 de Novembro, próximo à Sociedade Musical Santa Helena, no Centro. O evento está marcado para as 19h. O vice, Léo Mendes (MDB) também vai participar, aliás tem gente dizendo que ele tá aparecendo mais que Magdala, por conta das dancinhas tik-tok e da simpatia que sempre distribui nos encontros. Nesta quinta (12), a prefeita participou de gravações de campanha, fez reunião com motociclista em Tamoios, caminhada em Santo Antônio e, agora à noite, participa de lançamentos de candidatos à vereança.

CADÊ OS FOGUETINHOS DO CANDIDATO?

Ainda em Cabo Frio, soubemos nos bastidores que tá dando confusão dentro do PT. O candidato a vereador, Diego da Silva, neto da deputada federal Benedita da Silva (PT), não apareceu até agora em nenhuma inserção, nem de rádio, nem de TV. Quem tem aparecido muito são outros candidatos do partido e isso tá gerando a maior insatisfação. Diego gravou com uma galera de peso, como a própria avó dele, Marcelo Freixo, Lindbergh Faria, e até agora nenhum foguetinho dele foi veiculado. Dizem que a situação tá tão sinistra que fizeram queixa à executiva estadual e nacional desse boicote, que tá acontecendo na campanha da coligação de Magdala não só com Diego mas outros candidatos também. E olha que o PT deu um apoio e tanto, Lula “botou no colo” e tudo, mas tá difícil. Parece que eles têm preferência por alguns nomes do PT e estão escondendo outros. Será?

EM UNAMAR

O candidato a prefeito, Serginho (PL), esteve em Unamar, nesta quinta (12), no segundo distrito, passando em carro de som e pedindo votos e agora à noites e reúne com candidatos a vereador. O ‘sextou’ de Serginho também será no segundo distrito.

EM UNAMAR II

Quem também esteve em Unamar, na tarde desta quinta (12), foi o candidato a prefeito pela federação PSOL-REDE, Rafael Peçanha. Percorreu comércios, conversou com as pessoas e distribuiu panfletos. “Ouvimos muitas reclamações, principalmente, sobre problemas de mobilidade tanto na Rodovia Amaral Peixoto quanto na Avenida Independência”, disse. Mais cedo, pela manhã, ele se reuniu com com a Associação de Aposentados, Pensionistas e Servidores Ativos do Ibascaf.

OS FANTASMAS SE DIVERTEM

Ainda em Cabo Frio, um grupo de fantasmas tem sido visto em pontos estratégicos da cidade. Esta semana já foram vistos na Praia do Forte e na Praça Porto Rocha. E já tem gente dizendo que, se bobear, é igual ao meme do Scooby-Doo, que dá de cara com alguém fantasiado de fantasma e, ao retirar o lençol usado como fantasia, descobre que se trata de um outro fantasma. Entendedores entenderão.

CARTA-CONVITE

Ainda em Cabo Frio, o “Frente popular em defesa do SUS”, enviou uma carta-convite aos cinco candidatos a prefeito para participarem de uma reunião onde serão discutidas as demandas da saúde e será apresentada uma Carta Compromisso para assinatura. O evento está programado para esta sexta-feira (13). Até o momento, o único que confirmou participação foi Rafael Peçanha.

NOVIDADE NA SAÚDE

Em Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP), candidato à reeleição, participou de reuniões com candidatos no Alto da Boa Vista e Vila Verde. Na ocasião, falou das obras feitas e as que estão por fazer. Anunciou que o Estado já sinalizou positivamente para licitar material a fim de possibilitar que a UPA da Rasa funcione como um mini-hospital, no intuito de desafogar o Rodolpho Perissé. Para além disso, Alexandre está na expectativa para uma reunião de mulheres, marcada para dia 20 de setembro, no comitê de Manguinhos. Na pauta, “o fortalecimento da democracia e a construção de políticas públicas fundamentais para o protagonismo da mulher”.

ALTERAÇÃO DE LEI

O Projeto de Lei Complementar 10/2024, do prefeito Alexandre Martins, está em tramitação na Câmara Municipal. O projeto busca modificar dispositivos da Lei do Transporte Alternativo do Município. Na sessão legislativa realizada nesta quinta-feira (12), a Comissão de Constituição, Justiça e Redação apresentou o projeto de emenda supressiva 01/2024. A emenda propõe a retirada do artigo 2° do Projeto de Lei Complementar. Esse artigo adiciona a atribuição de Fiscalização de Trânsito aos ocupantes do Cargo de Fiscal de Transporte, conforme as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro e do Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito. A alteração incluiria essa função no Anexo I da Lei Municipal n°1.385/2017. A proposta de emenda supressiva foi encaminhada à Comissão de Obras e Serviços Públicos para análise.

MANTEVE IMPUGNAÇÃO

Nesta quinta-feira (12), os advogados do ex-prefeito Andinho (União), tentaram reverter os pedidos de indeferimento do Ministério Público Eleitoral, mas a Promotoria manteve o pedido de impugnação. A manobra para tirar o registro de candidatura da UTI, ao que parece, não deu certo. A medida veio logo após a coligação do prefeito Marcelo Magno (PL) apresentar suas manifestações finais em que pede para ser reconhecida a inelegibilidade por rejeição de contas do ex-prefeito Andinho, referente aos exercícios de 2013, 2015 e 2016, julgadas pela Câmara de vereadores. Para promotora de Justiça do MPE, o candidato “não trouxe nada de novo”, apenas repetiu seus argumentos. Com isso, enfatizou em se reportar ao seu parecer para indeferir o registro de candidatura em razão da inelegibilidade pela rejeição das contas referentes.

ALFINETOU DE NOVO

Em Iguaba Grande, o candidato a prefeito, Marco Antônio (PSB), continua alfinetando o prefeito Vantoil Martins (CID). Marco apresentou uma proposta em seu plano de governo para valorizar o funcionário público: “Eu quero sentar com todos vocês e ouvir, dentro das possibilidades do orçamento da nossa cidade, como vocês serão valorizados. É muito triste quando vemos um governo que não se importa com vocês. Como prefeito, quero ouvir as necessidades de vocês.” É curioso que ele já se considera prefeito antes mesmo da eleição. Que coisa, hein? Considerando o orçamento do município, será difícil implementar todas as propostas que ele está mencionando, caso seja eleito. A campanha de Marco continua muito parada, totalmente diferente da de seu adversário, Fabinho Costa (CID), que está reunindo uma multidão nas ruas. A situação não está nada fácil para Marco, que continua criticando a atual gestão. Uma coisa é certa: para tentar reverter essa situação ele precisaria de um milagre mesmo.

MORAL EM ALTA

Continuando em Iguaba, a maratona eleitoral ganhou uma nova personagem: Cláudia Souza (União), a candidata a vereadora que promete dar passos firmes, mas com os pés no chão – literalmente. Esposa do ex-prefeito Huguinho, Cláudia faz uma campanha baseada no que já realizou pela cidade, quando foi ex-secretária de Assistência Social. À coluna, disse estar animada com a campanha. “Estou tendo uma boa aceitação, trabalho bom na internet e também na campanha física. Estamos trabalhando rumo à vitória, se Deus quiser”. Com um bom currículo na prefeitura, a ex-secretária de Assistência Social lembrar dos vários trabalhos, incluindo a moeda social Caboclinho. Mas uma coisa é certa: se Cláudia for eleita, a Câmara terá uma representante feminina à altura.

PASTEL NO RECANTO DO SOL

O prefeito aldeense, Fábio do Pastel (PL), candidato à reeleição, ligou a tomada no 220 e foi à luta. O corpo a corpo ficou completamente lotado no Recanto do Sol, nesta quinta-feira (12). Pastel, junto com seu vice, Júlio Queiroz (União), percorreu diversas ruas do bairro, falando de suas propostas para os moradores. Pastel também está focado nas obras da cidade que precisam ser inauguradas. Provavelmente, depois das eleições, ele entrará com força total para correr com isso. Só que, durante a campanha, ele vai no olho a olho para enfrentar seus adversários. Será que pode haver alguma reviravolta? A situação está difícil para eles, mas não chega a ser impossível. Tudo pode acontecer.

CHUMBINHO NO CORPO A CORPO

Pelo outro lado, o candidato a prefeito, Cláudio Chumbinho (REP), só anda nas ruas da cidade. É claro que ele precisa acelerar ainda mais os seus passos, já que o dia das eleições está chegando. Dessa vez, ele, junto com o seu vice, Paulo Martins (REP), realizou nesta quarta-feira (11) um corpo a corpo no Jardim Arco-íris e Praia Linda. Chumbinho divulgou diversos projetos para os moradores, caso seja eleito. Só que Chumbinho vai ter que ganhar muito gás pela frente, porque o seu concorrente Fábio do Pastel continua como um trem-bala.

“VAI MORRER NA BEIRA DA ELEIÇÃO”

Ainda em São Pedro, o candidato a vereador Pedro Abreu (REP), registrou ocorrência na delegacia por ter sido ameaçado de morte. Recebeu uma mensagem em seu Instagram, nesta quinta (12), dizendo que ele “vai morrer na beira da eleição”. Conversando com ele, Pedro explicou que logo no início do período eleitoral teve o Facebook hackeado e há cerca de 50 dias foi criado um perfil fake de seu programa de podcast. Neste perfil, segundo ele, foram propagadas mentiras, sempre uma fake a cada dez dias, mais ou menos. Orientados pelos advogados, ele fez o registro na 125ª DP e o dono da página já foi chamado para prestar esclarecimentos. “A gente vai pedir a quebra do sigilo do perfil para saber quem é, qual IP, qual conta. Buscar todas as informações para chegar ao autor”. Confira o vídeo acima.

IMPUGNADOS

Continuando no município aldeense, uma enxurrada de candidatos a vereadores teve a candidatura impugnada, 18, dos partidos REP, PDT, DC e PMB. Entre os impugnados está Lívia do Petão (REP), que na imagem aparece como “Concorrendo” porque o DivulgaCand ainda não havia atualizado o sistema. “Petão Família”, marido de Lívia, teve a candidatura impugnada recentemente, por ter sido condenado, em 2017, a cinco anos de prisão pelo crime de associação criminosa armada, atual constituição de milícia privada.

CRIME DE ÓDIO

A Justiça decretou a prisão de Carlos Vitor dos Santos Costa, conhecido como “Macega”, nesta quarta-feira (11). Ele foi detido por agentes da 125ª Delegacia de Polícia (125ª DP) na residência onde mora. Embora os detalhes sobre a motivação do mandado de prisão expedido pelo juizado eleitoral ainda não tenham sido divulgados, há especulações de que esteja relacionado a crimes de fake news. Carlos Vitor é o responsável pela página “Macega Digital”, que foi retirada do ar meses atrás após a disseminação de discurso de ódio e informações falsas. Agora à noite, tivemos acesso ao documento da justiça eleitoral onde afirma sobre um vídeo indicado na denúncia. “Neste ponto, no vídeo indicado na denúncia, postado num dos perfis do denunciado e que alicerça a pretensão acusatória, o réu aparece relatando aquilo que batizou de família tradicional como composta de pessoas heterossexuais e que criam filhos para serem heterossexuais e, em contraposição, descreve as famílias que não seriam tradicionais, de forma a propagar um discurso segregacionista e discriminatório, ao induzir a conclusão de que as pessoas heterossexuais possuem um status superior (tradicional) aos não heterossexuais, pois formam a família tradicional de nosso país. Referido conteúdo, veiculado pelo próprio acusado, é apto à caracterização do tipo penal previsto no artigo 20, § 2º da Lei 7.716/89”. Que essa prisão sirva de exemplo para a classe política e esses donos de páginas alopradas que insistem em fustigar o preconceito e as mentiras como ferramenta de ataque a adversários políticos.

NINGUÉM SEGURA ELAS

Em Saquarema, a candidata a prefeita, Lucimar Vidal (PL), está frequentando diversas reuniões. Só nesta quarta-feira (11), ela participou de duas. A primeira foi no encontro da candidata a vereadora, Jaqueline Jackson (CID), em Barra Nova. A vice, Dra. Raquel (União), também estava presente. Em seguida, foram para São Geraldo encerrar o dia em um bate-papo com o candidato à reeleição para vereador, Abraão da MelGil (União). Para continuar com as caminhadas, mais uma foi realizada nesta quinta (12). A dupla dinâmica, que está sempre junta, Lucimar e Raquel, foram até o bairro Alvorada conversar com os moradores.

APOIO DE MENEGUELLI

O candidato a prefeito Rômulo Gomes (Novo) recebeu, em Saquarema, nesta quarta-feira (11), o ex-prefeito de Colatina, no Espírito Santo, Sérgio Meneguelli (REP), que atualmente é deputado estadual. É isso mesmo. Sérgio foi até lá para apoiar Rômulo na campanha, da mesma forma que fez com Cláudio Chumbinho, em São Pedro, e Gladys Nunes (PSD), em Búzios. Quem estranhou a presença dele foi o grupo de Fábio do Pastel, que não entendeu nada, ainda mais com as críticas feitas por Meneguelli. O maior estranhamento dessa história é que, sendo do partido Republicanos, Meneguelli não esteja apoiando Lucimar Vidal, já que está junto na coligação com o PL. Coisas da política.

SUANDO A CAMISA

Ainda em Saquarema, o candidato Paulo Melo (MDB) tá suando a camisa e mais uma vez, junto com sua vice, Nurimar do Comércio (MDB), esteve no bairro Bicuíba nesta quinta-feira (12), para conversar com a população. Em suas redes sociais, ele fez uma cena com sua equipe de trabalho e falou para fingirem que é fofoca, para espalhar para geral em relação às suas propostas. É proposta que não acaba mais. Uma outra reunião foi convocada com os jovens no próximo sábado (14), às 19h, em Bacaxá.

QUAQUÁ DEFERIDO

O registro da candidatura do ex-prefeito, deputado federal e atual candidato a prefeito de Maricá este ano, Washington Quaquá (PT) foi deferido pela Justiça Eleitoral. A sentença emitida nesta quarta-feira (11) decreta o registro de candidatura do político, como 100% elegível, em dia e deferida, ou seja , ele pode e está concorrendo ao cargo pela coligação Frente Popular de Maricá – PDT / PSD / Avante / Federação PSDB/CID/ Federação Brasil da Esperança (PT/PC do B/PV). O MPE havia pedido impugnação da candidatura de Quaquá, por inelegibilidade, mas o juiz Felipe Carvalho Gonçalves da Silva decidiu liberar por Quaquá ter apresentado todas as documentações exigidas por lei. O petista segue com mais de 85% de intenções de voto de acordo com a pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Ágora, sob o registro no TSE RJ-06171/2024, divulgada dia 21 de agosto.

Redação
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo