Início Boca Miúda BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (11)

ALFINETADANDO O EX

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (SDD) inaugurou no começo da noite desta quinta-feira (11), as obras de reforma da praça Olivia Dutra, na Praia dos Anjos. A praça fica ao lado da casa do ex-prefeito Renatinho Vianna (REP), que fez questão de destacar que deixou 80% pronto, mas o atual secretário de Fazenda, Bernardo Alcântara, disse que o "ex não pagou um centavo". Já o atual prefeito disse que "independente de quem está iniciando a obra ou inaugurando, o que nos preocupa é o bem estar da população cabista", alfinetou Marcelo. MM salientou ainda que na semana que vem tem mais inauguração, e segundo Bernardo, será a obra de contenção no Morro da Cabocla. E tem outra: Marcelo mandou um pedido ao TCE para retomar as obras do Teatro Municipal, na Praça do Sindicato. O projeto foi iniciado no governo Andinho, mas ficou paralisada quatro anos por denúncias de desvio de recursos. 

 

 

 

MUDANDO DE LADO

O deputado Federal Carlos Jordy (PSL), esteve prestigiando a inauguração, mas o que chamou a atenção mesmo, foi a presença sorridente (mesmo com a máscara) do vereador Júnior Chuchu (PV), que era oposição até bem pouco tempo atrás. Era. Isso porque segundo Bernardo, Chuchu agora “é um dos braços fortes do prefeito na Câmara”. O vereador foi uma das apostas do ex-prefeito Renatinho ao parlamento. Portanto, apenas o vereador Ayron Freixo (REP) fica na oposição. Só não se sabe até quando. 

 

 

 

MAIS UMA DO CABO…

O cara que tem mais confiança do prefeito Marcelo é sem dúvida Bernardo Alcântara, tanto que acumulou até aqui, a Chefia de Gabinete com a Secretaria de Fazenda. Bernardo revelou que depois de ajeitar a casa na Fazenda, passa o leme do barco para Isabela Florentino, atual tesoureira, e volta para o comando do Gabinete. Que moral, hein?! A exoneração deve sair nos próximos dias.

 

 

 

MAIS RESTRIÇÕES EM ARRAIAL

Arraial do Cabo amanheceu com novas medidas restritivas, depois do novo decreto do prefeito Marcelo Magno (SD), em concordância ao Comitê de Enfrentamento à Covid, formado por representantes da Prefeitura, Conselho de Saúde e sociedade civil organizada. Entre as restrições, estão a ocupação de hoteleira em 50%, mesma porcentagem para barcos de passeio, bares e restaurantes, sendo que esses podem funcionar até as 23h. A cidade hoje tem 900 casos confirmados e 40 óbitos, não dá para afrouxar. Falando em segurança, só que a pública, Magno se reuniu, nesta quinta-feira (11), com o novo comandante da 6ª Companhia de Polícia Militar de Arraial do Cabo, primeiro-tenente Felipe Apicelo. Ele substitui o também primeiro-tenente, Carlos José. A reunião teve a participação do secretário Municipal de Segurança Pública, Daniel Bandeira.

 

 

 

"ACABOU CHORARE"

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral terminou de julgar nesta quinta-feira (11), o recurso interposto pela coligação do candidato derrotado nas eleições de Cabo Frio, Dr. Serginho (REP), que tentava derrubar a decisão do dia 19 de dezembro do ano passado, do Ministro Alexandre de Moraes, que garantiu a diplomação e posse do Zé. Foi uma semana de julgamento. Os adversários argumentavam que Bonifácio estaria inelegível por rejeição de contas, mas os sete ministros do Tribunal votaram favoráveis ao pededista “rachando a cara” e sepultando de vez impugnação feita pela coligação que perdeu nas urnas, e agora, nos tribunais. O mais curioso é a turma de Dr. Serginho é cheia de advogados, com confiança invejável. Tripudiaram da decisão monocrática de Moraes e insistiram na tese de que haveria eleições suplementares no município. Mas eis que a derrota veio outra vez, com sabor ainda mais amargo. Por fim, de agora é definitivo: Zé Bonifácio é ficha limpa e segue o baile. A expectativa do pessoal do governo agora, é que os adversários parem com chororô. E quem perdeu, que tente sorte na próxima.

 

 

 

REGULARIZAÇÃO DE ASSENTAMENTOS

Tão ou mais importante que ter um teto ou uma terrinha que seja, é ter o documento garantindo que aquilo ali é seu. Quem é de Cabo Frio sabe que muitas famílias passam anos tentando obter esse título e uns até morrem sem conseguir. Para diminuir esse déficit, a prefeitura vem realizando o processo de regularização dessas titularidades em vários bairros. Nesta quinta (11), o secretário municipal de Governo, Aquiles Barreto, disse que os próximos a serem beneficiados serão as famílias dos bairros São Matheus e Botafogo. "Me reuni com a secretária de Planejamento, Dhanyelle Garcia, e com o superintendente regional do Incra, Cassius Rodrigo, para tratar do processo de regularização fundiária dos assentamentos que ficam no entorno da Rodovia Amaral Peixoto. O objetivo do governo municipal é promover a entrega dos títulos pertinentes aos assentamentos para que possamos ter investimentos do Incra nessas regiões do município", explicou Aquiles.

 

 

 

RADICALIZOU BARREIRA SANITÁRIA

O prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP) lançou decreto com novas medidas restritivas. Nesta quinta-feira (11), já mandou endurecer nas barreiras: só entra quem tiver QR Code. Sem choro nem vela. Muita gente que tentou entrar no balneário teve que dar meia volta. Apesar da situação da Covid na cidade estar em números nem tão altos, o município tem atendido muitos casos de coronavírus de pessoas de outras cidades, principalmente de Cabo Frio – que apresenta alto número de casos, ocasionando maior ocupação de leitos. Entre as restrições, proibição de festas e eventos pelo período de 30 dias na cidade. Os bares e restaurantes poderão funcionar até a meia-noite, diariamente.

 

 

 

PAUSA PARA O ESPORTE

Ainda de Búzios, quem conhece o prefeito Alexandre Martins (REP), sabe bem, que ele é fã de esporte, eventos esportivos, enfim. Futebol então, nem se fala. Nesta quarta, ele se reuniu no gabinete com representantes da Sociedade Esportiva de Búzios (SEB), que foram pedir apoio do executivo em projetos, campeonatos e assuntos relacionados ao setor. "Acredito que esporte é saúde e uma forte ferramenta de inclusão social. Por isso, desde o início do mandato, venho batendo nessa tecla. A SEB já é um marco para o município, sou um grande fã. Será um prazer buscar ações para o segmento", enfatizou.

 

 

 

MENS SANA IN CORPORE SANO

Falando em esporte, segurar o rojão de uma prefeitura na atual conjuntura, não é tarefa fácil para nenhum governante. Tem que estar com a cabeça em dia e o corpo também. Para não deixar a peteca cair, Vantoil tem feito suas caminhadas ou corridinhas matinais sempre que pode. Nesta quinta-feira (11), encarou a trilha de 5km que tem no Parque Municipal Alípio Villanova Nascimento, no bairro São Miguel. Haja fôlego!

 

 

 

FALTA POUCO

Em Iguaba Grande, o dia foi de vistoria do Inea no Parque dos Desejos, como já anunciado aqui na coluna, local onde será instalada a Zona Especial de Negócios (ZEN), projeto que o prefeito Vantoil Martins (Cidadania) não vê a hora que saia do papel. Esse estudo de área faz parte do processo de implantação. Ganha a cidade, com a vinda de investidores e empresas, e a população, que terá um mercado de trabalho ampliado. "Nós iremos fazer de Iguaba uma cidade competitiva", acrescentou o prefeito. Com ele, também acompanharam a visita os secretários de Planejamento, Eron Bezerra, de Meio Ambiente, Vinícius Lavalle – com subsecretário Miquéias Gomes -, e o da Agência de Desenvolvimento, Pr. Mauro Oliveira.

 

 

 

CONSELHO TUTELAR E CASA DA MULHER

Continuando em Iguaba Grande, o vereador e líder de governo na Câmara, Luciano Silva (Cidadania), teve encontro produtivo na capital, nesta quarta-feira (10), com o secretário Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Bruno Dauaire. Papo vai, papo vem, já conseguiu uma sinalização positiva do Estado para as demandas da vez: recursos para o conselho tutelar e a futura Casa da Mulher, de projetos sociais.  

 

 

 

VEM SPUTINIK!

O prefeito Fabiano Horta (PT) anunciou em sua página, nesta quinta-feira (11), que Maricá fechou acordo com a Rússia para a aquisição, imediata, de 400 mil doses da vacina Sputnik V, desenvolvida pelo país. As tratativas vinham sendo feitas desde dezembro. "Diante da sanção de lei federal permitindo a compra de vacinas por municípios, determinei aos órgãos municipais envolvidos que tomassem as providências necessárias para a compra em contrato a ser imediatamente celebrado com o Fundo Soberano Russo", explicou o prefeito. Como a vacina será produzida na Rússia e enviada ao Brasil pronta para a utilização, o prazo para a chegada das primeiras doses ainda depende da logística exigida na operação para ser definido. Tem como não notar a gestão Maricaense? Só faz inveja nas demais irmãs da Baixada Litorânea. Ônibus de graça, bike também, e agora vai ostentar vacina. Com essa qualidade de vida, tem uma turma que só pensa naquilo: #partiumaricá.

 

 

 

AFINADOS

De São Pedro da Aldeia, destaque para o encontro que o prefeito Fábio do Pastel (PODE) teve nesta quinta-feira (11), com nove dos dez vereadores. O presidente da Câmara, vereador Mica (MDB) não pode ir, está com Covid. Os diálogos envolveram demandas do legislativo e, pelo outro lado, os parlamentares também quiseram saber quais ações e iniciativas estão em andamento no executivo. Fábio sempre disse que queria uma gestão participativa. "Quando a gente fala de trabalho em conjunto, é sobre compartilhar as ações que vêm sendo realizadas no município", disse o prefeito, ressaltando sobre as últimas ações, como o convênio com o DER para asfaltar as ruas da cidade e sobre o andamento da implantação da Escola Municipal de Educação Especial. O grupo também fez uma visita ao pronto-socorro para acompanhar o trabalho das equipes de saúde no novo Centro de Triagem para tratamento de casos de Covid-19, inaugurado nesta quinta-feira (11). Já os vereadores apresentaram algumas demandas como intervenções nas ruas da cidade e na orla do Centro.  

 

 

 

ENQUANTO O ASFALTO NÃO VEM

Ainda sobre as ações do governo aldeense, apesar de já ter fechado convênio com o DER para a compra de massa asfáltica, o prefeito Fábio do Pastel (PODE) – tal como os outros prefeitos da Região dos Lagos que participaram do mesmo acordo nesta semana – sabe que ainda vai ter que esperar um pouco para iniciar os trabalhos. Enquanto o asfalto não chega, o jeito é verificar de perto os serviços para manter a cidade em ordem. Uma dessas vistorias foi destacada pelo prefeito em sua página no Facebook, quando ele esteve na Rua do Fogo, no momento em que funcionários de Serviços Públicos trabalhavam na retirada de areia da pista e varrição da via principal do bairro.

 

 

 

BANHO DE ASFALTO

Pensa que acabou? Negativo, o banho de asfalto continua em Araruama. E nesta sexta-feira (12), a prefeita Lívia de Chiquinho (PP) vai transmitir ao vivo, pelas redes sociais, a cerimônia de inauguração do asfaltamento de diversas ruas no bairro XV de Novembro. Até aqui, Lívia tá cumprindo o que prometeu.

 

 

 

 

 

 

PROTESTO FÚNEBRE

Cartazes de protesto, cruzes de madeira e rosas brancas para homenagear os 187 mortos pela Covid marcaram a manifestação fúnebre de servidores de Araruama, na manhã desta quinta-feira (11). Os manifestantes saíram do Paço Municipal e caminharam até a Praça da Bíblia em protesto contra o que classificam de "má gestão da crise pelo governo e contra a reabertura das escolas e a retomada das aulas presenciais". Apesar do ato, ao que parece, Lívia não está nem aí para o protesto.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -

Mais Lidas

Skip to content