19/01/2025 — 06:01
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (11)

Atentado em reunião de Penha Bernardes com Manoela Peres e lideranças causa pânico em Araruama; Lívia de Chiquinho tem empatia zero; Marcelo Magno vai colocar baleias instagramáveis em Arraial; Pastor pré-candidato de Cabo Frio reúne mais de mil pessoas com apoio de Dr Serginho; Alexandre Martins faz reunião com segurança pública; Fábio do Pastel prestigia encontro político do ex-chefe de Gabinete; Herdeiro de Vantoil Martins ganha mais um apoio na corrida pré-eleitoral; Fabiano Horta entrega primeira Biblioteca Estação do Saber... E muito mais!

Compartilhe

TENTATIVA DE INTIMIDAÇÃO?

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (11) começa por Araruama, onde na noite desta quarta-feira (10), por volta das 19h30, uma reunião de pré-campanha da pré-candidata a prefeita Penha Bernardes (PL), no bairro Areal, foi interrompida por disparos de arma de fogo. O evento, que contava com a presença de diversas figuras políticas locais e um grande número de moradores, incluindo crianças e idosos, foi marcado por momentos de pânico e correria. A pré-candidata acredita que o ataque pode ter sido motivado por razões políticas, já que ela é, atualmente, a maior figura de oposição do governo atual e na corrida eleitoral. Seria esse um recado para a sociedade araruamense? De que as famílias não podem receber Penha em suas casas para ouvir o que ela tem a dizer? Parece uma tentativa de intimidação para a campanha de Penha. Curiosamente, antes de Penha discursar, tiveram a palavra os 13 pré-candidatos do partido, o ex-prefeito André Mônica, a prefeita de Saquarema, Manoela Peres, o marido dela, Antonio Peres. Quando Penha pegou o microfone e começou a falar – duas horas após o início do encontro -, vieram os tiros. Ela inclusive falou sobre isso em entrevista ao RJ1 (vídeo abaixo). Mera coincidência o ataque ter acontecido justamente no momento em que ela falava? No início desta noite, conversamos com Penha novamente e ela disse que esteve com o delegado titular da 118ª DP, Rodrigo Bichara, o qual informou que os veículos foram localizados e periciados, além de que as cápsulas deflagradas, encontradas. Ele também garantiu à vereadora que a população terá resposta em breve a esse atentado à democracia.

_______________

DESESPERO TOTAL

A coluna também conversou com André Mônica – que esteve com Penha na delegacia (vídeo acima) -, ele frisou que o local da reunião, o Areal, não é comunidade, é um bairro de veranistas e a casa que sediou o encontro fica em frente a uma ong, Criar, de reabilitação em saúde, de uma senhora de 70 anos que tem um trabalho social bastante sério. Aliás, esse bairro areal é onde moram os familiares da prefeita Lívia de Chiquinho (REP). André falou que tem pelo menos 300 testemunhos. Disse que Penha ficou apavorada e pálida ao lado dele, “todo mundo entrou em desespero”. O político destacou que está acostumado a fazer campanha, afinal de contas, já foi prefeito, e falou que todo mundo sabe que em regiões dominadas pelo tráfico, os traficantes “mandam recado” antes da reunião acontecer para avisar que tem que pagar um pedágio. “Ali não é comunidade, não houve esse tipo de atitude. O que houve foram quatro elementos que chegaram lá berrando para parar a reunião e saíram atirando”, frisou.

“QUEM ATACA COM VIOLÊNCIA UM ENCONTRO DEMOCRÁTICO, SIM, É BANDIDO”

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL), se manifestou na manhã desta quinta-feira (11) sobre o atentado durante uma reunião de pré-campanha da pré-candidata a prefeita Penha Bernardes (PL), no bairro Areal, em Araruama, na noite desta quarta-feira (10). Manoela destacou que o atentado representou uma tentativa de intimidação a duas mulheres no exercício de suas funções públicas. Confira.

QUANTA SOLIDARIEDADE, PREFEITA! SÓ QUE NÃO

Ao contrário de 99% de pessoas que moram na cidade ou próximas, além de inúmeras lideranças que prestaram solidariedade e se indignaram com o atentado que aconteceu numa casa lotada de mulheres, idosos e crianças, nesta quinta-feira (11), Lívia soltou um vídeo que deixou dúvidas sobre as interpelações. Até agora não deu pra entender o que ela queria alegar. Cobrou o delegado pelo fato dos veículos alvejados não terem sido periciados (já foram), mas causou enorme frustração ao não manifestar apoio às famílias que passaram momentos de terror. A população da Região dos Lagos sabe que ela tem Penha e Manuela como adversárias, mas vivemos numa democracia e a boa educação gerou uma expectativa de que Lívia pudesse ter uma postura à altura. O vídeo da prefeita não responde nada, lança dúvidas sobre tudo e demonstra grande falta de empatia.

VOLTOU PRA CHIQUINHO

Ainda sobre Araruama, a política local continuou borbulhando nesta quinta-feira (11). Apesar do atentado político durante uma reunião de pré-campanha de Penha, outra bomba tomou conta da cidade. Esta ninguém esperava. Foi uma surpresa até mesmo para a população. A vice-prefeita Raiana Alcebíades (PSD) está de volta ao grupo político liderado pelo ex-prefeito Chiquinho da Educação (MDB). Após um período de afastamento devido a desentendimentos com membros do grupo, Raiana conseguiu reintegrar-se. Agora, a questão é a seguinte: qual foi o motivo dela voltar à base do governo? Será que ela se vendeu para Chiquinho? Estão dizendo por aí que Chiquinho pagou a faculdade dela e só por isso ela quis retornar. Fica essa questão no ar. Já se estranhava a ausência dela nos últimos encontros políticos de Penha, embora estivesse alinhada e apoiando para o período de pré-campanha. Resta agora saber o que poderá acontecer faltando menos de três meses para as eleições.

CAPITAL DO MERGULHO E DAS BALEIAS

Arraial do Cabo, definitivamente, tende a virar o local mais concorrido para o avistamento de baleias. Ano passado, estimou-se que mais de 30 mil delas passaram pelo mar cabista. Este ano, além da pesquisa, o Projeto Baleia Jubarte realizou uma ação especial junto ao turismo de base comunitária. Um dos embarques incluiu a participação da comunidade tradicional, visando capacitar a população local para a observação de cetáceos de forma sustentável, com apoio do projeto no futuro. Mas o prefeito Marcelo Magno foi além. Sabendo que a cidade tem recebido muitos viajantes e está ganhando grande notoriedade nas redes sociais através dos vídeos, ele decidiu que vai colocar três baleias tamanho gigante em diferentes locais do município. Serão pontos instagramáveis, e quem não vai querer tirar uma foto lá da uma baleia em Arraial do Cabo, hein? Se com a réplica de uma cauda (imagem) já foi sucesso, imaginem com o bicho inteiro, grandão? Boa sacada, que certamente vai agradar em cheio. A tendência é que isso se torne roteiro turístico imperdível.

PRÊMIO NACIONAL EM BRASÍLIA

E o município cabista tá com tudo e não está prosa. Na noite desta quarta-feira (10), garantiu o Selo Diamante do Sebrae com a Sala do Empreendedor, tornando a cidade uma referência nacional em atendimento a empresários. O espaço dedicado ao empreendedor cabista já havia conquistado o nível ouro na etapa estadual, em março deste ano, e agora exibe o Selo Diamante devido à excelência dos serviços prestados, além do atendimento, infraestrutura, resultados alcançados e impacto na comunidade. O prêmio referente ao ciclo de 2023 foi entregue em uma cerimônia realizada em Brasília, com a presença de autoridades, líderes empresariais de todo o país e servidores da Secretaria Municipal de Administração Tributária e da Sala do Empreendedor. O prefeito Marcelo Magno comemorou a conquista, destacando o empenho dos servidores. “Essa é uma vitória da população e dos servidores da Prefeitura, que têm se dedicado a oferecer sempre o melhor para a nossa comunidade, alcançando cada vez mais reconhecimento no cenário nacional”, afirmou Marcelo.

CORRENDO POR FORA

Falando agora de Cabo Frio, o Republicanos vem gigante para esta eleição, tem alguns candidatos que já são figurinhas carimbadas da Câmara com alto potencial de reeleição, como o vereador Luís Geraldo, que tenta buscar o seu quinto mandato, e Alexandra Codeço, que tenta buscar o terceiro, fazendo história como mulher. Além disso, também Alfredo Gonçalves, que conta com o apoio do sobrinho, o pré-candidato a prefeito Dr Serginho (PL). Mas tem um candidato correndo por fora, que é o bispo Flávio Moreira, da Igreja Universal do Reino de Deus. Bispo Flávio era um mero desconhecido até realizar uma reunião nesse último domingo (7) para, segundo os presentes, aproximadamente 1.500 pessoas dentro do clube Progresso, em São Cristóvão. Dizem que Serginho ficou impressionado com o volume de pessoas. Dá uma olhadinha aí nesse vídeo. Aliás, se prepare, porque o bispo vem correndo por fora e se vacilar esses caciques da câmara de Cabo Frio, alguém pode sobrar. Vai dar briga uma briga bonita isso aí.

SÓ SE FALA NISSO

Em Cabo Frio, o assunto da vez nem é que a prefeita Magdala Furtado (PV) foi a Brasília novamente, de onde deve retornar na noite desta quinta (11), mas sim a exoneração da secretária de Educação, Rejane Jorge, que teria se negado a remanejar a bagatela de R$ 9 milhões para pagar fornecedor. Além disso, os servidores continuam tensos em virtude da decisão judicial que obriga a chefe do executivo a demitir contratados e parte dos comissionados. Por eles, Magdala até poderia ficar mais uns dias no planalto central, porque ela voltando, certamente vai dar início aos cortes da folha, caso contrário pode incorrer em improbidade administrativa.

MAIS SEGURANÇA

Em Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) se reuniu na tarde desta quinta-feira (11), em seu gabinete, para discutir segurança. Juntamente com o secretário da pasta, Sérgio Ferreira, além de agentes da PM e da Guarda Municipal. Na pauta, instalação de um novo Comando de Policiamento Rodoviário (CPRv) e reforço no policiamento dos bairros. Para além disso, Alexandre está na expectativa de mais uma edição da Semana Gospel, que começa hoje e vai até sábado (13).

RECURSOS FEDERAIS

Na sessão legislativa desta quinta-feira (11), a Câmara de Búzios aprovou um projeto de lei de autoria do executivo. O PL 41/2024 abre caminho para o município receber recursos federais provenientes da Lei Paulo Gustavo e da Lei Aldir Blanc. O montante a ser destinado é de R$ 334.850,21, que serão direcionados para ações de difusão, incentivo e promoção dos segmentos culturais, com ênfase na valorização da cultura histórica e local. Além disso, há previsão de investimento de R$ 305.819,59 em editais e premiações, totalizando R$ 640.669,80 disponíveis para fomentar projetos culturais.

PRESTIGIANDO O EX-CHEFE DE GABINETE

Em uma semana pra lá de movimentada, o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), não economizou tempo, nesta quarta-feira (10), nas reuniões e apertos de mão. Começou pelo encontro com Rosana Andrade (PL), pré-candidata a vereadora, depois seguiu para a Ponta da Areia, ao lado da pré-candidata a vereadora, Simone Lira (PL). Sem parar, marcou presença no encontro da pré-candidata a vereadora Claudinha Guimarães (PODE), no Porto da Aldeia e encerrou a noite com chave de ouro, quando discutiu ideias com Moisés Batista, amigo, ex-chefe de gabinete e pré-candidato a vereador. Ufa! Que correria danada.

BIA EM GUAPIMIRIM

A pré-candidata a prefeita de São Pedro da Aldeia, Bia de Guga (PSDB), desembarcou nesta quarta-feira (10) em Guapimirim, para um encontro estratégico com a prefeita Marina Rocha (Agir). E as duas têm em comum a política dentro da família. Bia é esposa do ex-vereador Guga de Mica, que vem a ser filho de Mica, que era presidente da Câmara aldeense quando faleceu por Covid, três anos atrás. Já Marina é filha do ex-vereador César do Modelo e irmã do deputado e presidente estadual do Agir, Júlio Rocha, e do vereador Marlon Rocha. Entre um cafezinho e outro, as duas lideranças trocaram uma resenha daquelas.

PRTB DECLARA APOIO

Já em Iguaba Grande, o pré-candidato a prefeito Fábio Costa (CID), recebeu nesta quinta-feira (11) o apoio do presidente estadual do PRTB, Jalmir Junior. A declaração foi feita sob a supervisão do presidente nacional do PRTB, Leonardo Avalanche. Fábio mantém-se atento às eleições, visando a implementação de diversos projetos. Tem feito diversas caminhadas pelos bairros e, ao que parece, está agradando. Na última segunda-feira (8), mesmo numa noite fria e chuvosa, ele conseguiu reunir 400 pessoas no bairro de Iguabela numa noite fria e chuvosa.

PRIMEIRA ESTAÇÃO DO SABER

Em Maricá, nesta quinta-feira (11), o prefeito Fabiano Horta (PT), abriu as portas da primeira Biblioteca Estação do Saber, equipada com tecnologia avançada. O centro multifuncional, localizado no CAIC Municipal Elomir Silva, promete revolucionar o aprendizado com salas de leitura, um auditório para conferências e computadores conectados à internet, disponíveis para os cidadãos acessarem conhecimento de qualquer lugar. Horta segue firme em transformar Maricá em um ponto de referência educacional.

Redação
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo