InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (11)

Após quase uma década sem, Fábio do Pastel entrega kit uniforme para estudantes; José Bonifácio veta projeto de Davi Souza sobre botão de pânico nas escolas; A turma dinâmica de Iguaba no Seminário Saquarema 2030; Marcelo Magno agradece os 'verdadeiros anfitriões do Cabo'; Alexandre Martins no simpósio de odontologia de Búzios e Joice Costa no RC Cast; O desfile do Cordão dos Puxa-Sacos na Câmara de Araruama...E muito mais!

KIT UNIFORME

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (11) começa por São Pedro da Aldeia, que iniciou a entrega dos kits de uniformes escolares, que acontecerá ao longo dos dias conforme estabelecido em contrato. O primeiro lote foi destinado a 3.264 estudantes nesta quinta, atendendo as 42 escolas municipais. O prefeito, Fábio do Pastel (PL), e a secretária de Educação, Sheila Atalla, estiveram na E. M. Elízio Ignácio Rangel, no bairro Baleia, para acompanhar de perto a distribuição das peças. Os uniformes serão distribuídos aos alunos da rede municipal de ensino, da Educação Infantil até o 9º ano Ensino Fundamental e EJA. Segundo servidores da Educação, já fazia quase uma década que essa distribuição não era feita. Sem dúvidas, uma mão na roda para os pais e responsáveis, né? De acordo com a Comunicação aldeense, trata-se de um novo padrão de uniforme escolar e essa entrega marca, de certa forma, essa mudança.

QUE SUSTO

Falando em São Pedro da Aldeia, o chefe de Gabinete de Fábio do Pastel, Moisés Batista passou mal durante o expediente de trabalho, nesta quarta-feira (10). Ele foi socorrido até a UPA, onde foi atendido. Felizmente, tratou-se de um pico de pressão e nada além disso. “Minha pressão foi a 23 por 15, mas agora estou melhor”, disse ele, por telefone.

VETO AO BOTÃO DO PÂNICO

Em Cabo Frio, gerou muito burburinho a decisão do prefeito, José Bonifácio (PDT), de vetar o Projeto de Lei do vereador Davi Souza (PDT) sobre a instalação de botão de pânico nas escolas. O veto deu entrada na sessão da Câmara desta quinta-feira (11) e deve ser avaliado pelos vereadores mais para frente. Na justificativa da decisão, Bonifácio declarou, entre outras coisas, a falta de viabilidade prática, pessoal e orçamentária do projeto, a inconstitucionalidade por invadir a esfera de competência do Poder Executivo, o vício formal de iniciativa ao ser proposto por um vereador e a violação à Lei de Responsabilidade Fiscal por não apresentar previsão de custeio. Nós procuramos o vereador Davi Souza, que disse que prefere não comentar a decisão de Zé, já que é uma prerrogativa do prefeito, direito dele. Fato é que, junto a população cabo-friense, a medida não parece ter caído muito bem. Uma vez que a aprovação do projeto tinha sido até mesmo comemorado. Mais um momento não tão favorável para a conta do Executivo…

DEBATE A TODO VAPOR

…Por outro lado, o tema da violência está avançando e medidas sendo estudadas e já adotadas em vários outros municípios. No âmbito estadual, a Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Alerj fez uma audiência pública, nesta quarta (10), sugerindo a presença de psicólogos e assistentes sociais nas escolas, o controle da posse de armas e a mediação de conflitos. O encontro reuniu parlamentares, especialistas, alunos e pais de estudantes na sede do Legislativo fluminense para discutir sobre violência nas escolas. Durante a audiência, também foi apresentado um documento, produzido por mais de 100 pesquisadores de universidades e institutos brasileiros, que apontou as deficiências nas infraestruturas escolares e possíveis soluções para combater a violência estrutural escolar. Confira aqui a matéria na íntegra.

ALÉM DISSO…

Voltando ao legislativo cabo-friense, a vereadora Carol Midori (PP) não gostou nadinha de ter um requerimento negado na sessão da Câmara desta quinta-feira (11). No encontro legislativo em questão, a nobre edil exigia a transparência das contratações de auxiliares de serviços gerais no Hospital do Jardim Esperança, mediante a denúncias que recebeu. No entanto, a maioria dos vereadores negou o pedido, e, nas palavras de Midori, parecem estar “protegendo o secretário de Saúde, Janio Mendes”, o 02 de Bonifácio. Nas redes sociais, Carol disse que irá tomar as medidas judiciais legais junto a sua equipe jurídica para ter acesso a essas informações, “já que não existe transparência nesse Governo”.

SEXTOU COM PALESTRA DAQUELAS!

Está chegando a hora de colher os frutos da boa articulação do presidente da Câmara de Cabo Frio, Miguel Alencar (UNIÃO), em Brasília. A palestra do 4º Programa de Direito e Cidadania nas Escolas será nesta sexta-feira (12), com o ministro da CGU, Dr. Vinícius Marques de Carvalho. Além disso, o evento terá como convidado o desembargador do TJ, José Muiños Piñeiro. Com o tema “Ética na Gestão Pública”, a palestra será transmitida pelas redes sociais da Câmara e pela Jovem TV (Canal 8). O evento é uma realização da Câmara Municipal de Cabo Frio, com apoio da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e da secretaria municipal de Educação. O Programa Direito e Cidadania nas Escolas foi lançado em novembro de 2021. Na 1ª edição do programa, a palestra foi ministrada por Muiños Piñeiro. O Procurador de Justiça e Presidente da Associação do MPRJ, Cláudio Henrique da Cruz Viana, e o Ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, também já palestraram no evento.

‘MIL ANOS LUZ NA FRENTE’

Sobre Iguaba Grande, um equipe de peso da Prefeitura participou, nesta quinta-feira (11), do segundo e último dia do seminário Saquarema 2030. O evento reuniu gestores de várias áreas dos municípios da Região dos Lagos, no intuito de promover troca de experiência de boas práticas de gestão, como divulgamos aqui na coluna desta quarta (10). Participaram os secretários de Meio Ambiente, Vinícius Lavalle, de Assistência Social, Cláudia Souza, de Planejamento, Eron Bezerra e seu subsecretário Felipe Nogueira, e outros funcionários. “O evento foi fantástico, um intercâmbio maravilhoso. Saquarema realmente está anos luz na frente, em função, não só do que tem de receita, assim como pela competência de fazer. Esses encontros são fundamentais para a gente se reinventar. Foi extremamente positivo e espero que se repita mais vezes”, avaliou o secretário de Planejamento.

CONVITE PARA 2024

Falando em Eron Bezerra, que aliás é figura super querida e respeitada não só em Iguaba como em vários outros municípios da Região dos Lagos, teria sido convidado para concorrer à prefeitura de São Pedro da Aldeia pelo Partido dos Trabalhadores. Conversamos com ele por telefone para saber se ele aceitaria, mas ele disse que não. “O pessoal sugere né, mas não foi convite oficial e mesmo se fosse, não aceitaria. Mas com certeza estarei junto nesse processo de reformulação do PT, de agregar valor, de estar junto. Onde precisar vou estar, sem dúvida”.

CAPACITAÇÃO DOS GUIAS

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), usou as redes sociais nesta quarta-feira (10) para lembrar do Dia do Guia de Turismo. Na ocasião, Marcelo parabenizou a cada profissional que recebe os turistas e divulga a arte, cultura, história e apresenta os pontos turísticos aos visitantes. “Vocês são nossos verdadeiros anfitriões”, declarou. Nesta semana, os profissionais que atuam no município receberam capacitação com foco no turismo histórico e cultural. As atividades foram realizadas pela secretaria de Turismo, em parceria com a subsecretaria de Cultura e o Museu Oceanográfico da Marinha/IEAPM. O prefeito e o secretário de Turismo, Junior Chuchu, acompanharam parte das atividades.

CONEXÃO CABO-SAQUAREMA

Por falar em Chuchu, ele e o secretário do Ambiente e Saneamento de Arraial do Cabo, Jorge Oliveira, estiveram, nesta quinta-feira (11) em Saquarema para participar do Seminário 2030. Chuchu elogiou, à coluna, a ideia de realizar o evento e pontuou que, na gestão pública, copiar as coisas boas sempre é válido. Na apresentação deles, os secretários falaram sobre a cartilha das praias, que traz as regras de cada uma delas em Arraial; sobre a implantação de uma equipe operacional que passa informações em tempo real para as secretarias de serviços essenciais e a Polícia Militar; e sobre o sistema de biodigestor que transforma os resíduos da estação de tratamento em adubo.

SIMPÓSIO DE ODONTOLOGIA

Enquanto isso, conforme você leu na coluna Boca Miúda desta quarta-feira (10), em Armação dos Búzios, 170 profissionais da área de odontologia vindos de 12 cidades fluminenses participaram, nesta quarta-feira (10), do 2º Simpósio de Odontologia da cidade. A iniciativa é da Prefeitura de Búzios em parceria com o Conselho Regional de Odontologia (CRO). Foi a primeira vez que o evento foi aberto para todos os municípios da Baixada Litorânea. Participaram da mesa de abertura o prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP), o secretário municipal de Saúde, Leônidas Heringer, o presidente do CRO, Otair Filho, o coordenador de saúde bucal do município, Anderson Andrade, e a dentista da rede Bia Russo. Além de palestras, a Prefeitura homenageou alguns dos profissionais da área que atuam na península.

JOICE COSTA NO RC CAST

A entrevistada do 79º RC Cast, nesta quinta-feira (11), foi a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Armação de Búzios, Joice Costa. Para quem ainda não a conhece, Joice está na vida política há 12 anos e foi vereadora no balenário por três mandatos. “Alexandre é o culpado de eu ter entrado na política”, disse ela.
Falou também do ‘Gera Búzios’, a moeda social que a Prefeitura anunciou e que em breve estará em funcionamento. Mulheres, quilombolas e munícipes em vulnerabilidade social estão no grupo prioritário. Falou ainda que o setor está em busca de cursos técnicos profissionalizantes. “Vamos formar 500 profissionais nas áreas de gastronomia, hotelaria, recepção. Queremos que o empresário busque o trabalhador dentro da própria cidade, então o poder pública vai capacitar essas pessoas. Esse é o retorno que a gente quer dar para o empresário da cidade”. Confira aqui. A propósito, Joice deve participar da corrida eleitoral ano que vem à vereança. Será?

O CORDÃO DOS PUXA-SACO

A Câmara de Araruama teve, nesta quinta-feira (11), desfile do Cordão dos Puxa-saco com o vereador líder de Governo, Amigo Walmir (PP), comentando a tal pesquisa que mostrou que 74% dos araruamenses querem a continuidade do mandato de Lívia de Chiquinho (PP). Em mais um de seus comuns atos falhas no modo de dizer, Walmir chegou a afirmar que Lívia conseguiria eleger qualquer papagaio que indicasse. Enquanto isso, nos comentários, teve muito comentário negativo e gente que até duvidou da pesquisa, chamando a sessão de “palhaçada”.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo