InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (10)

Aquiles Barreto encontra Lula; Vanderson Bento apresenta PL para priorizar jornalistas na vacinação contra Covid; Alexandre Martins e os planos para o Esporte em Búzios; Chuva de água fria nos planos das prefeituras de Iguaba e Araruama; Marcelo Magno assume Junta Militar cabista; Fábio do Pastel recebe assessor do Estado... E muito mais!

ENCONTRO COM LULA

O secretário de Governo de Cabo Frio, Aquiles Barreto, esteve no Hotel Atlântico, na capital, nesta quinta-feira (10), participando de um evento com Lula, que está visitando o Rio de Janeiro, já para fazer articulações políticas de olho em 2022. A ideia é formar uma frente que una as principais lideranças progressistas do estado. Era a nata da esquerda presente à reunião. Também participaram desse encontro o prefeito de Maricá, Fabiano Horta; o vice-presidente nacional do PT, Washington Quaquá, o presidente estadual do PT (e secretário de Governo de Maricá), João Maurício; os deputados federais Marcelo Freixo (PSOL), Jandira Feghali (PCdoB), Alessandro Molon (PSB), Gleisi Hoffmann (PT); o presidente da Alerj, André Ceciliano (PT); o deputado estadual, Carlos Minc, além de outras lideranças destes partidos (PT, PSB, PSOL, PC do B). Nesta mesma ocasião, Lula também vai receber apoio de artistas, formadores de opinião e representantes de outras categorias. E nesta sexta-feira (11), o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), vai organizar um almoço na Gávea Pequena (residência oficial do prefeito), para receber Lula, Felipe Santa Cruz (candidato a governador que tem apoio de Paes), Rodrigo Maia (PSD) e outras lideranças de centro-direita. Paes é outro que está empenhado em formar essa frente progressista para disputa de governador no ano que vem. Os movimentos partidários estão intensos desde já na busca de se organizar para encarar o desafio das próximas eleições.

.

.

VACINA PARA JORNALISTAS

O vereador de Cabo Frio, Vanderson Bento (PTB) apresentou um projeto de lei que estabelece prioridade na vacinação para jornalistas em Cabo Frio. O PL ainda não foi votado. Um projeto parecido também tramita na Alerj. Proposto pelo deputado Delegado Carlos Augusto (PSD), o projeto chegou a entrar na pauta para ser votado em 18 de maio, mas foi encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da casa. De qualquer forma, o vereador merece um ‘salve’ da imprensa que, durante toda essa pandemia, só fez trabalhar e, ainda assim, sofrer perseguição seja política ou da sociedade. O Portal RC24h agradece a consideração de Vanderson com toda a categoria.

MARTINS E A CEPERJ

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP) recebeu nesta quinta-feira (10), na subprefeitura da Rasa, o vice-presidente da Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (CEPERJ), Dr. Marcello Costa. Segundo a Prefeitura, a reunião teve o objetivo de aproximar a Fundação ao município, visando oferecer cursos de capacitação para gestores públicos e servidores. Durante a reunião, houve até uma conversa sobre a possibilidade da abertura de uma agência regional da CEPERJ no balneário. Será que vem aí?

QUER SER REFERÊNCIA NACIONAL

Em Búzios, a meta é clara. Ser referência nacional em esportes ao ar livre. Nesse sentido, durante ida do Portal RC24h à Prefeitura buziana nesta quarta-feira (9), o prefeito, Alexandre Martins (REP), e o secretário de Esportes, Gugu Braga, revelaram uma agenda de esportes reforçada. Só nesse mês serão três grandes eventos. Segundo eles, até o final do ano já tem programado, pelo menos, outros três eventos esportivos por mês. Em junho, estão programados o Iron Wa’a, campeonato de canoa havaiana saindo de Arraial para Búzios; um campeonato de aeroplano, que são aqueles aviões de pequeno porte; e, ainda, o de beach tênis, que a coluna Boca Miúda já havia adiantado há algumas semanas. O prefeito contou que o empreendimento Aretê também está muito empenhado em transformar Búzios em um destino turístico de esportes ao ar livre e, por isso, tem patrocinado quase todos os eventos que chegam na mesa da administração municipal. Gugu afirma que toda hora alguém chega com a proposta de eventos esportivos e a Prefeitura está aprovando boa parte esses projetos.

FAÇA CHUVA, FAÇA SOL

A vida de secretário de Serviços Públicos não é moleza não, principalmente em época de chuva. Que o diga o titular da pasta em Búzios, Marcus Vallerius, o Marcão. Com o aguaceiro que cai na cidade – em toda a Região dos Lagos – desde terça-feira (8), as demandas triplicaram, mal dá pra parar e tomar um cafezinho. Mesmo com o trabalho preventivo que a Prefeitura tem anunciado continuamente – como limpeza de bueiros, drenagem de águas pluviais e desobstrução das vias públicas – não é fácil, tem que ter disposição. Noite passada, Marcão chegou em casa por volta das 22h e pouco tempo depois teve que sair de novo para atender novas solicitações. “Mas se não fosse o trabalho preventivo, o impacto seria muito maior. Este é um problema crônico em nossa cidade. Faltou planejamento quando foram fazer as obras anos atrás. Iremos trocar as tubulações para que as águas tenham mais vazão nessas ocasiões de chuva. A equipe está nas ruas dando toda atenção para os locais que estão com bolsões d’água. Junto ao Secretário de Obras, Miguel Pereira, e ao Prefeito Alexandre Martins, estamos focados na resolução desses problemas. Não aguentamos mais passar por essas situações”, disse ele.

CHOVEU NOS PLANOS

Por causa da chuvarada que está caindo ao longo dessa semana na Região dos Lagos, a Prefeitura de Iguaba Grande não teve alternativa senão adiar a inauguração da rampa de acessibilidade à lagoa de Araruama, que seria realizada na manhã desta quinta-feira (10). A equipe do prefeito, Vantoil Martins (CID), se reuniu durante a tarde para estudar novas datas para o calendário de inaugurações comemorativas referentes aos 26 anos de Iguaba. O equipamento instalado na orla, na altura da Academia Popular, será apresentado à população em transmissão online, na sexta-feira da semana que vem (18), na página da Prefeitura. A inauguração da Faetec de Iguaba, que seria no sábado (12) foi remarcada para dia 19 de junho. Além das já citadas, haverá o lançamento de três pedras fundamentais: da Escola Municipal Maria Nazareth Teixeira Neves, na segunda (14), da sede da secretaria de Obras e Serviços Públicos, na terça (15), e da pavimentação da rua Mário Belizário, no Centro, no dia 21 de junho. A inauguração da rua Profeta Jeremias será no dia 17 e a entrega do centro de capacitação Lahylton Cezar ainda não teve nova data definida.

‘DO LIXO AO LUXO’

Ainda sobre Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID), mesmo em meio a um monte de demandas e reuniões para remarcar as inaugurações previstas para este mês, recebeu o “novo amigo” – como ele mesmo disse – Rodrigo, rapaz talentoso que reaproveita objetos recicláveis para transformá-los em artigos como esses que ele presenteou o prefeito: copos fabricados a partir de garrafas de cerveja. “Inteligentemente ele encontrou uma boa forma de obter renda, reciclando garrafas e as transformando em copos. Os preços são a baixo custo e com enorme benefício. Parabéns RODRIGO: criatividade, trabalho e renda”, disse Vantoil.

MM EMPOSSADO

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), foi empossado presidente da Junta Militar do município nesta quinta-feira (10). A cerimônia foi realizada no gabinete do chefe do Executivo cabista na presença do tenente-coronel Délcio de Deus Goulart, do 1º tenente Antônio Roberto do Nascimento, do vice-prefeito de Arraial, Deivinho Brito (SD), e do secretário municipal de Administração, Rogério Simas. Na mesma solenidade, Rafaela Araújo Silva tomou posse como secretária da Junta Militar. É protocolar que o prefeito do município assuma a presidência da Junta Militar com objetivo de integrar o Exército a cidade. Recentemente, Vantoil Martins (CID), em Iguaba, e Fábio do Pastel (PL), em São Pedro da Aldeia, também foram empossados.

NÃO SE FALA EM OUTRA COISA NO CABO

Em Arraial do Cabo, o assunto do dia foi uma matéria do RJ1 da TV Globo da capital que mostrou que a empresa Líbano Serviços de Limpeza Urbana, Construção Civil LTDA continua recebendo milhões da Prefeitura de Belford Roxo para o serviço de coleta de lixo. Para quem não se lembra, essa empresa é de Fernando Trabach Gomes, que, em delação premiada no passado, disse ter pagado propina de R$ 400 mil a Renatinho Vianna (REP) para vencer licitação da Prefeitura cabista. Renatinho disse, à época, estar à disposição da Justiça e negou envolvimento no caso, mas o povo do ‘beco da fofoca’, vocês sabem como é. Bastou a matéria citar Vianna que o vídeo se espalhou mais rápido que pólvora. As investigações contra a empresa seguem em andamento pelo MPRJ.

REPRESENTANTE DO ESTADO NA ALDEIA

O assessor especial do Governo do Estado e membro da Agência Estadual de Fomento (AgeRio), Vinícius Sarciá, foi recebido na Prefeitura de São Pedro da Aldeia nesta quinta-feira (10) pelo prefeito, Fábio do Pastel (PL). No encontro foram apresentadas as principais demandas da cidade ao representante. Segundo o município, novas agendas foram alinhadas para a próxima semana. Após reunião no gabinete, foi realizada uma vistoria técnica nas obras do Centro de Abastecimento (Ceasp), empreendimento que será inaugurado nos próximos meses no bairro São Mateus. Vinicius se disse otimista com tudo o que ouviu durante a passagem pela Aldeia em relação a projetos que abrangem ações para o esporte, pavimentação, entre outros. De acordo com Sarciá, o governo vai reunir uma equipe técnica para receber o prefeito aldeense junto ao governador, Cláudio Castro (PL), na próxima semana, no Palácio Guanabara. Participaram da reunião o secretário de Fazenda de São Pedro, Renaldo Martins, o secretário de Urbanismo e Habitação, Fernando Frauches, o secretário de Governo, Luiz Fernando Gomes Júnior, e o chefe de gabinete, Moisés Batista.

CHOVEU NOS PLANOS II

A chuva também atrapalhou inauguração em Araruama. A prefeita da cidade, Lívia Bello (PP), entregaria nesta quinta-feira (10) o ginásio poliesportivo reversível para teatro da Praça Escola Comandante Sérgio Ribeiro de Vasconcellos, em Praia Seca, junto com as obras de ampliação da unidade escolar e a revitalização da praça do distrito. Com o mau tempo, a nova data para a cerimônia é terça (15), às 11h, com transmissão ao vivo pelo Facebook.

ERA UMA VEZ…

Era uma vez uma linda cidade, à beira mar, com atividade pesqueira, povo amistoso e trabalhador, que vivia do comércio e do turismo, que começou a se tornar uma grande referência na criptomoeda Bitcoin. Diz a lenda que, depois que o município iniciou essa transformação do seu ciclo econômico, vez por outra um empresário sofria uma tentativa de homicídio. Depois de um certo tempo, diz ainda a lenda que essa mesma cidade, em noite de lua cheia, se você tocasse o disco da Xuxa de trás para frente, aparecia uma pirâmide enorme na praça principal e vários empresários surgiam usando indumentárias semelhantes às dos reis egípcios; alguns muito parecidos com o faraó Tutancâmon. Qualquer semelhança é mera coincidência. O golpe tá aí, cai quem quer.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content