InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (10)

Joãozinho Mauricio vai a encontro com Lula no Rio; Fábio do Pastel em reunião com Agenersa e com concurso público da educação engatilhado; Alexandre Martins e Daniele Guimarães Martins no RC Cast; Magdala Furtado e os aprovados no Concurso de 2020; Marcelo Magno de olho nas obras nos distritos; Turma de Iguaba vai a seminário sobre renda básica em SP; Procuradora de Araruama exonerada; Manoela Peres em Centro de Capacitação... E muito mais!

JOÃOZINHO DO PT COM LULA

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (10) começa com o presidente estadual do PT e secretário de Governo de Maricá, Joãozinho Maurício, que esteve em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, para receber o presidente Lula (PT). O convite para o chefe do Executivo federal partiu do prefeito carioca, Eduardo Paes (PSD). Várias autoridades prestigiaram o evento, como o governador, Cláudio Castro (PL), o vice, Thiago Pampolha (UNIÃO), e ministros, como o das Cidades, Jader Filho, e da Igualdade Racial, Anielle Franco. Lula participou da cerimônia de início das obras de um anel viário e anúncio de investimentos em mobilidade urbana na cidade do Rio, de um ato no local das obras do IMPA Tech, além da projeção do anúncio de lançamento do Novo PAC, no paredão da Praia do Leme. Nesta sexta (11), ainda na capital carioca, às 10h, Lula participará do lançamento do Novo Programa de Aceleração do Crescimento no Teatro Municipal. O interessante do encontro de mais cedo foi o discurso de Lula, sempre destacando que um presidente não consegue governar sem dialogar com governadores e prefeitos. Agradeceu, inclusive, a Cláudio Castro (PL), mesmo ciente que o governador apoiou o adversário político dele. Cordial e político, como manda o figurino. A democracia precisava disso, né?

‘LULA DAY’

A coluna conversou, por telefone, com Joãozinho Maurício. Ele disse que o evento de Campo Grande também parecia um comício, “o povo aplaudindo muito, gritando muito o nome do Lula. Eu acho que esse evento de hoje, esse Lula Day, como todo mundo tá chamando, é fundamental pra gente poder reconectar o que é o governo federal com o Rio de Janeiro”, disse ele. Joãozinho destacou também o anúncio de Lula para o Instituto Nacional de Matemática Aplicada, que o governo federal vai entrar. “Ele também anunciou a divisão de voos do Santos Dumont e o Galeão. O Galeão vai voltar a ser aeroporto internacional pra poder trazer turismo, porque isso é fundamental pra vida sadia do aeroporto, né? E também pra garantia de turismo pro Rio, porque hoje caiu muito o número de turistas”, destacou. “É o governo federal trabalhando pelo Rio, tendo esse olhar, e a gente não pode deixar de fazer aquele comparativo, que é saber qual é a obra que o Bolsonaro fez no estado do Rio de Janeiro nos últimos quatro anos. Eu acho que isso é fundamental”, concluiu.

COMENTOU MORTE DE ADOLESCENTE

Embora muito conciliador, Lula subiu o tom quando o assunto foi violência policial. Como mostra o vídeo acima, o presidente declarou, olhando para Castro, que polícia precisa saber diferenciar bandido de pobre, ao comentar a morte de um menino de 13 anos na Cidade de Deus. Lula declarou que ele foi “assassinado por um policial despreparado ou irresponsável”. No entanto, o presidente não se eximiu da responsabilidade enquanto representante do Governo Federal. “Eu não estou jogando a culpa em nenhum governador. O governo federal tem que assumir a responsabilidade de ajudar os governadores no combate à violência porque o crime organizado está tomando conta do país”, concluiu, sob aplausos dos presentes.

REUNIÃO COM AGENERSA

Quem também esteve no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (10), mas em outro compromisso foi o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL). O chefe do executivo participou de uma reunião na Agenersa acompanhado pelo vereador Jean Pierre (PODE). Na ocasião, a comitiva aldeense foi recebida pela equipe técnica da Agência para apresentar demandas dos bairros Parque Arruda e Retiro. “Viemos apresentar as demandas da população e saímos bem satisfeitos com a reunião, acreditando que as melhorias chegarão para os bairros”, comentou o prefeito aldeense. Também participaram do encontro o diretor-presidente da Concessionária Prolagos, Pedro Freitas, e o conselheiro da Agenersa, José Antônio de Melo Portela.

ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO

Ainda em São Pedro da Aldeia, em uma sessão extraordinária, nesta quinta-feira (10), os vereadores aprovaram, em regime de urgência, um Projeto de Lei Complementar com o objetivo de realizar um Concurso Público ainda este ano. Segundo a matéria, enviada por Fábio do Pastel, o certame serve para a criação de vagas na secretaria de Educação. São 483 vagas, com salário entre R$ 2.763,22 e R$ 2.942,28, de acordo com o PLC disponível no site da Câmara.

NOVO PONTO TURÍSTICO

Para passar a régua no assunto São Pedro da Aldeia, tem inauguração por lá nesta sexta-feira (11). A Prefeitura entrega, às 16h, o novo atrativo turístico da cidade, com a exposição estática do helicóptero modelo Sikorsky SH-3 Sea King e o novo painel “Eu amo São Pedro da Aldeia”. O novo ponto turístico aldeense está localizado na Orla da Praia do Centro, às margens da Rodovia RJ-140. A iniciativa é fruto da parceria entre a Prefeitura de São Pedro da Aldeia e o Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil. O modelo da aeronave é conhecido pelos moradores aldeenses por ter sido exposto, por muitos anos, no estacionamento da Escola Almirante Carneiro Ribeiro, no bairro Estação. A iniciativa é uma homenagem da Marinha do Brasil à cidade de São Pedro da Aldeia, que acolhe o Comando da Força Aeronaval desde 1961 e é conhecida como a morada da Aviação Naval. A secretaria de Serviços Públicos foi a responsável pela construção do pedestal em que o helicóptero está exposto e todo o entorno do espaço público, com um trabalho paisagístico completo. O letreiro que dá boas-vindas a São Pedro da Aldeia também passou por mudanças e ganhou um visual novo e moderno. O vídeo acima mostra uma visita de Fábio ao local.

‘GESTÃO BOA PRECISA DE CONTINUIDADE’

O prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP), e a primeira-dama e secretária da Mulher, Daniele Martins, foram os entrevistados do 99º RC Cast, nesta quinta-feira (10). Entre os assuntos, a rede de apoio à mulher vítima de violência que a cidade tem, que inclusive deve ganhar reforço com projeto do executivo de auxílio financeiro a essas vítimas. Eventos da península – como o Degusta Búzios, que está batendo recorde de público, e outros que virão – também constaram no bate-papo. “Conseguimos fazer o inverno virar verão. Nunca houve um agosto tão movimentado”, disse ele. Quando falou sobre educação, chegou a se emocionar. Com relação ao processo que tem contra ele no TSE, disse que isso o entristece, mas que está sereno e o resultado que for ele vai aceitar. “Gestão boa precisa de continuidade. E esse é um julgamento que não atinge só o Alexandre, mas toda a cidade. Mas estou tranquilo, acredito na justiça e sei que isso vai passar”. Confira, na íntegra, no vídeo acima.

VISTORIA NAS ESCOLAS

Por falar em Búzios, Alexandre vistoriou, nesta quarta-feira (9), algumas escolas que passarão por readequações prediais, como aconteceu com a Eliete Mureb. Conforme você leu na coluna Boca Miúda, as novas escolas municipais contempladas serão a Eulina de Assis Marques, no bairro de São José e a Cívico Militar Profª Ciléa Maria Barreto, no Cruzeiro da Rasa. A visita de Alexandre foi acompanhada por técnicos e a equipe da secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Os vereadores Victor Santos (REP) e Josué Pereira (PL) também estiveram presentes. O projeto nas duas escolas seguirá o mesmo padrão das unidades Nicomedes Theotonio Vieira, José Bento Ribeiro Dantas e Professor Darcy Ribeiro.

REUNIÃO COM CONCURSADOS

Quem continua com o modo turbo ativado é a prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PL), viu? Ao lado do presidente da Câmara, Miguel Alencar (UNIÃO), e do secretário de Governo, Ruy França, a chefe do Executivo se reuniu, nesta quinta-feira (10), com a Comissão dos Aprovados no Concurso de 2020. Aliás, Miguel havia se comprometido com a questão que avançou. Ficou definido que haverá convocação inicial dos 30 primeiros aprovados para guardas marítimos e ambientais, que já irão atuar no próximo verão. Além disso, Magdala recebeu doação de maquinários do Ministério da Agricultura, teve reunião com empresários da Rua dos Biquínis – que vai passar por revitalização – e assinou de convênio para recursos. A mulher não para um segundo.

QUEM MANDA?

Continuando em Cabo Frio, olhem que coisa. Dhanyelle Garcia, pessoa de alta confiança do ex-assessor especial do prefeito José Bonifácio (PDT), Gustavo Beranger – aquele que fazia parte do triunvirato que mandava mais que Zé – continua chefiando a secretaria de Planejamento. Entretanto, ninguém teria dado autonomia a ela para fazer demissões de funcionários que eram, inclusive, da conta do prefeito, pessoas das quais Zé tinha extrema confiança, como é o caso do arquiteto Sérgio Nogueira. Ele, além de ter sido amigo de longa data do pedetista, era a pessoa confiável para a elaboração de projetos como a Fazenda Campos Novos, Mercado Sebastião Lan. Um profissional o qual Zé tinha muito apreço. Inclusive, Sérgio foi um dos que segurou a alça do caixão de Bonifácio na ocasião do sepultamento. Mas eis que, tão logo o prefeito faleceu, Dhanyelle comunicou ao arquiteto que ele estava demitido. Nesse ínterim, ficava de mochila percorrendo a prefeitura com processos para despachar, já que não tnha mais sala. A prefeita Magdala Furtado (PL), há poucos dias, fez uma reunião e chamou Sérgio, dizendo que precisava ter uma definição da data de colocação do marco no local onde Sebastião Lan foi assassinado. Magdala já tinha sugerido para 23 de setembro, dia do aniversário do presidente do sindicato rural de Cabo Frio. Quando Sérgio foi ao gabinete explicar porque não poderia dar andamento ao projeto, Magdala desautorizou a demissão, pois se comprometeu a manter os colaboradores pelos quais Zé tinha em alta estima. Que situação, hein?

ATENTO ÀS OBRAS

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), segue atento às obras que vêm sendo realizadas nos distritos. Entre esta quarta-feira (9) e quinta (10), Marcelo publicou vídeos nas redes sociais acompanhando duas delas. Uma, disponível acima, é a drenagem e pavimentação em Figueira. A Prefeitura deu início a 2km de urbanização com calçada, faixa de pedestre elevada e acessibilidade. A outra é o alargamento da faixa de areia na Lagoa de Araruama em Monte Alto. O projeto de engorda também contempla Figueira, Novo Arraial e Caiçara. Segundo Marcelo, as áreas foram selecionadas com o intuito de fomentar o turismo nos distritos. “A engorda é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com o Município, que foi levada para a comunidade, e após aprovação, autorização e emissão da licença ambiental pelo INEA começou a ser realizada. A expectativa é de que os trabalhos sejam concluídos até o fim do ano”, declarou.

ÁGUA PARA TODOS

Enquanto isso, o secretário de Ambiente e Saneamento de Arraial do Cabo, Jorge Oliveira, esteve no Novo Arraial acompanhando as obras do projeto Água para Todos. Segundo ele, em vídeo publicado nesta quinta-feira (10), a obra no local deve ser concluída até o fim do ano. Jorge disse que a obra deveria ter sido iniciada por ali em 2017. No entanto, “por ineficiência e falta de zelo da gestão anterior”, a obra só pôde ser iniciada durante o governo atual. A meta, de acordo com o secretário, é levar as intervenções para Pernambuca até 2024.

SEMINÁRIO EM SP

A Prefeitura de Iguaba Grande enviou uma comitiva reforçada o seminário sobre Renda Básica e Moedas Sociais como Ferramentas de Combate à Pobreza, na FGV de São Paulo. Quem esteve por lá representando o município nesta quinta-feira (10) foram os secretários de Desenvolvimento Econômico, Wallace Martins; e de Assistência Social, Trabalho e Renda, Cláudia Souza. Os subsecretários de Governo, Luiz Fernando Paixão; de Assistência Social, Felipe Nogueira; e de Desenvolvimento Econômico, Rayna Conceição, também marcaram presença, assim como a diretora de Renda Básica, Layane Lima. No seminário, eles se encontraram com os representantes de Niterói Thiago Schubert e Elton Teixeira, que aparecem na foto acima junto com o pesquisador da FGV Leandro Oliveira. Personalidades nacionais, como o deputado estadual Eduardo Suplicy (PT-SP) também estiveram presentes no evento.

DE OLHO NA ENGORDA

Enquanto isso, em terras iguabenses, o secretário de Meio Ambiente, Vinicius Lavalle, e o diretor Luis Carlos Cirino realizaram, na manhã desta quinta-feira (10), mais uma vistoria da areia que está sendo utilizada na engorda da orla do município. “Mais uma vez estamos conferindo o material que está sendo entregue para Iguaba Grande, com intuito de certificar que o mesmo esta dentro dos padrões ambientais específicos”, declarou. Tá certo!

CONSELHO DE DEFESA DO AMBIENTE

Por falar em Vinicius Lavalle, na manhã desta quarta-feira (9), foi realizada, na sede da Secretaria de Meio Ambiente, uma reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. O encontro foi deliberativo e contou com a representatividade governamental e da sociedade civil. Na ocasião, foram abordados temas relevantes à pauta ambiental de Iguaba Grande, como a proteção animal, saneamento, defeso, guarda ambiental e análises de processos ambientais.

PROCURADORA EXONERADA

Em Araruama, tem dado o que falar a exoneração da Procuradora do Município, Daniela Camargo. A advogada é considerada uma figura polêmica por alguns setores da cidade, incluindo servidores do próprio governo. O ato de governo de Lívia de Chiquinho (PP) saiu no dia 4 de agosto em Diário Oficial e consta como exoneração a pedido, ou seja, pediu para sair. Integrantes da Associação de Guardas Civis lembraram à coluna que foi Daniela Camargo quem assinou o “ato de ilegalidade” que suspendeu os 17 agentes por conta dos protestos pacíficos contra a Prefeitura em 2021. Por coincidência, a assinatura de Daniela no documento saiu no dia 4 de julho, exatamente um mês antes da exoneração da procuradora. Há quem diga nos arredores da Praça do Blindex, que a saída da advogada confere um ar até de instabilidade no governo, ou, pelo menos, no setor jurídico da Prefeitura. Será? O município foi procurado para se posicionar, mas não comentou o assunto.

MAIS UM PONTE POLÊMICA

As pontes de Araruama têm sido alvo de denúncias na cidade em virtude de preços considerados fora da realidade. Desta vez, o alvo de denúncias foi a da Orla Oscar Niemeyer, que conta com 11.632 metros de extensão, integrando 10 praias e será inaugurada dia 19 de agosto. Imagens enviadas ao RC24h mostram que a estrutura por baixo da base da nova ponte foi feita com “madeiras de obra”, sendo algumas ‘podres e ocas’. De acordo com a licitação disponível no Portal da Transparência da prefeitura, o valor é cerca de R$ 8 milhões. É dinheiro, hein?

EX-VEREADORA NO CCS

O Conselho Comunitário de Segurança de Araruama (CCS- AISP-25) realizou, na última segunda-feira (7), uma de suas reuniões mensais no Plenário da Câmara. Na ocasião, ocorreu a cerimônia de posse da nova presidência do conselho que, a partir de agora, é liderado pela ex-vereadora e professora Valéria Amaral. Em entrevista ao Portal Costa do Sol, Valéria se disse “extremamente honrada e segura da responsabilidade que é assumir” esse cargo.

EM VIAS DE INAUGURAR

De Saquarema, a prefeita Manoela Peres (PL) publicou um vídeo nesta quarta-feira (9) conferindo os últimos ajustes do Centro de Capacitação Profissional que ela vai entregar. O local vai oferecer cursos na área da beleza, estética e também gastronomia. “O prédio já está pronto e estamos na fase dos detalhes e acabamentos pra tudo ficar perfeito”, declarou.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo