CONSÓRCIO PÚBLICO INTERMUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO
A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (9) começa por uma visita de representantes de prefeituras da Região dos Lagos à cidade de Campos, ao Consórcio Público Intermunicipal do Norte-Noroeste Fluminense (CIDENNF), em Campos, nesta quarta-feira (9). A agenda foi articulada pelo ex-prefeito e atual secretário de Desenvolvimento de Iguaba, Vantoil Martins. A comitiva também contou com o prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), do vice-prefeito de Iguaba, Marciley Lessa (PL) – representando o prefeito Fabinho Costa (CID) -, e do consultor de Desenvolvimento de Iguaba, Eron Bezerra. O encontro teve apoio do presidente do consórcio, o prefeito de Italva, Léo Pereira, e da ex-prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, que já presidiu o consórcio. Atualmente, 21 municípios fazem parte do consórcio. A expectativa é fazer um consórcio similar na Região dos Lagos, unindo os municípios para demandas de vários setores, levando em conta o princípio da economicidade.

PRÓXIMO ENCONTRO TEM DATA MARCADA
Conversamos com Vantoil Martins e Marcelo Magno sobre a experiência e eles disseram que voltaram muito empolgados do encontro. “É um consórcio multifuncional, que engloba saúde, educação, meio ambiente, infraestrutura, está dando certo e vem transformando a região”, destacou Vantoil. “Já era um sonho da gente fazer um consórcio. Fiquei maravilhado com o que vi”, acrescentou Marcelo. “Uma reunião espetacular, com troca de experiências. Com certeza vem coisa boa por aí”, completou Marciley. O próximo passo será uma nova reunião, desta vez na Região dos Lagos. A data provável é dia 29 de abril, em Arraial do Cabo.


BATENDO UM BOLÃO
O prefeito Fabinho Costa (CID) anda “batendo um bolão” dentro e fora de campo em seu governo. Depois de ter dado uma entrevista para o “Cafezinho com a Renata”, nesta terça (8), e de ter passado o dia vistoriando obras, ele ainda arrumou um tempo para gravar o vídeo dos 100 dias de governo. Mas não parou por aí. Para fechar a noite com “chave de ouro”, ele foi jogar uma “pelada” com a galera. O time do Fabinho entrou em campo com garra e venceu a Secretaria de Administração por 6 a 2, pela primeira rodada da Taça das Secretarias. O torneio, que reúne servidores da Prefeitura, tem como objetivo incentivar a prática esportiva, além de promover a integração entre os setores. Destaque, é claro, para o zagueirão Fabinho, que marcou um gol. Em outro momento, o prefeito deu um passe para Isabela Tavares, a única mulher da competição.



EM BRASÍLIA
O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), continua em Brasília, onde cumpre série de compromissos oficiais com o objetivo de garantir novos investimentos para o município e articular o retorno integral dos repasses de royalties do petróleo, atualmente recebidos em valores reduzidos. A agenda, iniciada na terça-feira (8), segue até esta quinta-feira (10), com visitas a gabinetes de deputados federais e reuniões com autoridades em ministérios. Nesta terça (8), se reuniu com o deputado federal Murillo Gouvêa (União) para tratar da destinação de verbas para a saúde. Também se encontrou com André Ceciliano, da Secretaria de Relações Institucionais, para apresentar demandas relacionadas ao MAC, ao Programa de Atenção Primária e à Educação, incluindo a aquisição de mobiliário para creches. Na área da Assistência Social, apresentou proposta de criação de uma residência para idosos. Com o deputado federal Áureo Ribeiro (SDD), discutiu obras de urbanização no bairro Balneário e a reabertura do cinema da cidade. Por fim, reuniu-se com o deputado federal Altineu Côrtes (PL) para tratar da situação dos royalties. Na quarta, o roteiro continuou. Fernando Frauches, chefe de Gabinete e seu braço direito, acompanha a agenda do prefeito. “Os royalties são uma fonte importante de receita e lutamos pelo retorno integral desses recursos para que possamos investir ainda mais em saúde, educação, infraestrutura e assistência social, e nas outras áreas essenciais”, destacou Pastel.

MAIOR ÁREA VERDE URBANA DA REGIÃO
São Pedro da Aldeia está prestes a ganhar a maior área verde urbana da Região dos Lagos. Os secretários de Obras e Desenvolvimento Urbano, Hildegardo Milagres, e de Meio Ambiente e Pesca, Mário Flávio Moreira, realizaram, nesta terça-feira (8), uma visita técnica a um terreno na Rua João XXII, próximo à secretaria Municipal de Educação. O local foi escolhido após estudos técnicos conduzidos por profissionais florestais da secretaria de Meio Ambiente, que avaliaram aspectos como viabilidade ambiental, localização e potencial de integração com o entorno urbano. A nova área verde contará com academia da terceira idade, espaço para piqueniques, playground infantil, arquibancada, banheiros, estacionamento com acessibilidade e um lago artificial. A proposta ainda prevê a urbanização com espécies nativas da região, promovendo a arborização e criando ambientes sombreados, ideais para o convívio familiar e a inclusão social. Vai ficar lindo, hein?

CRATERA DA DISCÓRDIA
Em Cabo Frio, os serviços de reparo numa cratera no bairro Ville Blanche virou o “pomo da discórdia” nos últimos três dias entre os motoristas que circulam pela região. O local fica bem na esquina da Avenida Henrique Terra, a curta distância da descida da ponte Márcio Corrêa, o que tem causado grande congestionamento durante o dia. A intervenção ocorre após o afundamento de uma manilha de mais de 40 anos, revelando uma obstrução grave na antiga rede de drenagem. Segundo a Prefeitura, a estrutura precisou ser refeita e se tratava de uma emergência. Serginho foi pra lá acompanhar essa obra e aproveitou para conversar com motoristas e moradores dali, além de divulgar um vídeo sobre o assunto. “Não é uma intervenção simples, nem foi uma escolha, é uma necessidade”, destacou o prefeito. Mas já tá acabando, um pouco de paciência não faz mal à ninguém.

DE VOLTA AO JOGO?
O STJ manteve a condenação do ex-prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes (MDB), por improbidade administrativa comprovada por promoção pessoal indevida em meio de propaganda oficial, prática vedada pelos princípios da moralidade e da impessoalidade administrativa. No entanto, o STF determinou a readequação das penalidades conforme a nova Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 14.230/2021). Ou seja, a suspensão dos direitos políticos deixou de constar entre as sanções previstas para esse tipo de infração (artigo 11) e, em tese, ele poderia se jogar numa disputa eleitoral novamente. A decisão é de 25 de fevereiro deste ano. Desta forma, o cenário político da região seria impactado, visto que Marquinho fortaleceria a oposição, ressurgindo como um pré-candidato competitivo. No entanto, a inelegibilidade de Marquinho Mendes, hoje, ainda configuraria impedimento porque ele teve as contas rejeitadas. Por outro lado, conversando com Marquinho, ele disse que isso não o prejudica porque é preciso comprovar dolo, prática que não existiu, segundo ele, e que isso será superado, justamente pela decisão do STF. “Sou um homem de muita fé em Deus”. Ao que parece, Marquinho já está se arrumando para voltar a ser candidato numa eventual disputa, daqui a 3 anos e meio.

CONHECENDO O NOVO EQUIPAMENTO
Vereadores da Câmara de Búzios foram conhecer as instalações da nova maternidade, que fica no Hospital Municipal Rodolpho Perissé e será entregue em breve. Estavam o presidente da Casa, Victor Santos (MDB), Aurélio Barros (SD) e Dida Gabarito (PL), ciceroneados pela diretora do HMRP, Monique Campbell. Fizeram o que tinha que fazer: vistoriar e fiscalizar. E, na verdade, tiveram que “tirar o chapéu” para o prefeito Alexandre Martins (REP), o espaço ficou nota dez.

REVISÃO GERAL ANUAL DE SALÁRIOS
Falando em Câmara, será votado, nesta quinta-feira (10), o Projeto de Lei nº 54/2025, que trata da Revisão Geral Anual dos salários e vencimentos dos servidores públicos do município. De autoria do Poder Executivo, o projeto propõe um reajuste de 5%, com base no IPCA acumulado no período de março de 2024 a fevereiro de 2025. A proposta contempla servidores dos executivo e do legislativo. A sessão legislativa pode ser acompanhada ao vivo, a partir das 10h, pelo Facebook da Câmara de Búzios e pelo canal oficial no YouTube.

A TODO VAPOR
A prefeita de Araruama, Daniela Soares (PL), apareceu nesta quarta-feira (9) na Avenida da Pedreira, ao lado do Condomínio Sonho de Vida, no bairro Ponte dos Leites para acompanhar o andamento das obras de pavimentação. Também marcou presença o secretário de Serviços Públicos, Nelsinho do Som, que continua ligado nas agendas da prefeitura. A obra integra o pacote de intervenções que, segundo Daniela, busca melhorar a infraestrutura urbana: “Nosso governo continuará trabalhando para entregar o melhor para a população”. E assim seguem as vistorias e melhorias na infraestrutura na cidade. Se mantiver este ritmo, Daniela tem tudo pra vislumbrar um próximo mandato.

“BNDES VAI APOIAR PROJETO DE TRANSFORMAR MARICÁ EM DESTINO MUNDIAL”
O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), se reuniu com o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, para discutir investimentos da instituição financeira em empreendimentos turísticos, industriais e ambientais no município. O objetivo é consolidar Maricá como referência internacional de inovação e sustentabilidade a partir do Turismo. “Maricá tem o projeto de se tornar um destino mundial. O banco irá apoiar nosso plano de transformar a cidade em referência tecnológica, industrial, sustentável e turística. Seremos modelo para o Brasil, com o apoio do presidente Mercadante”, disse o prefeito. Mercadante, por sua vez, elogiou o protagonismo do município e afirmou que a instituição está à disposição para apoiar os planos da Prefeitura. Ele também anunciou a criação de grupos de trabalho com técnicos do banco e da administração municipal para definição das áreas prioritárias de investimento. Participaram também do encontro, o secretário executivo de Governo de Maricá, Arlen Pereira, e diretores do banco. Ao final da reunião, Pereira presenteou Mercadante com uma camisa do Maricá Futebol Clube, que disputará a Série D do Campeonato Brasileiro.

REFORMA ADMINISTRATIVA
O prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto (PL), se reuniu nesta semana com o procurador Renato Vasconcellos e secretários municipais no Parque dos Pássaros para apresentar um pacote com intenções de transformar a administração. Entre os itens, uma reforma administrativa, prometendo mexer em estruturas e cortar pontas, com intuito de acelerar o que anda devagar. A reunião teve como pano de fundo a tentativa de mostrar que a engrenagem municipal ainda gira. Carlos disse que a prefeitura precisa ser mais leve, eficaz e próxima das pessoas. “Estamos trabalhando para construir uma cidade mais organizada e preparada para o futuro, com ações que tragam resultados concretos para a vida da nossa população”, afirmou Carlos Augusto. No fim das contas, parece que Carlos está mesmo empenhado em transformar a cidade. Ele quer é menos burocracia, mais eficiência e total compromisso com quem vive e trabalha.

MAIS UMA COMPETIÇÃO EM ALTO NÍVEL
Saquarema, a Capital Nacional do Surf e do Vôlei, recebe mais uma etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia – Beach Pro Tour Elite, promovida pela Volleyball World. O evento acontece até domingo (13), no Campo de Aviação, com entrada gratuita e reúne os principais nomes do vôlei de praia nacional e internacional. A estrutura garante conforto e segurança ao público durante os cinco dias de disputas. A expectativa é de aquecer a economia local e atrair visitantes de todo o Brasil e do exterior. Segundo a prefeita Lucimar Vidal (PL), “A realização dessa etapa do Circuito Mundial confirma o potencial de Saquarema para sediar grandes eventos esportivos. Estamos preparados para receber atletas, turistas e apaixonados pelo esporte com toda a estrutura necessária”. Além do incentivo ao esporte, o torneio também impulsiona setores como comércio, hotelaria e serviços na cidade.

‘ZERO CRIME’ NA REGIÃO CENTRAL EM 4 MESES
O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CID), arrumou um intervalo nesta quarta-feira (9) na agenda para dar um pulo na Praça Veríssimo de Melo para falar sobre o programa Segurança Presente. No caminho, encontrou dois policiais e puxou conversa. Entre uma frase e outra, veio a revelação: “Essa região aqui os números são impressionantes. Roubos de veículos, transeuntes, de celulares e de estabelecimentos tudo zero. Em quatro meses que já foram transcorridos nenhum roubo aconteceu. Isso mostra que o nosso sistema de segurança no município tem funcionado. Agradecer a polícia militar do estado pela parceria e mostrar que Macaé é uma das cidades mais seguras do Rio”. Nada mal para uma cidade que busca sempre fortalecer o programa. Segurança em primeiro lugar, e os números, bem, os números falam por si — ou pelo menos, falam com o prefeito.