back to top
quarta-feira, outubro 9, 2024
InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (9)

Prefeito eleito de Cabo Frio, Serginho bate um papo com o Portal RC24h; Câmara de Arraial elege uma mulher após 12 anos; Vantoil Martins é pré-candidato a cadeira na Alerj; Visita técnica em praia de São Pedro da Aldeia; Alexandre Martins consegue mais uma certificação Bandeira Azul; Ex-candidato a prefeito de Araruama elogia prefeito eleito de Cabo Frio; Quaquá avisa: "Quem portar fuzil vai pra vala"; Manoela Peres abre Olimpíada Estudantil... E muito mais!

JÁ GARANTIU RECURSO COM O GOVERNADOR

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (9) começa por Cabo Frio, onde o prefeito eleito, Serginho (PL) já começou a trabalhar o mandato antes mesmo de sentar na cadeira do gabinete oficial da Praça Tiradentes. Serginho participou de um bate-papo no “Cafezinho com a Renata”, nesta quarta-feira (9) e contou sobre a transição de Governo. A entrevista aconteceu à tarde, quando Serginho, que é deputado, retornou da capital. Ele veio acompanhado do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Anderson Lopes. No Rio, ele teve uma reunião com o governador Cláudio Castro (PL) e já conseguiu garantir recurso para reforma do Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb. Inclusive disse que no local será instalada uma escola de teatro do Cefet. Na conversa, o prefeito eleito também falou de especulações sobre seu futuro secretariado e já descartou a informação de que colocaria Iranildo do Nascimento como secretário de Saúde; Iranildo foi titular da pasta no governo de Dr Adriano. Sobre o legislativo, falou da possibilidade de Vaguinho (PL), vereador mais votado, assumir a presidência da Câmara Municipal.

DIAS PRA DESCANSAR

Ah, Serginho também disse que a prefeita Magdala Furtado (PV), que ainda não o tinha parabenizado, ligou pra ele nesta terça (8), assim como fez o ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB). Para além disso, Serginho contou que vai tirar uns dias para descansar com a esposa, Aline Rabelo, mas que semana que vem já retoma os trabalhos da Alerj e da transição do governo municipal.

Serginho e o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Anderson Lopes

_________________

DE PÃO A CAMINHÃO

Continuando em Cabo Frio, tá rolando uma polêmica relativa a um pregão eletrônico para contratação de empresa que vai fornecer máquinas e caminhões para a Comsercaf, no valor de R$ 4,6 milhões, por um período de 12 meses. Segundo nossas fontes, a empresa seria a mesma que fornece pães para a autarquia, já é conhecida da casa. Inclusive um memorando da direção-geral da Comsercaf foi divulgado para dar ciência da “imediata suspensão das ordens de serviço dos equipamentos credenciados” a partir desta quinta-feira (10). Já causou um certo estranhamento essa mudança repentina dos credenciados faltando pouco mais de dois meses para o término do mandato da prefeita Magdala Furtado (PV). Além disso, o prefeito eleito Serginho (PL) havia pedido em ofício encaminhado ao executivo para que não fossem celebrados contratos com prazos de expiração após 31 de dezembro deste ano a fim de não comprometer a eficiência da próxima gestão. Esse ofício é datado de 7 de outubro, mesmo dia do memorando da Comsercaf. Estranho isso, hein? De qualquer forma, estamos abertos para o posicionamento da Prefeitura com relação à questão.

OFICIALIZOU UNIÃO

Ainda no município cabo-friense, o presidente da Câmara Municipal e vice-prefeito eleito, Miguel Alencar (União) e sua belíssima esposa, Maitê Westermann, oficializaram a união no civil, nesta terça-feira (8). O evento foi para pouquíssimos convidados e bem discreto, assim como Miguel. Parabéns aos noivos e em especial a Miguel, pela nova etapa na vida e no trabalho.

REPRESENTATIVIDADE APÓS 12 ANOS

Em Arraial do Cabo, após um hiato de 12 anos, a Câmara Municipal vai contar, a partir de 2025, com uma mulher. Rafa Rocha (CID) foi a vereadora mais votada na história do legislativo cabista, teve 1.037 votos no primeiro pleito do qual participou, no último domingo (6). Durante a campanha eleitoral, Rafa foi atacada como nenhum outro candidato e seguiu firme. O resultado mostra que o ataque não adiantou, muito pelo contrário, só deu mais garra à candidata, que teve todo apoio do prefeito reeleito Marcelo Magno (PL) durante sua caminhada no processo eleitoral. Rafaela Rocha Macedo tem 41 anos, negra, mãe solo e moradora da Prainha. Graduanda em Gestão Hospitalar, ela já foi diretora da Policlínica Municipal. Certamente terá muito a contribuir em seu mandato.

PROCESSO ARQUIVADO

O TCE mandou arquivar a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) que pedia que o programa “Gira Renda Cabista” fosse suspenso de forma temporária e que Marcelo Magno fosse afastado do cargo. a Aije foi oriunda da coligação da oposição, liderada pelo ex-prefeito Andinho Brito (União), que não teve os votos computados na eleição porque sua candidatura foi indeferida. A justificativa da ação era por suposto abuso de poder econômico. Por outro lado, decisão do TCE, assinada pelo conselheiro substituto Marcelo Verdini Maia, mandou comunicar a secretaria municipal de Desenvolvimento Social para que: “efetue revisões periódicas das condições socioeconômicas dos beneficiários, verificando se estes mantêm os critérios estabelecidos na legislação atinente ao tema; “em licitações ou contratações futuras com objetos semelhantes, promova estudo de viabilidade econômico-financeira quanto à limitação máxima de taxa administrativa a ser cobrada da rede credenciada, além de considerar os valores usualmente adotados em Arraial do Cabo por outras instituições financeiras.

PRÉ-CANDIDATO A 2026

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) se prepara para lançar sua candidatura a deputado estadual nas eleições de 2026. A campanha será coordenada por Fabinho, que assumirá a prefeitura em 2025. Vantoil também tem apoio do presidente nacional do Cidadania e ex-deputado estadual, Comte Bittencourt. Com Fabinho na governança municipal e, quem sabe, Vantoil na Alerj, a cidade só tem a se fortalecer não só na Região dos Lagos como em todo o Estado.

NO TRIO ELÉTRICO

Falando em Fabinho, na final da tarde desta quarta-feira (9), o prefeito eleito de Iguaba Grande, juntamente com seu vice, Marciley Lessa (PL), e os 11 vereadores eleitos no último domingo (6), rodaram a cidade em um trio elétrico para agradecer a sua votação histórica. A população saiu de suas casas para acenar, confirmando a alta taxa de aprovação do grupo político que governa a cidade de Iguaba Grande, liderada por Vantoil Martins.

VISITA TÉCNICA

As equipes das Secretarias de Meio Ambiente, Educação e Turismo participaram, nesta quarta-feira (9), de uma visita técnica no trecho entre a Praia dos Ubás, em Iguaba Grande, e a Praia das Pedras de Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia. O objetivo foi a criação da Trilha Translagunar Azul, em áreas renovadas para receber o selo internacional Bandeira Azul. A atividade contou com a presença de técnicos de municípios vizinhos, como Cabo Frio e Arraial do Cabo, e faz parte de uma proposta da consultora do Programa Bandeira Azul, Paloma Arias. Durante a visita, os participantes identificaram pontos de interesse turístico, áreas de vegetação e locais adequados para sinalização. Essa foi a primeira ação em campo do projeto, que busca oferecer um percurso acessível e com diversas áreas sombreadas ao longo do trajeto.

AGORA SÃO TRÊS PRAIAS PREMIADAS

Em Armação dos Búzios, o prefeito reeleito, Alexandre Martins (REP) comemora a conquista de mais um certificado da Bandeira Azul, pelo terceiro ano consecutivo, para a temporada 2024/2025. Agora são três praias premiadas: Tucuns e as já certificadas Forno e Azeda/Azedinha. A Bandeira Azul é um selo mundialmente reconhecido que avalia qualidade da água, gestão ambiental e infraestrutura turística. O secretário do Ambiente e Urbanismo, Evanildo Nascimento, destacou a importância desse reconhecimento para Búzios, atraindo turistas de todo o mundo e promovendo a economia local. “Estamos trabalhando para que mais praias recebam essa certificação nos próximos anos”, disse.

AUXÍLIO UNIFORME

A Câmara de Búzios aprovou, em segundo turno, nesta terça (8), o Projeto de Lei Complementar 9/2024, que inclui os Guardas Municipais Ambientais na Lei do Auxílio Uniforme. Conforme a lei, o Auxílio Uniforme dos Guardas Civis e Guardas Municipais Ambientais será pago uma vez por ano e em parcela única no mês de março, com objetivo de auxiliar na aquisição de uniforme e demais instrumentos de trabalho. o valor do auxílio será definido por Decreto do Prefeito.

PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

Ainda em Búzios, a secretaria do Idoso realiza, na sexta-feira (11), a partir das 9h, um bate-papo sobre prevenção do câncer de mama, no Centro de Convivência do Idoso (CCI). A Dra. Cláudia Lebre, ginecologista e obstetra, será a convidada especial para discutir a importância da detecção precoce e do autocuidado. O evento integra as atividades do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre a doença.

DE SÉRGIO PRA SÉRGIO

O ex-candidato a prefeito de Araruama, Sérgio Ribeiro (DC), usou suas redes sociais, nesta quarta-feira (9), para fazer elogios e agradecimentos ao prefeito eleito de Cabo Frio, e seu xará, Serginho (PL). O Sérgio de Araruama, pra quem não sabe, é empresário do ramo do entretenimento e é quem realiza o Cabofolia, que acontece todo ano em janeiro. Em que pese ser um evento particular, a assessoria de Serginho entrou em contato com Sérgio, se colocando à disposição para dar suporte no que precisasse com relação à realização da micareta cabo-friense. O empresário comentou que no município de Araruama “não se vê muito disso”. “O prefeito eleito de Cabo Frio está começando certo. Fiquei muito feliz, apesar de dr Serginho ter apoiado a Penha (que foi candidata a prefeita) e eu ter muito pouco relacionamento com ele”. Todo mundo sabe que o CaboFolia movimenta a economia da cidade e região, já que muitos se hospedam em outros municípios próximos de Cabo Frio. “A gente não vê muito disso na política. É dessa forma que se faz. O empresário, que já é sofrido, arrisca-se num evento particular e não tem ajuda da prefeitura. Se apoiar, ajuda muito”. Um fato também que já foi mencionado por Sérgio Ribeiro é que a Expo de Araruama não está indo para frente. “Até agora, ninguém falou nada sobre as atrações, e a prefeita Lívia de Chiquinho (REP) mudou até a forma de fazer o evento”. Um exemplo disso, comentamos aqui na coluna de ontem, é que ela alterou o esquema do camarote, que agora virou um camarote para os vereadores eleitos. Sérgio até entrou com uma impugnação à licitação. É aguardar pra ver.

“A LUTA CONTINUA”

Em Araruama, a vereadora e ex-candidata a prefeita de Araruama, Penha Bernardes (PL), avaliou nesta quarta-feira (9) todo o processo eleitoral quando participou da campanha. “Eu quero dizer que a luta continua. Tenho muito orgulho de toda a minha história. Muitas pessoas me perguntam: ‘Penha, você mudaria alguma coisa do seu percurso?’ Eu não mudaria. Eu sei que enfrentei desafios, até mesmo durante as minhas gestações e até mesmo com a minha filha internada no hospital, me dedicando ao melhor para a nossa cidade.” E não ficou só por aí. Penha falou sobre o governo atual: “Não se pode aceitar hoje uma cidade bilionária, onde as pessoas dormem numa fila para tentar marcar um médico, e isso é dignidade para alguém? Sabemos nós que lutamos contra uma máquina poderosa, que usa de todo o seu poder para calar as pessoas, intimidar, perseguir, oprimir e perpetuar-se no poder. Mas contra essa mesma máquina poderosa, eu quero dizer para vocês que estou de pé.”

RETIFICANDO

Na coluna de segunda-feira (7), a nota a seguir saiu com a imagem trocada. Segue agora, a mesma nota, agora sim, com a imagem certa. Pedimos desculpas pelo transtorno.

No domingo (6), moradores escolheram os novos representantes do Executivo e do Legislativo em todos os sete municípios da Região dos Lagos. Em Araruama, foram eleitos 17 vereadores, sendo Thiago Pinheiro (MDB) o mais votado. Com Daniela de Lívia (MDB) eleita prefeita com a maioria dos votos, os parlamentares escolhidos pela população foram Thiago Pinheiro (MDB), seguido de Roberta Barreto (MDB), Amigo Walmir (REP), Armando Polati (PRD), Thiago Moura (CID), Carlinhos de Deus (CID), Diego de Ciraldo (REP), Rodriguinho das Excursões (NOVO), Oliveira da Guarda (UNIÃO), Aridinho (PL), Anderson Moura (PL), Carlos Russo (PRD), Fabio da Ração (PDT), Julio Cesar Coutinho (MDB), Eloi Ramalho (SDD), Nelsinho do Som (REP) e Magno Dheco (MDB).

“QUEM PORTAR FUZIL VAI PRA VALA!”

E quem já está com aquela movimentação toda é o deputado federal e prefeito eleito de Maricá, Washington Quaquá (PT). Depois de ter anunciado a equipe de transição, na segunda-feira (7), ele já começou a fazer diversos planejamentos, alguns deles até comentados em suas propostas na campanha eleitoral. Uma delas é instalar uma base de lançamento de satélites nas Ilhas Maricás, arquipélago localizado perto da praia de Itaipuaçu. O petista também falou sobre diversos projetos que possui e pensa em colocar na cidade, como uma fábrica de aviões e uma piscina natural em Itaipuaçu, que vai receber um braço de pedra de 4km – que será uma das maiores do mundo, além da construção de seis hotéis públicos, entre outros. Segurança? Temos. Inclusive é um tema que Quaquá vem falando antes mesmo das eleições. “Não toleraremos domínio armado do território. Quem portar fuzil vai pra vala!” Quaquá disse ainda que quer implementar política social dentro dos residenciais do Minha Casa, Minha Vida, com o intuito de levar profissão e trabalho aos moradores dessas unidades habitacionais. “Vamos cuidar de cada um e de cada uma, agora, fuzil, esculacho de morador, domínio de território, isso não terá em Maricá”.

OLIMPÍADA ESTUDANTIL

Em Saquarema, a prefeita Manoela Peres (PL) voltou com força total à sua rotina de trabalho depois das eleições. Logo na terça-feira (8), ela conferiu de perto, junto com o subsecretário de Educação, Raphael Coutinho, a abertura da Olimpíada Estudantil 2024. Mais de 2.200 alunos estão participando dos jogos, que envolvem 21 escolas da rede municipal, estadual e privada. A tradicional olimpíada promove e incentiva a prática de esportes e a interação entre os jovens de diversas instituições de ensino. Para o próximo ano, a prefeita eleita, Lucimar Vidal (PL), pretende continuar ampliando a área da educação. Esse tema, inclusive, foi abordado nas propostas que ela pretende implementar em seu plano de governo.

LUCIMAR NA MISSA

Falando em Lucimar Vidal, a prefeita eleita foi vista orando durante uma missa na Igreja Nossa Senhora de Nazareth, nesta terça-feira (8), para agradecer ao resultado e pelo trabalho empenhado durante a campanha: “Meu coração transborda de gratidão a Deus por todas as bênçãos que Ele derramou sobre essa caminhada. Foi a fé que nos sustentou em cada desafio, e é com ela que seguimos, acreditando que tudo acontece no tempo certo e para o bem de todos”. Lucimar enfrentou toda a oposição sem devolver na mesma moeda.

SOB NOVA DIREÇÃO

A Prolagos tem um novo diretor. Luiz Fernando Fabbriani assume a presidência da concessionária responsável pelo tratamento e distribuição de água e coleta e tratamento esgoto das cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. O diretor-presidente é engenheiro civil e atuou na concessionária Águas do Rio durante três anos como diretor responsável por nove municípios da Baixada Fluminense. Luiz Fernando sucede a Pedro Augusto Freitas, que ocupava o cargo desde maio de 2021 e assumiu a presidência da concessionária Águas de Manaus, que faz parte da mesma holding da Prolagos e da Águas do Rio.

Redação
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo