InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (7)

Primeira pesquisa de São Pedro da Aldeia mostra Fábio do Pastel na frente pelas intenções de votos; Incertezas e batom na cueca em Búzios; Continua repercutindo participação de Magdala Furtado no evento de Lula; Vantoil Martins entrega Academia ao Ar Livre; Marcelo Magno inaugura praça em Monte Alto nesta quinta (8); Lívia de Chiquinho entrega Escola Bilíngue; Fabiano Horta inaugura planetário movido a energia solar; Paulo Melo se encontra com pastores no Rio; Deputada Renata Souza discursa na entrega de honraria à cantora Ludmilla... E muito mais!

PASTEL SAI NA FRENTE

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (7) começa pela primeira pesquisa registrada para a corrida eleitoral em São Pedro da Aldeia. O atual prefeito, Fábio do Pastel (PL), lidera as intenções de votos tanto na estimulada (57,2%) quanto na espontânea (35,2%). Na sequência (bem atrás), vêm, empatados, o ex-prefeito Cláudio Chumbinho (REP) e a ex-vereadora Bia de Guga (MDB), com 13,5%; na lanterna, Elizângela Lobo (PODE), com 6,8%. No quesito aprovação de governo, a administração atual foi aprovada por 73,8% dos entrevistados. Já no índice rejeição (em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum), Chumbinho lidera com 48%, seguido por Elisângela (26,7%), Bia de Guga (21,8%) e Pastel (16,3%). Cabe salientar que qualquer marqueteiro político ou estatístico sabe que pare se vencer uma eleição, existe uma regrinha básica: os números da intenção de votos devem ser, necessariamente, maiores que os dados de rejeição. A gente sabe que, tal como no futebol, na política o jogo só acaba quando termina. Mas se continuar nesse ritmo, Pastel pavimenta seu trajeto pra mais quatro anos.

RANKING DE COMPETITIVIDADE

E o sorriso largo do prefeito aldeense aumentou mais um pouco não só com a pesquisa de pré-campanha como também do resultado relevante no Ranking de Competitividade dos Municípios de 2023, que avalia a capacidade de um governo entregar maior bem-estar social e elevar o padrão de vida da população. A cidade ficou na 9ª posição entre as 32 cidades avaliadas no Estado do Rio de Janeiro e a vice-liderança entre os municípios da Região dos Lagos. Em âmbito nacional, São Pedro da Aldeia está em 224º lugar, entre as 410 cidades analisadas, o que representa um avanço de 40 posições em relação a 2022. A avaliação faz parte da ferramenta anual desenvolvida pelo Centro de Liderança Pública.

INCERTEZA DEFINE

Em Armação dos Búzios, o clima é de apreensão dentro da Prefeitura, depois que o prefeito Alexandre Martins (REP) foi afastado e o presidente da Câmara, Rafael Aguiar (REP), assumiu como interino. Miguel Pereira (PL), também afastado como vice-prefeito, continua trabalhando, afinal é o secretário de Obras e Saneamento. Tentamos falar com ele sobre essa situação toda, mas não conseguimos. Pelos corredores da Prefeitura, muito silêncio e portas fechadas. O auge foi quando Rafael convocou reunião de secretariado, mas nesse caso era para traçar as estratégias do Carnaval mesmo. Conversamos com ele por telefone e ele disse que “É aquilo né? Fazer um omelete sem quebrar os ovos. É muita serenidade, tranquilidade. Preparar o Carnaval. E as coisas seguem naturalmente”. Ufa! Mesmo assim, ansiedade e incerteza definem os ânimos dos servidores por lá. Porém, passava das 20h, quando o prefeito afastado, Alexandre Martins compartilhou uma petição feita pelo advogado Tiago Santos – em parceria com o ex-ministro do TSE, Tarcísio Vieira de Carvalho Neto – de pedido de assistência, se colocando como pré-candidato na eleição suplementar. Isso é o que poderíamos chamar de “batom na cueca”. Como o Rafael se coloca pré-candidato na eleição suplementar se aquele que ele diz que é chefe, está tentando voltar?E tem outra, ambos estão no Republicanos. Portanto, as especulações que circulavam em Búzios, diante dessa petição, ficam difíceis de negar. Como diz o ditado, vivendo e aprendendo.

LISTAS ATÉ NO WHATSAPP

Mas o que mais está pegando nesse momento é que, com exceção dos concursados, os servidores não têm certeza do amanhã. Depois da primeira baixa, na Saúde – saiu Leônidas Heringer e assumiu Priscilla Gasparetto -, já está até rolando em grupos de whatsapp lista com nomes de outros secretários que iam pedir exoneração. Entre eles, o de Esporte, Gugu Braga (na foto acima, com Alexandre Martins); de PCD, Aurélio Barros; e do Idoso, Niltinho de Beloca. Fomos apurar. Gugu desmentiu, diz que segue na pasta. Com relação a Aurélio e Niltinho, desde esta terça (6) se comentava que eles devem colocar os cargos à disposição e retomar os respectivos mandatos no legislativo, até porque precisam se desincompatibilizar para o período eleitoral. Fora isso, ninguém sabe de mais nada, nem a Comunicação soube informar. Nesta pasta, a única certeza é a permanência do fotógrafo Ronald Pantoja, concursado da Prefeitura há 24 anos. Na Saúde, pelo que já soubemos, a chegada de dra Priscilla trouxe um pouco de ansiedade aos servidores, no entanto o clima já mudou por ela ser muito querida e respeitada naquele setor, diferente dos outros, onde há um medinho no ar. Quem é de Rivotril, dobrou a dose.

SOS MARIA JOAQUINA

Ainda sobre o clima político em Búzios, quem apareceu por lá foi a prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (sem partido), acompanhada do vereador ‘vice-líder’ da base Átila Motta (Avante). Foram fazer uma visita a Rafael Aguiar, segundo ela, “para estreitar laços”. O secretário de Governo, Marcus Vallerius, o Marcão, e o advogado Rafael Tartari, acompanharam essa visita. Papo vai, papo vem, obrigado pela visita, estamos juntos… mas e Maria Joaquina, prefeita? Aproveitaram o ensejo para cobrar um olhar mais carinhoso de Magdala ao bairro, que fica na divisa com Búzios e está sempre no limbo, porque não recebe ajuda do governo municipal e quem acaba dando suporte é o município vizinho. Será que agora vai?

FAZ O ‘L’ AÍ, MAGDALA!

Falando em Magdala, repercutiu à beça a ida de Magdala Furtado à Baixada Fluminense, nesta terça (6), a convite do prefeito de Belford Roxo, Waguinho (REP), para acompanhar as entregas de Lula (PT). A PTzada de Cabo Frio ficou como? Na maior ciumeira. Isso porque o candidato favorito da base é o Rafael Peçanha, mas quem sentou no palanque pertinho de Lula foi Magdala. Num dos registros (a gente deu aqui na coluna anterior), a prefeita cabo-friense só pecou no gesto. Esqueceu que tinha que fazer o ‘L’ de Lula, mas escorregou e acabou fazendo o ‘V’. Quem sabe na próxima consiga, fazer o tradicional gesto lulista. Já tem um tempo que estamos percebendo uma ‘esquerdização’ de Magdala e depois desse registro dela em um evento em que estava a nata do PT, na cidade de Cabo Frio todo mundo tem a certeza ou, pelo menos, a quase certeza, de que Rafael vai ficar na mão. Será? Essa resposta só o tempo dirá.

MAIS UMA NOMEAÇÃO

Na Prefeitura de Cabo Frio, mais uma nomeação. Felipe Corrêa, que já foi presidente da Comsercaf, foi nomeado como o novo secretário de Fazenda de Cabo Frio. Entrou no lugar de Bebeto Cardozo, que agora comanda apenas o Ibascaf. Ele acumulava as duas pastas mas já era sabido que ele largaria a Fazenda. Na foto, ao lado de Felipe, sua esposa, Luanna Buais Cabral Barreto Corrêa, atual presidente Comsercaf, que assumiu recentemente a autarquia, com a saída de Patrícia Brandão. Patrícia não aguentou os desmandos de Bill da Piscina, o vice, e acabou pedindo pra sair.

REVOLUÇÃO FITNESS À BEIRA-MAR

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID), acompanhado pelo secretário de Turismo, Marcelo Durão (PL), o chefe de Gabinete, Fábio Costa, e o subsecretário de Turismo, Ricardo Coutinho, participou nesta terça-feira (6) da inauguração da primeira academia ao ar livre na Praia do Popeye. Praticamente uma revolução fitness à beira-mar. Equipada com aparelhos em aço inox, o espaço vai deixar qualquer musculação de academia convencional no chinelo. Outra novidade é que após o Carnaval, novas vagas serão abertas para inscrições na sede da Academia Popular. Marcelo já adiantou que o plano é atender cerca de 400 alunos no equipamento. Afinal, saúde e bem-estar nunca estiveram tão em alta em Iguaba Grande.

E TACA-LHE OBRAS

Ainda em Iguaba, Vantoil, juntamente com Fábio Costa e o secretário de Obras, Alexandre Freitag, anunciou nesta terça-feira (6) o início das obras de pavimentação na Rua Nicolaia, no bairro Cidade Nova. A prefeitura não está de brincadeira, porque além da pavimentação, fará uma revolução completa na infraestrutura local. “Além do asfalto novo, temos melhorias na drenagem, na iluminação e na tecnologia de LED”, disse o prefeito. Freitag disse que em aproximadamente 30 dias, “a rua estará irreconhecível, completamente pavimentada, proporcionando a qualidade de vida dos moradores do bairro”.

NOVA PRAÇA EM MONTE ALTO

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), irá entregar nesta quinta-feira (8) a Praça Maria Peres, que passou por reforma completa. Uma das novidades do espaço é a construção do prédio administrativo de Monte Alto, próximo ao Campo Society. A mudança tem como objetivo proporcionar uma acessibilidade aprimorada para questões relacionadas ao Poder Público, fortalecendo a conexão entre os cidadãos e os serviços oferecidos. A nova sede, de caráter multifuncional, também contará com guarita para utilização da guarda municipal e banheiros acessíveis para a população. Além disso, a praça, situada na rua principal do distrito, recebeu um parquinho novo, quadra poliesportiva, bancos de madeira e um palco equipado com camarim e toda a infraestrutura necessária para receber atividades culturais. Agora pensem bem, se na semana passada, quando foi inaugurada a Praça Victorino Carriço, no Centro, o espaço ficou lotado de gente, mesmo com chuva e sem resultado da primeira pesquisa de corrida eleitoral, imaginem nesta entrega, como vai ficar? Logo após uma pesquisa positiva, sem chuva e Carnaval na porta… vai ser uma festa só, pode apostar! Sem falar na turma do pula-pula que estava em cima do muro. Agora é que são elas.

AS PÉROLAS DE ARARUAMA

Em clima de pré-campanha eleitoral, a prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (REP), entra em cena para inaugurar uma “escola diferente” nesta terça-feira (6), no alto do Parque Hotel. A “Escola Bilíngue Municipal” surge como uma pérola questionável em meio aos 165 anos de emancipação político-administrativa. A ideia, embora original, parece tão fora de contexto quanto um pinguim no deserto: preparar alunos de idade, entre 10 e 14 anos, para dominar inglês e brilhar na gastronomia e hotelaria, em uma cidade onde esses setores mal engatinham, soa mais como uma fábula do que um plano realista. O evento de inauguração parecia mais um espetáculo do que uma cerimônia oficial. Mas, ao que parece, o público foi tão seletivo quanto a lista de convidados de um baile de gala, composto principalmente por funcionários da prefeitura. Em seu discurso, a prefeita fez questão de destacar suas humildes origens em uma “escola de tijolinhos e telhas de amianto”. Todo o evento pareceu a era do ex-prefeito, Chiquinho da Educação (MDB), como se ele fosse o Salvador da pátria. Será que a prefeita, juntamente com a Secretária de Governo e pré-candidata a prefeita, Daniela de Lívia, não seriam apenas peões no tabuleiro de xadrez político? Em resumo, o discurso da prefeita parece mais uma peça teatral do que uma exposição honesta dos problemas e soluções para Araruama. Enquanto ela fala de suas “obras majestosas”, a população continua a sofrer com problemas básicos de saúde e educação. No entanto, como diz o ditado, “quem dorme, sonha, mas quem luta vence”.

PRIMEIRO PLANETÁRIO A ENERGIA SOLAR NO PAÍS

Ainda sobre Maricá, o prefeito Fabiano Horta (PT) inaugurou nesta quarta-feira (7) o Planetário ‘Espaço Nave’, localizado no Jardim Atlântico Central. Este é o primeiro planetário do Brasil a utilizar energia solar para obtenção de energia elétrica. O espaço conta com um observatório estelar equipado com um telescópio e uma cúpula acústica refrigerada de sete metros de diâmetro, além de 50 poltronas posicionadas para observação. A Casa da Ciência oferecerá uma variedade de experiências, incluindo a exibição de filmes bidimensionais sobre o sistema solar, história, artes e astronomia. Além disso, o ‘Espaço Nave’ contará com um programa que projeta as imagens do céu de Maricá em tempo real. O Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) é o responsável pelo seu funcionamento.

ENCONTRO COM PASTORES

O ex-deputado e pré-candidato a prefeito de Saquarema, Paulo Melo (MDB), participou nesta terça-feira (6) do encontro de pastores e líderes da Primeira Assembleia de Deus, em Madureira, no Rio. Durante o evento, Melo se encontrou com o pastores, o deputado estadual Otoni de Paula Pai (MDB) e o presidente da Assembleia de Deus, Abner Ferreira. Melo destacou a importância de levar os valores cristãos para a vida pública, ressaltando sua amizade de longa data com o pastor Abner. Ele afirmou que acredita na necessidade de agir em prol dos mais necessitados, tanto na vida privada quanto na esfera política.

RENATA SOUZA DESTACA HONRARIA CONCEDIDA A LUDMILLA

A cantora Ludmilla, de 28 anos, recebeu nesta terça-feira (6) a Medalha Tiradentes na Alerj, honraria destinada a premiar pessoas e entidades que prestam serviços relevantes à causa pública e que foi proposta pela deputada Franciane Motta (União). A artista recebeu o prêmio devido à sua campanha de doação de sangue do Hemorio. Nomeada embaixadora da entidade, ela promoveu em 2023 uma das maiores campanhas de doação de sangue do estado, mobilizando uma legião de fãs em troca de ingressos para seu show. A cantora aproveitou e comemorou a grande conquista. “Finalmente veio o grande reconhecimento dessa ação social que eu fiz, sempre soube que não vim a essa terra só para cantar”, declarou. A deputada Renata Souza fez um belo discurso durante a homenagem. Disse que “homenagear a trajetória e o papel que Ludmilla tem na nossa sociedade é também o reconhecimento das mulheres negras, das favelas e periferias brasileiras. Confira o vídeo acima.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo