InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (6)

Fábio do Pastel entrega Clínica Vascular Municipal; Magdala Furtado dedica manhã a Tamoios; Marcelo Magno na luta do combate à violência contra a mulher; Polícia Civil homenageia autoridades de Búzios; Vantoil Martins reúne vereança para falar de orçamento; Conexão Iguaba x Saquarema na educação; Inauguração em dose dupla em Maricá; O bafafá de suposto afastamento de Lívia de Chiquinho... E muito mais!

CONSULTA VASCULAR GRATUITA

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (6) começa por São Pedro da Aldeia, onde o prefeito Fábio do Pastel (PL) fez mais uma entrega na área da saúde, a Clínica Vascular Municipal Dr. André Luiz Rodrigues do Amaral. “A população merece. Não é porque é público que a coisa tem que ser à moda ‘vai-se embora’, disse ele à coluna. Ele também reafirmou que a meta é prestar um serviço de qualidade para a população. Disse que tem outros grandes projetos na área da saúde e que até o final deste ano ele deverá entregar o hospital da cidade e um centro de imagem. A clínica inaugurada conta com equipe multidisciplinar e vai oferecer tratamentos e procedimentos vasculares gratuitos. O funcionamento, de fato, começa na segunda-feira (11), quando 50 pacientes serão atendidos e a previsão é que sejam feitas 200 cirurgias mensais. Ainda na inauguração, a secretária de Saúde, Maria Márcia Fontes falou da homenagem ao médico que dá nome à unidade e que a escolha do nome significa o exemplo do que a clínica vai oferecer. “Era uim profissional com carinho, empatia, envolvimento e amor pela profissão”, disse ela. A viúva do homenageado, Raquel, também esteve presente. Confira, abaixo, o bate-papo exclusivo de Pastel com a coluna e outros registros:

_______________

AGORA VAI?

Em Cabo Frio, a prefeita Magdala Furtado (PL) foi para as ruas de Tamoios, no segundo distrito, onde passou toda a manhã desta quarta-feira (6) vistoriando diversos locais. “Peguei essa véspera de feriado para dar sequência em nossos projetos em Tamoios. Tem muito trabalho, mas estou com plena disposição”, disse ela. Desde que assumiu, Magdala tem sido pressionada pelos moradores de lá, onde aliás é o local onde a prefeita morou por muitos anos. A chefe do executivo também visitou escolas e ouviu moradores de Unamar e do bairro Nova Califórnia. Magdala estava acompanhada do vereador Oséias Rodrigues (PDT). Na pauta, entre outros assuntos, coleta de lixo, drenagem, apreensão de animais de grande porte, manutenção das ruas internas, além de iluminação, varredura e colocação de lombadas na Rua das Pacas. Encerrando a agenda, a orla foi vistoriada para futura revitalização. É aguardar pra ver. Entra prefeito, sai prefeito, o segundo distrito nunca é prioridade, mas é sempre bom lembrar que Tamoios é responsável por mais de 83% dos royalties que o município recebe pela exploração de petróleo em sua plataforma marítima.

AGORA VAI? PARTE 2

O presidente da Câmara Municipal de Cabo Frio, vereador Miguel Alencar (UNIÃO) divulgou um vídeo nas redes sociais, nesta quarta-feira (6), onde anuncia a revitalização do Boulevard Canal. O local é um dos principais pontos turísticos da cidade, mas hoje está completamente largado, sem segurança e com frequência duvidosa. A reivindicação foi feita pelos comerciantes e Miguel esteve em Brasília, onde conseguiu verba para esse fim. Ele conversou com a prefeita Magdala Furtado (PL), que já sinalizou que a obra vai sair.

PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), teve, nesta quarta-feira (6), uma agenda com o objetivo de avançar na implementação da política municipal de prevenção da violência doméstica contra a mulher. Em seu gabinete, o chefe do Executivo recebeu o secretário de Desenvolvimento Social, Wagner Lima, e a secretária de Segurança Pública, Magda Fraga. As equipes das pastas também estiveram no encontro, que teve como foco ações de fortalecimento da Patrulha Maria da Penha, Sala Lilás e outros projetos em andamento.

Da esquerda para a direita, vereador cabista Pancinha (PV); secretário de Defesa Civil de Arraial do Cabo, Ricardo Ferreira Pereira; e o prefeito Marcelo Magno (PL)

NOVO SECRETÁRIO DE DEFESA CIVIL

Ainda em Arraial, o recém-empossado secretário de Defesa Civil, Ricardo Ferreira Pereira, acompanhou, nesta quarta-feira (6), os testes do processo seletivo de novos guarda-vidas do município. A atividade, na Praia dos Anjos, faz parte da capacitação para o verão que está se aproximando. Diversos testes de aptidão física foram realizados. Ricardo é 2º tenente do Corpo de Bombeiros da reserva e possui grande experiência em ocorrências relacionadas a desastres. Em seu currículo, estão atuações nas praias do Rio de Janeiro e em hospitais de referência do Estado, além do trabalho no setor de socorro pré-hospitalar.

_______________

MEDALHA DA LEALDADE

Em Armação dos Búzios, a terça-feira (5) foi de solenidade na Câmara Municipal. O prefeito, Alexandre Martins (REP), o vice-prefeito, Miguel Pereira (PL), e o secretário de Segurança e Ordem Pública, Sérgio Ferreira, foram homenageados com a Moeda da Lealdade da Polícia Civil. A homenagem é entregue como reconhecimento àqueles que se comprometem com a segurança e o bem-estar dos cidadãos. A honraria foi entregue pela delegada Raíssa Celles, diretora do 4º Departamento de Polícia de Área. A cerimônia contou com a presença ainda do comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar, coronel Oliveira, do tenente Madureira, da 5ª CIA, do delegado da 127ª Delegacia de Polícia, Sérgio Elias Santana, representantes do PROEIS, da Guarda Civil Municipal, e dos vereadores Rafael Aguiar (REP) e Dom (SDD), que também receberam a Moeda da Lealdade na ocasião. Alexandre Martins se disse muito honrado pela homenagem e afirmou que o governo continuará atuando em parceria com as polícias Civil e Militar para garantir que Búzios “continue sendo um lugar de paz e tranquilidade para moradores e visitantes”.

CERTIFICADO DOS GUARDAS

Já nesta quarta-feira (6), Alexandre Martins participou da cerimônia de entrega de certificados para 26 guarda-vidas que concluíram o curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público. Esse curso se deu através de um convênio que a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos, tem com os órgãos públicos. O objetivo é habilitar servidores públicos para pilotar embarcações públicas. A parceria para a realização do curso teve intermédio da secretaria de Segurança e Ordem Pública. Os formandos receberam o certificado e a habilitação para pilotar embarcações de pronto emprego para realização de prevenções a acidentes, buscas, salvamentos e apoios operacionais em todo o litoral do município. Participaram da cerimônia o delegado capitão de corveta Rodrigo Dutra Santana, da Capitania dos Portos de Cabo Frio, o 1º sg-OS Tiago, o 3º sg-MR Pedro, e os secretários de Segurança e Ordem Pública, Sérgio Ferreira, e de Governo, Marcus Vallerius, o Marcão.

TURISMO INCLUSIVO

Os secretários buzianos de Turismo, Cristiano Marques, e da Pessoa com Deficiência, Aurélio Barros, se reuniram, nesta terça (5), no Rio, com a startup Pudim, especializada em turismo inclusivo. Segundo Cristiano, a Pudim tem como objetivo tornar o turismo mais acessível, tendo como consequência de seu trabalho a geração de empregos na área, elevação dos níveis de cultura, modificação positiva da estrutura econômica e social da cidade, atração de mão de obra de outras localidades, incremento na produção de bens e serviços, aumento do consumo pelos produtos locais, atração de investimentos externos e maior arrecadação de impostos para o município. Participaram da reunião ainda o coordenador Geovane Cândido, Wagner Lima e Aline Félix, da startup.

REUNIÃO NA CÂMARA

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), esteve nesta quarta-feira (6) reunido com vereadores na Câmara Municipal. O objetivo do encontro matinal foi o planejamento orçamentário do próximo ano. Além de todos os parlamentares, a reunião contou com a presença do chefe de Gabinete do prefeito e secretário de Serviços Públicos e Segurança e Ordem Pública, Fábio Costa.

CONEXÃO IGUABA X SAQUAREMA

A propósito de Iguaba, o secretário de Educação e Governo, Jales Lins, esteve nesta terça-feira (5) em Saquarema para um encontro com o secretário de Educação do município, Antônio Peres. À coluna, Jales afirmou que o bate-papo serviu para falar sobre educação integral. “Queria conhecer um pouco da modelagem que eles fazem lá em Saquarema e, na medida do possível, o que que eu posso realizar aqui dentro dos planos que eu já tinha também”, pontuou. O secretário contou que a agenda foi muito boa e proveitosa. Na oportunidade, ele ainda conheceu alguns espaços da Educação em Saquarema, como um polo do Conexão para o Futuro, no qual a Prefeitura oferece atividades para estudantes no contraturno escolar.

HABEMUS INAUGURAÇÕES

Em Maricá, o prefeito Fabiano Horta (PT) realizou entregas importantes nas áreas da saúde e da educação nesta terça (5) e quarta-feira (6). A primeira foi a Unidade de Saúde Pedro Guilherme da Costa Massa, em Ponta Negra. O chefe do executivo afirmou que a Prefeitura seguirá investindo na saúde, entregando novas unidades. Além disso, revelou que, em breve, haverá um concurso para aumentar o quadro de funcionários. Já nesta quarta, a entrega foi da creche Tia Lu, no Condado. “Essa entrega representa uma conquista para você que é mãe, pai ou responsável por uma criança e precisa trabalhar, estudar e realizar suas atividades tendo a certeza de que está deixando seu filho num lugar seguro, confortável e com toda a estrutura que uma criança precisa e merece”, pontuou Horta.

NÃO SE FALA EM OUTRA COISA

Em Araruama, está rolando um bafafá danado envolvendo um suposto afastamento da prefeita Lívia de Chiquinho (PP). O que a oposição chegou a comentar nas redes sociais, ao longo dessa semana, é que a vice, Raiana Alcebiades (PSD), que pulou para a oposição recentemente, estaria se preparando para assumir a cadeira. A coluna foi atrás de entender melhor qual seria a fundamentação para esse disse-me-disse, mas não achou nenhuma explicação plausível. A prefeita responde a algumas ações na justiça, como a do Minha Casa, Minha Vida, e o aumento de publicidade em televisão no ano das últimas eleições municipais, 2022. Apesar desses processos, nenhum teve uma movimentação relevante recente que poderia levar a uma decisão de afastamento, por enquanto. Será que o povo está comemorando antes da hora ou tem chumbo grosso vindo aí? Mistério nos arredores da Praça do Blindex.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo