BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (6)

Alexandre Martins visita local de nova feira em Tucuns e participa do RC Cast na semana que vem; a repercussão da entrevista eletrizante de Magdala, enquanto Zé só sabe pedalar alheio a tudo; o debate do PCCR na Câmara de Cabo Frio; Pastel e Vantoil em evento na base aérea; Marcelo Magno é convidado do próximo RC Cast; Penha e Oliveira recebem vítimas da supostas 'Farra do Minha Casa, Minha Vida'... E muito mais!

1133

FEIRA EM TUCUNS

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (6), começa por Búzios, com novidade das boas para a turma de Tucuns. É que o bairro vai passar a receber uma feira todos os sábados. O prefeito, Alexandre Martins (REP) visitou o local onde vai funcionar o comércio hoje de manhã e conversou com os organizadores, que também serão expositores. A ideia da Feira de Tucuns foi desenvolvido mediante solicitação dos artesãos, comerciantes, artistas locais e pequenos produtores rurais, por um espaço onde pudessem divulgar sua arte e comercializar seus produtos. O projeto tem apoio da secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios. Na feira, haverá áreas de Cultura, Educação e Cidadania, Esporte e Lazer, geração de Renda e Saúde, direcionadas para o desenvolvimento sustentável da comunidade. Sobre essa iniciativa e muitas outras em andamento, o Portal RC24h recebe Alexandre Martins para um bate-papo no RC Cast na próxima terça-feira (12). O prefeito vai falar também da sua trajetória política e os próximos passos da gestão. Fiquem ligados por aqui, que a conversa promete.

ALTA REPERCUSSÃO

Por falar no podcast do Portal, que entrevista nesta terça-feira (5), hein? O 12º episódio do RC Cast recebeu a vice-prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PL), e rendeu bastante pauta para as rodas de conversa no município. Foi o assunto das últimas horas. Magdala deu sua versão sobre o isolamento que afirma sofrer no governo de José Bonifácio (PDT) e chegou a chorar quando comentou sobre a possibilidade do prefeito pensar que ela estava esperando a morte dele. A empresária do ramo imobiliário relatou que, após a entrevista, o telefone dela não parou de tocar com diversas demonstrações de apoio e carinho. A entrevista completa com Magdala está disponível nos canais do Portal RC24h na internet.

BATE-REBATE

Membros do governo cabo-friense também comentaram a entrevista, naturalmente, defendendo a máquina. A secretária de Fazenda, Daniella Mendes,filha de Janio, braço direito de Zé, publicou um textão no Facebook nesta quarta-feira (6) dizendo que mais de 80% do orçamento de Cabo Frio é ordenado por mulheres. “Mulheres que, diga-se de passagem, tiveram liberdade de montar suas equipes, que arregaçaram as mangas e contra todas as dificuldades encontradas diante de anos de abandono administrativo, estão se superando”. Em um tom crítico, Daniella afirmou que algumas mulheres entendem erroneamente que precisam ser colocadas em espaços de poder, “quando na verdade são elas que fazem, com seu trabalho, seus verdadeiros espaços”. O ex-presidente do Ibascaf, Bebeto Cardozo, não “passou pano”. Aproveitou o ensejo para mandar indiretas a José Bonifácio. “Zé não cumpriu [a promessa feita à Magdala] (normal rsrsrs). Acordos deveriam ser cumpridos. Mas aí já é questão de caráter”, disparou. Ixi… lamentamos por toda essa situação, mas, não podemos deixar de noticiar com risco de prevaricar.

ENQUANTO ISSO…

Com os nervos à flor da pele, é natural o leitor perguntar: “e José Bonifácio nessa história toda?”. Então, o prefeito cabo-friense demonstrou estar muito ocupado para repercutir a entrevista dando uma voltinha de bicicleta na Mostra Maricá de Turismo e Negócios que foi realizada em Cabo Frio nesta terça-feira (5). A cerimônia organizada pela gestão de Fabiano Horta (PT) em um hotel no bairro Braga teve o objetivo de apresentar Maricá para empresários, gestores, investidores, imprensa e convidados de Cabo Frio. Em entrevista, Bonifácio informou que o governo tem interesse em um sistema cicloviário como as vermelhinhas: “Vou continuar bebendo nas fontes de Maricá. Copiamos o modelo da moeda social e isso eu não tenho vergonha de dizer. É claro que a gente sabe que cada município tem a sua característica, o seu poder determinado pela receita que é arrecadada. Cabo Frio já viveu o que Maricá vive hoje: a época áurea dos royalties do petróleo, mas não soube aproveitar. Fico feliz porque Maricá está sabendo aproveitar”, disse o prefeito. Entretanto, cabe destacar que Cabo Frio nunca teve um orçamento tão robusto, como os atuais R$ 1,2 bi que tem previsão de chegar até R$1,4 bi. É dinheiro a dar com pau.

REUNIÃO DO PCCR

A gente continua em Cabo Frio falando de polêmica. A Câmara recebeu nesta quarta-feira (6), representantes sindicais para debate sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos servidores municipais. Esta é a segunda reunião sobre o tema e foi solicitada pelo movimento sindical. A reformulação do PCCR é a condição do prefeito Bonifácio para homologar o concurso. Pelo Legislativo, participaram o presidente Miguel Alencar (União) e os vereadores Alexandre da Colônia (SD), Davi Souza (PDT), Douglas Felizardo (AVANTE), Jean da Autoescola (PL), Josias da Swell (PL), Léo Mendes (DC), Oséias de Tamoios (PDT), Rodolfo de Rui (SD), Roberto Jesus (MDB), Vinícius Corrêa (PP) e Vanderson Bento (PTB). Enviaram representantes a Associação de Fiscais do Munícipio, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cabo Frio (Sindicaf), o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe Lagos), o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (SindSaúde) e a Comissão dos Aprovados no Concurso de 2020. Miguel Alencar afirmou que colocará a matéria em pauta somente no segundo semestre e que o documento será encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Neste processo de tramitação, será feito um amplo debate, incluindo a realização de audiência pública, segundo Miguel.

SOS MANGUE DA OGIVA

Só mais uma de Cabo Frio…o pessoal que briga pela preservação do mangue da Ogiva não está dormindo em serviço. A luta é diária e alguns protestos já têm sido feitos, como já publicamos aqui no Portal. Para quem não está a par do que está rolando, o ecossistema está sob forte ameaça de desaparecer por conta de uma empresa que quer construir no local um grande condomínio (Viverde Osaná) entre os bairros Peró, Gamboa e Ogiva. A prefeitura deu o aval para o empreendimento mas o lugar possui proteção federal por lei que está sendo descumprida. Agora o grupo de ambientalistas já tem mais um suporte para continuar nesse confronto em prol do meio ambiente, que é um abaixo-assinado em defesa do mangue. Lucas Muller, um dos líderes do movimento, disse que, caso eles aterrem o local para fazer o condomínio, a área de mangue, com mais de 100 espécies de aves catalogadas, será destruída. E aí? Vai ficar parado?

EVENTO EM SÃO PEDRO

O assunto agora é em São Pedro da Aldeia. O prefeito do município, Fábio do Pastel (PL), e o de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), participaram, nesta terça-feira (5), da Cerimônia de Ativação e Investidura do Cargo de Comandante do 1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas na Base Aérea Naval aldeense. Na ocasião, assumiu o Capitão de Fragata Fábio Bernardo Nunes. Fábio pontuou que foi um dia muito emocionante de “rever grandes amigos que ajudaram muito o nosso município, como o almirante Alvarenga e o VA Rohwer, que nos ajudaram a trazer a Escola Cívico-Militar para São Pedro da Aldeia e hoje servem à nossa Nação em Brasília”.

CÍVICO-MILITAR EM IGUABA

Inclusive, tratando desse projeto citado por Fábio, o das escolas cívico-militares, Iguaba Grande está em tratativas para receber o programa. O secretário de Planejamento do município, Eron Bezerra, esteve reunido com o Comando da Base Aérea Naval de São Pedro nesse sentido, acompanhado do subsecretário de Educação de Iguaba, Cássio Rodrigues. Araruama e Arraial do Cabo são outros municípios na Região dos Lagos que já possuem escolas nesse formato.

URBANIZAÇÃO EM IGUABA

Em Iguaba Grande, Vantoil, esteve, nesta quarta-feira (6), visitando o início das obras de revitalização e paisagismo da estrada do Arrastão, no trecho que liga a rodovia RJ-124 (ViaLagos) ao Centro da cidade. A obra é um projeto da secretaria de Serviços Públicos. Os servidores da secretaria estão realizando a poda das árvores, emboço e pintura dos muros e fachadas, calçada e meio-fio. Já nas áreas sem construções, a prefeitura estará cercando com moirões de concreto e telas. “A porta de entrada da nossa casa está recebendo uma ‘repaginada’. Nossa cidade é cheia de belezas naturais e, muitas vezes, ficavam ofuscadas pela primeira impressão que os visitantes tinham logo quando chegavam. Além disso, nossos moradores merecem uma cidade com uma entrada mais bonita, um novo cartão postal”, comentou Vantoil. O subsecretário e o coordenador de Serviços Públicos Alexandre Freitag e Allefe Martins, respectivamente, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcello Costa, acompanharam a vistoria.

JALES EM BRASÍLIA

Enquanto isso, nesta quarta-feira (6), o secretário de Educação e Governo de Iguaba, Jales Lins, está cumprindo agenda em Brasília na companhia do Assessor Parlamentar do Deputado Gutemberg Reis (MDB), Mazinho Neto. A agenda foi um pedido do prefeito Vantoil Martins. Na parte da tarde, Jales participou de uma reunião com a Assessoria da Presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com o objetivo de trazer melhorias para a Educação de Iguaba Grande como a aquisição de mobiliário escolar, utensílios para as cozinhas das unidades escolares, material esportivo, brinquedos para a educação infantil, ônibus escolar e instrumentos musicais para as bandas escolares. Entre as pautas do dia estão a entrega da prestação de contas de recurso não realizado pela gestão anterior, atualização do Plano de Ações Articuladas (PAR) e resolução de pendências do PAR II, além do envio do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE) referente ao primeiro bimestre de 2022.

MARCELO MAGNO NO RC CAST

Em Arraial do Cabo, a expectativa nesta quinta-feira (7) é a participação do prefeito, Marcelo Magno (PL), no RC Cast, o podcast do Portal RC24h. O encontro será transmitido ao vivo a partir das 17h30 nas páginas do Portal no Facebook, YouTube e Instagram. Um dos líderes de popularidade na Região dos Lagos, Marcelo vai contar um pouco de sua trajetória na iniciativa privada, a entrada na política e os bastidores dos planos e projetos previstas para Arraial nos próximos tempos. Não dá para perder.

AQUILES COM CHUCHU

Por falar na política cabista, o vereador Júnior Chuchu (PV) segue empenhado na pré-candidatura de Aquiles Barreto (PSD) a deputado federal. No começo da noite desta quarta-feira (6), os dois fizeram uma live juntos nas redes sociais de Barreto pela série “O Rio se Liga Aqui”. Nesta sexta (8), às 18h, Aquiles lança sua pré-candidatura em Arraial em um evento no Atlético Clube Apollo, na Praia dos Anjos.

HORA DA VERDADE

Os vereadores de Araruama Penha Bernardes (PL) e Oliveira da Guarda (MDB) receberam, nesta terça-feira (5), no podcast deles, “Hora da Verdade”, mães que teriam sido lesadas na distribuição de apartamentos do programa “Minha Casa, Minha Vida”. Segundo denúncia acolhida pelo MPF, as mulheres foram substituídas por indicações políticas da prefeita Lívia de Chiquinho (PP) e aliados. A transmissão nas redes sociais foi bem sucedida, passando de 250 reações e 850 comentários.

NOVO PODCAST NA ÁREA

Oliveira e Penha não são os únicos na cidade que resolveram se lançar no mundo dos podcasts. A professora e ex-vereadora Valéria Amaral também está a frente de um projeto do gênero, apresentado ao lado da filha, Gabriela Amaral. A estreia do “Eu & Ela” foi no sábado (2) com a atleta Eva Rosa, destaque da canoa havaiana. Segundo Valéria, a ideia é discutir temas atuais com pessoas que tenham, na bagagem, experiências, inspiração e boas energias. “A proposta é compartilhar, dividir e somar”, disse Valéria.

FENAJ REPUDIA ATAQUE RACISTA

Ainda repercute, e muito, o ataque racista, preconceituoso, intolerante e homofóbico sofrido pela jornalista Renata Cristiane, por meio de cartazes afixados em pontos de ônibus em São Pedro da Aldeia na última semana. Prefeituras, câmaras de vereadores, deputados e agora a Fenaj – o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro -, que repudiou o ato. “O Sindicato dos Jornalistas, além de lamentar, denunciar, combater, qualquer ato de violência, assédios, preconceito, homofóbico, racista, solicitou às instituições públicas policiais e de Direitos Humanos, assim como a OAB, apoio para coibir tais atitudes abomináveis e punir os responsáveis. À jornalista Renata nossa total solidariedade”!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui