InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (5)

Secretário de Governo de Búzios vai a Brasília buscar recursos; Zé Bonifácio segue internado; Vantoil Martins reúne secretariado inteiro para anunciar novidades e planejamento; Fabiano Horta acompanha início de nova linha de ônibus intermunicipal; Elói Ramalho assume partido em Araruama; Saquarema terá novo Centro de Capacitação; Prefeitura de São Pedro marca presença no Conlestech; Legislativo cabista de recesso... E muito mais!

MARCÃO NA CAPITAL

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (5) começa por Armação dos Búzios, porque o secretário de Governo, Marcus Vallerius, o Marcão, realizou uma visita produtiva à Brasília, buscando estabelecer contatos e solicitar recursos para o município. Durante a estadia na capital federal, Marcão esteve envolvido em diversas agendas, incluindo reuniões no Congresso Nacional e encontros com autoridades políticas. Uma das principais pautas discutidas pelo secretário durante sua visita foi a questão do arcabouço fiscal, que tem gerado ampla movimentação no cenário político. Além disso, o secretário apresentou pedidos de obras a deputados, visando obter apoio para projetos de infraestrutura em Búzios. Também foram solicitadas verbas para a área da saúde, com o objetivo de melhorar o atendimento à população local. O secretário também recebeu o compromisso de uma emenda para Búzios com objetivo de apoiar um projeto na área de esportes. Durante sua estadia, Marcão se reuniu com o deputado federal Caio Viana (PSD), conhecido por sua proximidade com a cidade de Búzios e por seu apoio às demandas locais, e também se encontrou com o governador, Cláudio Castro (PL), que foi a Brasília para tratar da reforma tributária.

________________

SECRETÁRIO AFASTADO

O MPRJ deflagrou, na manhã desta quarta-feira (5), a Operação Maculados, que resultou no pedido de afastamento do secretário de Saúde de Búzios, Leônidas Heringer, e na prisão do vereador Vanderlan Moraes da Hora, o Derlan (PV), de Rio das Ostras. As investigações revelaram que o vereador cometeu o crime de corrupção ativa ao oferecer cargos em comissão e um percentual das notas fiscais emitidas a um servidor público de Rio das Ostras. Esse servidor era responsável por elaborar termos de referência de licitações na área da saúde durante o ano de pandemia. As apurações apontaram o direcionamento de licitações, contando com a participação dos sócios da empresa HJR Farma LTDA EPP e de Leônidas Heringer, que ocupava na época o cargo de coordenador do Fundo Municipal de Saúde de Rio das Ostras. Em nota, a Prefeitura de Búzios afirmou que “teve ciência, pelos meios de comunicação, a respeito da operação deflagrada pelo Ministério Público sobre fato ocorrido em 2020, em Rio das Ostras”. O secretário de Saúde, Leônidas Heringer Fernandes, que, vale destacar, melhorou muito o setor (inclusive mais da metade dos atendimentos eram de pacientes de Cabo Frio, que não conseguiam ser atendidos aqui) preferiu pedir exoneração do cargo para dar cumprimento espontâneo à decisão e exercer o direito de defesa, evitando um desgaste para o executivo buziano.

FOMENTAR A LEITURA

Representantes da Fundação Nacional do Livro Infantil estiveram presentes, nesta quarta-feira (5), na sede da secretaria de Pesca, Agricultura e Esportes Náuticos de Búzios. O presidente da Fundação, Júlio César da Silva, e o diretor-executivo, Alexandre Tuffi, foram recepcionados pelo secretário da pasta, Uriel Costa. Também participaram do encontro o presidente da ONG Pró-Vida, Antônio Lira, e o presidente da OAB, Osmar Barbosa. Segundo Uriel, o objetivo do evento é fomentar a leitura no município. “Nossa intenção é fazer convênios para desenvolver projetos para incentivar a leitura na nossa cidade. A Fundação realizará a parceria com a Prefeitura e os projetos serão desenvolvidos através da ONG Pró-Vida”, explicou o secretário. A comitiva também se reuniu com o secretário municipal de Educação, Rodrigo Ramalho e, finalizou as reuniões, no gabinete do prefeito.

FALTA DE TRANSPARÊNCIA

A apuração sobre o estado de saúde do prefeito José Bonifácio (PDT), tem sido um desafio diário aqui do Portal RC24h, e está sendo feita com todo cuidado, como é de praxe no bom jornalismo. Estamos recebendo informações desde esta terça (4), inclusive várias delas já diziam que o prefeito não havia resistido. Erramos ao dizer que ele estava intubado – e a Prefeitura negou -, embora a nota oficial não deva ser considerada com seriedade, visto que a assessoria de Comunicação negou também que ele havia sido internado na última sexta (30) – o que, de fato, ocorreu. Novamente corremos atrás da informação correta e nesta tarde checamos novamente, e segundo fontes ligadas ao hospital, Zé está tratando uma infecção urinária e uma pneumonia e se alimenta via sonda nasoenteral (para alimentação de pacientes impossibilitados de ingerir alimentos pela boca). Vivemos os auspícios da desconfiança e das narrativas. Complicado conseguir discernir o que é fato e o que não. Então, é preferível acreditar na nossa apuração e não na narrativa do governo. Vale lembrar que na quinta-feira (29), um dia antes de Zé ser internado, o líder do governo na Câmara, vereador Davi Souza (PDT), disse que o prefeito estava ótimo, mesmo diante das imagens dele na entrevista ‘tiro no pé’ revelando o contrário.

PREFEITURA EMITE NOTA

Só mais um detalhe que salta aos olhos: no comunicado da prefeitura de Cabo Frio consta que o secretário de Saúde, Janio Mendes foi um dos que visitaram o prefeito e que ele informou a Zé sobre a liberação de uma verba de R$ 12 milhões para a reforma do Hospital São José Operário. Estranho isso acontecer agora, quando Magdala está prestes a assumir. Uma denúncia pediu que ficássemos atentos a essa movimentação. Só nos cabe alertar.

SEM ENGODO

Outra questão: quiseram omitir que houve reunião do núcleo duro de Bonifácio para falar sobre a possibilidade de transição de governo para vice Magdala. A ver a publicação do ex-secretário de Zé, Bebeto Cardozo (o ‘homem-bomba), que sabe de tudo que se passa na administração e outros tantos segredos irreveláveis, confirmou que houve reunião sim. “Quando as coisas são tratadas com seriedade e transparência, tudo fica mais fácil. No final, o prefeito estava internado às escondidas desde sexta. A reunião do PDT e núcleo duro na segunda aconteceu sim. Tudo simples, com honestidade e transparência, sem engodo ou mentiras”.

CLIMA DE COMOÇÃO

Para além disso, falando de humanidade e respeito, o clima era de comoção nas redes sociais em torno de Zé desde ontem. Figuras do executivo e do legislativo postaram fotos (veja acima) com o prefeito, de sua luta e vida política. Pelas redes, o secretário adjunto de Ciência e Tecnologia, Rafael Peçanha; a secretária de Relações Institucionais, Daniella Mendes; o controlador-geral do município, Luiz Cláudio Gama; o vice-presidente da Comsercaf, Felipe Monteiro, e o ex-secretário de Esportes, Flavio Tziu foram alguns dos que exaltaram Zé e sua importância na política de Cabo Frio. Esse clima também saltou aos olhos da população que pediu que a gente apurasse. Apuramos. Mas eles dizem que “ele está bem e despachando (quase) normalmente”.

TAVA SUMIDO

Diante da situação toda de instabilidade política envolvendo Cabo Frio, a saúde do prefeito José Bonifácio (PDT) e a sucessão com a vice, Magdala Furtado (PL), quem andou bem quietinho foi o deputado estadual Dr Serginho (PL). Não se pronunciou nos últimos dias. As redes sociais dele têm estado muito voltadas para a família, especialmente a filhota dele mais nova, na qual ele ‘baba’ à beça. E ele está tão sumido, mas tão sumido, que a gente não pôde deixar de perceber que, por ocasião da ineligibilidade do Bolsonaro, não comentou nada. Aliás, não foi só ele, não. Teve muito deputado estadual da base do PL e lideranças políticas, que quando Bolsonaro tomou a decisão do STF, não abriu o bico para dar um piu. Isso, inclusive, foi uma decepção para o grupo bolsonarista, especialmente os filhos, que imaginavam que fosse ter uma grande comoção, as redes sociais, subir hashtag, passeata nas ruas, nada. Isso mostra que tudo aquilo que movia o Bolsonaro era artificial. Rei posto, rei morto ou é rei morto, rei posto. Nunca lembro esse ditado direito. E, a propósito disso, ele fez um post sobre o centro tecnológico de Tamoios, que na demonstração do projeto, ao que parece, vai ficar um espaço muito interessante e vai contribuir demais para a educação da região.

ESPAÇO POLÍTICO

Falando em Dr Serginho, tem quem acredite ainda numa teoria estapafúrdia apresentada por parte do grupo do prefeito José Bonifácio, de que o deputado seria o articulador de Magdala Furtado. Essa história não é de hoje e tem quem acredite nisso. Mas não é bem assim. Com Magdala passando a comandar a cidade, depois de ter tomado pé da situação, uma das pessoas que mais precisa se preocupar com a presença dela é justamente Dr Serginho, já que ele pode perder espaço político, sim. Afinal de contas, os dois estão no mesmo partido. Vale destacar que o governador Cláudio Castro (PL) é o grande mediador dessa disputa toda. E há quem diga que o governador vai interferir se achar necessário, no que diz respeito a garantir que Magdala Furtado seja candidata à reeleição no futuro próximo.

DIREITO E CIDADANIA NAS ESCOLAS

Ainda em Cabo Frio, a Câmara Municipal promove, nesta quinta-feira (6), uma Edição Especial do Programa “Direito e Cidadania nas Escolas”. O convidado é o jurista Nilo Batista. A atividade será a partir das 10h na unidade escolar que leva o nome do professor, a Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, em Campos Novos. O evento é uma realização da Câmara Municipal de Cabo Frio, com apoio da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e da secretaria municipal de Educação. Nilo Batista é Doutor em Direito Penal e já recebeu várias honrarias, como a Medalha Montezuma do Instituto dos Advogados Brasileiros, o título de doutor Honoris Causa da Universidad Nacional de General San Martín, a Medalha Chico Mendes de Resistência do Grupo Tortura Nunca Mais, o Colar do Mérito do Ministério Público e a Medalha EMERJ. Anteriormente, o programa da Câmara cabo-friense já recebeu como palestrantes o Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e Presidente do Fórum Permanente de Direito Penal e Processual da Emerj, Jose Muiños Piñeiro, o Procurador de Justiça e Presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Henrique da Cruz Viana, o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso e o Ministro da Controladoria-Geral da União, Vinicius Marques de Carvalho.

PIRÂMIDES FINANCEIRAS

O 90º episódio do RC Cast recebe como convidado, nesta quinta-feira (6), o advogado Luciano Régis, atuante em casos que envolvem crimes financeiros, especialmente na defesa de vítimas. Foi recentemente convidado pela CPI das Pirâmides Financeiras que envolvem criptomoedas. Régis é assistente de acusação no caso do assassinato do jovem Wesley Pessano, vítima do grupo de extermínio liderado pelo “Faraó do Bitcoins”, Glaidson Acácio dos Santos. A transmissão, ao vivo, é a partir das 17h e pode ser acompanhada pelas páginas do Portal: Facebook (Portal RC24h I e II), Instagram (@rc24hnoticias) ou no Youtube (Portal RC24h Cabo Frio).

REUNIÃO COM O SECRETARIADO

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), se reuniu, na manhã desta quarta-feira (5), com toda a sua equipe de secretariado para uma reunião. O objetivo do encontro foi o alinhamento e planejamento das ações para o segundo semestre de 2023. Além disso, na ocasião também foram apresentados os novos secretários que estão compondo a equipe. O novo secretário de Esporte, Nickolas Tahim; o secretário de Integração Governamental e Relações Políticas, Balliester Werneck; o subsecretário de Meio Ambiente, Caio Pedrosa; Shirley Martins como subsecretária de Planejamento e Gestão de Projetos e Vitor Medeiros, como subsecretário de Transporte. “Para entregarmos a população um trabalho de excelência, é preciso que internamente o trabalho seja conversado. Estou muito satisfeito com a equipe que temos e tenho certeza que os novos que entraram, vão somar no governo”, declarou Vantoil. No encontro, o prefeito também planejou os próximos seis meses de governo.

TURMA TODA PRESENTE

O vice-prefeito de Iguaba, Alexandre da Farmácia (PL), também esteve presente, assim como todos os secretários. São eles, Jales Lins, de Educação e Governo; Cláudia Souza, de Assistência Social, Trabalho e Renda; Miquéias Gomes, de Cultura; Carla Valle, de Saúde; Wallace Martins, de Desenvolvimento Econômico e Urbano; Eron Bezerra, de Planejamento e Gestão de Projetos; Vagnei Lessa, de Agricultura, Abastecimento e Pesca; Vinícius Lavalle, de Meio Ambiente; Fábio Costa, da chefia de Gabinete e de Segurança e Ordem Pública; Alexandre Freitag, de Obras; Paulo Rito Nunes, da Pessoa Idosa e Envelhecimento Saudável; Paulo Sérgio Bernardo, da Controladoria-Geral; Hérique Correa, de Compras e Licitações; João Cavalcanti, da Procuradoria-Geral; Valdeci Junior, de Administração; Marcelo Durão, de Turismo; Nickolas Tahim, de Esporte; Balliester Werneck, de Integração Governamental e Relações Políticas; e Jorgino Fabiano, de Fazenda. Além deles, estiveram por lá o presidente do Instituto de Previdência de Iguaba Grande, Rogério Maia, e os subsecretários de Educação, Cassio Rodrigues; de Governo, Luiz Fernando Paixão; de Assistência Social, Trabalho e Renda, Felipe Nogueira; de Cultura, José Antônio Carvalho; de Saúde, Renato Santos; de Saúde, Renato Almeida; de Transporte, Vitor Medeiros; de Desenvolvimento Econômico e Urbano, Rayna Conceição; de Planejamento e Gestão de Projetos, Shirley Martins; de Meio Ambiente, Caio Pedrosa; de Obras, Dayane Monteiro; da subcontroladoria-geral, Elizângela Santos da Silva; da subprocuradoria-geral, Roberta Ramos; de Administração, Myriam Inêz; de Esporte, Ricardo Coutinho; e de de Fazenda, Valdair Teixeira de Jesus.

HOTELARIA EM IGUABA

Ainda falando de Iguaba, o secretário de Planejamento, Eron Bezerra, participou, na noite desta terça-feira (4), de uma reunião com um empresário da rede hoteleira em Búzios. O objetivo é instalar uma unidade da empresa na cidade. “Se Deus quiser teremos sucesso”, declarou Eron. Além de Bezerra, o secretário de Turismo, Marcelo Durão, esteve no encontro. Segundo Eron, a reunião foi com secretário de Turismo de João Pessoa (PB), Daniel Rodrigues, que é proprietário de uma rede de hotéis. Além disso, ele é dono de uma rede de restaurante em capitais do nordeste. “Já estamos marcando aqui uma reunião na Prefeitura de João Pessoa para que a gente faça um intercâmbio de conhecimento. Vou levar os números de Iguaba, aqui da Região, para ele ver a viabilidade financeira e econômica, mas ele ficou muito animado”, declarou Eron.

NOVAS LINHAS DE ÔNIBUS

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), esteve, nesta quarta-feira (5), na viagem inaugural das novas linhas de ônibus intermunicipais que que partem da cidade em direção a São Gonçalo, Itaboraí e Cabo Frio. O secretário Estadual de Transportes, Washington Reis, acompanhou o momento. Segundo Horta, é “mais uma grande conquista para o povo de Maricá”. “Por enquanto, em caráter experimental, os serviços foram planejados pelo Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ). Só quem precisa realizar esses trajetos diariamente sabe de sua importância”, pontuou o prefeito.

Da esquerda para a direita, vereador de Araruama Eloi Ramalho; deputado federal e presidente estadual do Solidariedade, Áureo Ribeiro; e presidentes do Solidariedade em Araruama e Angra dos Reis, respectivamente, Léo Pimenta e Leandro Silva

PARTIDO SOB NOVA DIREÇÃO

O vereador de Araruama Elói Ramalho (PSD) recebeu a missão de assumir o Solidariedade no município. O acordo foi costurado pelo deputado federal Gutemberg Reis (MDB), que foi quem viabilizou a movimentação, junto com o também deputado federal Aureo Ribeiro (SDD), que preside a sigla no estado. Nesse sentido, Elói está só esperando a liberação do PSD para mudar de sigla. O diretório araruamense do Solidariedade será presidido por Léo Pimenta, indicação de Ramalho. O vereador está confiante e com o partido, que não tem histórico na cidade, espera fortalecer a base do governo municipal e, no próximo pleito, eleger três vereadores, em composição com o Executivo, com a indicações de pessoas para a nominata. Em Araruama, 2024 já é realidade, viu?

CENTRO DE CAPACITAÇÃO VEM AÍ

O secretário de Educação de Saquarema, Antonio Peres, anunciou que mais cursos de capacitação estão chegando. Em breve, a Prefeitura inaugura o Centro de Capacitação Profissional José Carlos Cabral. No entanto, as inscrições para os cursos já estão abertas. Os interessados devem comparecer no novo Centro de Capacitação, que fica na Rua Segisfredo Bravo, 139, em Bacaxá. “Se inscrevam e aproveitem mais essa oportunidade”, disparou Peres.

CONLESTECH

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia marcou presença na 4ª edição da Conlestech, evento promovido pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense (Conleste), nesta quarta-feira (5). O secretário de Desenvolvimento Econômico, Claudio Viviani, o diretor da pasta, Sandro Bouth, o secretário adjunto de Fazenda, Gustavo Amoêdo, e a coordenadora do Centro Municipal de Reabilitação, Fernanda Suzarte representaram o município na ocasião. Com o tema “Boas Práticas de Inovação no Ambiente Público”, a iniciativa tem como objetivo fomentar a economia do conhecimento na região do Consórcio. A programação promove o compartilhamento de estratégias regionais de ciência, tecnologia e inovação com a apresentação de painéis, de govtechs e networking entre as instituições e gestores públicos.

REUNIÃO COM O BNDES

O Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ) se reuniu, nesta terça-feira (4), com a Gerente do Departamento de Meio Ambiente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Vanessa Mesquita Braga. O objetivo do encontro foi abordar a concessão de investimentos por parte do banco a projetos do Consórcio. Durante a reunião, a secretária executiva do CILSJ, Raquel Trevisam, e a coordenadora técnico-administrativa, Cláudia Magalhães, apresentaram projetos desenvolvidos e indicaram possíveis parcerias. Mediante os esclarecimentos fornecidos, o Consórcio poderá participar de editais do BNDES. “A reunião foi muito promissora. Vemos com bons olhos a possibilidade de implementar novos projetos e dar maior agilidade aos programas que já estamos desenvolvendo”, disse Raquel, acrescentando que um novo encontro será marcado entre as partes.

LEGISLATIVO OFF

Em Arraial do Cabo, a Câmara Municipal já está de recesso, viu? A coluna apurou que as sessões legislativas devem ser retomadas em agosto. A pausa dos trabalhos também ocorrerá em Búzios, na segunda quinzena deste mês, e em Araruama, a partir do dia 13.

LEI VINI JR.

O jogador de futebol Vinícius Júnior foi homenageado nesta quarta-feira (5) com a Medalha Tiradentes, maior honraria concedida pela Alerj. Em cerimônia realizada no Estádio do Maracanã, o vice-governador Thiago Pampolha (UNIÃO) sancionou a Lei aprovada na Alerj que estabelece a Política Estadual Vini Jr. de Combate ao Racismo nos Estádios e Arenas Esportivas. As iniciativas foram propostas após o atleta ser alvo de insultos racistas, em maio deste ano, durante partida do Campeonato Espanhol. Autora do Projeto de Resolução que concedeu a Medalha Tiradentes ao jogador, a deputada Verônica Lima (PT) elogiou a luta de Vini Jr. no combate ao racismo. “É um momento de muita alegria para nós, combatentes do racismo estrutural. Vini Jr. merecia muito essa medalha. Ele não fingiu que nada estava acontecendo ou baixou a cabeça. O Vini Jr. enfrentou os racistas e disse que aquilo ali não era normal. Com isso, ele se tornou exemplo para muitas crianças”, afirmou.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo