back to top
segunda-feira, setembro 16, 2024
InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (4)

Ex-prefeito de Araruama causa constrangimento em evento da candidata Daniela de Lívia; Magdala Furtado rasga o verbo contra senador; Búzios pode ter duas pesquisas divulgadas no mesmo dia; Marcelo Magno tem agenda recheada de reuniões; Fábio do Pastel tem reunião e corpo a corpo; Fabinho Costa recebe apoio de Bandeira de Mello; Lucimar da Educação em novo lançamento; Fabiano Horta malha pra aguentar o tranco... E muito mais!

MAIOR CONSTRANGIMENTO

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (4) começa por Araruama, onde o ex-prefeito Chiquinho da “Educação” (MDB) causou uma situação de total constrangimento durante um discurso numa reunião eleitoral, com a candidata a prefeita, Daniela de Lívia (MDB), no bairro Vila Capri. No evento, realizado nesta terça (3), havia muitas mulheres e crianças, fato que não o impediu de produzir uma fala com conotação sexual e desnecessária para a ocasião. Em dado momento, pegou o microfone e disse que tem respeito às mulheres e comportamento diferente dos adversários, “que sempre atacam a prefeita” (Lívia de Chiquinho, sua esposa). E soltou essa: “Acho que a oposição deve ter um tesão em mim incrível. Deve sonhar comigo e amanhecer todo molhadinho”. Crianças começaram a rir, umas até levaram a mão à boca; Daniela de Lívia quase tampou o ouvido de uma garotinha e ficou olhando pra baixo, em flagrante constrangimento. O episódio continua rendendo até agora. Só se fala nisso na cidade. Veja o vídeo:

________________________

REUNIÃO E MAIS UM APOIO

Continuando em Araruama, a vereadora e candidata a prefeita, Penha Bernardes (PL), faz uma reunião na noite desta quarta-feira (4), no bairro Vila Capri. Diversos políticos estarão presentes, entre eles o candidato a vice-prefeito, André Mônica (União), e a prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL). Penha sempre convida Manoela para comparecer a seus eventos, ainda mais porque ela é cabo eleitoral fundamental, tendo trazido diversos benefícios para o município vizinho. Quem aproveitou para falar de Manoela foi a deputada federal Soraya Santos (PL), durante um encontro em que esteve com Penha, recebendo mais um apoio para estas eleições: “Quando olho para o lado em Saquarema e vejo a nossa amiga Manoela com sua gestão incrível, começo a me questionar. Araruama merece muito mais”.

DETONOU A GESTÃO ATUAL

Ainda em Araruama, Sérgio Ribeiro (DC), candidato a prefeito, decidiu se tornar o maior crítico da administração da prefeita Lívia de Chiquinho (REP). Muito bem articulado, Sérgio destacou as obras da nova sede da Secretaria de Educação, localizada ao lado da rodoviária, como o maior exemplo de má gestão desde o início do mandato de Lívia, segundo ele. Ribeiro sugeriu que o terreno central, reservado para a nova sede, seria o local perfeito para um mercado municipal, por exemplo. Ou seja, usar o espaço público para o povo, não para a administração. O candidato também fez um apelo comovente em nome da saúde pública, mencionando a UPA com mais de 12 anos de operação sem reformas. Ele citou também a falta de ambulâncias 24 horas e relatou problemas com hospitais, como o de São Vicente.

LARGOU O VERBO

Em Cabo Frio, a prefeita Magdala Furtado (PV), candidata à reeleição, divulgou vídeo de campanha bastante indignada com a fala do senador Flávio Bolsonaro (PL), que na última sexta (30) disse que “a União tem muito dinheiro e um senador pode trazer muitos recursos, só que eu não tenho confiança em tirar dinheiro de Brasília e colocar na mão dessa prefeita”, como mostramos aqui na coluna. No vídeo, Magdala, com ar sério, primeiro pergunta se o senador teria a mesma postura se ela fosse homem. Em seguida, afirma que não se curva a ataques machistas. E não parou por aí. “Nunca fui investigada por prática de rachadinha, funcionário fantasma e nem de desvio de dinheiro da Faetec, Uerj e Ceperj”. A prefeita ficou irada, dá pra perceber no olhar. Falando em campanha, nesta quarta-feira (4) Magdala fez caminhada em Tamoios, no Porto do Carro, gravações pra TV, reuniões com lideranças e finaliza a agenda no Cajueiro, agora à noite.

PLANO DE GOVERNO

Já candidato a prefeito de Cabo Frio, Serginho (PL), largou na frente e encaminhou seu plano de governo para a imprensa nesta quarta-feira (4). Até agora, ele foi o único a enviar o material, poupando tempo de ter que procurar. O documento, que apresenta as principais propostas, foi elaborado em parceria com sua coordenação de campanha e uma câmara técnica que reuniu especialistas de cada área. Como ponto de partida o plano adotou como pilares os eixos: bem-estar e desenvolvimento social; cidade segura e protegida; gestão ambiental integrada; modernização e desenvolvimento urbano; gestão pública eficiente e inovadora; e sustentabilidade e crescimento econômico. O que chamou atenção, foi a aposta na inovação e na eficiência na gestão pública. Serginho promete desburocratizar a prestação de serviços. Afinal, como bem sabemos, tempo é dinheiro. Ainda sobre campanha, Serginho fez corpo a corpo no Cajueiro, na tarde desta quarta (4) – imagem. Para esta quinta (5), a atividade será na Boca do Mato.

PT NÃO TOMA CONHECIMENTO DE MAGDALA

Continuando em terras cabo-frienses, o Partido dos Trabalhadores definitivamente não tomou conhecimento de que Magdala – da federação PV-PT-PC do B – os representa na corrida eleitoral que se avizinha. A gente já divulgou aqui que o próprio presidente do diretório municipal, Ricardo Cardoso, de pronto mostrou que iria apoiar Rafael, inclusive um manifesto foi assinado dizendo que “as instâncias superiores do partido não refletiam a vontade da militância local”. No entanto, tem político de instância superior, do PT, apoiando Rafael Peçanha. Nesta quarta (4), o deputado federal Reimont, que também é professor como o candidato cabo-friense e igualmente combativo, disse que Rafael é a melhor opção.

COM GLAUBER

Já o candidato Vinícius Seguraço (UP), que tem feito campanha com muita conversa e distribuição de panfletos em locais mais populares de Cabo Frio, deu uma pausa pra participar do ato em defesa do mandato do deputado federal Glauber Braga (PSOL), no Rio. Glauber acusa o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), de articular a cassação de seu mandato. Glauber enfrenta um processo por quebra de decoro no Conselho de Ética.

ONDA LARANJA

O candidato do NOVO, Fernando Luiz tem participado de reuniões com candidatos à vereanças e também de adesivaços no comitê, que fica na área central da cidade. Para o próximo sábado (7), ele está convocando seus apoiadores a participarem de uma “onda laranja” (a cor do partido), numa caminhada a partir das 9h30, com concentração na Praia do Forte. “Vamos transformar toda nossa indignação em ação”, disse ele em vídeo.

MAIS DUAS PESQUISAS

Em Armação dos Búzios, a gente disse aqui que tem pesquisa à vista, sob responsabilidade da empresa Prefab Future Publicidade e Pesquisas Ltda (contratada pela OK TV Cabo Frio), cujo aviso foi publicado no TSE, na tarde desta terça-feira (3). Mas na mesma terça, à noite, saiu aviso de novo levantamento, que será realizado pela Ágora Pesquisa, a pedido do jornal O DIA. Com isso, é provável que as duas saiam no mesmo dia. Fazendo um parênteses, já tinha gente questionando o porquê da Prefab ter sido contratada, visto que a empresa foi contratada por uma TV de Cabo Frio e supostamente iria crescer as intenções de votos de Rafael Aguiar (PL), que no último levantamento aparece muito abaixo do atual prefeito, Alexandre Martins (REP). Fato é que a movimentação é intensa na península. Cabe destacar que as duas outras pesquisas anteriores registradas e publicadas na cidade mostraram Alexandre com 56% na estimulada, contra 22% de Rafael e 3% de Gladys Nunes (PSD). O resultado da sondagem anterior feita era muito parecido. Então, será que teremos alguma mudança ou tudo permanecerá na mesma?

CORPO A CORPO

Falando em Rafael Aguiar, nesta quarta ele e seu vice, Leandro de Búzios (MDB), fizeram um corpo a corpo em Geribá, na tarde desta quarta (4). Quem estava junto era o Robinho do Salão (DC), ex-secretário e candidato a vereador. Falando em Rafael e Leandro, recebemos denúncias de que tinha uma turma meio brava porque eles não teriam cumprido pagamento de cabos eleitorais e ainda tinham recebido uma transmissão em áudio dizendo que deveriam ficar em casa hoje. Não conseguimos confirmar essa denúncia até o fechamento da coluna.

NOS BAIRROS

Além do expediente na administração municipal, Alexandre Martins dedicou boa parte desta quarta-feira (4) a caminhar nos bairros de Brava, Tucuns e Geribá, além de reunião em Cem Braças, no fim desta tarde. Mas a expectativa mesmo é pelo sábado (7), quando terá caminhada. A “onda amarela” fará concentração a partir das 9h, em José Gonçalves.

REUNIÃO NO DIRETÓRIO

Em Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL), candidato à reeleição, esteve nesta terça-feira (3) em diversas reuniões. Que agenda é essa, hein, galo? Para iniciar a noite de encontros, ele participou de mais uma reunião no diretório do partido, junto com seu vice, Diego Silveira (MDB), e o candidato a vereador Bismarque Gomes (MDB). O objetivo foi apresentar as propostas do plano de governo aos moradores. E não parou por aí! Esteve em outro encontro com os eleitores e a candidata a vereadora Carla Kakau (MDB). Durante a semana, Marcelo anda assim, se dividido entre a Prefeitura e as reuniões.

FAKE NEWS É CRIME

Ainda em Arraial, nesta quarta-feira (4), a juíza eleitoral Cristiane Brandão acolheu o parecer do MPE e reconheceu que Ana Paula de Brito, irmã do ex-prefeito Andinho Brito (União) praticou fake news ao disseminar, em rede social que postou propaganda eleitoral negativa em desfavor do atual prefeito, Marcelo Magno, cuja coligação fez a queixa ao Ministério Público Eleitoral. No post, ela questionou a elegibilidade de Marcelo, que inclusive já teve o registro de candidatura deferido. Sendo assim, teve que remover as postagens, sob pena de multa de R$ 5 mil.

PASTEL NO CORPO A CORPO

Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL), candidato à reeleição continua ativo em diversas reuniões com candidatos a vereador. Nesta terça-feira (3), ele participou de um encontro com Célia Regina (PL), irmã do padre Zito, no bairro São João. Logo depois, para fechar a noite, Pastel e seu vice, Júlio Queiroz (União), participaram de uma reunião com Aguinaldo Sodré (PP). A agenda do candidato está apertada. Ele também realizou uma atividade nesta quarta (4), que incluiu um corpo a corpo nos bairros São João e Vinhateiro, passando pelo Jardim Primavera. Houve até carro de som e entrega de adesivos e panfletos.

QUESTIONOU PESQUISA

Ainda sobre São Pedro, o candidato a prefeito Cláudio Chumbinho (REP), durante as caminhadas pelos bairros, questionou as pesquisas que foram divulgadas na semana passada: “Não adianta jogarem pesquisas falsas. A pesquisa está aqui. Olha o povo na rua.” Já se imaginava que Chumbinho não iria aceitar o resultado, ainda mais porque mostra Pastel disparado na frente. Então, fica novamente a dica de que o remédio para uma pesquisa que não se gosta é registrar outra, confrontando os dados, e não ir para as esquinas ou para as redes sociais desqualificar o levantamento.

APOIO DO DEPUTADO

Em Iguaba Grande, o candidato a prefeito Fabinho Costa (CID) recebeu nesta quarta-feira (4) o deputado federal Bandeira de Mello (PSB), ex-presidente do Flamengo, time do coração do prefeito Vantoil Martins (CID). Bandeira foi até a cidade para oferecer apoio a Fabinho. O candidato agradeceu o apoio e falou sobre as emendas parlamentares que ajudaram Vantoil na realização de diversas obras. Quem também esteve presente foi o candidato a vereador Allefe Martins (CID). Até as eleições, Fabinho contará com mais apoio de senadores e deputados, o que será um ponto-chave para fortalecer sua campanha. Enquanto isso, sua agenda continua a todo vapor, com uma reunião de liderança no bairro Canellas City e, nesta quinta (5), a inauguração do comitê do candidato à reeleição ao cargo de vereador Marcelo Durão (PL).

NOITE DE ENCONTROS

Já em Saquarema, a candidata a prefeita Lucimar da Educação (PL), junto com a sua vice, Dra. Raquel (União), participou de mais uma reunião política nesta terça-feira (3). Desta vez, foi o lançamento da candidatura à vereadora da Dra. Renata (PP). Quem também estava presente foi a prefeita Manoela Peres (PL), o deputado estadual Pedro Ricardo (PP) e o presidente municipal do PL e ex-secretário de Educação, Antonio Peres. O evento estava lotado. Mas o que o povo quer mesmo saber é o resultado da pesquisa. Até a oposição também está interessada, já que Lucimar tem sido bem avaliada pela opinião pública. Aliás, nos próximos dias deve sair alguma.

CAMINHADA EM BACAXÁ

Por outro lado, o candidato a prefeito, Paulo Melo (MDB), também está focado na campanha e nesta quarta-feira (4) esteve junto com sua vice, Nurimar do Comércio (MDB), numa caminhada no centro de Bacaxá. Para aproveitar o ritmo, Paulo divulgou mais uma proposta para o plano de governo. Entre elas, está a construção de 1.800 casas populares. Segundo ele, serão 60 vilas em locais diferentes do município, com 30 unidades habitacionais em cada uma, para atender famílias com renda per capita mensal de até três salários mínimos. Paulo tenta de todas as maneiras criticar a base do governo para ganhar alguma vantagem.

O SUPER PREFEITO

Em Maricá, depois de um longo dia em que o prefeito Fabiano Horta (PT) se desdobrou em reuniões e comícios nesta terça-feira (3), ainda encontrou ânimo para uma sessão de malhação. E, claro, estava lá, com a camisa do Botafogo, sua verdadeira paixão. Com seus cinquenta anos, o cara ainda enfrenta o tranco em plena forma. Entre os desafios de gerir a cidade e apoiar seus candidatos favoritos, Washington Quaquá (PT) e o vice Joãozinho Maurício (PT), ele ainda consegue tempo para o treino. Afinal, até um super-prefeito como ele precisa de uma pausa para manter o físico – ou seria para manter o ritmo do turbo político? Esse é o Fabiano Horta: trabalhando, apoiando e ainda se exercitando para manter o corpo e a política em movimento.

Redação
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo