23/12/2024 — 09:50
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (4)

Marcelo Magno anuncia novo secretário de Educação; Alexandre Martins troca titular do Turismo; Chapéu Panamá de Bonifácio é destaque em rede nacional; Vantoil Martins recebe equipe de obras de macrodrenagem; Lívia de Chiquinho choca ao mostrar cordialidade na internet; A 'nova' composição da Mesa Diretora do Parlamento aldeense; Secretaria recém-criada causa polêmica em Saquarema... E muito mais!

Compartilhe

NOVO SECRETÁRIO DO CABO

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (4) começa com o novo secretário de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia de Arraial do Cabo. De acordo com o prefeito, Marcelo Magno (PL), o escolhido foi Bernardo Alcântara que, até então, era chefe de Gabinete de MM. Vários são os predicados do novo secretário. Homem ainda mais alta confiança de Marcelo, Bernardo é engenheiro, auditor fiscal concursado e ainda professor de Educação Física. É uma espécie de coringa do prefeito, convocado a cada mudança na gestão atual. O chefe do Executivo considerou importante escolher Bernardo já que ele também tem passagens pelo magistério e existe todo uma questão dos sindicatos de que o titular da secretaria de Educação deva ser um professor/educador. Nada mais justo, diga-se de passagem. Vale ressaltar, inclusive, a ostentação do prefeito de poder contar com um profissional polivalente desses à disposição. Quem vai substituir Bernardo Alcântara na chefia de Gabinete é o então assessor dele, Ramon Loureiro Plácido.

CLIMA COM A EX

A coluna aproveitou para questionar ao prefeito Marcelo Magno sobre a saída da até então secretária de Educação, Isalira Gomes. O chefe do Executivo fez questão de afirmar que, ao contrário do que dizem os opositores, que tentam empregar desgaste ao governo por conta da troca, está tudo bem com relação a Isalira. Os dois continuam amigos e não há ressentimentos. Houve apenas uma troca comum, mas a admiração entre os dois segue mútua. A própria secretária havia afirmado à coluna na terça (3) que não havia qualquer briga entre ela e o governo. Vida que segue.

MUDANÇA NO PRIMEIRO ESCALÃO

Em Armação dos Búzios tem mudança à vista no primeiro escalão. A secretaria municipal de Turismo, até então representada por Maycon Siqueira – que acompanhou a solenidade de inauguração da sede própria da pasta, nesta terça (3) -, passará a ser comandada pelo vereador Gugu de Nair (União). Assim que terminar o recesso parlamentar, em fevereiro, Gugu assume a pasta e o suplente de vereador, Cristiano Marques, do Convention & Visitors Bureau, assume vaga na Câmara. A informação foi confirmada à coluna pelo próprio prefeito Alexandre Martins (REP). Logo que soltamos a novidade nas redes sociais do Portal, os comentários davam conta de que Marques – chamado de ‘Tutu’ pelos amigos mais próximos – sempre sonhou com uma cadeira no parlamento buziano. Tutu, que é muito querido na península, principalmente no trade turístico, está feliz com essa possibilidade, um sonho antigo que ele nutria desde a época de Mirinho Braga, mas que virou realidade pelas mãos de Alexandre.

NOVO DECRETO

Continuando pela península mais badalada do Brasil, o prefeito Alexandre Martins (REP) baixou um decreto que regulamenta a autorização para a realização de eventos na cidade. A partir de agora está proibida a cobrança de ingresso em imóvel residencial. Além disso, para que um evento seja autorizado, os organizadores terão que comprovar a disponibilização de estacionamento para um mínimo de um terço de vagas em relação ao número de pessoas que participarão da festa, “incluindo pagantes, não pagantes, trabalhadores, empregados e organizadores”.

RECLAMOU À BEÇA

Ainda sobre Búzios, teve vereador que reclamou à beça quanto às escolhas dos membros das comissões permanentes da Câmara após a eleição da nova mesa diretora. Raphael Braga (DEM) se vitimizou e soltou um vídeo dizendo que estão querendo calar a voz dele. A coluna conversou com o líder do governo no legislativo municipal, Victor Santos (REP) o qual, ao lado de seus pares – vereadores Josué Pereira (PRTB), o presidente da Casa, Rafael Aguiar (REP), e Niltinho de Beloca (PROS) – explicou que não tem nada de pessoal nessa questão. Segundo Victor, a maioria dos edis optou por seguir a indicação de Dida Gabarito (PRTB). “E acho que os vereadores foram bem coerentes”, acrescentou o líder do governo.

CHAPÉU PANAMÁ EM REDE NACIONAL

Conforme você viu na coluna na Boca Miúda desta terça-feira (3), o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), esteve em Brasília para a posse do ministro da Previdência, Carlos Lupi. O que chamou atenção é que o prefeito que estava na mesa ao lado de Lupi na solenidade e não abriu mão de seu sua marca registrada: o chapéu Panamá, que foi um destaque visual na TV, em rede nacional. Antes da cerimônia, como publicamos na nossa edição anterior, o prefeito se encontrou com o ministro e despachou um ofício no qual manifesta interesse de firmar convênio com o Governo Federal para zerar as filas de serviços do INSS em Cabo Frio. O prefeito havia dito à coluna que voltaria ao Rio de Janeiro logo após a posse de Lupi e estaria em Cabo Frio já nesta quarta (4).

TOUR DO SECRETÁRIO

Enquanto isso, em Cabo Frio, o secretário de Obras, Vanderson Bento, permanece em sua rotina de andanças pelo município. Nesta terça-feira (3), o vereador licenciado esteve na Estrada dos Búzios, no Jardim Esperança. Mais uma vez, Bento mostrou serviço, mas pediu paciência aos moradores. “Temos muitos bairros e ruas ainda pra chegar, sabemos disso e peço sua compreensão para aguardar, porque vamos chegar”, escreveu.

SE REUNIU COM DELEGADA

A vereadora de Cabo Frio Alexandra Codeço (REP), se encontrou, nesta terça (3), com a titular da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM), Waleska Garcez para pedir urgência na prisão do autor do feminicídio que comoveu a Região dos Lagos esta semana. Thiago Oliveira acabou sendo detido em Casimiro de Abreu ontem mesmo. Havíamos dito na coluna anterior que nenhuma vereadora havia se pronunciado pelo assassinato de Rosilene Silva, a “Rose do Camarão”, mas aqui vai nosso destaque.

REUNIÃO ATRÁS DE REUNIÃO

O governador Cláudio Castro (PL) conduziu uma reunião, na noite desta terça-feira (3), para o planejamento estratégico anual com a presença da cúpula da secretaria de Educação, incluindo a nova titular da pasta, Patrícia Reis. O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, Dr. Serginho, também participou do encontro. A intenção foi debater metas e projetos para o novo governo. “Estamos focados em entregar os Centros Tecnológicos, que vão concentrar ensino técnico, profissionalizante e superior em polos das oito regiões do Estado. Também estamos conversando sobre escolas focadas na vocação de cada região”, disse Serginho. O governador também reuniu os titulares das pastas relacionadas à Segurança Pública para reavaliar o que já foi feito na área e planejar novos passos. Um dos planos da gestão é avaliar o estudo de um novo complexo prisional com atividades laborativas, garantindo que o privado de liberdade trabalhe na unidade prisional, promovendo a reintegração social. Na pauta, também estavam o reforço no combate ao comércio ilegal de metais e o projeto de uma nova prisão de segurança máxima.

PRESIDENTE DO PT

O PT de Cabo Frio voltou a ser presidido por Ricardo Cardoso no mês passado. O diretório o escolheu por unanimidade. Os próximos passos da sigla devem ser discutidos neste sábado (7), às 16h, em uma reunião extraordinária do diretório. Com a eleição de Lula (PT) para presidente da República, fica a curiosidade dos planejamentos da sigla também pelos interiores do país.

OBRAS DE MACRODRENAGEM

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), na manhã desta quarta-feira (4), recebeu representantes da empresa vencedora da licitação para obras de macrodrenagem do Rio Salgado, no trecho que passa pelos bairros Canellas City, Parque Tamariz e Centro. A obra é uma parceria com o Governo do Estado, por meio da secretaria do Ambiente e Sustentabilidade e deve reduzir a possibilidade de enchentes no local. O prefeito agradeceu ao governador Cláudio Castro (PL) e ao vice-governador, que era secretário de Ambiente na época da parceria, Thiago Pampolha (UNIÃO).

NÃO ERA PARA SER SEMPRE ASSIM?

A visita do ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho (UNIÃO) à Araruama nos últimos dias provocou reações longe de usuais da prefeita Lívia de Chiquinho (PP): respeito e cordialidade. É que a chefe do Executivo municipal, que parece só abrir as redes sociais para distribuir patadas a torto e a direito, não poupando sequer a Polícia Militar e o Ministério Público, foi incrivelmente educada, chegando até a convidar Garotinho e a esposa dele, a também ex-governadora Rosinha, para a inauguração da orla Oscar Niemeyer, em agosto. A obra, que foi uma das principais anunciadas durante o período de campanha à reeleição de Lívia em 2020, deve ter mais de 11 mil metros de orla urbanizada, sendo a segunda maior do Estado do Rio de Janeiro, de acordo com a própria prefeita.

RECONDUÇÃO DE DENÍLSON

No clima das posses das mesas diretoras das câmaras de toda a Região dos Lagos, a coluna Boca Miúda entrou em contato para saber sobre o legislativo de São Pedro da Aldeia. A mesa da Casa para o biênio 2023/2024 foi escolhida pelos parlamentares no primeiro semestre de 2022 e garantiu a continuidade da presidência do vereador Denilson Guimarães (SDD). Franklin da Escolinha (CID) também assegurou mais dois anos como vice-presidente da Casa, assim como Jean Pierre (PODE), que seguirá como primeiro secretário. A única troca na mesa diretora será de Mislene de André (SDD), que substitui Márcio Soares (PDT) como segunda secretária do Parlamento aldeense. A Câmara de São Pedro da Aldeia continua de recesso e a posse da nova mesa diretora deve ser realizada apenas no retorno das atividades, em fevereiro.

NOVA SECRETARIA

A ex-presidente da Câmara de Saquarema Adriana de Vander (UNIÃO) se licenciou da vereança para assumir, nesta quarta-feira (4), a recém-criada secretaria dos Direitos dos Animais. A posse foi nesta manhã, no gabinete da prefeita saquaremense, Manoela Peres (UNIÃO). O ex-vereador Marcel Chagas (UNIÃO) era suplente de Adriana e assume a vaga na Câmara. Saquarema é o primeiro município da Região dos Lagos a criar uma pasta para cuidar da questão animal. No entanto, a oposição criticou a escolha do governo, dizendo que Adriana “não entende nada de animal, quiçá dos direitos dos bichinhos”. A conferir…

‘QUEM NÃO SABE PERDER NÃO MERECE GANHAR’

Os recentes capítulos da política nacional têm sido bizarros no quesito transmissão de cargo. No último domingo (1º), quando Bolsonaro (PL) se recusou a passar a faixa para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e essa tem sido a tônica, também, com relação aos ministros. Somente três deles fizeram a transmissão do cargo, a maioria não tem comparecido para cumprir a função a qual lhes cabe num processo democrático. Mas se ilude quem pensa que essa recusa na transmissão de cargo é de exclusividade do Jair Bolsonaro ou de quem é da extrema direita. Um caso muito conhecido na Região dos Lagos. Foi em Armação dos Búzios, em 2013, envolvendo os ex-prefeitos Mirinho Braga (PDT) e André Granado. Na época, Mirinho perdeu a reeleição para Granado, o que foi uma surpresa. Mas o que causou mais surpresa ainda foi que no dia da transmissão do cargo o Mirinho se recusou a cumprir o protocolo. Coube ao então vice-prefeito, Alexandre Martins, fazer esse papel. Quando ele chegou à Câmara, local da transmissão do cargo, havia cerca de 2 mil pessoas aguardando, entusiasticamente pelo momento. As pessoas estranharam quando o vice-prefeito Alexandre chegou. Na fala dele, disse o seguinte: “quem não sabe perder não merece ganhar”. Ainda na ocasião, Alexandre agradeceu o fato de ter sido trabalhador da Prefeitura por oito anos e que ele tinha o dever de cumprir o papel que cabe a um democrata. Foi aplaudido, agradeceu e foi embora. Quem diria, hein, que Mirinho Braga e o PDT seriam os precursores do modus operandi de Bolsonaro.

TONHO DA LUA DO PLANALTO

Vivendo em uma realidade paralela após seu primeiro revés eleitoral, o ex-presidente da República, Tonho da Lua do Planalto (PL), segue devaneando nas redes sociais como se ainda fosse o mandatário do executivo Federal. Com forte resistência a reconhecer a derrota, o capitão da reserva inominável não mudou a bio de seu perfil no Twitter e continua publicando feitos de seu governo diretamente dos Estados Unidos, para onde fugiu poucos dias antes da posse do presidente do Brasil, Lula (PT). Para os amantes saudosistas de Mulheres de Areia, a novela de Ruth e Raquel, a performance deste ator político tem deixado até mesmo Marcos Frota comendo poeira.

Redação
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo