18/01/2025 — 16:07
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (31)

Andinho aposta em elegibilidade e convoca pra convenção; Rede marca convenção de Rafael Peçanha e Magdala Furtado ora com pastores; Rafael Aguiar e Leandro de Búzios em Brasília; Fábio do Pastel na reunião do ex-chefe de Gabinete; Penha Bernardes faz convenção esta noite; Vantoil Martins paga servidor e beneficiário da moeda social; Ministro conhece políticas de Maricá; Paulo Melo vai a debate que não acontece... E muito mais!

Compartilhe

“NÃO AFETA EM NADA”… SERÁ?

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (31) começa por Arraial do Cabo. É que está cada vez mais difícil para o ex-prefeito, Andinho Brito (União) continuar na disputa eleitoral. Isto porque, no fim de março, antes de se aposentar, a juíza do município, Juliana Goncalves Figueira, o condenou por improbidade administrativa. Mesmo com essa condenação, ele manteve a pré-candidatura a prefeito e está chamando eleitores para a convenção partidária – “Andinho + Ton” -, em parceria com Ton Porto (PDT), que acontece na sexta-feira (2), às 18h, no Tupy Esporte Clube. A suspeita, é que por fim, Ton assuma a candidatura pela chapa e Andinho siga com o apoio. Em resposta à coluna, o ex-prefeito afirmou que não há impedimento algum, visto que a LC 64/1990 só estabelece inelegibilidade para condenados à pena de suspensão de direitos políticos por atos dolosos de improbidade administrativa com enriquecimento ilícito e dano ao erário. E que esse não é o caso dele, pois segundo o mesmo, a condenação estabeleceu apenas multa civil, não a suspensão de direitos políticos. “Além disso, houve irregularidades no processo e tenho convicção que anularemos essa sentença, mas sem pressa, pois isso não afeta em nada na esfera eleitoral”, completou.

CONVOCOU PRA CONVENÇÃO

A propósito, quem também está convocando para a convenção de sexta (2) é Marquinhos de Nicomedes (PV), preso durante a operação “A Toque de Caixa”, deflagrada em junho deste ano, que desmantelou o esquema criminoso em Arraial. Mesmo preso pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção, desvio de recursos públicos, crimes da lei de licitações e falsidade ideológica, ele está chamando os eleitores para o evento como pré-candidato a vereador. Marquinhos solicitou habeas corpus para participar do evento, na intenção de levar o grupo político dele para fazer aquela chegada estrondosa como de costume. No entanto, no dia 8 de julho, o STJ manteve a prisão preventiva do acusado e negou o pedido. Com isso, ele vai continuar preso até o julgamento.

SEGUE A POLÊMICA

Em Cabo Frio, segue a polêmica sobre a especulação de que a prefeita Magdala Furtado (PV) puxou para si o partido Rede Sustentabilidade – do pré-candidato Rafael Peçanha – notícia que balançou a cidade nesta terça-feira (30). Os comentários apontavam o porta-voz municipal da Rede, Walter Costa, como o “negociador” do partido para Magdala. Apesar dos rumores, conversamos com Walter que negou veementemente que esteja articulando ou que tenha recebido dinheiro para garantir que a sigla apoie a prefeita cabo-friense. Inclusive no último domingo (28), rolou um papo de um membro do grupo da executiva municipal da Rede dizendo que sexta-feira (2) haveria uma “surpresa”. Falamos com a fonte que informou sobre essa “negociação” em dinheiro, mas não quis comentar para não entrar em polêmica. Já Walter explicou que Rafael não estaria agradando a executiva estadual: “O desempenho político e da pré-campanha dele está abaixo do imaginado”, disse, acrescentando que “existe uma insatisfação por que a Rede não pretendia lançar candidaturas majoritárias”. Pelo sim, pelo não, o pessoal de Rafael pulou na frente e definiu que a convenção será no sábado (3), às 13h, no São Cristóvão Futebol Clube. Rafael, até agora, não se manifestou.

ORAÇÃO NUNCA É DEMAIS

Falando em Magdala, a prefeita está na contagem regressiva para a convenção que irá confirmar seu nome como candidata à reeleição, nesta quinta-feira (1º). O evento acontece na Associação Atlética Cabofriense, a partir das 17h30. Enquanto isso, tem se dividido entre prefeitura e pré-campanha, participando de várias reuniões, como a desta foto, onde ela recebe as bênçãos de pastores de Tamoios, com os quais se encontrou na segunda-feira (29). Será que está pedindo a Deus orientação para a escolha de seu vice? Porque está um mistério total.

LINDBERGH NA REGIÃO DOS LAGOS

Continuando sobre a corrida eleitoral da prefeita cabo-friense, quem esteve em Cabo Frio nesta terça-feira (30) foi o deputado federal Lindbergh Farias (PT), uma das peças principais no processo de mudança de partido de Magdala. Acompanhado da deputada estadual Elika Takimoto (PT), eles fizeram um encontro com pré-candidatos à vereança da Região dos Lagos, não só do município cabo-friense. Um detalhe interessante desse episódio foi que durante a reunião, o ex-prefeito e pré-candidato ao cargo, Marquinho Mendes (MDB) ligou sem parar para Lindbergh. Tentamos descobrir o teor da conversa e, segundo soubemos por nossas fontes, MM ainda nutre esperança de que o deputado petista consiga convencer Magdala de desistir da candidatura.

“SE QUISEREM ME GANHAR, VAI TER QUE SER NO VOTO”

Falando em Marquinho Mendes, ele entrou em contato conosco, na noite desta terça (30), pra se posicionar sobre a rejeição dos embargos de declaração pelo TCU e com isso, ficaria inapto a concorrer nas eleições. Por telefone, disse que está tranquilo e acostumado com isso. Explicou que, na verdade, os advogados dele vão entrar com pedido de reconsideração do processo, o que anularia automaticamente a condenação dele e o manteria elegível pra outubro. “Se quiserem me ganhar, vai ter que ser no voto. Na sacanagem política, não vai levar”, disparou Marquinho, com indireta aos adversários. Já com relação a Magdala, ele disse que sentou várias vezes pra conversar com ela e que realmente a ofereceu ser candidata a deputada estadual do grupo. No entanto, segundo ele, em momento nenhum teve proposta de indicar sua esposa, Kamylla Mendes (MDB), para ser vice de Magdala. “Isso nunca fez parte da conversa”, acrescentou.

COM CACHORROS E SEM BANHEIRO

O colunista de O GLOBO, Ancelmo Gois, divulgou matéria em sua coluna dizendo que a Bandeira Azul do Peró está ameaçada porque a Prefeitura liberou a entrada de cães em todas as praias da cidade. No entanto, restringir a presença dos cachorros no local é um dos 34 critérios para manter o certificado internacional. Ok, mas é bom ressaltar aqui que a Praia do Peró é a única Bandeira Azul onde não há banheiro, então a pergunta que se faz é: onde o banhista faz xixi e o “número 2”? Entre as opções, pode usar o sanitário de um quiosque, mediante pagamento; passar a conversa no dono de quiosque para ele liberar o banheiro; ou fazer no banheiro do hotel ou casa em que esteja hospedado, desde que seja ali perto, né? Em caso de emergência, a alternativa é usar o mar mesmo, pelo menos pra fazer xixi, como o fazem a maioria das pessoas. Pelo menos o xixi. Agora, quanto ao “número 2”, fica por conta da sua imaginação.

BUSCANDO APOIO

O pré-candidato a prefeito de Búzios, Rafael Aguiar (PL), e seu pré-candidato a vice, Leandro de Búzios (MDB), estão em Brasília, nesta quarta-feira (31), no desafio de conseguir um vídeo com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Quem está ajudando nessa empreitada é o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto, e o presidente estadual da legenda, deputado federal Altineu Côrtes. Será que eles vão conseguir? Porque a ideia deve ser a de não deixar que ele se aproxime de Alexandre Martins. Até o fechamento desta edição, o vídeo ainda não tinha acontecido ou, pelo menos, divulgado. A ver.

DE OLHO NA JUVENTUDE

Ainda em Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) teve dois encontros importantes, nesta terça (30), sendo o primeiro com ambulantes, na praia de João Fernandes. Na ocasião, já deixou claro que não vai emitir mais licenças para o verão e que a fiscalização vai ser rígida. “Vamos manter como está, se botar mais gente, vai virar bagunça”, disse, completando que também não vai negociar pra ganhar eleição. À noite, reuniu-se com a juventude buziana, uma parte importante do eleitorado e que, segundo pesquisas recentes, é um público que está muito solto. Então, é uma fatia importante para o resultado nas urnas e que está sendo alvo de esforço de ambos os candidatos, que têm feito estratégias de marketing para atrair essa parcela dos eleitores.

PRESTIGIANDO O EX-CHEFE DE GABINETE

Em uma semana pra lá de movimenta, o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), não economizou tempo, nesta terça-feira (30), nas reuniões e apertos de mão. Começou pelo encontro no bairro Colina com Aguinaldo Sodré (PL), candidato a vereador. Sem parar, Pastel encerrou a noite no bairro Balneário, quando discutiu ideias com Moisés Batista (SDD), amigo, ex-chefe de gabinete e candidato a vereador. Ufa! Que correria danada. Toda atenção é pouca nesse momento. Sendo assim, Fábio ando com um olho no padre e outro na missa, afinal de contas outubro é virando a esquina.

PROJETO DE LEI

Ainda sobre São Pedro, nesta terça-feira (30), o vereador Jean Pierre (PP) abordou a flexibilização da jornada de trabalho para servidores com dependentes com deficiência na Câmara Municipal. Após ouvir mães e cônjuges se queixando sobre a dificuldade de se dividir entre o trabalho e as maratonas de cuidados, decidiu que a melhor solução era fazer o que qualquer bom legislador faria: criar uma nova lei. Após pesquisar legislações federais e estaduais, Jean apresentou um projeto de lei que propõe uma redução de carga horária para esses servidores, variando de 30% a 50%. O projeto foi apresentado à Câmara e está em fase de análise pelas comissões, com a expectativa de votação e implementação após o retorno das sessões parlamentares. Boa iniciativa do vereador.

CONVENÇÃO DE PENHA

A convenção partidária para formalizar a candidatura de Penha Bernardes (PL) à prefeitura está ocorrendo na noite desta quarta-feira (31), quando será anunciada a escolha do vice na chapa. Além do PL, Penha conta com o apoio de diversos partidos na coligação, incluindo União Brasil, PDT, Solidariedade, Progressistas, PSD, Avante e PMN. Presentes no evento estão diversos políticos, entre eles a prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL), o ex-prefeito André Mônica (PDT), os vereadores Oliveira da Guarda (União) e Elói Ramalho (SDD). Também haviam confirmado presença os deputados federais Altineu Côrtes (PL), Soraya Santos (PL) e Sóstenes Cavalcante (PL), além dos deputados estaduais Alan Lopes (PL), Márcio Gualberto (PL) e Pedro Ricardo (PP). O evento está sendo realizado no diretório municipal do PL, no Centro.

MOMENTO CONSTRANGEDOR

Um vídeo que tem circulado amplamente nas redes sociais nesta quarta-feira (31) mostra um momento constrangedor para a candidata a prefeita de Araruama, Daniela de Lívia de Chiquinho (MDB). Durante uma reunião de apoio, a candidata ficou visivelmente perdida ao ser confrontada por uma enfermeira concursada sobre questões salariais da categoria. A enfermeira, em seu discurso, destacou a falta de aumento e subsídio para os profissionais de enfermagem nos últimos cinco anos. Ela relatou que, durante o governo da prefeita Lívia de Chiquinho (REP), não houve progresso nas negociações sobre o salário da categoria, que enfrentou três meses de conversas infrutíferas. O vídeo mostra Daniela sem conseguir articular uma resposta convincente, demonstrando um desconforto evidente e falta de preparo para lidar com a situação.

TÁ NA CONTA

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID), juntamente com o secretário de Educação, Cássio Rodrigues, informou nesta quarta-feira (31) que o pagamento dos servidores públicos municipais já foi efetuado e está disponível nas respectivas contas. Boa notícia! Vantoil, como sempre, demonstra pontualidade na administração. Outra novidade é que a moeda social Caboclinho também já está disponível nas contas dos beneficiários. A iniciativa da moeda tem sido um importante instrumento para o fortalecimento da economia local, proporcionando mais poder de compra para as famílias e incentivando o comércio local. Vantoil alertou os comerciantes para que se preparem com preços competitivos. Com os pagamentos dos servidores, a moeda está circulando mais intensamente, resultando em um aumento significativo no poder de compra dos cidadãos.

MORAL COM O MINISTRO

Em Maricá, o prefeito Fabiano Horta (PT) recebeu nesta quarta-feira (31) o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira. Durante a passagem pela cidade, o ministro assinou o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que visa promover a agricultura familiar através de ações em ciência, tecnologia e diagnósticos. Conheceu os programas do executivo e ficou encantado com a “Farmácia Viva”, que visa ampliar o fornecimento de medicamentos naturais. “Essas políticas públicas devem ser replicadas em todo país”, destacou. Horta e Paulo ainda tomaram um suquinho de laranja com biscoitos para conversar sobre vários projetos da cidade. Paulo Teixeira tem o desafio de fazer um programa nacional de alimentação escolar com mais desses exemplos e recorreu a Maricá como inspiração, ainda mais que a cidade tem um prefeito que carrega “horta” no sobrenome. Foi ao lugar certo. “Quem quer ser prefeito no Brasil venha conhecer essa experiência em Maricá”, disse ele. Tá com moral, hein Fabiano Horta?

O DEBATE QUE NÃO ACONTECEU

O candidato a prefeito de Saquarema, Paulo Melo (MDB), foi o único entre os três concorrentes a comparecer a um debate pré-eleitoral, nesta terça-feira (30), promovido por um veículo de comunicação da cidade. A candidata Lucimar Vidal (PL) já era esperado que não compareceria e nem faria nenhum comentário ou justificativa sobre sua ausência. Até porque iria ter que ficar frente a frente com Paulo para falar das propostas de governo ou até mesmo se desgastar falando em relação às denúncias feitas pela TV Globo no início do ano sobre o programa “Conexão do Futuro”, que encerrou suas atividades no final do mês de junho. Com certeza Paulo iria martelar nesse assunto. E o pré-candidato a prefeito, Rômulo Gomes (Novo)? Nessa história, sobrou até para ele devido à ausência no debate.

PENSOU QUE ERA FAKE NEWS

Falando em Rômulo Gomes, ele disse em suas redes sociais, nesta quarta-feira (31), que pensou que o debate era uma fake news. Que coisa, hein? O pré-candidato não sabia se o debate aconteceria, pois não foi oficialmente convidado, o que impediu a verificação de sua agenda para comparecer ao evento. No entanto, ele prometeu que estará presente em futuras discussões e pediu que outros veículos de comunicação da cidade promovam um debate. Agora, resta saber se Lucimar participará de outros debates ou vai permanecer na dela, fortalecendo a sua campanha até as eleições de outubro.

Redação
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo