InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (31)

Marcelo Magno na abertura de evento de vela e Andinho notificado pela Câmara; Vantoil e os treinamentos para Central de Monitoramento; Alexandre Martins se reúne com associação de cruzeiros; O único vereador em audiência pública de Cabo Frio; A repercussão positiva de inauguração em São Pedro da Aldeia; Fabiano Horta e o Congresso de Hidrogênio; Manoela Peres participa de projeto Criança Cidadã; Farra do Minha Casa, Minha Vida de Araruama na InterTV... E muito mais!

ABERTURA DA COPA DE VELA

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (31) começa por Arraial do Cabo, que sedia etapa da 2ª edição da Copa Brasil de Vela de Praia. As regatas serão disputadas até o dia de 4 de junho. A cerimônia de abertura do evento, nesta manhã, teve toda a pompa e circunstância, na Praia dos Anjos. Estiveram presentes o prefeito Marcelo Magno (PL), o secretário de Turismo, Júnior Chuchu; o subsecretário de Esportes, Eduardo Garcia; o diretor de Eventos, Max Magalhães, vereadores Ayron Freixo (REP) e professor Tayron, o presidente da Funtec, Maycon Victorino, além de representantes da CBVela e outras autoridades do município, como o capitão de Mar e Guerra Vicente Barroso Junior, vice-diretor do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM). O prefeito estava focado nos últimos dias no preparo final desse evento. Ficou de perto, acompanhando tudo. Inclusive, aquele problema das placas de óleo não atrapalhou em nada o planejamento. Mais de 40 embarcações participam das disputas, que reúne atletas de ponta da modalidade nacional. Algumas categorias valem até vaga no Pan-americano, que será realizado no Chile em outubro. O evento está trazendo um incremento turístico para a cidade, com atletas e amantes do esporte, sem dúvida, um público diferenciado.

NOTIFICADO PELA CÂMARA

Continuando em Arraial, finalmente o ex-prefeito Andinho Brito recebeu e assinou a notificação de que as contas dele (2013 e 2015) vão entrar na pauta da Câmara Municipal. Ele vinha dando uma de desavisado até quando pode, mas na última sexta (26) o presidente da Casa, vereador Pedro Caju (UNIÃO) mandou três pessoas à casa do ex-prefeito o qual, ainda assim, deu a desculpa que não ia assinar sem a presença de advogados. Mas na segunda (29) não teve mais como escapar e assinou. Ele tem 15 dias para apresentar sua defesa, cujo relatório será votado pelos vereadores e pode ser aprovado ou não. E já que estamos falando em contas, nesta quinta (1º) serão votadas as contas do atual prefeito, Marcelo Magno (PL), relativas ao exercício 2021, com parecer favorável TCE. Como a base dele na Câmara é gigante, zero chances de serem reprovadas.

FÓRUM MUNICIPAL

Ainda em Arraial do Cabo, o município realizou, nesta quarta-feira (31), o Fórum Municipal Maio Furta-cor, em alusão ao mês de prevenção à saúde mental materna. Na atividade, foram abordados os temas Saúde Mental Materna e Violência Obstétrica. A ação teve o intuito de sensibilizar profissionais de diversas áreas e secretaria de Desenvolvimento Social, quanto a esta causa, visando apoiar as mães. De acordo com especialistas, em todo o mundo, cerca de 3,7 mulheres se suicidam no pós-parto, a cada 100 mil nascidos vivos. Ação também visa estimular a construção de políticas públicas voltadas para problemas relacionados à maternidade. O evento contou com presença da primeira-dama do município, Gabriela Netto, representantes do CEDIM/RJ e superintendência de Sustentabilidade Promoção da Igualdade Racial e Direitos da Mulher.

CENTRAL DE MONITORAMENTO

Enquanto isso, em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) participou, na manhã desta quarta-feira (31), do início do treinamento dos funcionários para a Central de Monitoramento da cidade. Acompanharam o treinamento o secretário de Educação e Governo, Jales Lins, o chefe de Gabinete e secretário de Segurança e Ordem Pública, Fábio Costa, o secretário Adjunto de Integração Governamental, Wallace Martins, e o subsecretário de Governo, Luiz Fernando. A Central de Monitoramento de Iguaba Grande começou a ser implantada em 2021. Naquela época, a Prefeitura já contava com 30 câmeras funcionando em fase de testes, abrangendo mais de 11 pontos do município.

OFICINA DE SINALIZAÇÃO

Por falar em Iguaba, o município recebeu a 1ª oficina de sinalização para a implementação oficial da TransIguaba, uma trilha de curso mediano que fará parte do Sistema de Trilha Circular do Rio de Janeiro. A trilha é uma iniciativa da RedeTrilhas com apoio da Prefeitura de Iguaba Grande e irá conectar os principais atrativos naturais, turísticos e culturais do estado. “A ideia é formar um grande projeto de desenvolvimento do turismo ecológico nas cidades do Estado e isso combina muito com o trabalho que já estamos realizando aqui em Iguaba. Nossa cidade se destaca pelas áreas de proteção ambiental, com várias espécies da mata atlântica. Essa iniciativa é um grande ganho para colocar Iguaba em destaque em mais uma área de atuação no Estado”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Vinicius Lavalle.

NOVAS ESCALAS DE TRANSATLÂNTICOS

Em Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) participou, nesta terça (30), de uma reunião da secretaria de Turismo com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil) para avaliação da temporada 2022/2023 e uma prévia com as escalas da temporada 2023/2024. Na ocasião, foram apresentados os números de passageiros que visitaram a cidade na última temporada e a projeção futura das rotas dos navios de turismo previstas para o município na próxima temporada 2023/2024. Também foi abordada a preocupação das empresas dos navios com o meio e sustentabilidade, e relatório da Clia com práticas focadas na meta de zerar emissões de carbono até 2050 – Carbono zero, entre outros assuntos. “Nossa cidade é conhecida mundialmente e sua divulgação como destino turístico no setor de cruzeiros é de suma importância”, destacou Alexandre. Além dele e do titular do Turismo, Cristiano Marques, participaram da reunião os secretários de Segurança e Ordem Pública, Sérgio Ferreira e da Saúde, Leônidas Heringer, o presidente da Clia, Marco Ferraz, os diretores da MSC, Javier Carnevale, e da Costa, Rene Hermann, além de empresários do setor.

RC CAST COM MIGUEL PEREIRA

O RC Cast desta quinta-feira (1º) terá como convidado o vice-prefeito de Búzios, Miguel Pereira (PL). Na pauta, o projeto ‘esgoto zero’, desafio que foi proposto a ele, que também é o secretário de Obras, Saneamento e Drenagem do município, para acabar com o despejo de esgoto clandestino. O vice-prefeito buziano vai falar também sobre as obras que estão em andamento no balneário, como as de pavimentação, novos prédios, além de outros projetos. Ainda vamos conhecer um pouco da carreira de Miguel, que é uma figura muito peculiar de Búzios, é um político daquele estilo mais tradicional, ‘contador de causo’. A transmissão, ao vivo, acontece a partir das 17h e os internautas podem enviar perguntas durante o podcast, que pode ser acompanhado pelas páginas do Portal: Facebook (Portal RC24h I e II), Instagram (@rc24hnoticias) ou no Youtube (Portal RC24h Cabo Frio). Vale a pena conferir.

AUDIÊNCIA NA CÂMARA (QUASE) SEM LEGISLATIVO

Por muito pouco, o Plenário da Câmara de Cabo Frio não foi o único elemento do Poder Legislativo na Audiência Pública de prestação de contas da secretarias de Saúde e Fazenda nesta quarta-feira (31). É que o vereador Roberto Jesus (MDB) foi o único dos 17 parlamentares a comparecer aos eventos. Na ocasião, o edil questionou ao Controlador-Geral sobre a dívida consolidada que já tinha passado da casa do bilhão. Segundo o parlamentar, a Prefeitura tem uma dívida que cresceu na gestão atual e chegou a R$ 1,2 bilhão. Que situação, hein?

SÓ ACABA QUANDO O JUIZ APITA

“O jogo só acaba quando o juiz apita”. Essa velha máxima poderia sair perfeitamente da boca do vereador de Cabo Frio, Vinícius Corrêa (PP), afastado do cargo semana passada – assim como Vanderson Bento (PTB), licenciado para atuar como secretário de Obras da cidade -, depois que o TRE-RJ indeferiu o recurso de defesa da decisão, que cassava os mandatos por suposta fraude à cota de gênero dos respectivos partidos nas eleições de 2020. A coluna conversou, por telefone com Vinícius, que disse o seguinte: “Existe ainda a recontagem dos votos, a diplomação e a futura posse na Câmara. Enquanto essas três etapas não forem concluídas, ainda existe recurso em Brasília”, disse o vereador cabo-friense, que vai recorrer no TSE. Vinícius destacou que o caso da suposta fraude não procede e que a candidata abandonou a campanha, segundo ele, por problema de saúde de familiar próximo, fato que é levado em consideração pela instância superior. “Isso é ponto pacífico no TSE e é nisso que vamos nos agarrar”, completou. O resultado da totalização de votos ainda não saiu, mas, segundo especialistas em cálculos eleitorais, o responsável pela ação inicial, Átila da Ótica (Avante), e o atual secretário de Segurança Pública e Direitos Humanos de Cabo Frio, Coronel Ruy França (CID), devem assumir os mandatos. Ainda na conversa com a coluna, Vinícius disse que continua trabalhando junto ao eleitorado e que é pré-candidato para o legislativo em 2024.

Ao centro, Carla Rocha das Chagas, representante da Medscan, de Cabo Frio, ao lado da equipe das meninas da Diretoria Geral de Saúde da Polícia Militar. A direita de Carla, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, secretário Estadual de Polícia Militar e o comandante do 25º BPM, Ten. Cel. Leonardo Oliveira

CONVÊNIO DA PM

A subsecretaria de Gestão Administrativa da Polícia Militar, Diretoria-Geral de Saúde da corporação e a chefia da Unidade de Saúde do 25º BPM conseguiram a assinatura de convênios médicos com quatro clínicas e laboratórios particulares da Região dos Lagos. A cerimônia foi nesta quarta-feira (31), no Rio. O Comandante do 25º BPM, Ten. Cel. Leonardo Oliveira comemorou bastante a novidade nas redes sociais. O objetivo do convênio é ampliar as especialidades de saúde para o atendimento aos policiais militares e dependentes usuários do FUSPOM, que terão unidades a dispor em Cabo Frio e Araruama.

SEGURANÇA E SUSTENTABILIDADE

Falando em Polícia Militar, o deputado Dr Serginho (PL) se reuniu, nesta terça (30), com o comandante-geral da corporação, coronel Luiz Henrique. Na pauta, o aumento do efetivo do 25º BPM (Região dos Lagos), programa “Segurança Presente” e entrega de novas viaturas. Já nesta quarta-feira (31), Serginho tratou de questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável, tendo como foco a dragagem da Praia do Siqueira, em Cabo Frio, e a permanente manutenção e desassoreamento dos rios na Região dos Lagos. A pauta foi conversada em reunião com o vice-governador Thiago Pampolha (UNIÃO) e Jailton Dias, ex-secretário de Meio Ambiente do município cabo-friense.

INAUGURAÇÃO, FEIJOADA E FRUTA NO PÉ

A repercussão da inauguração do Museu Nacional do Sal, nesta terça (30), em São Pedro da Aldeia, foi muito positiva. Em todos os lugares, a classe política, de maneira geral, elogiou muito o espaço de turismo, cultura e história para os municípios da Região dos Lagos. Após a inauguração, Fábio foi para a casa do amigo Edimilson, no bairro Colinas, para saborear “aquela” feijoada. Naquela pegada no melhor estilo “Chico Bento”, o prefeito aldeense ainda foi colher fruta no pé.

CONGRESSO NACIONAL DE HIDROGÊNIO

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), compartilhou, nesta terça-feira (30), mais um pouco da rotina de seu gabinete no 3º Congresso Nacional de Hidrogênio, que terminou nesta quarta (31). “O dia foi produtivo também junto aos alunos da rede muncipal de Maricá: Além de visitarem os estandes do evento, conheceram projetos à base de hidrogênio e, com certeza, saíram desta experiência com um pouco mais de consciência sobre a necessidade desta transição energética e da descarbonização para nós e para as gerações futuras”, disparou o prefeito. No começo da semana, Fabiano convocou os estudantes e pesquisadores maricaenses para prestigiarem o evento.

CRIANÇA CIDADÃ

Em Saquarema, a prefeita, Manoela Peres (UNIÃO), e o secretário de Educação, Antonio Peres, fecharam o mês de maio nesta quarta-feira (31) com o projeto Criança Cidadã. Os homenageados da vez foram os trabalhadores rurais, em comemoração ao Dia do Trabalhador Rural. “Pessoas tão essenciais à comunidade e economia de Saquarema”, pontuou o secretário. A E.M. Sebastião Manoel dos Reis foi a escola responsável por prestar a homenagem a esses profissionais.

________________

FIM DO SILÊNCIO

A Inter TV, afiliada da Rede Globo na Região dos Lagos, enfim repercutiu o escandâlo de suposto favorecimento ilícito na distribuição de unidades do programa Minha Casa, Minha Vida em Araruama para cabos eleitorais e aliados da prefeita da cidade, Lívia de Chiquinho (PP). Até então, mesmo após reportagem da Globo Rio com Bette Lucchese sobre a situação, a emissora local permanecia em silêncio. Nesta quarta-feira (30), a Polícia Federal visitou endereços em Araruama, incluindo o condomínio Dolce Vita, no bairro Areal, que é onde estão as unidades alvo de ação na Justiça.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo