LICITAÇÕES A CAMINHO
A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (31) começa por Arraial do Cabo na onda das licitações. O prefeito da cidade, Marcelo Magno (PL), anunciou que as obras do posto de saúde de Figueira, que será praticamente um mini-hospital no distrito, começam já nesta segunda-feira (5). A obra passou por um processo licitatório no mês passado orçado em R$ 7 milhões e é uma das mais aguardadas da gestão de Marcelo. Ainda na área do distritos, a expectativa para a segunda quinzena de setembro é da licitação das intervenções de pavimentação e drenagem em Monte Alto, obra que será custeada pelo Governo do Estado.
REUNIÕES ABARROTADAS
É justamente para falar sobre essa parceria e laços estreitos junto ao Governo do Estado que Marcelo Magno tem feito reuniões com a população, quase que diariamente. Como mostra a imagem desta terça-feira (30), os encontros no espaço do assessor Ronnie Plácido têm ficado lotados, com cerca de 500 pessoas, totalizando mais de 2.000 nos quatro dias em que já houve a reunião. Marcelo disse acreditar que tudo se resolve com diálogo e não obriga ninguém a estar no evento. Muito pelo contrário. A ideia também não é induzir o voto, mas mostrar à população e prestar contas da importância das parcerias ao município. Além do governador, Cláudio Castro (PL), Marcelo fala sobre os parlamentares apoiados por ele – como o deputado estadual Dr. Serginho (PL) -, que são muito solícitos às demandas de Arraial e desempenham um papel muito importante nas articulações, de acordo com o prefeito.
CIUMEIRA PEGOU GERAL
Em Iguaba Grande, tá uma rolando uma insatisfação com as mudanças secretariado de Vantoil Martins (CID), principalmente dentro do legislativo municipal. Isso porque o objeto de desagrado é Carla Valle (que era do Turismo) assumir a saúde. Com isso, o vereador Marcelo Durão (PL), de quem ela é esposa, dá uma “crescida” e tanto dentro do governo. Quem passa a comandar o Turismo é o subsecretário, José Ricardo Coutinho (Ricardo do Turismo), indicado de Carla. A ciumeira na Câmara é grande, até o prefeito reconheceu. Mas Vantoil disse à coluna que está confiante de que Carla Valle tem competência para desenvolver o papel de secretária de Saúde. “No desenrolar dos acontecimentos os vereadores vão me dar razão”, disse ele, que está determinado a fazer tais mudanças, que devem ser oficializadas na noite de hoje ainda, por meio de uma nota. A pasta de Serviços Públicos também seria mexida mas, por ora, vai ficar como está.
CAMPANHA DE ZÉ
Em Cabo Frio, o prefeito José Bonifácio (PDT) está a mil nas campanhas de quem vai apoiar nas eleições que se aproximam. Além de ser o coordenador do candidato a governador, Rodrigo Neves (PDT) – como ele mesmo disse nesta terça (30), na caminhada que fez no centro da cidade. Nesta quarta (31), em vídeo, diretamente da ponte Feliciano Sodré, Zé chama seus apoiadores – de santinho na mão e tudo – convida eleitores a participarem do lançamento da campanha de Davi Souza (PDT) a deputado federal, que acontece nesta quinta (1º), às 18h30, no Clube Progresso, em São Cristóvão.
RC CAST ENTREVISTA LEANDRO CUNHA
Continuando em Cabo Frio, nesta quinta-feira (1º), tem RC Cast, o podcast do Portal RC24h, que chega ao 28º episódio. O convidado é o candidato a deputado estadual Leandro Cunha (PSB), que é de Cabo Frio, tem 47 anos, educador, mestre em Economia e Gestão Empresarial. Atualmente é administrador de carreira da Petrobras, atuando inclusive em funções de liderança. Leandro vai falar um pouco de sua história de vida e o que pretende caso conquiste uma cadeira na Alerj. Você pode acompanhar o programa pelas páginas do Portal: Facebook (Portal RC24h I e II), Instagram (@rc24hnoticias) ou no Youtube (Portal RC24h Cabo Frio). É a partir das 17h30, fiquem ligados!
COMPARSAS PRESOS
Quatro comparsas de Glaidson Acácio dos Santos – Faraó dos Bitcoins e candididato a deputado federal pelo Democracia Cristã – foram presos nesta quarta-feira (31), na República Dominicana: Vicente Gadelha (DC) – que é candidato a deputado estadual -, João Marcus Pinheiro Dumas e as respectivas esposas dos dois acusados. Eles estavam foragidos há um ano, quando houve a Operação Kryptos, da Polícia Federal. Os dois têm decisões do STJ que podem impedir a extradição e, até mesmo, a prisão. As duas mulheres já tiveram os processos de extradição iniciados.
CCS DEBATE COMBATE À VIOLÊNCIA
O Conselho Comunitário de Segurança Pública de Cabo Frio (CCS) realizou, nesta terça (30), roda de conversa em comemoração aos 16 anos da Lei Maria da Penha, sobre o combate à violência doméstica e familiar. O evento recebeu a presença de várias autoridades da cidade, como o comandante do 25º BPM, tenente-coronel Leonardo Oliveira, que comentou sobre a relevância da ação. “As participantes puderam se aprimorar e, assim, serão multiplicadoras desse conhecimento. Porque, não somente no agosto lilás, mas todos os dias essa reflexão, conhecimento, conscientização deve ser multiplicado para toda a Região dos Lagos”. Também estiveram presentes a delegada do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), Waleska Garcez e representantes; a presidente do CCS, Patrícia Cardinot; representantes da Patrulha Maria da Penha e a secretária municipal da Criança e do Adolescente, Betânia Batista.
LIVE BOMBADA E EXPECTATIVAS
Em Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP), realizou mais uma de suas lives semanais nesta terça-feira (30). O encontro com a população foi um fenômeno e atingiu mil comentários no Facebook. A transmissão foi realizada na antevéspera do julgamento de uma ação contra Alexandre no TRE por abuso de poder econômico em 2020. A matéria está na pauta da sessão da Justiça desta quinta (1º) e tem deixado oposição e a situação bem atentos. Do lado de Alexandre, no que diz respeito a seu corpo jurídico, a expectativa é de reverter a decisão contrária obtida na primeira instância, assim como aconteceu com a outra ação julgada pelo TRE há duas semanas.
VISITAS DE MIGUEL
O vice-prefeito e secretário de Obras, Saneamento e Drenagem de Búzios, Miguel Pereira (PL), vistoriou nesta terça-feira (30) algumas obras em andamento nos bairros Alto da Boa Vista, Cem Braças, Brava, Rasa, São José, Manguinhos e Geribá. Em todos os locais são realizadas obras de drenagem, manilhamento e pavimentação. São ruas, vielas, servidões e valões que estão recebendo saneamento básico, serviços fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico de cada bairro. Na ocasião, Miguel Pereira também fez um reconhecimento da área em São José, onde vai ser construída parte da nova estrada que ligará os bairros da Marina e São José, e fiscalizou a readequação da Escola José Bento Ribeiro Dantas. Segundo o secretário, as obras estão em todas as partes do município: “Estamos chegando aonde ninguém chegou”, disse.
MPBÚZIOS PROMETE
Ainda na ‘península mais badalada do Brasil’, conforme a coluna já havia antecipado há bastante tempo, foram confirmadas as atrações do festival MPBúzios, que será realizado entre os dias 15 e 18 de setembro. Com atrações do naipe de Jorge Vercillo, Ivan Lins, Fernanda Abreu e Maria Gadú, o evento na Praça da Ferradura promete agitar o balneário, trazendo um público qualificado e turistas com poder aquisitivo maior, girando a economia de maneira interessante na cidade. Expectativas, como não podiam deixar de ser, são das maiores. Esse é mais um dos grandes eventos que Búzios tem se empenhado em realizar, como, por exemplo, o Festival de inverno do Sesc no mês passado e a festa do Dia do Trabalhador, no fim de abril.
LANÇAMENTO DE ANDRÉ
O ex-prefeito de Araruama André Mônica (PDT) enfim lançou sua candidatura a deputado federal. A reunião encheu o comitê da campanha dele, no Centro da cidade, na noite desta terça-feira (30). Participaram do evento o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), o candidato ao Governo do Estado Rodrigo Neves (PDT) e o candidato a deputado estadual Janio Mendes (PDT), que faz uma dobradinha com André em Araruama.
AGUARDANDO JULGAMENTO
O ex-prefeito de São Pedro da Aldeia Cláudio Chumbinho (UNIÃO) é outra figura da política da Região dos Lagos que continua aguardando julgamento de sua candidatura a deputado federal. Apesar do prazo para a finalização do julgamentos pelo pela Justiça Eleitoral não ter acabado, a candidatura de Chumbinho, conforme você leu nesta coluna, recebeu pedido de impugnação. Resta saber qual será a visão do TRE sobre a petição. Olho no lance.
LISTÃO DO CEPERJ
Ainda em São Pedro da Aldeia, o listão de pagamentos na boca do caixa do Ceperj continua dando o que falar. Desta vez, o nome que circula nas redes sociais é o do pastor Jackson Souza, que está engajado nas campanhas a deputado federal de Dr. Luizinho (PP) e a estadual de Vinícius Cozzolino (UNIÃO). De acordo com as informações que rodam na internet, foram R$ 13.262,30 pagos em cinco parcelas entre janeiro e maio deste ano. A coluna procurou o pastor, que informou que era funcionário, de fato, do Ceperj, fazendo pesquisas na rua. O contrato dele foi extinto, de acordo com o próprio, no dia 14 de abril.
IZA A TODO VAPOR
Em Macaé, a vereadora Iza Vicente (Rede), única mulher na atual legislatura, comemorou a implementação a Lei de Cota no município, que reserva 20% das vagas em concurso público, processos seletivos, entre outros, de autoria dela e que já esta sendo aplicada na cidade. Iza, mulher preta e cotista – formada em Direito pela UFF – tem feito um mandato bem interessante. Inclusive nesta terça (30), teve o lançamento da Procuradoria da Mulher da Câmara, comandada pela parlamentar, com objetivo de promover a igualdade de gênero e garantir os direitos constitucionais. O órgão foi instituído por meio da Lei 4.902/2022 e também busca ampliar a participação das mulheres na política, além de encaminhar denúncias de violência às autoridades competentes. “A Câmara dos Deputados e o Senado Federal já possuem esse espaço há alguns anos. Fizemos uma pesquisa e não encontramos outra Casa do Legislativo no estado que tenha uma procuradoria para as mulheres. Mais uma vez, somos pioneiros”, afirmou Iza.
VICE DE CASTRO VAGA
Com a negativa do STF sobre as condenações sofridas pelo ex-prefeito de Duque de Caxias Washington Reis (MDB), que o enquadra na Lei da Ficha Limpa e lhe confere inelegibilidade, muito se comenta sobre quem será candidato a vice na chapa do governador, Cláudio Castro (PL), à reeleição. A coluna apurou que a tendência é que o escolhido seja o ex-deputado federal Vinícius Farah (UNIÃO). O nome já era bastante ventilado antes da confirmação de Washington Reis e passou, naturalmente, a ganhar força com a saída do ex-chefe do executivo de Caxias. Também correm por fora na disputa Max Lemos (PROS), que ganhou notoriedade ao conduzir a secretaria Estadual de Obras e Infraestrutura no governo de Castro, e Thiago Pampolha (UNIÃO), que também teve notória a passagem pela secretaria Estadual de Meio Ambiente. No entanto, contra Pampolha pesa suposto envolvimento no escândalo do Ceperj. Todavia, o grupo político do governador tem até 12 de setembro para fazer trocas na chapa.
FORA DA DISPUTA
O TRE-RJ decidiu nesta quarta (31), por 6 votos a 1, que o ex-vereador carioca Gabriel Monteiro (PL) não poderá concorrer ao cargo de deputado federal. A decisão foi tomada em resposta a uma impugnação feita pelo PSOL-RJ com base no processo de cassação na Câmara Municipal. A lembrar, cassação por quebra de decoro parlamentar gera inelegibilidade. Também ficou decidido que ele terá que devolver imediatamente todo o recurso disponibilizado pelo Fundo Eleitoral. Todo o pedido foi feito com base no relatório produzido pelo vereador do Rio e relator do processo contra Monteiro, Chico Alencar (PSOL). O resultado foi comemorado por nomes do PSOL, como a deputada estadual Renata Souza, que fez aniversário hoje. “Meu presente de aniversário. Os ventos da democracia estão soprando por aqui”, disse ela.