InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (30)

Vantoil Martins toma vacina, inaugura Centro de Capacitação e recebe visita de deputado federal; Zé Bonifácio anuncia novo secretário de Governo durante coletiva dos 180 dias de governo; Encontro 'fortuito' na capital; Alexandre Martins faz visita de ordenamento em praia; Lorram consegue habeas corpus; Marcelo Magno completa mais um ano de vida e tem surpresa; Lívia de Chiquinho ganha elogio de deputado federal; Fábio do Pastel inaugura equipamentos em escolas municipais... E muito mais!

VACINA SIM!

Esta quarta-feira (30), foi o dia do prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), receber o imunizante contra a COVID-19. O chefe do Executivo municipal foi até a Praça Nova da Estação para ser vacinado. Em post nas redes sociais, Martins chamou o momento de “histórico” e disparou: “emocionante saber que estamos vencendo essa guerra contra a COVID-19”. O prefeito ainda afirmou que a vacina é a única forma de voltarmos à normalidade com vidas protegidas e se solidarizou com “todos aqueles que perderam entes queridos vitimados por esse terrível vírus”. Pelo telefone, Vantoil destacou que fez questão de publicar o registro para dar mais segurança aos cidadãos que ainda temem se imunizar: “Temos que acreditar na ciência”. Prefeito salientou ainda que a publicação nas redes sociais do momento serviu também para provar para aqueles que duvidavam que ele ainda não tinha se vacinado, “eu jamais iria furar a fila”, pontuou. E ainda fez questão de dar um salve aos profissionais da linha de frente: “Enfermeiros, médicos, o SUS de maneira geral, toda essa turma merece nosso carinho e respeito”, comentou por fim. Líder é líder, né, pai? Viva a Ciência!

INAUGURAÇÃO

Continuando em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID), devidamente vacinado, fez a inauguração do Centro de Capacitação Lahylton Cézar Santana Neves, no prédio do antigo Curumim, na Vila Nova, com transmissão ao vivo. Ao seu lado, o vice-prefeito, Alexandre da Farmácia (PL), a secretária de Assistência Social, Trabalho e Renda, Cláudia de Souza, a subsecretária da pasta e primeira-dama Vanessa Martins, e vários vereadores, entre eles Luciano Silva (CID), Alan Rodrigues (MDB), Marcelo Durão (PL) e Elifas Ramalho (PP). A inauguração faz parte das homenagens pelos 26 anos da cidade, completados em 8 de junho. No sábado (3), fechando o ciclo de eventos, acontece a inauguração da Faetec, com a participação do governador Cláudio Castro (PL).

CONEXÃO BRASÍLIA-IGUABA

Ainda em Iguaba, a agenda do prefeito continuou intensa nesta quarta (30). Vantoil Martins (CID) recebeu em seu gabinete o deputado federal Christino Áureo (PP), para tratativas a respeito execução de emendas para o município. Áureo destinou à cidade, ano passado, cerca de R$ 2 milhões em emendas parlamentares, valor esse que foi distribuído entre pavimentação e custeio da saúde, incluindo uma verba extra de apoio ao combate a Covid 19. Também estiveram presentes o chefe de Gabinete e secretário de Segurança e Ordem Pública, Fábio Costa, o secretário de Planejamento, Eron Bezerra, o vereador Marciley Lessa (PL), a superintendente Federal de Agricultura, Stella Romanos e a chefe de Gabinete do deputado, Deisy de Oliveira.

SEM SURPRESA

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT) já tem novo secretário de Governo: é Davi Souza (PDT), vereador e líder do governo na Câmara quem assume a pasta nos próximos dias, assim que oficializar o pedido de licença da Casa. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (30). Inclusive no momento em que Zé disse “tenho uma surpresa para contar para vocês” e a revelou, Davi ficou visivelmente ruborizado, dizendo que não esperava que o anúncio fosse ser feito naquele momento. A escolha de Davi não foi exatamente uma surpresa, visto que o nome do parlamentar já vinha sendo especulado com muita força nos bastidores. O vereador já era o nome favorito do próprio presidente da Câmara, Miguel Alencar (DEM) e da maioria dos edis. Davi também era preferência de Janio Mendes, fiel conselheiro do prefeito. Apesar de Zé ter negado diversas vezes que já tinha decidido por Davi, acabou num desfecho do “mistério” de forma trivial. Foi assim também na recente mexida de cadeira da Educação, quando, antes mesmo de Zé anunciar Elicéa da Silveira como a nova titular da pasta, o nome dela já era dado como certo. Ou seja, o povo aumenta, mas não inventa. Agora a dúvida é: quem assume a liderança no legislativo?

QUEM ASSUME A LIDERANÇA?

Com a saída de Davi Souza (PDT) Câmara, quem entra em seu lugar é seu segundo suplente, Felipe Monteiro (PDT), que também aparece como o nome mais provável para assumir da liderança do governo cabo-friense na Casa. O primeiro suplente de Davi é Felipe Fernandes, atual secretário da Saúde, mas tirá-lo da pasta seria muita dor de cabeça e mais uma mexida de cadeira para Zé Bonifácio resolver nesse momento. Há ainda quem diga que Alexandre da Colônia (DEM) poderia ser o novo líder. Um terceiro nome, esse já aparecia em especulações nesta semana, é o de Vanderson Bento (PTB). Inclusive recebemos informações de fonte fidedigna de que o petebista chegou a ser convidado, mas recusou (será?). Por outro lado, Vanderson apareceu sentado à direita de Deus Pai Todo Poderoso na tarde desta quarta (30), durante reunião do Gabinete de Soluções da Covid com o prefeito, no Charitas. Façam suas apostas!

ORDENAMENTO É PALAVRA DE ORDEM

Voltando à coletiva de José Bonifácio (PDT), o prefeito destacou, entre outras coisas, a urgente retomada do turismo. Destacou a repercussão que a I Expo Mangalarga Marchador, que gerou bons negócios para hoteleiros e comerciantes do segundo distrito. Inclusive já tem muito criador de outras raças e até de boi zebu procurando o prefeito para sugerir novas exposições. Turismo rural está no radar. Disse que é primordial o ordenamento da cidade como um todo, e que isso já começou a ser feito, vide o início da revitalização da orla do Canal do Itajuru com a inauguração do Monumento ao Pescador, nesta terça (29). “Você pode até deixar o banheiro nem tão arrumado, a cozinha com louça na pia, mas a sala tem que estar arrumada”, destacou. Zé pretende revitalizar o Forte São Matheus para atrair ainda mais o turista, além de padronizar aquelas barracas que ficam na areia da Praia do Forte. Também falou sobre uma biblioteca municipal que será instalada em Tamoios, que levará o nome de Ariano Suassuna, de quem é grande fã. Também se posicionou em relação à CPI da Covid na Câmara: “recebi com a maior tranquilidade”, resumiu Zé. Tudo isso enquanto luta com a buraqueira, que não para de aumentar.

SESC EM CABO FRIO

Continuando sobre a coletiva de Zé Bonifácio (PDT), o prefeito, entre uma pergunta e outra da imprensa, disse que finalmente está se concretizando a entrada do Sesc em Cabo Frio. Mas não deu muitos detalhes. Contou que a unidade cabo-friense não será no antigo hotel Acapulco, como era a ideia anterior, mas sim num outro hotel que já estivesse “pronto” (haja vista que prédio do Acapulco, há muitos anos abandonado, teria que passar por uma grande reestruturação). Disse ainda que nesta quarta-feira (30) mesmo o Sesc divulgaria oficialmente o local. É aguardar as novidades.

CPI DEFINIDA

A CPI da Covid-19 instalada na Câmara de Cabo Frio já começou a se reunir nesta semana. O vereador Roberto Jesus (MDB) é o presidente, Alexandra Codeço (REP), a vice-presidente, e Rodolfo de Rui (SDD), o relator. Integram o grupo ainda os parlamentares Alexandre da Colônia (DEM), Vinícius Correa (PP) e Carol Midori (DC). O agora ex-líder de governo, Davi Souza (PDT), também integraria a comissão e chegou a participar da primeira reunião, na segunda-feira (28). O Portal RC24h tenta apurar quem substituirá Souza na CPI. O objetivo da comissão é apurar a aplicação das verbas destinadas ao combate à pandemia da Covid-19. O grupo irá avaliar ainda a transparência nos contratos e serviços feitos com recursos destinados ao enfrentamento da doença. A CPI terá o prazo de 90 dias para apresentação de resultados, podendo ser prorrogado por uma única vez pelo mesmo período. Prefeito Bonifácio disse em coletiva nesta tarde que tem zero de preocupação com as investigações.

ENCONTRO FORTUITO

O presidente da Câmara de Cabo Frio, Miguel Alencar (DEM), e o secetário-adjunto de Ciência e Tecnologia do município, Rafael Peçanha (CID), botaram o pé na estrada nesta quarta-feira (30) e foram ao Rio de Janeiro fazer uma visita surpresa para o novato na capital, secretário especial de Integração Metropolitana, Aquilles Barreto (PSD). Mas não foram juntos. Rafael tinha algumas coisas para resolver na capital, onde encontrou Janio Mendes, no escritório de Miro Teixeira e na ocasião também esteve Tiago Duarte, vereador de SG. Depois, seguiu para o Piranhão – apelido carinhoso do prédio da prefeitura carioca. Na sequência, Miguel Alencar apareceu por lá. “A conversa foi muito boa, claro que conversamos sobre o cenário político em Cabo Frio e conjecturas para as próximas eleições. Mas estamos caminhando juntos no projeto político para o ano que vem”, destacou Rafael.

VISITA DE ORDENAMENTO

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), pegou seu casaquinho reforçado na manhã desta quarta-feira (30), e visitou a praia de João Fernandes, planejando ordenamento no local, junto com equipe de Fiscalização de Posturas. “A meta da nossa gestão é manter essas áreas limpas e preservar a biodiversidade buziana, para que sejam espaços de lazer e conforto aos munícipes e turistas”, disse o prefeito. É aquilo, né? Quando os gatos saem, os ratos fazem a festa. Pode fraquejar não.

RUA DAS PEDRAS DA POLÊMICA

Resolver o problema dos buracos entre as famosas pedras da Rua das Pedras de Búzios, sempre foi motivo de muita polêmica. No governo passado, colocaram piche e cimento branco, e deu o que falar, atraindo a rejeição da população e comerciantes. Para tentar minimizar o problema dos tombos das madames de salto alto que querem desfilar pela rua mais famosa da Região dos Lagos, o secretário de Serviços Públicos, Marcão Valerius resolveu fazer um mutirão para colocar pó de brita. Segundo Marcão, o efeito é de rejunte a base de pó de pedra, garantindo o assentamento, e com chuva, drena a água e assenta melhor o piso, evitando acidente com quedas que costumam acontecer no local. A ideia é inteligente, mas tem sempre alguém reclamando. Mas o secretário aposta nessa solução e garante que não vai comprometer a estética da “passarela da península”.

LORRAM DE VOLTA

Depois de um longo e tenebroso “inverno”, o vereador de Búzios, Lorram Silveira (PRTB) conseguiu um habeas corpus nesta terça-feira (29) e deve estar de volta ao balneário a qualquer momento. Lorram estava preso na capital desde 30 de abril, após uma operação realizada pelo Ministério Público, onde ele foi acusado de participar de um esquema de venda de alvarás falsificados na Prefeitura. Com essa decisão, ele reassume a vaga de vereador e o sonho do suplente, Dida Gabarito (PRTB) não vai se realizar.

IDADE NOVA COM SURPRESA

Aniversariante do dia, prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL) completou 48 invernos nesta quarta-feira (30). Chegou às 6 da matina pra trabalhar e correu o dia entre despachos e agenda. Na saída, foi surpreendido com uma festinha surpresa, com direito a bolinho e tudo mais. Na comemoração, estavam presentes os secretários e algumas pessoas do gabinete. O que não passou despercebidas foram as ausências dos vereadores Shogum (PSL), que é presidente da Câmara, e Ayron Freixo (REP), único da oposição mas que, segundo foi ouvido nos bastidores, está praticamente de malas prontas para a base de MM.

MANIFESTO DA PESCA

A Associação da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (AREMAC) participou nesta terça-feira (29), do Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Pesca Artesanal, organizado em todo o Brasil pelo Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP) e o Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP). A ação em Arraial do Cabo aconteceu na Praia dos Anjos, onde os agentes da associação colheram assinaturas em um documento, que foi encaminhado às lideranças nacionais do movimento. No texto, a AREMAC defende os quatro eixos da proposta nacional de luta em defesa da pesca artesanal, que são posicionamentos contra o cancelamento do Registro Geral de Pesca, contra o desmonte da política nacional de defeso das espécies, contra a ausência de políticas públicas para a pesca artesanal e pelo direito ao acesso a vacina para todos.

ARARUAMA É REFERÊNCIA

A jornalista e CEO do Portal RC24h, Renata Cristiane, foi tomar sua dose de esperança em Cabo Frio nesta quarta-feira (30). Depois de Renata registrar, com ansiedade, a fila (pacífica, diga-se de passagem) para tomar o imunizante, choveram comentários na postagem. Um deles, do primeiro-cavalheiro de Araruama, Chiquinho da Educação, que destacou que, em Araruama, não tem fila porque é tudo feito no Centro de Convenções. À propósito, tem que dar a César o que é de César. A campanha de vacinação em Araruama corre muito bem, obrigado. Pessoas de 42 anos já serão vacinadas nesta quinta-feira (1º), o que mostra a organização do município. Tanto é que na véspera de tomar o imunizante, Renata ainda ouviu de um funcionário que mora em Araruama que, caso ela fosse do município, já estaria vacinada desde semana passada. Na disputa saudável pelo “quem vacina mais rápido?”, dona Lívia Bello (PP) merece aplausos até aqui, hein?

PARABENIZOU PREFEITA

Por falar em parabenizar e Lívia na mesma frase, a prefeita de Araruama ganhou um elogio do deputado federal Christino Áureo (PP) nesta quarta-feira (30). Em postagem no Facebook sobre uma visita que fez à cidade na terça (29), o parlamentar afirmou que pôde observar o quanto o município vem se desenvolvendo “nas áreas de educação, transporte, turismo e muitas outras”. O deputado também disse que está trabalhando junto com e os vereadores Nelsinho do Som (PSC), Carlinhos de Deus (PP), Aridinho Martins (DEM) e Magno Dheco (PP) “para avançar ainda mais”. Christino também passou por Iguaba Grande, onde esteve com o prefeito, Vantoil Martins (CID), o vereador Marciley Lessa (PL) e secretários de governo.

INAUGUROU QUADRAS

Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) celebrou a inauguração de suas duas primeiras grandes obras nas escolas da rede municipal, nesta quarta-feira (30). Com o retorno das atividades presenciais, os alunos da E.M Profª Maria Celeste de Campos e da E.M. Dulce Jotta de Souza poderão praticar atividades físicas em quadras poliesportivas reformadas e com a devida proteção às variações climáticas. As cerimônias também tiveram a participação de outros representantes do executivo e das equipes diretivas das unidades escolares. Fábio destacou que “o trabalho em equipe e a humanização dos serviços fazem com que a gestão colha bons frutos”. “É um momento de extrema felicidade para nós, porque esta é uma obra que foi desejo antigo da diretora, dos alunos e de toda a comunidade que acompanhou o crescimento da unidade. A vontade continua de fazer muito pela cidade e vemos isso através dessas oito quadras que serão inauguradas. E assim segue a nossa gestão: olhando pelo ser humano e amando o próximo como se fosse a si mesmo, procurando sempre se colocar no lugar do outro para buscar um melhor atendimento”, disse o prefeito. No encerramento da solenidade, o chefe do executivo aldeense prometeu que, quando as aulas retornarem de forma presencial, haverá um momento de celebração também com os alunos nos espaços que foram feitos especialmente para eles.

CESTA BÁSICA PARA ESTUDANTES

Ainda da Aldeia, o vereador Isaías do Escolar (PROS) se reuniu com mães de alunos da rede municipal que estão reivindicando a distribuição de cesta básica para seus filhos. O que ocorre, é que muitos desses estudantes têm como única refeição, de fato, a merenda escolar. Isaías contou que já agendou uma reunião com o prefeito Fábio do Pastel (PL) para definir a questão na próxima segunda-feira (5). “Venho acompanhando a luta dessas mães e ao conversar com elas, ao lado de meu chefe de gabinete, Paulo Marconi, constatei de perto a gravidade da situação. Essas mães já haviam conversado com o chefe do Executivo anteriormente, mas acreditamos que com a participação de um membro de outro poder, no caso, o Legislativo, a conversa possa avançar. A nossa maior preocupação são as crianças, que são protegidas por lei e tem esse direito”.

ACESSO LIBERADO

O novo decreto publicado no Diário Oficial Eletrônico de Macaé nesta quarta-feira (30) suspendeu as restrições de acesso à cidade, encerrando as atividades das barreiras sanitárias nos trechos da Rodovia Amaral Peixoto (RJ 106), RJ 168 e Serra. A medida tem como base o quadro evolutivo da pandemia, com a redução das taxas de ocupação dos leitos de CTI no Hospital Público Municipal (HPM), destinados ao atendimento a pacientes graves da doença. Nos últimos 15 dias, Macaé mantém um cenário epidemiológico de queda também nos atendimentos de novos casos de contaminação, o que permite a definição de medidas de flexibilização, mantendo restrições de acordo com protocolos sanitários necessários para bloquear a disseminação do vírus. A Prefeitura ressalta que apesar do fim das barreiras, a ampliação do horário de atendimento do comércio e a liberação de novas atividades econômicas, está mantida. Assim como a obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços públicos e privados, além do distanciamento social.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content