RETOMADA DA INDÚSTRIA NAVAL
A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (3) começa por Maricá. É que o prefeito Fabiano Horta (PT) esteve com o presidente Lula (PT) durante evento em Niterói e fez a foto que faltava! Brincadeiras à parte, Horta e outros líderes políticos discutiram o projeto de dragagem do Canal de São Lourenço, bem como a retomada da indústria naval brasileira. Além de Horta e Lula, estiveram presentes o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e o prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT). Com um prazo de conclusão estimado em 15 meses, a dragagem aumentará a profundidade do trecho da Baía de Guanabara entre a Ilha da Conceição e a Ponte Rio-Niterói de 7m para 11m. Essa melhoria na infraestrutura aquaviária permitirá não apenas o acesso facilitado ao Complexo Industrial e Portuário de Niterói, mas também promoverá a geração de empregos e o estímulo ao crescimento dos setores naval e de reparos. “A gente vai recuperar a indústria naval brasileira. Porque não é possível um país do tamanho do Brasil, 90% de todo o comércio do Brasil é feito através do mar, então, não tem sentido a gente ter déficit comercial na balança por conta que os nossos produtos são todos exportados e comprados em navios de bandeira estrangeira”, afirmou Lula no evento.
FAKE NEWS
Durante o evento em Niterói, Fabiano Horta criticou uma reportagem de um site local o qual, segundo ele, distorceu uma fala do presidente Lula. Segundo Horta, a notícia falsa sugeria que Maricá forneceria dinheiro para projetos em Niterói, o que não corresponde à realidade. Ele esclareceu que a declaração de Lula foi feita em tom de brincadeira e que o objetivo era promover cooperação entre as cidades. Horta destacou a importância das obras de dragagem para a indústria naval da região e lamentou a disseminação de fake news pela imprensa e redes sociais. Ele reiterou o compromisso de trabalhar em parceria com Niterói, São Gonçalo e Itaboraí para promover o desenvolvimento da região e enfatizou a importância de construir um mundo real, baseado em fatos, que beneficie a população com geração de emprego e renda.
MALAS PRONTAS
Continuando em Arraial, o vereador e líder do governo, Ayron Freixo, vai trocar de sigla. Hoje ele está no Republicanos, que é o partido do ex-prefeito Renatinho Viana, atualmente adversário de Marcelo Magno. Mas ele comunicou que está se filiando ao PL, a pedido do prefeito. E a turma lá no Arraial está botando pilha de que o número que ele vai escolher é 22013. Entendedores entenderão.
SUPERINTENDÊNCIA LGBTQIA+
O prefeito interino de Búzios, Rafael Aguiar (PL), disse à coluna vai criar a superintendência LGBTQIA+. A informação foi dada durante bate-papo dos bastidores do RC Cast desta terça (2), quando falamos sobre as eleições suplementares. Quem vai assumir o setor é Fernando Bertozzi, fundador do primeiro coletivo dedicado à defesa dos direitos das pessoas LGBTQIA+ no município, o Pride Búzios. Falando nisso, semana que vem acontece o Cine Diversidade, com exibição do documentário “LGBTIfobia: Um olhar sobre o impacto, dirigido por Estella Abreu, com direção e fotografia de Helena Moraes. O filme apresenta depoimentos de pessoas LGBTQIA+ que compartilham suas experiências pessoais, abordando temas como descoberta, aceitação familiar e social, impactos psicológicos, rede de apoio, diálogo e os direitos da comunidade LGBTI+. O evento será dia 10 de abril, às 18h, no auditório da secretaria de Turismo.
AMOR A BÚZIOS
Nesta quarta (3), o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios, Luiz Romano, postou um vídeo declarando seu voto a Rafael Aguiar nas eleições suplementares. A postagem está dando o que falar, principalmente porque o secretário era do grupo do prefeito afastado, Alexandre Martins (REP), e é ainda um dos poucos secretários remanescentes da antiga gestão. Falando em remanescente, Romano e o secretário de Obras, Miguel Pereira (PL), uniram esforços nesta quarta-feira (3) – foto – junto à diretoria da Associação dos Remanescentes do Quilombo de Baía Formosa, da Comissão da Terra e da Coordenadoria Municipal da Igualdade Racial para conquistar um marco significativo: a topografia dos 800 mil m² de terras devolvidos à comunidade quilombola de Baía Formosa. Essa conquista marca um importante passo para o planejamento do retorno à terra ancestral dessa população, que historicamente foi expulsa de suas terras.
PARECER FAVORÁVEL
O Ministério Público Eleitoral emitiu, nesta quarta (3), um parecer favorável ao pedido de registro de candidatura de Leandro de Búzios (SDD) para as eleições suplementares do balneário. O MPE entende que as impugnações apresentadas pela vereadora Gladys Nunes contra o DRAP do Partido Solidariedade não merecem ser acolhidas. “Os partidos requerentes encontram-se em situação regular perante a Justiça Eleitoral, nesta circunscrição, conforme informação do Cartório Eleitoral”, diz trecho do documento, assinado pelo promotor Rafael Dopico. Vale ressaltar, que ainda falta a decisão da justiça pelo deferimento da candidatura de Leandro. Falando nisso, ele vai participar do 125º episódio do RC Cast, nesta quinta-feira (4). Na entrevista vamos conhecer melhor o candidato, bem como saber das propostas de governo.
INÉDITO NA REGIÃO DOS LAGOS
Nesta quarta-feira (3), a prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PV), acordou cedo, como de costume, e foi para a ESF em Botafogo, no segundo distrito, para acompanhar um procedimento, segundo ela, inédito na região. Esteve junto com a coordenadora da Criança e do Adolescente em Tamoios, Andrea Logão, Caio Lázaro, autista de 19 anos que foi submetido a um atendimento odontológico especial.
PC DO B REPUDIA FALSA NOTÍCIA
A comissão executiva do PCdoB de Cabo Frio manifestou repúdio, por meio de nota, à notícia falsa disseminada por um blog da cidade envolvendo o vereador Átila Motta, recém-filiado ao partido. Prestou solidariedade ao parlamentar e o elogiou, dizendo que Átila tem prestado serviços legislativos essenciais à população cabo-friense. “Informamos ainda que o vereador Átila está filiado em nosso partido com a anuência do diretório municipal e com acompanhamento pessoal da direção estadual do partido. Portanto, há de se respeitar nossas decisões, nossos filiados e, sobretudo, nosso Partido, senão por sua sigla, mas por todas as lutas populares empreendidas pelo Partido Comunista do Brasil na História do nosso país ao longo de seus 102 anos”.
MOÇÃO DE APLAUSOS
A triatleta Monike Azevedo recebeu, na terça-feira (2), uma homenagem especial na Câmara Municipal de Cabo Frio. Ela foi agraciada com uma Moção de Aplausos “em reconhecimento ao seu notável desempenho em elevar o nome do esporte na região dos lagos”. A autoria da homenagem foi do vereador e líder do PL de Cabo Frio, Josias da Swell, que destacou o trabalho incansável de Monike ao longo de 17 anos à frente de sua instituição, além de seus inúmeros títulos como atleta. Atualmente, a triatleta representa a equipe da Caloi/Toyoserra/C.C.M. e Sodbike, e está se preparando para os próximos desafios: as duas etapas do UCI Mountain Bike World Series, que serão realizadas nas cidades de Mairiporã (SP) e Araxá (MG) nos próximos fins de semana de abril.
ENTREGA DAS OBRAS E NOVA ESCOLA DO AUTISTA
Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) disse que as obras da Escola Municipal de Educação Especial Pedro Paulo Lobo de Andrade, no bairro Nova São Pedro, serão finalizadas até 2 de abril de 2025, Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Mesmo com um resfriado forte e ocupado com as nominatas para as eleições, Pastel falou, em live ontem à noite, sobre o progresso das obras. Além disso, mencionou o projeto da Clínica Escola do Autista em parceria com o Governo do Estado, destacando o compromisso com a inclusão e o apoio às Pessoas com Deficiência. Fábio também ressaltou a inauguração da escola Manoel Moraes na próxima semana e o retorno das atividades do colégio cívico militar com a organização da prefeitura. Além disso, mencionou outras obras em andamento no município, como a pavimentação de ruas e a construção de um novo cemitério no Retiro. Ele enfatizou o compromisso da administração em ouvir a população e entregar o máximo de obras para melhorar a qualidade de vida dos moradores.
OBRAS NO MIRANTE
O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), está na contagem regressiva para entregar o Mirante da Pedreira, cujas obras já estão bem avançadas e devem transformar a paisagem e o turismo locais. Com uma ampla área e um design inovador, o espaço terá deck conectando três plataformas, oferecendo uma vista panorâmica da cidade, da Lagoa de Araruama e da região serrana do Estado. Uma das características mais marcantes do projeto é a construção de uma passarela na estrutura da caixa d’água, que proporcionará acesso a um observatório 360 graus. Com binóculos disponíveis para os visitantes, será possível apreciar cada detalhe da paisagem com conforto e clareza. Além disso, o mirante foi planejado para oferecer lazer e comodidade para toda a população, com acessibilidade garantida, espaço cultural, restaurante, estacionamento e áreas de recreação ao ar livre. Para facilitar o acesso, as ruas que levam ao local foram totalmente revitalizadas, incluindo bairros como Parque Tamariz, Sopotó, Pedreira e Canellas City, que receberam melhorias em aproximadamente 30 ruas, totalizando cerca de 15 quilômetros de obras. Com essas iniciativas, a administração municipal busca transformar o Mirante da Pedreira no principal ponto turístico da Região dos Lagos, oferecendo uma experiência única tanto para os visitantes quanto para os residentes locais.
NÃO PAGOU
A prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (REP), parece ter adotado a estratégia do ‘faça o que eu digo, não o que eu faço’, deixando os trabalhadores da cultura na mão. Ela não efetuou o pagamento dos trabalhadores culturais da cidade, mesmo após a destinação de verbas pela Lei Federal Paulo Gustavo. Marco Serpa, fazedor de cultura, falou sobre a sua frustração em um vídeo nas redes sociais, relatando que, embora outras cidades tenham agido rapidamente para distribuir os fundos e impulsionar a produção cultural local, Araruama ainda enfrenta dificuldades. Enquanto municípios como Iguaba Grande conseguiram implementar editais bem-sucedidos, resultando na produção e estreia de filmes locais, em Araruama a situação é diferente. A verba destinada à prefeita há quase um ano ainda não foi repassada aos trabalhadores, apesar da pressão contínua da classe artística. O edital publicado no ano passado tem sido alvo de críticas por sua inadequação e constantes adiamentos no pagamento, culminando na data de 1º de abril como prazo final, que não foi cumprido. Confira o vídeo.
INAUGURAÇÃO NA EDUCAÇÃO
A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL), junto com o secretário de Educação, Antonio Peres, a subsecretária da pasta e pré-candidata a prefeita, Lucimar Vidal, e o Subsecretário de Ciências, Tecnologia e Inovação da Educação, Raphael Sanzana, inauguraram na terça-feira (2) a Escola de Programação e Empreendedorismo, em Bacaxá. A unidade está preparada para atender 300 alunos da rede municipal de ensino. A iniciativa representa um avanço significativo na educação local, proporcionando aos jovens uma oportunidade valiosa para o futuro no mercado de trabalho. O espaço foi projetado com tecnologia de ponta e uma estrutura de alta qualidade, visando proporcionar aos alunos um ambiente propício para o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades em programação.
INELEGIBILIDADE E CASSAÇÃO DE CHAPA
O Ministério Público Eleitoral emitiu, nesta quarta-feira (3), parecer favorável à inelegibilidade e a cassação da chapa eleita do governador Cláudio Castro (PL). Castro e seu vice Thiago Pampolha (União) são acusados de práticas ilícitas eleitorais envolvendo o financiamento de projetos e programas da Fundação Ceperj e da Uerj em 2022. As irregularidades apontadas pelo órgão incluem mais de 20 mil contratações temporárias sem processo seletivo. Além da cassação, a Procuradoria Geral do Estado se manifestou a favor da inelegibilidade de Castro, Pampolha e do ex-presidente da Fundação Ceperj , Gabriel Rodrigues Lopes, até 2030. A ação foi movida pelo então candidato ao governo do estado, Marcelo Freixo (PT), atual presidente da Embratur, que em 2022 foi adversário de Castro que venceu a eleição no primeiro turno. O governo do Rio afirmou que a defesa de Cláudio Castro confia na Justiça Eleitoral e acredita que será respeitada a vontade de quase cinco milhões de eleitores que deram ao governador a vitória nas urnas em primeiro turno.