19/03/2025 — 11:02
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (29)

Fabinho Costa vai colocar teleférico na cidade: base deve ser no mirante municipal; Daniela Soares deve fazer mudanças; Serginho vai aos Bombeiros, no Rio; Fábio do Pastel fiscaliza obras no "Rei Pelé"; Ambiente de Búzios baixou Bandeira Azul; Presidente da Câmara de Arraial convida para palestra; Quaquá vai distribuir kits de energia solar pra quem não pode pagar; Lucimar Vidal recebe secretário de Maricá; Carlos Augusto vai por marchinha, jazz e MPB no Carnaval... E muito mais!

Compartilhe

TELEFÉRICO À VISTA

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (29) começa por Iguaba Grande, onde um encontro realizado hoje pode marcar mais um passo importante no desenvolvimento do turismo na Princesinha dos Lagos. O prefeito Fabinho Costa (CID) recebeu o empresário Rodolfo Acri, proprietário do teleférico de Nova Friburgo, um dos principais cartões postais da cidade serrana e que atrai turistas o ano inteiro. A ideia é instalar um em Iguaba. Pra se ter ideia, num feriadão, por exemplo, o teleférico friburguense costuma atrair mais de 2 mil visitantes. Imaginem em Iguaba, numa alta temporada inteira? A conversa, que também contou com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Urbano, Vantoil Martins, foi no Mirante Municipal Dona Célia. Há interesse de que o equipamento seja instalado ali. O trajeto teria 500m de extensão, com direito a um visual panorâmico da cidade. Fabinho gostou tanto do projeto que deve fazer em breve um chamamento público para empresas que se interessarem em colocá-lo em prática.

FUTURA ASSESSORA

Ainda em Iguaba, quem também visitou Fabinho e Vantoil foi a ex-prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco. Numa visita de cortesia, bateu um papo com os dois e depois seguiu pra Rio das Ostras, pra conversar com o prefeito Carlos Augusto (PL). Fátima é a futura assessora da Embratur, a convite do presidente, Marcelo Freixo.

REFORÇO NA SEGURANÇA

Continuando em Iguaba, Fabinho recebeu em seu gabinete, nesta quarta-feira (29), a comandante do 25º BPM, coronel Andréia Campos. Ele fez uma solicitação de reforço no policiamento e quer fortalecer as ações preventivas e o patrulhamento ostensivo.

MUDANÇAS NO 1º ESCALÃO

Em Araruama, já estão rolando especulações de que a prefeita Daniela Soares (MDB) vai colocar o vereador Anderson Moura (PL) como secretário de Governo, no lugar de Lívia de Chiquinho, que pediu exoneração na segunda-feira (27). Na Educação também deve ter mudança: no lugar de Luíza Cristina entraria a professora e ex-vereadora Valéria Amaral. Uma outra questão – neste caso foi informação exclusiva que recebemos – é que a vice-prefeita Verônica Januário (NOVO), embora tenha assumido a pasta da Agricultura, não deve ficar lá por muito tempo e vai para a secretaria de Política Social. Segundo fontes ligadas à Daniela, a relação entre as duas é muito positiva e a prefeita quer aproveitar isso e colocá-la numa secretaria de maior protagonismo.

NEGOU APROXIMAÇÃO COM CLÃ CHIQUINHO

Já a ex-vereadora Penha Bernardes, entrou em contato com a coluna pra dizer que não é fechamento do ex-prefeito inelegível Chiquinho da Educação. A lembrar, essa situação foi comentada na edição anterior, sobre o encontro dela com o prefeito de Belford Roxo, Márcio Canella (União), que teria acontecido no mesmo dia em que o político recebeu Chiquinho e Lívia. Penha negou veementemente, disse que não tinha nada a ver o lance da roupa repetida (leia aqui), porque Canella usa camisa branca sempre. Apesar de ter dito isso, já tem reportagem pipocando por aí, sobre a aproximação dos dois, ou melhor, dos três – Penha, Lívia e Chiquinho. Penha rebateu, disse que não se vende. Inclusive, o casal Chiquinho passou a seguir Penha – e olhem, eram inimigos declarados, hein? Chiquinho, desde então, tá que nem um “tarado” compartilhando o vídeo de Penha. Mas a recíproca (ainda) não é verdadeira, Penha não segue nenhum dos dois.

NA CAPITAL

O prefeito de Cabo Frio, Dr Serginho (PL), foi ao Rio, nesta quarta-feira (29), acompanhado do comandante do 18º Grupamento de Bombeiros, tenente-coronel Eduardo Borges, e com o chefe da Defesa Civil, Marcus Dothávio. Se reuniram com o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Tarciso Salles. Na pauta, busca de parceria pra fortalecimento da corporação na cidade e melhoria da infraestrutura de trabalho dos guarda-vidas, tanto na região Central quanto em Tamoios. Serginho voltou do Rio com o compromisso de cooperação no que for preciso e com promessa de uma visita, em breve, do comandante a Cabo Frio. Por conta desse encontro na capital, Serginho teve que cancelar sua ida ao café da manhã do Dia Nacional da Visibilidade Trans (nota abaixo).

VISIBILIDADE TRANS EM CABO FRIO

A Superintendência LGBTI+ de Cabo Frio realizou, nesta quarta-feira (28), um encontro no Ambulatório Demétrio Campos, pelo Dia Nacional da Visibilidade Trans. O evento reuniu a comunidade trans e autoridades, como a secretária de Saúde, Bia Trindade, e o secretário adjunto de Cultura, Maxwell Vaz, para debater representatividade e direitos. A superintendente Bárbara Barrozo destacou a importância da participação na construção de políticas públicas. Foi discutida também a ampliação do ambulatório e anunciados cursos profissionalizantes. O prefeito Serginho (PL) não compareceu devido a uma reunião com a Polícia Militar para debater a situação dos usuários de drogas na cidade.

NOVA VISITA AO FORTE

Ainda em Cabo Frio, na tarde desta quarta-feira (29), os secretários da Cidade, Miguel Alencar, e de Cultura, Carlos Ernesto Lopes, realizaram uma nova visita técnica no Forte São Mateus. O objetivo foi avaliar as condições de acesso ao monumento e identificar necessidades de manutenção e melhorias no local. Durante a vistoria, os secretários observaram a necessidade de substituir o guarda-corpo, instalar novas lixeiras e realizar a manutenção do portão de entrada. Também foram discutidas melhorias na pintura e no telhado do forte, visando a preservação do patrimônio histórico e o conforto dos visitantes.

CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA

A crescente presença de pessoas em situação de rua será o tema principal da reunião do Conselho Comunitário de Segurança Pública (CCS) de Cabo Frio, nesta quinta-feira (30), às 10h, no auditório da OAB. O encontro é aberto ao público. Segundo a presidente do CCS, Patrícia Cardinot, na pauta serão discutidas a presença da PM e da GM em bairros específicos; reparos de iluminação em vários pontos da cidade; rondas; aumento de efetivo e proximidade com a população. Foram convidados a participar a comandante do 25º BPM, Andreia Campos, e o delegado da 126ª DP, Phelipe Cyrne. Também foram convidados o secretário de Ordem Pública, Leandro Carvalho, e o secretário de Assistência Social, Flávio Moreira, que apresentarão medidas adotadas para o acolhimento e reinserção social dessas pessoas.

FIM DA GREVE

Em assembleia realizada na noite desta terça (28), os trabalhadores da educação da rede municipal de Cabo Frio deliberaram pelo encerramento do movimento grevista. A decisão se deu diante do anúncio feito por Serginho, que prometeu quitar os salários atrasados referentes ao mês de dezembro passado. Segundo Sepe lagos, a greve, iniciada em 15 de janeiro, “foi uma resposta contundente à política de parcelamento salarial implementada pelo prefeito Sérgio Azevedo (PL) e aos desvios de recursos praticados pela gestão da ex-prefeita Magdala Furtado.

VISTORIA NAS OBRAS

Já em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) segue firme em sua missão de acompanhar cada pedacinho de obra. Sempre que há algo sendo construído, ele marca presença. Foi o caso desta terça-feira (28), no Campo Redondo, onde a reforma do Centro Esportivo “Rei Pelé” está quase concluída — restando apenas alguns “detalhes”, como pavimentação e finalização elétrica. Na visita, Pastel contou com a companhia do procurador-geral do município, Peter Samerson; do chefe de Gabinete, Fernando Frauches; e do representante do deputado federal Gutemberg Reis (MDB), Mazinho Neto. Afinal, a reforma acontece graças a uma emenda parlamentar do próprio Gutemberg. As obras, iniciadas no ano passado, passaram por várias etapas: recuperação do telhado da quadra, construção de muretas, instalação de cerâmica nas salas e até duas quadras de vôlei. O projeto também prevê estacionamento, pisos táteis, academia popular e um campo de beach soccer. Pastel, sempre atento às oportunidades, não perde tempo quando o assunto é trabalhar. Dessa vez, ele, como de costume, “arregaçou as mangas” para garantir que a obra não ficasse só no papel.

BANDEIRA AZUL

Em Búzios, a Prefeitura teve que baixar a Bandeira Azul nas praias do Forno e de Tucuns, a pedido da coordenação do programa. Vai ficar assim por dez dias, para adequações. Entre elas, guarda-vidas melhor posicionados para maior facilidade de visualização pelos banhistas e melhoria na acessibilidade da praia do Forno, além de placas indicando a qualidade da água. Conforme orientação do MP, na praia do Forno, será realizada a implementação de contenções de areia, apresentando menos impacto ambiental à praia. Após uma reunião entre as secretarias do Ambiente e Urbanismo e Segurança e Ordem Pública, ficou decidido que serão disponibilizados dois guarda-vidas fixos para ambas as praias, além de uma base provisória (tenda) com base frontal a posição da Bandeira Azul. Também serão implantadas nos próximos dias placas fixas com anotações periódicas das balneabilidades das praias.

REUNIÃO DE ALINHAMENTO

Ainda em Búzios, o secretário de Saúde, Leônidas Heringer, participou de uma reunião estratégica que reuniu os coordenadores da área para iniciar o planejamento do novo Plano de Saúde e discutir melhorias nos serviços. Leônidas abordou diretrizes operacionais, desafios assistenciais e soluções para otimizar os atendimentos. Também houve atualização de protocolos e troca de informações estratégicas. Outro tema discutido foi a ampliação da participação do município em debates sobre políticas públicas de saúde em nível regional. A gestão municipal estabeleceu reuniões mensais para monitorar diretrizes e promover melhorias contínuas. Para Leônidas, esses encontros serão espaços de diálogo e inovação.

JANEIRO BRANCO

O presidente da Câmara Municipal de Arraial do Cabo, Dieguinho (PL), convidou a população nesta terça-feira (28) para a palestra do Janeiro Branco. O evento acontecerá nesta quinta-feira (30), às 10h, no plenário da Câmara. O tema do evento será “A importância do cuidado em saúde mental: o que você tem feito para cuidar da sua?”. “Nos últimos tempos, a preocupação com a saúde mental se tornou um grande desafio em todo o mundo. Por isso, é importante a sua participação. Traga sua família e seus amigos. Será um dia de palestra para adquirir conhecimento”, disse Dieguinho. A palestra será conduzida por Bruna Fialho, psicóloga e coordenadora do Programa de Saúde Mental.

“O SOL NASCE PARA TODOS”

O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), afirmou nesta quarta-feira (29) que quer promover a distribuição de mil kits de energia solar. Para aqueles que podem pagar, há a possibilidade de financiar com juros zero pelo banco Mumbuca. Para quem não tem como arcar com os custos, a instalação será custeada pela Prefeitura. E não para por aí: os apartamentos do Minha Casa Minha Vida também receberão a luz solar, nos bairros de Inoã e Itaipuaçu. “Em Maricá, o sol nasce para todos”, afirmou Quaquá, enquanto se prepara para garantir que todos, independentemente das condições financeiras, possam iluminar suas casas com a energia que promete ser “grátis”. Quaquá dará mais detalhes sobre o lançamento e a data de início para as inscrições do benefício em breve.

ELEIÇÃO À VISTA

Por outro lado, o deputado estadual Pedro Ricardo (PP) participou, na noite desta terça-feira (28), de um encontro com políticos de diferentes campos e partidos em um jantar na capital. Pedro recebeu o deputado federal da Paraíba, Hugo Motta (REP). Qual o motivo da reunião? A eleição do novo presidente da Câmara, que ocorrerá no próximo sábado (1º). “Foi uma honra recepcionar o futuro presidente da Câmara. Um líder jovem, experiente e comprometido com o país”, disse Pedro. A expectativa é de que Motta seja eleito com facilidade, pois obteve o apoio de 18 partidos, somando 496 votos entre os 513 deputados. Outros candidatos são os deputados Pastor Henrique Vieira (PSOL) e Marcel Van Hattem (Novo). Também estiveram presentes o governador Cláudio Castro (PL), o prefeito da capital, Eduardo Paes (PSD), os deputados federais Lindbergh Farias (PT), Benedita da Silva (PT), Odair Cunha (PT), Doutor Luizinho (PP), Altineu Côrtes (PL), Sóstenes Cavalcante (PL), Aéreo Ribeiro (SDD), Eduardo Pazuello (PL) e Soraya Santos (PL). O líder do PL no Senado, Carlos Portinho, também compareceu. Parece que Pedro já fechou todo o apoio a Hugo Motta, o que será importante para as pautas essenciais na Alerj.

REUNIÕES NO GABINETE

A prefeita de Saquarema, Lucimar Vidal (PL), segue em “maratona” de compromissos. Em menos de 24 horas, três reuniões, provando que a arte de sentar à mesa para discutir nunca sai de moda. Na terça-feira (28), recebeu o secretário do Bem-Estar Animal de Maricá, Robson Teixeira, acompanhado da secretária dos Direitos dos Animais, Adriana de Vander. Robson teve a chance de conhecer os projetos locais, visitando a Clínica Veterinária de Bonsucesso e o Castramóvel. Já nesta quarta (29), o ritmo seguiu firme. A prefeita se reuniu com o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Rafael Badá, para tratar do carnaval, afinal, planejamento é tudo. Em seguida, mais uma rodada de reuniões com as secretarias de Administração, Desenvolvimento Social e Saúde, debatendo ações voltadas à saúde dos servidores. E para reforçar a equipe, sua vice, Dra. Raquel (União), também esteve presente. Entre encontros, pautas e decisões, a rotina da Lucimar mostra que, se depender de reuniões, trabalho é o que não falta. E haja energia!

CARNA JAZZ

O prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto (PL), já está com o “tamborim na mão” para o Carnaval. Mas este ano resolveu inovar e trazer uma novidade de peso, o Carna Jazz. Sim, isso mesmo, jazz no Carnaval. E para não deixar nada fora do compasso, ele recebeu em seu gabinete nesta terça-feira (28) o produtor Stênio Mattos. Carlos quer transformar o Carnaval do município em um espetáculo nacional. E daí nasceu essa ideia “meticulosamente” planejada do Carna Jazz, evento que promete uma programação variada, incluindo a Orquestra Voadora, o Bloco do Sargento Pimenta, as tradicionais marchinhas em homenagem a Carmem Miranda e até covers de Renato Russo e Cazuza. A festa será na Lagoa do Iriry. A proposta, segundo o prefeito, é “juntar moradores e turistas em uma celebração que valorize a cultura, o povo e a alegria da cidade. Tenho certeza de que, em pouco tempo, o evento se tornará referência”. E enquanto os foliões se preparam para cair na festa, Carlos já escolhe a fantasia, mas sem tirar os olhos da organização e, claro, da segurança.

Redação
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias