InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (27)

Rafael Aguiar já soma três ações de impugnação de candidatura e uma representação por propaganda eleitoral antecipada e Leandro de Búzios também é alvo de ação; Fábio do Pastel bate o martelo pra chapa de outubro; Magdala Furtado sanciona lei contra violência política à mulher; Vantoil Martins destaca início de obras de abastecimento; Marcelo Magno recebe organizadores da 'Paixão de Cristo'; Penha Bernardes vai a Brasília; Manoela Peres entrega kits para pacientes oncológicas; Fabiano Horta no lançamento de guia gastronômico... E muito mais!

LONGE DA ESTABILIDADE

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (27) começa por Armação dos Búzios, onde cada dia é um flash. Se a eleição suplementar, que acontece dia 28 de abril, é uma forma de colocar ordem no caos político em que se encontra a cidade desde a cassação e afastamento de Alexandre Martins (REP), em fevereiro deste ano, pelo andar da carruagem a situação é de mais instabilidade e tensão. Isso porque os dois candidatos que seriam aptos a concorrer – Rafael Aguiar (PL) e Leandro de Búzios (SDD) – são alvos de ação pela impugnação dos respectivos registros de candidatura. Rafael tem ainda uma representação contra ele por propaganda eleitoral irregular. No balneário, os eleitores estão bastante confusos com toda essa situação. O que vai acontecer a partir daí?

UMA IMPUGNAÇÃO ATRÁS DA OUTRA

O dia na península mais eletrizante do estado começou com a ação de impugnação de registro da candidatura de Leandro de Búzios pela ex-vereadora Gladys Nunes, que é do mesmo partido dele, o Solidariedade. Ela alegou violações estatutárias e abuso partidário por violência de gênero por parte da convenção da legenda. Mal acabamos de dar a notícia, chegou a informação de que o Ministério Público Eleitoral entrou com ação contra a candidatura de Rafael Aguiar. E tem mais, o MPE também representou contra Rafael por propaganda eleitoral extemporânea, por ocasião do evento com presença do ex-presidente Bolsonaro, entendido como um comício fora de época. Mas antes do MPE, Rafael já tinha duas ações contra ele, uma do Republicanos e outra de Leandro, todas pelo mesmo motivo: tempo insuficiente de filiação ao partido, o PL. A decisão da justiça deve sair ainda esta semana, na sexta-feira (29). E se os dois forem impugnados? O que apuramos é que, nesse caso, os partidos terão prazo de alguns dias para apresentarem substitutos ou se arriscam e concorrem sub judice. A única certeza é: a instabilidade política no balneário mais charmoso do Brasil segue mais forte que nunca.

BATEU O MARTELO

Falando em eleições, o prefeito Fábio do Pastel já bateu o martelo e disse que Júlio Queiroz (PSDB), o Dr. Julinho, segue como vice-prefeito dele na chapa para a disputa da reeleição esse ano. Julinho é um dos vices mais discretos da região, tem uma postura impecável, não é exibido, não é espalhafatoso e participa de todos os eventos do prefeito. Sempre com um discurso objetivo e sucinto. É um homem que sabe se colocar e em todo seu discurso, apesar de sempre enxuto, ele faz questão de enaltecer a capacidade do Fábio de articular com os vereadores e valorizar o trabalho dos servidores e secretários. Havia muita gente na expectativa de poder ocupar o lugar de Julinho, mas Fábio tomou essa decisão e não abre mão no seu vice. Errado ele não tá, né?! Como diz o ditado: em time que está ganhando, não se mexe.

TERMO DE CESSÃO

São Pedro da Aldeia celebrou mais uma conquista nesta terça-feira (26) para os pescadores artesanais da região. Em uma reunião na sede da Prefeitura, Fábio do Pastel (PL) assinou o termo de cessão de um caminhão frigorífico, resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca e o Ministério da Agricultura. Presentes no encontro estavam o secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mário Flávio Moreira, o superintendente de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio de Janeiro, Agnaldo Pinto da Silva, o secretário adjunto de Meio Ambiente e Pesca, Breno Bento dos Santos, além do coordenador de administração e do agente administrativo do Ministério. O veículo estará à disposição das colônias de pescadores, proporcionando melhores condições de armazenamento e transporte dos produtos, contribuindo assim para o desenvolvimento da atividade pesqueira local.

ENERGIA SOLAR

Continuando em São Pedro da Aldeia, o empresário Luciano Paniza e vereador Márcio Soares (PDT) estiveram na Prefeitura, nesta terça (26), para apresentar um projeto ao chefe do executivo sobre iluminação pública da cidade através de energia solar. A ideia é instalar uma fazenda com painéis fotovoltaicos. Saíram super satisfeitos, apostando que o prefeito vai abraçar o projeto. E isso vai significar uma mudança de chave, né, nesse momento em que está se discutindo a transição energética, né. E aí São Pedro da Aldeia já começa a se interessar por esse tipo de projeto, né.

LEI SANCIONADA

Em Cabo Frio, o vereador Átila Motta (Avante) e a prefeita Magdala Furtado (PV) estiveram reunidos no gabinete nesta quarta-feira (27) para compartilhar a sanção de uma lei em homenagem ao mês das mulheres. De autoria do vereador, a medida visa proteger as mulheres de possíveis abusos dentro da esfera política. Com a entrada em vigor da lei de número 3931/2024, todas estão respaldadas legalmente contra agressões verbais, morais, físicas, sexuais e virtuais no ambiente político. A iniciativa mira na penalização de qualquer tipo de agressão. “Política também é lugar de mulher”, destacou Magdala.

CHEGA DE ESGOTO

O deputado estadual dr. Serginho (PL) anunciou, através das redes sociais, que, nesta quarta-feira (27), tiveram início as obras de reformulação da ETE na Praia de Siqueira, em Cabo Frio. A localidade é alvo de denúncias constantes dos moradores há anos, que alegam que, apesar de banhada pela Lagoa de Araruama – portadora de duas praias lagunares com Bandeira Azul – encontra-se em estado deplorável quando o assunto é esgoto. Ele conta que, após uma “pressão enorme na concessionária Prolagos e na Agenersa”, finalmente sua reinvindicação foi atendida e o local está passando por revitalização. Outro alvo disso é a Praia do Peró. Conforme o parlamentar, apesar do local também possuir o selo da Bandeira Azul, “a população infelizmente sofre com a falta de saneamento”. Nas redes sociais, apoiadores da causa comemoraram a notícia, destacando que a “Praia do Siqueira é o pior ponto da Laguna de Araruama” e afirmando que a construção de nova estação de tratamento é “um grande avanço para a revitalização do local”.

OBRAS NA REDE DE ABASTECIMENTO

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID), acompanhado pelo Chefe de Gabinete e pré-candidato a prefeito, Fábio Costa, pelo Secretário de Serviços Públicos, Alexandre Freitag, e pelos vereadores, estiveram nesta terça-feira (26) no bairro Vila Nova para acompanhar o início das de implementação de nova rede de abastecimento com quase 10km de extensão. A notícia trouxe alívio e esperança aos moradores dos bairros Arrastão, Vila Nova e Igarapiapunha, que há anos enfrentavam dificuldades com o abastecimento de água. A instalação da nova rede de água, fruto de parceria entre Prefeitura e a Prolagos, vai representar um marco significativo para mais de 500 famílias, que anteriormente dependiam de soluções alternativas para suprir suas necessidades hídricas. Além dos benefícios imediatos para as famílias residentes, a chegada da nova rede promete impulsionar o desenvolvimento socioeconômico das localidades, criando condições mais propícias para o estabelecimento de empreendimentos comerciais, melhoria da saúde pública e valorização dos imóveis.

PAIXÃO DE CRISTO E FERIADÃO MOVIMENTADO

Em Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL), esteve nesta quarta-feira (27) recebendo uma parte da equipe da Pastoral de Arte Sacra, responsável pela organização da Encenação da Paixão de Cristo. O evento, que é considerado patrimônio cultural e imaterial da cidade, é realizado tradicionalmente pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora dos Remédios. A apresentação está agendada para sexta-feira (29), às 19h, na Praia dos Anjos. A propósito deste feriadão, Marcelo está animado com a movimentação, a cidade já tem 90% de ocupação hoteleira.

EM BRASÍLIA

Nesta quarta-feira (27), duas mulheres que vão disputar a eleição na Região dos Lagos pelo PL estiveram em Brasília para se reunir com Michelle Bolsonaro. Penha Bernardes e Lucimar Vidal, pré-candidatas a prefeita em Araruama e Saquarema, respectivamente. Passaram a tarde inteira com Michelle na sede do Partido Liberal. Elas chegaram na capital federal por volta das 8h e estão retornando para o Rio de Janeiro no voo das 21h. Conversando com Penha pelo telefone, ela estava muito feliz. Disse que o encontro foi ótimo, gerando enorme expectativa, que elas debateram muito o futuro das respectivas cidades, e que Michelle foi extremamente cordial, gravou vários vídeos de apoio à campanha e debateram os vários aspectos das cidades. Retornam com a bagagem cheia de esperança e entusiasmo, até porque a mulher do ex-presidente tem sido avaliada como uma das principais cabos eleitorais neste ano para as eleições de outubro. Agora, é aguardar para ver os vídeos que serão publicados pelo próprio partido, suas executivas, como também as respectivas candidatas, que deverão publicar em suas redes sociais, dentro em breve, esses vídeos promocionais com a presença de Michelle dando apoio incondicional a elas no projeto político das duas cidades vizinhas na Região dos Lagos.

DESISTÊNCIA DA CANDIDATURA

A professora Fernanda anunciou nesta quarta-feira (27) sua retirada da corrida eleitoral para a prefeitura de Araruama. Em comunicado oficial, afirmou: “Hoje, venho anunciar que não sou mais pré-candidata a prefeita de Araruama. Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”. A professora falou sobre a confiança em sua decisão, destacando que o período de sua pré-candidatura foi marcado por aprendizado e interação com os habitantes locais. Embora tenha nascido e escolhido viver em Araruama, enfatizou que seu foco está no bem-estar e desenvolvimento da cidade. Falando nisso, quem será que ela vai apoiar na corrida de outubro?

KITS PARA PACIENTES ONCOLÓGICAS

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL), acompanhada pela secretária da Mulher, Márcia Azeredo, fez a entrega dos kits para pacientes oncológicas atendidas no Centro de Atendimento ao Paciente Oncológico. A iniciativa visa oferecer cuidados especiais às mulheres em tratamento, incluindo produtos para cuidados com a pele, cabelo, unhas e dentes. Com cerca de 400 mulheres cadastradas, todas receberão os kits contendo uma variedade de produtos selecionados com atenção pela equipe, visando proporcionar um cuidado de qualidade durante esse momento delicado.

GUIA GASTRONÔMICO E TURÍSTICO

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), esteve em Itaipuaçu nesta terça-feira (26) para o lançamento do Guia Gastronômico e Turístico da região. Horta destacou o compromisso em promover o desenvolvimento contínuo da cidade, proporcionando experiências sensacionais para moradores e turistas. Ele ressaltou a vocação turística de Maricá, evidenciada pelas belezas naturais da cidade e pelo circuito de urbanização das orlas. O lançamento do guia marca uma nova etapa na promoção do turismo local.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo