MAIS UM ESPETÁCULO DE GROSSERIAS
A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (24) começa por Araruama, que assistiu a mais um episódio de truculência, agressividade e destempero do ‘primeiro-damo’ da cidade, Chiquinho da Educação, presidente municipal do MDB. O B.O. aconteceu durante a convenção do partido, que confirmou Daniela de Lívia como candidata a prefeita e Verônica Januário (Novo), a vice. No local, ele partiu pra cima do jornalista Luciano Mota, diretor do portal Fonte Certa, que cobria o evento, e tentou tomar o celular das mãos dele. E não para por aí. Além desse episódio, Chiquinho se revoltou com a presença do jornalista e começou a xingá-lo com palavras de baixo calão. Luciano só não foi agredido fisicamente por causa de um segurança que chegou a tempo e se posicionou entre eles, evitando o ataque. Houve rumores de que Chiquinho teria dado um soco em Luciano, fazendo-o cair no chão, mas isso foi negado por Luciano. Chiquinho tem um histórico de se envolver em confusões, não sendo a primeira vez que age dessa forma.
SÓ TRATA BEM OS ‘CHAPA BRANCA’
O ex-prefeito já tentou coibir jornalistas em outras ocasiões e maltratar pessoas parece ser uma prática comum para ele, tendo inclusive ensinado à sua esposa, a prefeita Lívia de Chiquinho (REP), a ser igualmente arrogante e a dar esporros até em secretários. Só abrem a boca com a imprensa chapa branca; os jornalistas independentes, normalmente, são mal tratados. Em nota, o Portal Fonte Certa repudiou o ocorrido: “Lamentamos profundamente a falta de civilidade de qualquer cidadão ao lidar com a imprensa, especialmente um político experiente. Somos defensores da liberdade de imprensa e da democracia, e trabalhamos para garantir isso a todos.” Que coisa feia, hein, Chiquinho? Ainda há muito a aprender para tratar as pessoas com humildade, e parece que o sobrenome dele deveria ser diferente, pois a educação está bem longe dele ter.
FESTA DE ARROMBA
Depois de receber a ‘visita surpresa’ do secretário Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais do governo federal, André Ceciliano, a prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PV) ganhou um festão no Clube Costa Azul, na noite desta terça (23), por ocasião do 56º aniversário. Teve música ao vivo, vídeos em telão, presentes, tudo como manda o figurino. Além da família e amigos, também foram prestigiá-la vereadores da base, secretários, alguns servidores e apoiadores em geral. Magdala estava radiante, chegou até a se emocionar com um louvor cantado em sua homenagem. Nas redes sociais, ela agradeceu o carinho. “Hoje, acordei renovada e pronta para continuar meus projetos e desafios com ainda mais energia. Obrigada por tornarem esta celebração tão especial”. Para além disso e falando em corrida eleitoral, a convenção do Partido Verde, a sigla da prefeita, ainda não teve a data divulgada.
ATÉ SEXTA-FEIRA
Falando em Magdala, soubemos que ela vem sendo muito pressionada a jogar a toalha e desistir de ser candidata à reeleição. Nossas fontes disseram que boa parte do PT entende que Marquinho Mendes (MDB) tem mais capacidade política para vencer Dr Serginho (PL) do que ela. A oferta que fizeram é Marquinho apoiá-la numa disputa à Câmara dos Deputados em 2026. Parece que ela tem que dar essa resposta até sexta-feira (26). A pergunta que fica: qual a vantagem disso? Querem que ela entregue a máquina, os cargos, o grupo político, por uma promessa de ter apoio daqui a dois anos. É pedir muita abnegação da prefeita, mas em política tudo é possível. Uma pequena reflexão: essa proposta que estão fazendo a Magdala já fizeram para Aquiles Barreto lá atrás. Ele, um dia, também teve o apoio de MM, do falecido prefeito José Bonifácio (PDT) e até de Eduardo Paes (PSD) para se eleger deputado; mas ficou bem longe da meta para conquistar uma cadeira no Congresso Nacional. Será que Magdala conseguiria ter uma performance diferente? De qualquer maneira, só de imaginar o fundo partidário do MDB e PT juntos, é pra fazer qualquer pré-candidato pirar na batatinha.
CONVENÇÃO DO NOVO
Ainda em Cabo Frio, nesta quinta-feira (25) é dia de convenção do partido Novo, que vai confirmar a candidatura a prefeito do engenheiro Fernando Luiz Cardoso. O evento será no hotel Remmar, a partir das 19h. A gente tentou antecipar com o pré-candidato quem seria o nome de seu candidato a vice, mas ele afirmou que vai anunciar só no evento.
APOIO DO MDB
O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), recebeu uma visita de peso, nesta terça (23). Quem chegou para tomar um cafezinho com ele foi o deputado federal Otoni de Paula (MDB), presidente do diretório municipal da legenda na capital. E não pode faltar um cafezinho da tarde para iniciar as conversas. Um dos temas discutidos foi o futuro da cidade. A visita do deputado foi uma demonstração de apoio do MDB à candidatura de Pastel, confirmando sua inclusão na coligação. Além do PL, Fábio está com 7 partidos: MDB, PP, Podemos, Solidariedade, União Brasil e PSD. A mente do chefe do executivo está voltada para essa convenção, que oficializará sua candidatura à reeleição, assim como a de seu vice, Júlio Queiroz (União). O evento será no São Pedro Esporte Clube (SPEC), às 17h30.
CHUMBINHO NA PRÉ-CAMPANHA
A oposição continua se movimentando em São Pedro da Aldeia, apesar do pré-candidato a prefeito, Cláudio Chumbinho (REP), ainda não ter anunciado quando será sua convenção partidária. Ao que parece, ele continua focado na pré-campanha com diversas reuniões políticas. Desta vez, esteve em um encontro com a Federação Brasil Esperança para uma troca de ideias nesta terça-feira (23). Cláudio continua buscando diversos projetos. Além do Republicanos, Chumbinho conta com outros partidos na coligação, entre eles o Agir, PRTB e PSB. Toda atenção é pouca neste momento. Sendo assim, Chumbinho anda com um olho no padre e outro na missa, observando a base atual do governo de Fábio do Pastel para estas eleições, afinal, outubro está logo ali.
LICITAÇÃO PARA A PRAIA DA TARTARUGA
A praia da Tartaruga, em Búzios, vai receber, em breve, obras de construção de quiosques e banheiros. A licitação, que já foi publicada no Diário Oficial, acontece dia 5 de agosto, neste endereço eletrônico. O valor global da licitação será de R$ 3,5 milhões. A propósito, a Praia da Tartaruga está inscrita na fase piloto do Programa Bandeira Azul. As do Forno e Azeda/Azedinha são detentoras do certificado e recentemente foram destaque nos rankings internacionais das 10 melhores praias do mundo. O prefeito Alexandre Martins (REP) já havia falado que seu objetivo era emplacar todas as praias na certificação internacional. E pelo andar da carruagem, as possibilidades são grandes.
CONVENÇÃO DA OPOSIÇÃO
Ainda sobre Búzios, o pessoal da oposição divulgou a data da convenção do PL, que acontece dia 3 de agosto e deve confirmar o presidente da Câmara, Rafael Aguiar (PL), como candidato a prefeito, e seu vice, que até o momento seria Joãozinho Carrilho (PRD). O evento está marcado para as 18h22, em Manguinhos, em frente à praça Freire.
FEITIÇO VIROU CONTRA O FEITICEIRO
Em Iguaba Grande, o pré-candidato a prefeito pelo PSB, Marco Antônio, que não perde tempo de fazer acusações e entrar com ações junto ao MP contra o atual governo – todas arquivadas, a propósito – levou uma lapada da justiça eleitoral, por propaganda antecipada. A representação ao órgão de juízo foi feita pelo partido Solidariedade, depois que o pré-candidato teria instalado na fachada de seu diretório municipal, além do nome do partido, o número eleitoral da agremiação (40), o que, além de não ser permitido pela legislação, também se confundiria com a numeração a ser utilizada na campanha do futuro candidato ao pleito majoritário. Na decisão, a juíza Maíra Veiga o condena ao pagamento de multa de R$ 10 mil.
BATE-PAPO COM PRÉ A VICE
Além de visitar o prefeito Fábio do Pastel, Otoni de Paula também esteve em Arraial do Cabo com Diego Silveira (MDB), pré-candidato a vice do prefeito Marcelo Magno (PL) nesta terça-feira (23). Otoni é presidente do diretório municipal do MDB no Rio e esteve lá para discutir projetos para o futuro da cidade. A visita do deputado sinaliza o apoio do MDB à candidatura de Marcelo e Diego, confirmando sua inclusão na coligação.
LUTO NO CABO
O ex-prefeito de Arraial do Cabo, Andinho Brito (União), que é pré-candidato à prefeitura, e o vice-prefeito, Deivinho Brito, lamentaram profundamente o falecimento de seu pai, Cosme Francisco de Brito, através de suas redes sociais nesta terça-feira (23). Cosme faleceu no Hospital Geral, para onde foi após ter se sentido mal em sua residência. O velório ocorreu na Igreja Missão Evangélica da Paz e o sepultamento, no Cemitério Princesa Izabel. O RC24h presta condolências a Andinho e toda família.
ENCONTRO COM PRÉ-CANDIDATOS
E por falar nos pré-candidatos a prefeito e vice, em Maricá, Washington Quaquá (PT) e Joãozinho Maurício (PT) se reuniram nesta terça-feira (23) com os pré-candidatos a vereadores da chapa que apoiará o petista na eleição para a prefeitura. A plenária, que contou com a presença do prefeito Fabiano Horta (PT), reuniu mais de 400 pessoas no Espaço Diamond, um dos principais salões de eventos da cidade. Entre os presentes estavam os presidentes municipais dos partidos da coligação “Maricá é meu País”: Aldemir Bittencourt (Cidadania), Dr. Felipe Auni (PSD), Adelson Pereira (Avante), Doutor Carolino (PDT), Alan Novais (PC do B), Drika (PV) e Diego Zeidan (PT), que também é secretário municipal de Economia Solidária e Desenvolvimento do Rio de Janeiro. Em seu discurso, Quaquá destacou as conquistas dos 16 anos de governo do PT em Maricá e apresentou seus planos para transformar a economia local nos próximos anos. Entre as iniciativas mencionadas pelo pré-candidato estão a instalação de recifes artificiais nas praias de Itaipuaçu e Ponta Negra, que inclusive vem sendo objeto de críticas da oposição.
CONVENÇÃO DO REPUBLICANOS
Já em Saquarema, outra convenção partidária aconteceu nesta quarta-feira (24) em apoio à candidata a prefeita, Lucimar Vidal (PL). O Republicanos confirmou a sua inclusão na coligação. Além do PL, Lucimar conta com outros partidos na coligação, entre eles, o PSD, PP, Solidariedade e agora o Republicanos. Lucimar tem mostrado uma agenda bastante ativa em Saquarema, participando das coligações, não é mesmo? Apesar de a prefeita Manoela Peres (PL) e o ex-secretário de Educação, Antonio Peres, estarem apoiando ela na disputa das eleições, a oposição tenta de todas as maneiras desestabilizar a gestão atual em relação às inúmeras reportagens feitas pela TV Globo contra o governo de Manoela. O resultado é um impacto negativo para a oposição, que é associado à desmoralização da prefeita, enquanto esta mantém uma imagem positiva diante da população.